[TÓPICO OFICIAL] Acer Aspire Nitro 5

Fala pessoal! Rapaz, a mais ou menos duas semanas vem aparecendo umas linhas horizontais pretas na parte de baixo da tela toda vez que ligo o notebook depois de um tempo desligado. Cada vez mais as linhas aumentam (começou com uma fininha, agora já são umas 3-4 finas e uma mais espessa), porém, depois de um certo tempo (5-10 minutos ligado), elas desaparecem, e a tela fica normal.

Meu Nitro 5 vai fazer 2 anos mês que vem, é o AN515-44 com Ryzen 7 4800.

Alguém tem noção do que isso seja?
Olá,
Tenho o mesmo modelo que o seu e praticamente o mesmo tempo de uso. Há umas duas semanas mais ou menos comecei a passar pelo mesmo problema, no meu caso comecei a notar após uma atualização do Windows 11 eu tentei atualizar o driver mas continuou a mesma porcaria, voltei ao Windows 10 e a tela ficou normal por mais ou menos uns 3 dias até que novamente após atualizar o SO o problema retornou. Comigo também sumia o problema ao usar a tela em 60Hz, só que eu não queria perder esse recurso e procurando por outros foruns alguns aconselharam desativar a virtualização da AMD na BIOS e comigo tem funcionado até o momento. Eu acredito que o problema seja acarretado por incompatibilidade de drivers da AMD que já é um problema conhecido, já passei por uma situação parecida no início do ano quando a tela ficava constantemente piscando e foi resolvido um tempo depois com uma atualização do driver e também tenho problemas esporádicos com o driver de áudio da mesma.
Enfim, pra mim AMD é nunca mais.
 
tá... mas e o grau de dificuldade? leigo esforçado consegue?

Melhor entregar pra alguem que sabia ;)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A pasta térmica comprei uma Kryonaut de 1 grama, por R$ 70; tô esperando chegar, aqui na roça as coisas demoram a chegar.
Espero que venha original e que essa quantidade dê para o processador e a vga.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Comprei esse heatsink na Aliexpress.

Peguei esse heatsink também, por vc ter comentado, esse vai demorar mais ainda
:rub1:
 
Vocês acham uma boa ideia colocar 1 tb de HD junto ao SSD?
No caso deixaria o sistema e programas fixos no SSD e demais coisas no HD.
Estou para comprar esse notebook, com 16g de ram.
 
Fala galera beleza?

Meu Nitro 5 (AN515-54-58CL) passou de uns tempos pra cá a ficar MUITO QUENTE no núcleo 2. Note sempre rodou com underclock (3,4Ghz) e undervoltage (-250mV) e não passava de 85ºC, agora fica em 92ºC com 1,8~2,0Ghz jogando.
Suspeito ser algo relacionado a software/windows porque foi de uma hora pra outra. Note não foi aberto, uso com base ventilada.
Alguém tem uma solução?
L5mk2qS.png
 
Fala galera beleza?

Meu Nitro 5 (AN515-54-58CL) passou de uns tempos pra cá a ficar MUITO QUENTE no núcleo 2. Note sempre rodou com underclock (3,4Ghz) e undervoltage (-250mV) e não passava de 85ºC, agora fica em 92ºC com 1,8~2,0Ghz jogando.
Suspeito ser algo relacionado a software/windows porque foi de uma hora pra outra. Note não foi aberto, uso com base ventilada.
Alguém tem uma solução?
L5mk2qS.png
Você nunca fez uma limpeza interna?
Seu notebook deve ter por volta de 4 anos e já passou da hora de fazer...
Limpe as ventoinhas e os dissipadores de calor que ficam posicionados nas saídas de ar e troque a pasta térmica da CPU e GPU.
 
Você nunca fez uma limpeza interna?
Seu notebook deve ter por volta de 4 anos e já passou da hora de fazer...
Limpe as ventoinhas e os dissipadores de calor que ficam posicionados nas saídas de ar e troque a pasta térmica da CPU e GPU.

assistencia tecnica da Acer faz isso? porque trocar pasta térmica não é pra leigos, tipo eu por exemplo... olhei um video no youtube e achei bem complicado, tem que desmontar muita coisa.

Meu nitro tem 3 anos também e tem esquentado e chiado bastante.... as vezes é só ligar que já começa o barulho das ventoinhas.... já tentei o trotlestop, mas dá muito crash.
 
Você nunca fez uma limpeza interna?
Seu notebook deve ter por volta de 4 anos e já passou da hora de fazer...
Limpe as ventoinhas e os dissipadores de calor que ficam posicionados nas saídas de ar e troque a pasta térmica da CPU e GPU.
Já limpei. A última limpeza não tem 1 ano.
Creio que o problema é outro. Repara na temperatura máxima no ThrottleStop, são só essas duas threads (1 núcleo) que ficam pegando fogo, os demais estão "ok".
 
Já limpei. A última limpeza não tem 1 ano.
Creio que o problema é outro. Repara na temperatura máxima no ThrottleStop, são só essas duas threads (1 núcleo) que ficam pegando fogo, os demais estão "ok".
Isso indica que houve escoamento da pasta térmica.
Uma região do die está sem pasta térmica e por isso você tem uma diferença de 22°C (!) entre o core menos quente e o mais quente.

Editado:
Na verdade eu não sei sob qual carga sua CPU foi submetida antes do print.
Se quiser confirmar o escoamento da pasta térmica basta rodar um Cinebench R23 ou qualquer outro benchmark multicore e acompanhar as temperaturas dos cores através do throttlestop.
Em um benchmark multicore todos os núcleos são submetidos a mesma carga (100%) e com um repaste bem feito a diferença máxima de temperatura vai ser de cerca de 5 a 7°C.
 
Última edição:
Isso indica que houve escoamento da pasta térmica.
Uma região do die está sem pasta térmica e por isso você tem uma diferença de 22°C (!) entre o core menos quente e o mais quente.

Editado:
Na verdade eu não sei sob qual carga sua CPU foi submetida antes do print.
Se quiser confirmar o escoamento da pasta térmica basta rodar um Cinebench R23 ou qualquer outro benchmark multicore e acompanhar as temperaturas dos cores através do throttlestop.
Em um benchmark multicore todos os núcleos são submetidos a mesma carga (100%) e com um repaste bem feito a diferença máxima de temperatura vai ser de cerca de 5 a 7°C.
IkR90to.png

Bench do próprio TS, turboboost desativado e mesmo assim thermal throttling.
 
IkR90to.png

Bench do próprio TS, turboboost desativado e mesmo assim thermal throttling.
Você precisa de um repaste urgente.
Seu processador está sofrendo throttle consumindo ~20W!
 
Última edição:
assistencia tecnica da Acer faz isso? porque trocar pasta térmica não é pra leigos, tipo eu por exemplo... olhei um video no youtube e achei bem complicado, tem que desmontar muita coisa.

Meu nitro tem 3 anos também e tem esquentado e chiado bastante.... as vezes é só ligar que já começa o barulho das ventoinhas.... já tentei o trotlestop, mas dá muito crash.
Não sei, liga lá e verifica.

Eu recomendo que siga algum tutorial do YouTube e faça você mesmo.
É um processo simples, basta fazer a primeira vez e nunca mais vai precisar depender de terceiros.

Precisa ter as chaves certas para não forçar os parafusos, que geralmente são bem macios e podem espanar.

Fazer é simples, mais difícil é acertar a aplicação para que tenha resultados bons e, principalmente, duradouros.

A melhor forma é assistir/ler bastante tutoriais e ir entendendo qual método é o melhor para a sua máquina.
No início, provavelmente, vai ter bons resultados em um curto período, mas com o tempo e prática vai acertar a aplicação fazendo com que os bons resultados durem mais.

Usar um bom composto, tanto em termos de desempenho quanto em termos de durabilidade é fundamental.

Eu desde de janeiro uso apenas Honeywell PTM 7950 na forma de almofada térmica.
Isso praticamente elimina a possibilidade de uma má aplicação que vai entregar bons resultados por apenas alguns dias ou semanas...
Já apliquei em 4 notebooks diferentes e os resultados são fantásticos e duráveis.

Recomendo a todos.
 
Se liga no desempenho que to conseguindo extrair do meu nitro 5 depois da troca de pasta térmica e MUITAS otimizações
Nitro 5 AN 515-44 R54Q
Modelo com Ryzen 5 4600h e GTX 1650
Pasta termica Grizzly Kryonaut
Dual Channel
Valorant - 140+FPS 1920x1080 Video Youtube
Apex - 120-144 FPS 1280x1024 Video Youtube
Warzone 2 (vondel) - 70-85 FPS 1920x1080 Video Youtube

Sem video de teste
GTA V Very high - 80-90 FPS
RDR 2 High Custom Preset + FSR mod - 60-70 FPS
Hogwarts Legacy Medium - FSR Quality - 60-70 FPS
CS:GO- 240+ FPS

E a temperatura do processador com teste de estresse do CPU-Z
F4TwdwGWcAAKvCJ

Antes o score ficava em 3mil e a temperatura em 95 graus, usando 20w só
 
galera uma duvida, postando aqui pra um amigo q n tem conta no forum.

Ele comprou um AN515-47-R5SU pegou hj, ryzen 5 7535HS e rtx 3050.

veio com linux, ele formatou pois w10, instalou driver da nvidia e foi testar no warzone, mas o game ta rodando a 5~10fps.

Ele ate mandou um video la na config do jogo ta setado pra usar a 3050 (pq esse note tem tb uma amd integrada).

a 3050 n ta batendo nem 10% de uso no cod. alguem sabe tem noção do q possa ser o bo?
 
galera uma duvida, postando aqui pra um amigo q n tem conta no forum.

Ele comprou um AN515-47-R5SU pegou hj, ryzen 5 7535HS e rtx 3050.

veio com linux, ele formatou pois w10, instalou driver da nvidia e foi testar no warzone, mas o game ta rodando a 5~10fps.

Ele ate mandou um video la na config do jogo ta setado pra usar a 3050 (pq esse note tem tb uma amd integrada).

a 3050 n ta batendo nem 10% de uso no cod. alguem sabe tem noção do q possa ser o bo?

Já resolveu?

Eu tenho o mesmo note só a diferença é o Ryzen 7 7735HS e também com Windows 10.

A minha dúvida com o seu colega é se ele realmente instalou todos os drivers, por exemplo, da Radeon integrada ele instalou? (Sim, eu sei... pergunto por conta do "passthrough")

Outra dúvida que pode confirmar que o problema é driver:

A saída HDMI dele é direto na RTX 3050, pela saída HDMI o jogo fica normal?
 
Já resolveu?

Eu tenho o mesmo note só a diferença é o Ryzen 7 7735HS e também com Windows 10.

A minha dúvida com o seu colega é se ele realmente instalou todos os drivers, por exemplo, da Radeon integrada ele instalou? (Sim, eu sei... pergunto por conta do "passthrough")

Outra dúvida que pode confirmar que o problema é driver:

A saída HDMI dele é direto na RTX 3050, pela saída HDMI o jogo fica normal?

Ele atualizou pro w11 e instalou novamente os drivers e resolveu
 
  • Curtir
Reações: sky
Vale 1000 reais de diferença no nitro 5 com i5 12450h e 3050 4gb pro i5 13gen e 3050 6gb, para uso de arquitetura e renderização? O nitro é bem mais barato
 
Vale 1000 reais de diferença no nitro 5 com i5 12450h e 3050 4gb pro i5 13gen e 3050 6gb, para uso de arquitetura e renderização? O nitro é bem mais barato
Depende dos softwares específicos que utiliza.
Em desempenho multicore o i5-13450HX é bem superior ao i5-12450H.
Em relação a GPU, dependendo da aplicação, se há maior demanda de vram, a versão com 6gb do G15 vai ser superior.
Por outro lado, outras aplicações demandam uma largura de banda maior, aí a versão de 4gb do Nitro se sobressai pois o barramento da versão de 6gb é de apenas 96 bits contra 128 bits da versão de 4gb.

Ou seja, se precisa de um desempenho multicore muito forte e/ou mais vram vai fazer falta, vá de G15.
Caso contrário, o Nitro já vai atender bem.
 
Depende dos softwares específicos que utiliza.
Em desempenho multicore o i5-13450HX é bem superior ao i5-12450H.
Em relação a GPU, dependendo da aplicação, se há maior demanda de vram, a versão com 6gb do G15 vai ser superior.
Por outro lado, outras aplicações demandam uma largura de banda maior, aí a versão de 4gb do Nitro se sobressai pois o barramento da versão de 6gb é de apenas 96 bits contra 128 bits da versão de 4gb.
Agora que vi que mandei no tópico errado kkk mas valeu a resposta. Tô na dúvida, pq além de ser mais barato o Acer tem mais facilidade de pagamento, porém tô comprando justamente pq o nitro anterior deu problema do nada, postei nesse tópico umas páginas aí pra trás. O que me faz ter totalmente o pe atrás com a marca.
 

Pensando seriamente se cancelo o a compra do Dell G15 com RTX 4050 para pegar esse Nitro 5.

Com o cupom desconto acernasemana ele sai por R$6731.25

YxtCF6L.png
 
Ainda ta valendo um nitro 5 com Ryzen 5800H, 8gb , 1tb ssd e gtx 1650 por 4k ? Ou existe algo melhor por ai ?
Querendo um note pau pra toda obra , embora nem ligue tanto para jogos com ele , apenas em algumas , poucas viagens que fizer ...
 
Ainda ta valendo um nitro 5 com Ryzen 5800H, 8gb , 1tb ssd e gtx 1650 por 4k ? Ou existe algo melhor por ai ?
Querendo um note pau pra toda obra , embora nem ligue tanto para jogos com ele , apenas em algumas , poucas viagens que fizer ...
Se for a vista ta caro, direto ta tendo por esse valor com a 3050 no site da acer
 
Ainda ta valendo um nitro 5 com Ryzen 5800H, 8gb , 1tb ssd e gtx 1650 por 4k ? Ou existe algo melhor por ai ?
Querendo um note pau pra toda obra , embora nem ligue tanto para jogos com ele , apenas em algumas , poucas viagens que fizer ...
Se a intenção é jogar esquece. 1650 n ta rolando nem low 720p em alguns jogos recentes.
 
Pessoal, bom dia.

Comprei tem nem duas semanas o Nitro 5 com R5 5600h e rtx1650. Tudo tranquilo, exceto pelo fato de que o app AMD Radeon Software ao iniciar, apresenta essa mensagem de erro. Alguém com esse problema? Resolveu? E se resolveu como o fez?

Screenshot-2023-11-23-083654.png


Mensagem de erro:

Screenshot-2023-11-23-083933.png


Atc!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo