• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Acer A515-45

Kaesar

know-it-all Member
Registrado
Pessoal, criando esse tópico para falarmos sobre a família Acer A515-45, família de notebooks com processadores AMD Ryzen da quinta geração.

Faço um breve review sobre o modelo A515-45-R4ZF.

Configuração
Processador: Ryzen 7 5700U
Placa de vídeo: RX Vega 8
Memória: 8GB DDR4 (4GB soldados + 1x4GB ADATA AD4S3200J4G22-BHYD) 3200MHz
SSD: 256GB (ADATA IM2P33F8ABR2-256GB)
Dimensões: 36,3 X 25,0 X 1,7 cm (Largura x Comprimento x Altura)
Peso: 1,77 kg
Display: FHD 15.6" 1920 x 1080P IPS AU B156HAN02.1
Bateria: 48,85 Wh 4343mAH Acer AP18C8K
Fonte: Liteon PA-1450-26 19V 2,37A
I/O: fonte, RJ-45 x1, HDMI x1, USB 3.1 tipo A x2, USB 3 tipo C x1, USB 2 Tipo A x1, kensington lock x1, P2 mic/fone x1
OS: Linux Gutta

Introdução: esse notebook é bastante versátil, tem um processador bastante forte e apesar de não vir na configuração ideal, tem possibilidades de expansão muito boas. Assim que comprei, já comprei junto um pente de memória 16GB 3200MHz e um SSD de 1TB. Nem usei com linux, sequer liguei o notebook com o SSD que veio, ficou guardado. A caixa do notebook é bem padrão, bem simples, mas achei muito legal que enviam os parafusos, adaptadores e o cabo flat necessários para quem quiser instalar um SSD ou um HD 2.5 no espaço interno do notebook. Não é o meu caso, pois o M2 de 1TB que coloquei é bem mais que o suficiente para armazenar aquilo que preciso.



Desempenho: Não posso falar do notebook como veio, pois não usei ele dessa forma, mas com os upgrades ficou uma nave. Colocando esse módulo de memória ele ainda fica com dual-channel ativo, mas há claro uma limitação possivelmente ao descasamento de tamanho entre o que é soldado e o módulo que coloquei. É bastante frustrante, na minha visão, a Acer ter optado por 4GB soldado na placa-mãe, se fossem 8GB, teria comprado um módulo de 8GB para fechar 16, mas é o que tem. Estou lutando agora com um problema pois a escrita do meu SSD não ultrapassa de 150MB/s, sendo que antes de usar no notebook, usei no meu computador e ele atingia quase 2000MB/s.

Display: achei muito mas muito bom, com cores fiéis, preto excelente (não vi nada de efeito blooming), bom para filmes e youtube. É uma pena que o brilho máximo ainda que alto não te da possibilidade de uso em ambientes com incidência solar ou até mesmo externamente, dependendo do local, pode ser que tenha dificuldade de visualizar. A acer declara 250 nits, se fosse 300 ou 350, não haveria comentário algum.

Carcaça: aqui pra mim fica o ponto mais falho desse notebook. Essa carcaça passa uma impressão de fragilidade muito grande e não só impressão, estou a três meses com o notebook, uso para algumas viagens só e já vi um amassadinho e um risco. A cor pra mim é outra grande falha, pra mim não tem erro, melhor coisa é que fosse totalmente preto, chama menos atenção, a deste notebook infelizmente é um cinza, meio fosco, que tenta imitar um alumínio mas não se engane, é tudo plástico. Se fosse em alumínio, poderia até ignorar a cor, em troca de uma robustez um pouco maior.



Bateria: pra mim o que tem de melhor neste notebook. Não sei falar para jogos, mas obtive assustadoras 6-7 horas de navegação wifi com o brilho em 80% e 8 horas quando assistindo youtube e/ou filmes. Só por questão de comparativo, a maioria dos notebooks com esse tipo de bateria, na casa de 40-50Wh não faz 4 horas direito de navegação wi-fi e aqui pra mim a justificativa é inteiramente deste processador que além de potente é muito eficiente. A fonte tem um conector minúsculo, isso também é um problema porque se der um puxão acidental, pisar ou descuidar certamente quebra ou amassa.



Geral: para mim o notebook é muito bom, ele tem os defeitos dele, mas pelo que é cobrado (na faixa de 3000 reais) não se encontra esse conjunto de tela, processador e bateria boas. Minha namorada tem um LG Gram, onde se acerta em todos os erros, porém o seu custo ultrapassa muitas vezes os 4000 reais, tornando uma escolha mais difícil de ser feita, até porque também pode-se fazer os upgrades no LG. O software e os drivers da Acer são terríveis, já tive notebooks da HP, LG, Samsung e Asus e afirmo com propriedade que não houve empenho, parece até com o site e as opções de um fabricante OEM. As opções da Bios também são muito restritas. O audio é suficiente, nada que vá surpreender, mas já tive notebooks com audio muito pior. O teclado é bom de digitar, tem o teclado numérico, mas não é iluminado. O notebook é silencioso na bateria, nem se ouve nada, porém na tomada (em modo performance) no meu escritório que é até silencioso, cheguei a medir 42 db (no aplicativo de celular, nada chique), que pra mim é até bem barulhento.

Jogos: nas configurações mínimas consegui rodar Warzone 2 a 30-40FPS, da pra quebrar um galho em jogos que sejam daí pra mais leve. Fiz isso já com os upgrades, pode ser que uma base auxilie o processador a atingir clocks maiores bem como a GPU porque teve throttling sem dúvidas. O interessante pra mim desse notebook acaba sendo rodar o Parsec no meu PC desktop e streamar o jogo pra ele já que ele tem uma tela espetacular. Se vc vai jogar só nele, é bom que sejam jogos leves. Esquentou bastante e fez bastante barulho.

Fiz a desmontagem e formatação completa em menos de duas horas, não rompe-se nenhum lacre, não quebrei travas, não tive que remover cola nem nada demais. Achei relativamente tranquilo, visto que já desmontei alguns notebooks, mas é algo que raramente faço.



Link para os drivers, bios, software, manual:
Review - notebookcheck:
Review - PCmag
 
Interessante, vi ele (A515-45-R6BL na verdade)por 2375 na Americanas e tô cogitando aqui, a princípio tava de olho nos Ideapad da Lenovo com 5500U/5700U mas pelo que vi a tela deles é TN, costuma vir com SSD de só 256gb e o preço é similar, e triste mesmo esses notes virem com 4gb soldado ao invés de 8gb kkkk, mas como seria pra substituir um note de uso básico que já tem seus 10 anos acho que atenderia bem mesmo com os 8gb de fábrica, config do atual é i5 3230m + 4gb + SSD Kingston V300 240gb :bem:
 
Como anda o notebook hoje em dia? A bateria ainda está boa? Se tiver dicas também para o deixar redondo e melhor, alguma calibração de tela e puderem passar agradeço. A variante a515-45-r6bl (ryzen 7 5700u, 8gb de ram, 512gb de ssd) ficou por 1.999,99 + 19 reais de frete. Como estava com grana no ame, acabei pegando e usei o dinheiro preso para abater parte no valor, desta forma ficou 1539,04 em 8x para eu pagar (completar). O que me incomoda é principalmente ele ter 4gb de ram soldado, inclusive tenho 2x16gb 3200mhz de ram aqui para colocar no notebook, poderei usar uma só o que fará ficar com dual channel flex ao invés do dual channel normal que ficaria se desse para eu colocar todo o kit. Além disso, gostaria que ele tivesse 2 slot m2, teclado retro iluminado. A versão nova o a515-57 conserta a questão de slot de ram e slot m2, mas infelizmente continua sem teclado retro iluminado e o pior na versão nova teve downgrade de tela para tn e ai me complicou, se ao menos tivessem mantido tela ips. Não tem notebook no mercado br que faz check em todos os pontos, ai fica nessa caca de mercado tendo que ficar fazendo escolha. O a515-57 no meio do ano ficou por 2,2k parcelado porém subiu bem de valor após a promoção, e agora que ele voltou a abaixar na média dos +- 2,5k. Ontem ele estava no ml por 2,3k parcelado (vendido e entregue pela própria acer). De todo modo, ficarei de olho na black friday para ver se tem promoção interessante de notebook, vamos ver se o a515-57 na black fica com valor melhor que teve no meio do ano (2,2k) mas ainda sim essa tela tn me deixa com pé atrás de pegar... O valor que precisa completar para pegar (tirando do dinheiro do ame) é que chama bem atenção, abaixo dos 2k... to tentando achar informação para ver se vale a pena ficar com ele mesmo... Se souberem de opção melhor podem mandar aqui.
 
A bateria está excelente, não fiz nenhuma calibração da tela, sinceramente achei boa. Pra ser sincero também, meu notebook teve pouquíssimo uso pelas poucas viagens que fiz, em casa uso o PC mesmo.
A memória vc se acostuma, o que me incomoda realmente hoje é que ele é meio grandalhão, tinha um vivobook mais portátil antes.
 
A bateria está excelente, não fiz nenhuma calibração da tela, sinceramente achei boa. Pra ser sincero também, meu notebook teve pouquíssimo uso pelas poucas viagens que fiz, em casa uso o PC mesmo.
A memória vc se acostuma, o que me incomoda realmente hoje é que ele é meio grandalhão, tinha um vivobook mais portátil antes.
É vi que ele tem bordas maiores mesmo. Em todo caso fico feliz com o relato, muito obrigado. Anda meio ruim de opções está complicado. Eu acabei pegando ele por que tinha o dinheiro preso no ame, ai usei o dinheiro no ame e ficou 1539,04 em 8x para eu pagar (completar se é assim que posso dizer). Estou de olho no a515-57 novo também, vou ficar de black friday. Tem alguma opção +- nessa faixa de valor de 2k ~ 2k e pouco que acham interessante?
 
Boa noite galera, estou com uma dúvida referente ao notebook acer nitro 5 an515-47, gostaria de saber se é possível acessar as configurações ocultas da bios , e como fazer para atualizar a bios do notebook, pesquisei no site da acer pelo modelo e sn id desse notebook e lá só acha um arquivo de bios versão 1.10, porem esse notebook está com a bios 1.12 instalada e diferente de outros modelos esse meu modelo no site da acer não mostra quais mudanças tem na única bios disponível, gostaria de uma ajuda se possível.
 
Galera depois da demora na entrega do meu a515-45, o mesmo chegou com problemas entre eles um conhecido que é as manchas na tela. Além do problema da tela ele está com comportamento estranho. Um deles é que quando entro na bios o cooler fica no máximo e pelo que sei não deveria (tenho um conhecido que tem um dele e não ocorre), outro problema que destaco é performance, senti que o mesmo estava meio lento. Então resolvi testar o cinbench r23 e notei que ele está mais capado do que deveria ficando na faixa dos 11w tdp, com isso ele anda tendo pontução na faixa dos 4,4k ~ 4,9k, sendo que ele deveria fazer na faixa dos 8,1k (o que pode ser evidenciando no review dele no youtube e também é a pontuação que o notebook do conhecido meu fica). Infelizmente recebi uma unidade problemática, estava torcendo e muito para vir tudo 100%. Site da americanas não funciona para fazer solicitação de troca... Mandei mensagem e e-mail. Triste pakas com a situação, torcendo para que se resolva. Alguém mais pegou essa máquina? como anda o comportamenteo da mesmo, se puderem me dizer se estão tendo problemas de performance também. Alguém ai comprou o a515-45 recentemente e veio 100% (tela, performance e tudo mais).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo