• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Acer Predator Helios 300

Sessão de Undervolt adicionada ao post inicial.

O teste foi no modo de treinamento do Overwatch (gráficos no EPIC) e consistiu em subir em uma das plataformas que ficam flutuando e circulando um prédio, olhando para a mesma direção, sem VSync ligado, parado por 15 minutos.

Resultados nos 3 cenários de teste:

- Sem Undervolt e TurboBoost Ligado (3.4 ~ 3.6Ghz) - VSync Off

* CPU:
- Max Core Tensão: 1.151V
- Max Package Temp: 95°
- Max Package Power: 33.12W

* GPU:
- Max VDDC: 1.0620V
- Max Temp: 84°C

- Com Undervolt (-120mV CPU e Curva GPU 900mV) e TurboBoost Ligado (3.4 ~ 3.6Ghz) - VSync Off
* CPU:
- Max Core Tensão: 1.044V
- Max Package Temp: 88°
- Max Package Power: 25.05W

* GPU:
- Max VDDC: 0.900V
- Max Temp: 84°C

- Com Undervolt (-120mV CPU e Curva GPU 900mV) e TurboBoost Desligado (2.8Ghz) - VSync Off
* CPU:
- Max Core Tensão: 0.868V
- Max Package Temp: 82°C
- Max Package Power: 21.94W

* GPU:
- Max VDDC: 0.9120V
- Max Temp: 82°C

- Com Undervolt (-120mV CPU e Curva GPU 900mV) e TurboBoost Desligado (2.8Ghz) - VSync On
* CPU:
- Max Core Tensão: 0.869V
- Max Package Temp: 72°C
- Max Package Power: 23.61W

* GPU:
- Max VDDC: 0.9120V
- Max Temp: 72°C

- Comparação em gráfico:

25qevxi.jpg


- Conclusão

Fazer Undervolt na CPU e GPU não só diminui muito as temperaturas como também aumenta a performance nos jogos, uma vez que a GPU consegue manter o clock mais alto em Boost, pois a temperatura está menor. Não há perda de desempenho com o processador rodando fixo em 2.8Ghz em comparação com os 3.4 a 3.6Ghz em que fica caso o TurboBoost esteja ligado.

Em jogos mais leves como Overwatch, CS GO, Diablo 3, BF4, ligar o VSync diminui muito as temperaturas pois o uso da GPU é bem menor.

TLDR: faça undervolt.



Os reviews desse cara são todos sensacionais.
 
Última edição:
Tbm não achei solução, o máximo que consegui foi fazer o undervolt na 1060 pra diminuir o power limit throttling, como uso o tempo todo no monitor praticamente deixei quieto
eu fiz a mesma coisa, minha curva ta em 1784/850mv . deu um boa melhorada nas temperaturas e a ventoinha praticamente nem escuto mais.
 
Galera, primeiramente boa tarde a todos (minha primeira vez aqui no chat).

Seguinte, eu adquiri um Helios 300 na última quinta feira e até agora estou gostando muito do notebook, porém, estou tendo problemas de desempenho com o GTA V e altas temperaturas. Eu fiz um undervolt de -0,120V na cpu, porém a temperatura do jogo diminuiu muito pouco.

Alguma sugestão para diminuir a temperatura? Como faz para fazer undervolt na GPU? Aumenta o FPS?

Abraços
 
Galera, primeiramente boa tarde a todos (minha primeira vez aqui no chat).

Seguinte, eu adquiri um Helios 300 na última quinta feira e até agora estou gostando muito do notebook, porém, estou tendo problemas de desempenho com o GTA V e altas temperaturas. Eu fiz um undervolt de -0,120V na cpu, porém a temperatura do jogo diminuiu muito pouco.

Alguma sugestão para diminuir a temperatura? Como faz para fazer undervolt na GPU? Aumenta o FPS?

Abraços

Qual temperatura no GTA V?

Mesmo com Undervolt, GTA V e BF1 é bem normal chegar entre 85 e 90 graus. Sem undervolt bate nos 95.

O Undervolt na GPU não ajuda na temperatura pois os heatpipes são compartilhados com a CPU. Na melhor das hipoteses (dependendo da curva de clock e voltage da GPU) consegue um clock de 5 a 10% maior (o que não muda muita coisa no GTA V com VSync ligado).
 
jaja eu compartilho minhas 2 curvas q fiz na gpu. aguardem um pouco
2pq8k6d.png


2hcnt4p.png


as duas completamente estaveis no meu note, mas pode variar por causa da loteria de silicone dos chips. eu uso a de 850mv pq esquenta menos e a diferença da da 900 eh praticamente nula em questao de ganho de desempenho
 
Última edição:
Qual temperatura no GTA V?

Mesmo com Undervolt, GTA V e BF1 é bem normal chegar entre 85 e 90 graus. Sem undervolt bate nos 95.

O Undervolt na GPU não ajuda na temperatura pois os heatpipes são compartilhados com a CPU. Na melhor das hipoteses (dependendo da curva de clock e voltage da GPU) consegue um clock de 5 a 10% maior (o que não muda muita coisa no GTA V com VSync ligado).


Temperatura no GTA V está entre 80 e 90°, com algumas variações até 94°.

Undervolt na GPU ajuda no FPS? Eu jogo com o Vsync desligado. Isso é bom ou ruim?
 
meu undervolt segue:

j17b6c.png


de novo, esses valores podem variar de maquina pra maquina por causa da loteria do silicone dos chips, aqui encontra-se tudo estável. sem tela azul ou travamentos. temperaturas otimas, mal escuto a ventoinha, vale lembrar q troquei a pasta termica e uso cooling pad.
 
meu undervolt segue:

j17b6c.png


de novo, esses valores podem variar de maquina pra maquina por causa da loteria do silicone dos chips, aqui encontra-se tudo estável. sem tela azul ou travamentos. temperaturas otimas, mal escuto a ventoinha, vale lembrar q troquei a pasta termica e uso cooling pad.

Como faz isso? Como faço para descobrir essas coisas no meu Helios 300 ?
 
Temperatura no GTA V está entre 80 e 90°, com algumas variações até 94°.

Undervolt na GPU ajuda no FPS? Eu jogo com o Vsync desligado. Isso é bom ou ruim?

Mantém o VSync ligado. Ele limita os frames a no máximo 60. Como a tela do notebook é de 60Hz, qualquer frame além de 60 é puro desperdício de processamento e acarreta em maior aquecimento.

Undervolt na CPU é o principal, ainda mais que essa linha HQ da Intel é MUITO esquentadinha. O software que uso para undervolt da CPU é o Intel(R) Extreme Tuning Utility. Aconselho ver alguns vídeos tutoriais no Youtube.

Undervolt na GPU é mais complicado, pois não é um simples Offset, mas sim uma curva de tensão x clock. Uso o MSI Afterburner para fazer.

BF1 e GTA V são os únicos jogos que vale a pena manter o TurboBoost ligado, pois usam muito processador, e mesmo com Undervolt, temperaturas entre 85 e 90° são normais.
 
Mantém o VSync ligado. Ele limita os frames a no máximo 60. Como a tela do notebook é de 60Hz, qualquer frame além de 60 é puro desperdício de processamento e acarreta em maior aquecimento.

Undervolt na CPU é o principal, ainda mais que essa linha HQ da Intel é MUITO esquentadinha. O software que uso para undervolt da CPU é o Intel(R) Extreme Tuning Utility. Aconselho ver alguns vídeos tutoriais no Youtube.

Undervolt na GPU é mais complicado, pois não é um simples Offset, mas sim uma curva de tensão x clock. Uso o MSI Afterburner para fazer.

BF1 e GTA V são os únicos jogos que vale a pena manter o TurboBoost ligado, pois usam muito processador, e mesmo com Undervolt, temperaturas entre 85 e 90° são normais.


Eu vi vários vídeos sobre o Intel XPU e fiz um undervolt de -0,120 V, mas a temperatura no GTA V não diminuiu muito.

Como eu faço undervolt na GPU com o MSI Afterburner?
 
procura um tutorial sobre throttlestop no youtube pra ter uma ideia, recomendo começa com valores menores no undervolt e ir subindo aos poucos, abçs e boa sorte


Sobe FPS no GTA V se eu fizer isso?
 
Eu vi vários vídeos sobre o Intel XPU e fiz um undervolt de -0,120 V, mas a temperatura no GTA V não diminuiu muito.

Como eu faço undervolt na GPU com o MSI Afterburner?
 



Sobe FPS no GTA V se eu fizer isso?
cara, depende, se o motivo do fps for por causa de throttle entao ajuda sim, eu uso o throttlestop por ser muito mais simples de mecher. curva no msi eh um pouco mais complicado tb, mas tem no youtube tb, jaja vejo se acho um link

segue o link:
otimo video, porem em ingles
 
temperatura do street q eu jogo direto
zlqm45.png


temperatura do witcher tudo no ultra pra forçar a gpu e a cpu ao maximo, em novigrad, correndo pra la e pra ca durante uns 30 mins, q eh o melhor lugar pra benchmark.
2w1we10.png


temperaturas maximas do witcher
24g905j.png


comecei a escutar a ventoinha um pouquinho de leve no witcher.
 
Última edição:
cara, depende, se o motivo do fps for por causa de throttle entao ajuda sim, eu uso o throttlestop por ser muito mais simples de mecher. curva no msi eh um pouco mais complicado tb, mas tem no youtube tb, jaja vejo se acho um link

segue o link:
otimo video, porem em ingles
 
temperatura do street q eu jogo direto
zlqm45.png


temperatura do witcher tudo no ultra pra forçar a gpu e a cpu ao maximo, em novigrad, correndo pra la e pra ca durante uns 30 mins, q eh o melhor lugar pra benchmark.
2w1we10.png


temperaturas maximas do witcher
24g905j.png


comecei a escutar a ventoinha um pouquinho de leve no witcher.



Entendi, mas existe algum modo desses ai(undervolt GPU e cpu + overclock da gpu) pqra subir FPS no GTA V com tudo no máximo, ou issp é prq realmente a GTX 1060 não aguenta mais? Tô viciado nesse treco de 60 FPS que quano GTA comecaa cair abaixo de 40, eu ja fico doido e acho que pode abaixar mais ainda, rsrsrs
 
cara, depende, se o motivo do fps for por causa de throttle entao ajuda sim, eu uso o throttlestop por ser muito mais simples de mecher. curva no msi eh um pouco mais complicado tb, mas tem no youtube tb, jaja vejo se acho um link

segue o link:
otimo video, porem em ingles
 
temperatura do street q eu jogo direto
zlqm45.png


temperatura do witcher tudo no ultra pra forçar a gpu e a cpu ao maximo, em novigrad, correndo pra la e pra ca durante uns 30 mins, q eh o melhor lugar pra benchmark.
2w1we10.png


temperaturas maximas do witcher
24g905j.png


comecei a escutar a ventoinha um pouquinho de leve no witcher.


Witcher 3 é bom pra bench, mas acho que nada se compara a BF1 com VSync off.

No MP e no Ultra, em Amiens direto fica 100% na CPU e GPU, usando perto dos 12GB de RAM.
Dá pra sentir o notebook chorando :damn:
 
Entendi, mas existe algum modo desses ai(undervolt GPU e cpu + overclock da gpu) pqra subir FPS no GTA V com tudo no máximo, ou issp é prq realmente a GTX 1060 não aguenta mais? Tô viciado nesse treco de 60 FPS que quano GTA comecaa cair abaixo de 40, eu ja fico doido e acho que pode abaixar mais ainda, rsrsrs

GTA V no talo é complicado. Bota no high e seja feliz.

E dica de consolista: depois que tiver configurado tudo em um jogo e satisfeito com a performance, desliga oa medidores de frame e temperatura e seja feliz jogando sem ligar pra isso.

Se ficar muito neurado com isso, você nem curte o jogo e o notebook.
 
Witcher 3 é bom pra bench, mas acho que nada se compara a BF1 com VSync off.

No MP e no Ultra, em Amiens direto fica 100% na CPU e GPU, usando perto dos 12GB de RAM.
Dá pra sentir o notebook chorando :damn:
 


GTA V no talo é complicado. Bota no high e seja feliz.

E dica de consolista: depois que tiver configurado tudo em um jogo e satisfeito com a performance, desliga oa medidores de frame e temperatura e seja feliz jogando sem ligar pra isso.

Se ficar muito neurado com isso, você nem curte o jogo e o notebook.


Sim. Estou jogando no alto/muito alto com mod gráfick ainda.

Eu estou neste exato momento com o MSI Afterburner aberto e a curva de frequência x tensão e já vi uns 3 vídeos sobre, mas ainda nem sei ppr onde começar. O que eu devo fazer ? Abaixar todos os pontos para uma freqüencia única (linha toda reta)?
 
Eu tirei o print da minha curva de tensão no afterburner, mas não estou conseguindo postar aqui. Está pedindo endereço da imagem. O que eu faço ?
 
Entendi, mas existe algum modo desses ai(undervolt GPU e cpu + overclock da gpu) pqra subir FPS no GTA V com tudo no máximo, ou issp é prq realmente a GTX 1060 não aguenta mais? Tô viciado nesse treco de 60 FPS que quano GTA comecaa cair abaixo de 40, eu ja fico doido e acho que pode abaixar mais ainda, rsrsrs

entao meu maninho, se vc ta falando que teu gta ta batendo 90c jogando gta pode ser q sua cpu esteja entrando em throttling e diminuindo a frequencia temporariamente pra abaixar as temperaturas, mas tem algumas partes do gta que a cpu nao da conta qndo tem mta coisa explodindo etc, tem q ver a acorrencia desssas quedas, usa o afterburner pra medir a frequencia da cpu e gpu pra ver se elas tao variando muito, mas eu recomendo fortimente um undervolt pelo throttlestop e uma curva no afterburner. vai procurando uns tutoriais com calma e com paciencia q rapidinho vc pega o jeito, minhas curvas tao la no post de cima, recomendo a de 850mv
 
Witcher 3 é bom pra bench, mas acho que nada se compara a BF1 com VSync off.

No MP e no Ultra, em Amiens direto fica 100% na CPU e GPU, usando perto dos 12GB de RAM.
Dá pra sentir o notebook chorando :damn:
 


GTA V no talo é complicado. Bota no high e seja feliz.

E dica de consolista: depois que tiver configurado tudo em um jogo e satisfeito com a performance, desliga oa medidores de frame e temperatura e seja feliz jogando sem ligar pra isso.

Se ficar muito neurado com isso, você nem curte o jogo e o notebook.
infelizmente nao tneho o bf1 pra testar, mas testei o pubg e ficou +- nessas temperaturas do witcher, vale lembrar q pubg eh um puta jogo pesado e mal otimizado, meus frames ficavam na casa dos 90-100 numas configuraçoes entre medio e alto


eu nao sou de fazer merchandise, mas eu comprei essa base cooler
9sf14o.jpg

HAVIT HV-F2056 15.6"-17" Laptop Cooler Cooling Pad - Slim Portable USB Powered (3 Fans)


pra mim ele é um dos melhores, mas eh meio dificil achar por aqui, dei sorte e consegui achar um pelo mercado livre, diminui uns 5c e estramamente silencioso, eh leve tb e eh bom pra quem gosta de jogar deitado na cama ou algo do tipo
 
Última edição:
SZ1LiL.png



Consegui, galera! Esta é a minha curva de frequencia x tensão, NÃO ALTERADA. E agora, o que eu faço para melhorar o desempenho/performance dos jogos?
 
Vcs fizeram o undervolt da CPU para qual voltagem?
 
SZ1LiL.png



Consegui, galera! Esta é a minha curva de frequencia x tensão, NÃO ALTERADA. E agora, o que eu faço para melhorar o desempenho/performance dos jogos?
 
Vcs fizeram o undervolt da CPU para qual voltagem?

da uma olhada no video q eu mandei ai emcima maninho, undervolt na cpu eh erro e acerto
 
da uma olhada no video q eu mandei ai emcima maninho, undervolt na cpu eh erro e acerto
eu vi lá, mano. Mas quero fazer somente na GPU então. De acordo com essa curva, qual a melhor configuração para menores temperaturas e maiores ganhos de FPS?
 
da uma olhada no video q eu mandei ai emcima maninho, undervolt na cpu eh erro e acerto

essa tentativa e erro é para a CPU ou GPU? Você disse CPU que agora eu fiquei na dúvida
 
eu vi lá, mano. Mas quero fazer somente na GPU então. De acordo com essa curva, qual a melhor configuração para menores temperaturas e maiores ganhos de FPS?
 


essa tentativa e erro é para a CPU ou GPU? Você disse CPU que agora eu fiquei na dúvida

desculpa a confusao amigo, mas na verdade sao as duas sim. vc pode copiar o meu e pode nao dar certo pra vc, por causa de uma coisa que eu ja mencionei, loteria de silicone dos chips graficos e da cpu.

questao de erro e acerto no undervolt da cpu é melhor vc começar com valores mais baixos e ir testando pra ver se esta estavel, e depois ir aumentando aos poucos ate chegar um ponto que a maquina trave, de tela azul ou algo do tipo. dai vc diminui pra onde estava estavel. eu tive que fazer varias vezes isso

curva na placa de video eh quase o mesmo conseito, soq invez de travar o pc geralmente vai travar so o jogo

edit: geralmente curva na placa de video é mais pra ganhar estabilidade e queda de temperatura. nas duas curvas q eu postei uma ta um pouco overclockada (900mv) e a outra ta um um pouco de underclock, mas a diferença de perfomance entre elas eh minima entao preferi a de 850mv

curva na placa de video pode arrumar o mesmo problema q da na cpu, power limit throttle que eh parecido.
 
Última edição:
desculpa a confusao amigo, mas na verdade sao as duas sim. vc pode copiar o meu e pode nao dar certo pra vc, por causa de uma coisa que eu ja mencionei, loteria de silicone dos chips graficos e da cpu.

questao de erro e acerto no undervolt da cpu é melhor vc começar com valores mais baixos e ir testando pra ver se esta estavel, e depois ir aumentando aos poucos ate chegar um ponto que a maquina trave, de tela azul ou algo do tipo. dai vc diminui pra onde estava estavel. eu tive que fazer varias vezes isso

curva na placa de video eh quase o mesmo conseito, soq invez de travar o pc geralmente vai travar so o jogo

edit: geralmente curva na placa de video é mais pra ganhar estabilidade e queda de temperatura. nas duas curvas q eu postei uma ta um pouco overclockada (900mv) e a outra ta um um pouco de underclock, mas a diferença de perfomance entre elas eh minima entao preferi a de 850mv

curva na placa de video pode arrumar o mesmo problema q da na cpu, power limit throttle que eh parecido.

Entendi. Mas ha alguma lógica na curva de GPU? Pelos vídeos que vi, a alteração ocorre nos primeiros pontos da curva , e não nela toda.

E para o GTA V, compensa fazer overclock na placa de vídeo somente para aumentar o FPS? Abs.
 
Entendi. Mas ha alguma lógica na curva de GPU? Pelos vídeos que vi, a alteração ocorre nos primeiros pontos da curva , e não nela toda.

E para o GTA V, compensa fazer overclock na placa de vídeo somente para aumentar o FPS? Abs.
eu tb demorei pra entender como funciona essa curva, resumindo vc chega a uma voltagem e trava ela numa frequencia, ou seja vc limita o tanto de voltagem q ta indo pra gpu, consequentemente gerando menos calor. em questao do overclock eu acho besteira pq os ganhos sao minimos e bota mais stress na gpu. vc pode acaba ganhando fps por deixar sua gpu numa frequencia e voltagem fixa. estabilidade eh a palavra chave

e outra coisa, qnto menos calor maior vida útil seu aparelho terá, sem falar q a ventoinha n vai fica encomodando
 
Colegas, essa busca pra diminuir a temperatura,qual a vantagem? O notebook não está preparado para rodar a 100c em alguns momentos? Ademais, vi o modelo g3-571 no Paraguai, e esse 572 parece ser o vendido no Brasil, será que o do PY não vai ser ABNT? Todos 572 são ABNT?vlw
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo