• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Acer Predator Helios 300

Alguém me explica o que é e algum link de como fazer esse negocio de undervolt ? É tipo baixar a voltagem do processador ? Não faz perder poder dele não ?

É isso mesmo, baixar a tensão do processador. O que determina a velocidade de operação dele é o Clock.

Basicamente cada chip fabricado é diferente um do outro, por melhor e mais refinado que seja o processo de fabricação. Por conta disso a Intel especifica as condições de operação com base em uma amostragem e ainda acrescenta uma margem de erro, de forma a garantir que todos os chips de todos os lotes operem de maneira estável.

Aí que entre o ajuste fino individual de cada chip. Sem alterar a frequência de operação, baixamos a tensão de alimentação do chip para que ele consuma menos energia e, consequentemente, gere menos calor.

O processo em si é simples, porém um pouco demorado para encontrar o ponto ótimo. Muitas pessoas usam o Throttlestop, mas a ferramente da Intel (XTU - Extreme Tuning Utility) também funciona e é muito mais simples de usar, desde que o único objetivo seja o undervolt do CPU.

Esse tutorial explica como fazer, em inglês: https://www.addictivetips.com/windows-tips/how-to-undervolt-a-cpu/

Na prática obtêm-se menor temperatura, consumo de energia, ruído da ventoinha e de quebra melhor performance, já que o processador consegue manter mais tempo em modo Turbo.
 
Tbm recomendo undervolt nele, como a refrigeração é em série, a temperatura do chip gráfico tem uma certa influência na do processador.

Deixei a 1060 em 900mv e o cpu em - 135 fica 78/82 graus cpu/gpu com horas de gameplay de pubg

Com essa combinação o processador voltou a ficar em turbo acima de 3,4ghz em alguns momentos nos jogos, antes ele ficava em 3,4ghz e tinha várias quedas, agora a base dele é 3,4ghz e sobe eventualmente pra 3,5ghz. E a 1060 consegue ficar constantemente em 1870mhz de core clock. Antes ficava oscilando a depender do jogo se puxa muito ou não.

Overwatch foi o jogo que mais precisou desse undervolt na 1060, como ele fica com 150fps a placa de vídeo ficou engasgando por causa do power limit throttling, com o undervolt o jogo ficou sem quedas de fps.


PS: moro em Salvador sem ar condicionado então está ótimo
 
Tbm recomendo undervolt nele, como a refrigeração é em série, a temperatura do chip gráfico tem uma certa influência na do processador.

Deixei a 1060 em 900mv e o cpu em - 135 fica 78/82 graus cpu/gpu com horas de gameplay de pubg

Com essa combinação o processador voltou a ficar em turbo acima de 3,4ghz em alguns momentos nos jogos, antes ele ficava em 3,4ghz e tinha várias quedas, agora a base dele é 3,4ghz e sobe eventualmente pra 3,5ghz. E a 1060 consegue ficar constantemente em 1870mhz de core clock. Antes ficava oscilando a depender do jogo se puxa muito ou não.

Overwatch foi o jogo que mais precisou desse undervolt na 1060, como ele fica com 150fps a placa de vídeo ficou engasgando por causa do power limit throttling, com o undervolt o jogo ficou sem quedas de fps.


PS: moro em Salvador sem ar condicionado então está ótimo

Oloko, ativa Vsync nisso ai :gente:

Jogar a 150 fps é esquentar o notebook e gastar energia a toa.
 
É isso mesmo, baixar a tensão do processador. O que determina a velocidade de operação dele é o Clock.

Basicamente cada chip fabricado é diferente um do outro, por melhor e mais refinado que seja o processo de fabricação. Por conta disso a Intel especifica as condições de operação com base em uma amostragem e ainda acrescenta uma margem de erro, de forma a garantir que todos os chips de todos os lotes operem de maneira estável.

Aí que entre o ajuste fino individual de cada chip. Sem alterar a frequência de operação, baixamos a tensão de alimentação do chip para que ele consuma menos energia e, consequentemente, gere menos calor.

O processo em si é simples, porém um pouco demorado para encontrar o ponto ótimo. Muitas pessoas usam o Throttlestop, mas a ferramente da Intel (XTU - Extreme Tuning Utility) também funciona e é muito mais simples de usar, desde que o único objetivo seja o undervolt do CPU.

Esse tutorial explica como fazer, em inglês: https://www.addictivetips.com/windows-tips/how-to-undervolt-a-cpu/

Na prática obtêm-se menor temperatura, consumo de energia, ruído da ventoinha e de quebra melhor performance, já que o processador consegue manter mais tempo em modo Turbo.

Show de bola amigo, muito interessante isso. Vou dar uma lida nesse link que você me mandou. Muito obrigado pela ajuda.


Tbm recomendo undervolt nele, como a refrigeração é em série, a temperatura do chip gráfico tem uma certa influência na do processador.

Deixei a 1060 em 900mv e o cpu em - 135 fica 78/82 graus cpu/gpu com horas de gameplay de pubg

Com essa combinação o processador voltou a ficar em turbo acima de 3,4ghz em alguns momentos nos jogos, antes ele ficava em 3,4ghz e tinha várias quedas, agora a base dele é 3,4ghz e sobe eventualmente pra 3,5ghz. E a 1060 consegue ficar constantemente em 1870mhz de core clock. Antes ficava oscilando a depender do jogo se puxa muito ou não.

Overwatch foi o jogo que mais precisou desse undervolt na 1060, como ele fica com 150fps a placa de vídeo ficou engasgando por causa do power limit throttling, com o undervolt o jogo ficou sem quedas de fps.


PS: moro em Salvador sem ar condicionado então está ótimo

Assim que chegar meu note vou fazer esses testes que você falou.
 
outra coisa que eu considero essencial pra esse note, por ser um note de alta perfomance, eh uma base cooler, nao faz milagre mas da uma ajudinha, e ainda da pra ajustar a altura do notebook, que ajuda a melhorar sua postura, deixando o uso mais confortável por longos períodos de uso.
 
Comprei o meu. Infelizmente tive que vender meu pc e optei pelo helios 300, pagando 5299 golpes no ML. Enfim, estou ansioso com o produto, é possível adicionar um SSD 2,5"? Ou seja, possui slot sobrando e não necessita de nenhuma adaptação? Ou é possível adicionar somente o M.2 sem modificação? A pergunta decorre pq vi alguns vídeos no youtube e alguns gringos utilizando uma espécie de adaptador no slot SATA.
 
Comprei o meu. Infelizmente tive que vender meu pc e optei pelo helios 300, pagando 5299 golpes no ML. Enfim, estou ansioso com o produto, é possível adicionar um SSD 2,5"? Ou seja, possui slot sobrando e não necessita de nenhuma adaptação? Ou é possível adicionar somente o M.2 sem modificação? A pergunta decorre pq vi alguns vídeos no youtube e alguns gringos utilizando uma espécie de adaptador no slot SATA.
eh so tirar a hd de 2tb q vem no note, a versao brasileira so vem com uma hd 2.5, mas eu recomendo fortimente investie numa m.2 ate por questao de mais ter mais espaco,
 
A versao brasileira nao tem um slot de HD sobrando? Tem m.2 de facil acesso?

Ele tem só 1 slot de HD e 1 de m.2. Acho melhor deixar o hd de 2tera nele e acrescentar um m.2 e instalar o sistema nele. O hd é so retirar uma tampinha embaixo para poder trocar, agora já o m.2 você tem que remover toda a carcaça de baixo (tem que ter cuidado pra não quebrar). No youtube tem diversos videos ensinando, não é dificil não, mas tem que ter cuidado.
 
Tá acontecendo algo bem estranho no meu jogando via HDMI, percebi que ao jogar o fps fica consideravelmente maior do que diretamente na tela, ainda estou tentando descobrir a fonte do problema mas não encontrei. Direto na tela do notebook os benchmarks ficam entre 20-30% com resultados menores. O resultado do benchmark do gta sobe de 70 fps médio pra 90 via HDMI. Diferença considerável.

Cs go mesma coisa, mas o percentual é menor. No monitor olhando exatamente pro mesmo lugar em uma determinado posição do mapa ele fica com 20-30 fps a mais via HDMI

Engraçado que a pontuação do 3dmark firestrike continuou igual via hdmi o que me deixou mais confuso, time spy tbm não afetou o resultado.

Já atualizei driver, verifiquei configurações de gerenciamento de energia e mudei o notebook de tomada.

Descobri o problema pq comparei o Helios com o 7577 de um amigo e o dele estava com resultados melhores que o meu, o que não faz sentido pq o 7577 tem a 1060 max Q que é capada. Depois de horas batendo a cabeça liguei via HDMI e aí os resultados mudaram completamente.

Fato é que ao conectar via HDMI o gerenciamento de vídeo fica todo pra 1060 que é quem controla a porta.

Edit

Ao conectar via HDMI o percentual de uso da GPU sobe, direto na tela do notebook a 1060 fica usando 80-85% da GPU, ao conectar via HDMI sobe para 90-95%no gta V

Já no overwatch o impacto foi mínimo, mas a GPU só utiliza 99% quando ligada via HDMI

cara, to com exato problema que vc, fiz inumeros testes e parece q enquanto a igpu da intel ta ativa, ela por algum motivo capa a perfomance da 1060.

usando pelo notebook
1olzr6.jpg


via hdmi
dcrm03.jpg


to ficando louco procurando uma solução mas n acho nada
 
cara, to com exato problema que vc, fiz inumeros testes e parece q enquanto a igpu da intel ta ativa, ela por algum motivo capa a perfomance da 1060.

usando pelo notebook
1olzr6.jpg


via hdmi
dcrm03.jpg


to ficando louco procurando uma solução mas n acho nada

O uso da GPU (%) fica normal quando usa a tela do notebook?
 
nao, parece q ela diminui comparando pelo hdmi

Roda o Unigine Heaven na tela do notebook, sem VSync ligado e vê se o uso da GPU fica em 99~100%.

Quando eu rodo no meu fica travado nos 100% e deu média de 61,3 FPS (Nota 1545) em 1080p, 8x MSAA, Ultra Quality e Extreme Tesselation.
 
Última edição:
Chegou a máquina aqui. Primeiras horas de uso pude perceber que realmente é uma ótima escolha em vista do CxB brasileiro. Porém, tive alguns problemas (mais ligados a softwares/drivers), um deles é que quando clico no ícone de bateria ou clico com botão direito na área de trabalho acontece um freeze de 1/2 segundos, e pelo que li nos fóruns gringos, isso é frequente. Outro problema é que alguns problemas estão apresentando letras um pouco distorcidas, como se a resolução tivesse baixa no programa. Mas enfim, tirando isso, é uma maquina e tanto.
 
Roda o Unigine Heaven na tela do notebook, sem VSync ligado e vê se o uso da GPU fica em 99~100%.

Quando eu rodo no meu fica travado nos 100% e deu média de 61,3 FPS (Nota 1545) em 1080p, 8x MSAA, Ultra Quality e Extreme Tesselation.
nao consigo rodar o heaven pelo hdmi nao sei pq demonios, vc testou via hdmi tb?
 
Ele tem só 1 slot de HD e 1 de m.2. Acho melhor deixar o hd de 2tera nele e acrescentar um m.2 e instalar o sistema nele. O hd é so retirar uma tampinha embaixo para poder trocar, agora já o m.2 você tem que remover toda a carcaça de baixo (tem que ter cuidado pra não quebrar). No youtube tem diversos videos ensinando, não é dificil não, mas tem que ter cuidado.
Opa,,, meu Helios chega semana que vem, e já tenho um SSD M2 NVME comigo aqui,,, sabe se viola a garantia retirar a tampa inferior ?? ou é tranquilo, não tem lacre nem nada
 
Opa,,, meu Helios chega semana que vem, e já tenho um SSD M2 NVME comigo aqui,,, sabe se viola a garantia retirar a tampa inferior ?? ou é tranquilo, não tem lacre nem nada
nao tem lacre, mas tem um monte de parafuso e tem q remover a hd primeiro tb, depois de remover os parafusos, pega um cartao pra ir removendo as travinhas, ja vou avisando que eh bem chato e demorado, faça com toda calma do mundo q vai dar tudo certo. boa sorte e abçs
 
Opa,,, meu Helios chega semana que vem, e já tenho um SSD M2 NVME comigo aqui,,, sabe se viola a garantia retirar a tampa inferior ?? ou é tranquilo, não tem lacre nem nada

Da uma meditada aí primeiro, assiste uns videos. Remova as travas com bastante cuidado e boa sorte ! kkkkkkk Mas com o SSD m2 vai da uma diferença monstra
 
Da uma meditada aí primeiro, assiste uns videos. Remova as travas com bastante cuidado e boa sorte ! kkkkkkk Mas com o SSD m2 vai da uma diferença monstra

Ele nem chegou ainda e já vi vários videos abrindo ele,,,, as travas realmente parecem ser bem duras de tirar, mas vou com um cartao aos poucos,,, meu medo é a Acer alegar que abriu e não cobrir garantia, mas vou ligar lá pra confirmar,,, só preciso comprar a luva anti-estática, nunca mais toco notebook caro sem luva, ( queimei o meu y520 :( )
 
Ele nem chegou ainda e já vi vários videos abrindo ele,,,, as travas realmente parecem ser bem duras de tirar, mas vou com um cartao aos poucos,,, meu medo é a Acer alegar que abriu e não cobrir garantia, mas vou ligar lá pra confirmar,,, só preciso comprar a luva anti-estática, nunca mais toco notebook caro sem luva, ( queimei o meu y520 :( )
eu abri meu acer vx5 variad vezes e foi pra garantia 2x, nunca tive nenhum problema quanto a isso. se for trocar a pasta termica despluga a bateria primeiro
 
eu abri meu acer vx5 variad vezes e foi pra garantia 2x, nunca tive nenhum problema quanto a isso. se for trocar a pasta termica despluga a bateria primeiro
vish, garantia por 2x ,,,,,,, me bota medo não hahhaa,,, comprei o Acer a 2 horas, e acabei de ver que o Samsung Odyssey ta o mesmo valor e mesma config,,,, e tenho 1 samsung a 7 anos que nunca parou, praticamente ligado 15horas por dia,,,

quando vi bateu um certo arrependimento, mas vou dar um crédito a Acer pra ver o que dá,,, espero que aguente o tranco hehe
 
vish, garantia por 2x ,,,,,,, me bota medo não hahhaa,,, comprei o Acer a 2 horas, e acabei de ver que o Samsung Odyssey ta o mesmo valor e mesma config,,,, e tenho 1 samsung a 7 anos que nunca parou, praticamente ligado 15horas por dia,,,

quando vi bateu um certo arrependimento, mas vou dar um crédito a Acer pra ver o que dá,,, espero que aguente o tranco hehe
eu tive o problema cronico das dobradiças 2x, a assistência deles eh boa, mas eh demorada, tem q ter paciencia só, inclusive eu peguei esse helios no segundo acoddo q eu fiz com eles, eu tava bem puto ja com esse problema da dobradiça, bato na madeira pra esse helios n sofrer do mesmo problema. abçs e boa sorte.
 
Uma coisa que notei é que o som estava MUITO baixo e bem ruim. Foi então que fuçando, descobri que o DOLBY AUDIO vem desligado por definição, e toda vez que desliga/liga o notebook, ele desliga automaticamente.

A diferença que ligar o DOLBY AUDIO faz é ABSURDO. O som ficou 100x melhor agora, no nível do meu antigo XPS 15.

Pra ligar ele é só clicar com botão direito no ícone do som, na bandeja do relógio, clicar em "Dispositivos de reprodução", clicar duas vezes no "Auto Falantes", clicar na aba "Dolby Audio" e depois em "LIGAR".

Quanto ao problema de desligar toda vez que desliga/liga, é só ir na aba "Avançado" (ao lado de onde clicou na aba "Dolby Audio") e desmarcar a caixa "Permitir aplicativos assumir (...)"

O som ta excelente agora :mr:

nao consigo rodar o heaven pelo hdmi nao sei pq demonios, vc testou via hdmi tb?

Roda normal tanto em monitor externo (DELL SE2216H) quanto no display do notebook. Sem diferença de desempenho.
 
cara, to com exato problema que vc, fiz inumeros testes e parece q enquanto a igpu da intel ta ativa, ela por algum motivo capa a perfomance da 1060.

usando pelo notebook
1olzr6.jpg


via hdmi
dcrm03.jpg


to ficando louco procurando uma solução mas n acho nada

Tbm não achei solução, o máximo que consegui foi fazer o undervolt na 1060 pra diminuir o power limit throttling, como uso o tempo todo no monitor praticamente deixei quieto
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo