[TÓPICO OFICIAL] Alan Wake II

Jogos pensados para PC tentam alcançar um maior público e permitem outras configurações que possibilitam rodar em hardware mesmo que de entrada. Os próprios desenvolvedores dizem que o jogo foi planejado para rodar em 30 FPS e isto é até insulto considerando a nova geração de consoles e o potencial deles.
Um jogo com mapa fechado, single player e com foco em história demandar tanto assim do hardware é ridículo. Nem o mapeamento padrão do teclado no jogo é intuitivo.
A única explicação sendo "ah, porque os gráficos..." tem nenhuma argumentação válida ao que me refiro. Alan Wake 2 no PC simplesmente só serve para impulsionar vendas de GPU de alto desempenho e/ou usar o Geforce NOW.
Em questão de potencial da engine em aspecto gráfico concordo, mas foram com sede ao pote...
Acho que dava pra resumir esse post todo em "tô frustrado por quê tá rodando mal pra caralho no meu PC e por conta disso vou xingar muito no twitter".

Eu sei, doi muito. :thatfeel:

Ah, e prepara o bumbum por quê o estrago que o Alan Wake 2 fez é pouco perto do que o GTA6 vai fazer. :feelbad:

Última edição:
Acho que dava pra resumir esse post todo em "tô frustrado por quê tá rodando mal pra caralho no meu PC e por conta disso vou xingar muito no twitter".

Ah, e prepara o bumbum por quê o estrago que o Alan Wake 2 fez é pouco perto do que o GTA6 vai fazer. :feelbad:
Nem me fala...tô vendo que vou rodar o gta 6 acima dos 60 fps, no Low pro Médio

Mesmo terminando com um personagem o outro ainda fica disponível?
Cada personagem tem uma quantidade de capítulos até o ponto de sem retorno. Terminando todos de um, você automaticamente é trocado para o outro pra fazer o restante daquele.

Essa nova atualização do Alan Wake 2 a 9 tal é de performance?

Jogos pensados para PC tentam alcançar um maior público e permitem outras configurações que possibilitam rodar em hardware mesmo que de entrada. Os próprios desenvolvedores dizem que o jogo foi planejado para rodar em 30 FPS e isto é até insulto considerando a nova geração de consoles e o potencial deles.
Um jogo com mapa fechado, single player e com foco em história demandar tanto assim do hardware é ridículo. Nem o mapeamento padrão do teclado no jogo é intuitivo.
A única explicação sendo "ah, porque os gráficos..." tem nenhuma argumentação válida ao que me refiro. Alan Wake 2 no PC simplesmente só serve para impulsionar vendas de GPU de alto desempenho e/ou usar o Geforce NOW.
Em questão de potencial da engine em aspecto gráfico concordo, mas foram com sede ao pote...

Esse é um mito muito grande e que não serve pra todos os casos. Essa afirmação só se torna principalmente verdadeira quando falamos de títulos Free2Play ou dedicado pro cenário competitivo: CS, Valorant, League of Legends, Overwatch 2, Fornite (esse já tá bem pesadinho btw). Neste caso é preciso, sim, ter a maior compatibilidade do mercado para somar players - e são jogos onde o Desempenho fala mais alto do que a Qualidade. Quem joga esses jogos, mesmo com PC top, preferem meter tudo no Low pra ter a maior vantagem possível.

A mesma estratégia de mercado também pode ser utilizados em jogos de baixa "validade" - vulgo jogos anuais ou semi anuais, NFS, FIFA, F1, Call of Duty e até esses Assassin's Creed e Far Cry da vida. Ou seja, são jogos que foram feitos pra ter uma expectativa de vida de 1 à 2 anos, no máximo! Não há necessidade de tanto esmero e capricho no jogo pois tudo quer der errado agora eles podem corrigir e lançar no ano que vem (como uma "feature"). Por isso a evolução técnica entre estes jogos anuais é quase inexistente. Normalmente só ocorrem de forma mais expressiva nas mudanças de Geração de Consoles, que é onde eles costumam fazer uma Engine nova ou atualizada e "refazem" o jogo. Enquanto essa mudança não ocorre eles vão apenas recauchutando o mesmo game por anos.

Então por terem um intervalo de tempo muito curto, eles não são focados em entregar uma qualidade técnica visual e capricho dos mesmos jogos que foram feitos pra durar muitos anos, como ocorre com os GTA, RDR2, CRYSIS, CONTROL e o próprio Alan Wake 2. São dois tipos de proposta e estratégia de mercado completamente diferentes. Estes outros jogos costumam ser desenvolvidos pra resistir o tempo, serem atemporais. Até hoje muita gente joga, fala e usa Crysis 1 e RDR2 como referência. CONTROL e Quantum Break não são diferentes. Acho que QB tem uma imagem mais positiva e popularidade hoje do que na época em que ele foi lançado...

Enfim, resumindo seria isso:

FIFA = Farmar o maior dinheiro possível em um curto período de tempo, pois o hype passa rápido e o game só vai durar 1 ano, até ser lançado o próximo.
AW2 = Conquistar o mercado a longo prazo, gradativamente. Pode não haver aquele boom inicial, mas vai continuar sendo vendido e falado por muito mais tempo... A cada ano uma pessoa vai trocar de PC e vai descobrir (ou redescobrir) o game, se interessar e joga-lo.

Esse é um mito muito grande e que não serve pra todos os casos. Essa afirmação só se torna principalmente verdadeira quando falamos de títulos Free2Play ou dedicado pro cenário competitivo: CS, Valorant, League of Legends, Overwatch 2, Fornite (esse já tá bem pesadinho btw). Neste caso é preciso, sim, ter a maior compatibilidade do mercado para somar players - e são jogos onde o Desempenho fala mais alto do que a Qualidade. Quem joga esses jogos, mesmo com PC top, preferem meter tudo no Low pra ter a maior vantagem possível.

A mesma estratégia de mercado também pode ser utilizados em jogos de baixa "validade" - vulgo jogos anuais ou semi anuais, NFS, FIFA, F1, Call of Duty e até esses Assassin's Creed e Far Cry da vida. Ou seja, são jogos que foram feitos pra ter uma expectativa de vida de 1 à 2 anos, no máximo! Não há necessidade de tanto esmero e capricho no jogo pois tudo quer der errado agora eles podem corrigir e lançar no ano que vem (como uma "feature"). Por isso a evolução técnica entre estes jogos anuais é quase inexistente. Normalmente só ocorrem de forma mais expressiva nas mudanças de Geração de Consoles, que é onde eles costumam fazer uma Engine nova ou atualizada e "refazem" o jogo. Enquanto essa mudança não ocorre eles vão apenas recauchutando o mesmo game por anos.

Então por terem um intervalo de tempo muito curto, eles não são focados em entregar uma qualidade técnica visual e capricho dos mesmos jogos que foram feitos pra durar muitos anos, como ocorre com os GTA, RDR2, CRYSIS, CONTROL e o próprio Alan Wake 2. São dois tipos de proposta e estratégia de mercado completamente diferentes. Estes outros jogos costumam ser desenvolvidos pra resistir o tempo, serem atemporais. Até hoje muita gente joga, fala e usa Crysis 1 e RDR2 como referência. CONTROL e Quantum Break não são diferentes. Acho que QB tem uma imagem mais positiva e popularidade hoje do que na época em que ele foi lançado...

FIFA = Farmar o maior dinheiro possível em um curto período de tempo, pois o hype passa rápido e o game só vai durar 1 ano, até ser lançado o próximo.
AW2 = Conquistar o mercado a longo prazo, gradativamente. Pode não haver aquele boom inicial, mas vai continuar sendo vendido e falado por muito mais tempo... A cada ano uma pessoa vai trocar de PC e vai descobrir (ou redescobrir) o game, se interessar e joga-lo.
Perfeito!

Pra quem viveu isso na época do lançamento, o Crysis 1 e, principalmente, o Crysis Wars, tinham um MP simplesmente espetacular! Só quem viveu pra jogar uma partida no mapa Mesa lotado de gente sabe como foi isso.

Mas, infelizmente, foi um MP que morreu muito rápido, por duas razões principais:
1) Pouquíssimas pessoas da época tinham hardware capaz de rodar o jogo em qualidade minimamente aceitável para um MP
2) A incapacidade/desinteresse da Crytek em resolver os problemas com cheaters. E aqui, não falo nem dos caras que usavam aimbot ou no recoil (aqui do fórum mesmo pegamos vários no flagra), mas, eram dos moleques que entravam num servidor lotado de gente com uma pistola de gelo, voando pelo mapa ligeiro igual ao Flash e matando todo mundo, ou simplesmente dando um Kill All no meio de um deathmatch. Aí geral ficava puta e deixava os servidores vazios

Perfeito!

Pra quem viveu isso na época do lançamento, o Crysis 1 e, principalmente, o Crysis Wars, tinham um MP simplesmente espetacular! Só quem viveu pra jogar uma partida no mapa Mesa lotado de gente sabe como foi isso.

Mas, infelizmente, foi um MP que morreu muito rápido, por duas razões principais:
1) Pouquíssimas pessoas da época tinham hardware capaz de rodar o jogo em qualidade minimamente aceitável para um MP
2) A incapacidade/desinteresse da Crytek em resolver os problemas com cheaters. E aqui, não falo nem dos caras que usavam aimbot ou no recoil (aqui do fórum mesmo pegamos vários no flagra), mas, eram dos moleques que entravam num servidor lotado de gente com uma pistola de gelo, voando pelo mapa ligeiro igual ao Flash e matando todo mundo, ou simplesmente dando um Kill All no meio de um deathmatch. Aí geral ficava puta e deixava os servidores vazios

Nossa, não sabia disso, nunca cheguei a jogar o MP dele hahah.

Mas de fato investir num MP de um jogo desses é ousado demais, são propostas bem diferentes.

Terminei ontem, o jogo rodou lindo aqui:
i510400f, rtx 3070, 32gb ram, ssd nvme xpg s70

Consigo aqui 60fps estável com o preset no alto com dlss qualidade, se quiser desativar o dlss, dá pra ter uma experiência fluida com 45fps travado, sinceramente não achei esse horror todo o peso do jogo, comparado com as tranqueiras que saem, achei mto bem otimizado.

Jogo pesado é diferente de jogo mal otimizado. Aqui não tem aquela gangorra de frame drops, o jogo é bem estável, tem umas áreas mais pesadas, mas no geral o desempenho do jogo é fluido. Achei muito bom mesmo.

Sobre o jogo:

Prós :
- História
- Gráficos
- Trilha Sonora (MEU DEUS)
- Personagens (o ator do Alan é muito bom)
- Ambientação
- Gameplay investigativo (a parte de colher evidências, raciocinar, etc)

Contras:
- Gameplay de combate (achei as boss fights zoadas, exceto a última que é legal, e os inimigos sombras que não curtia no primeiro continuei não curtindo).
- Alguns bugs de iluminação em alguns locais, as cores mudam do nada e o jogo fica escuro pra caramba, sem explicação, aconteceu vendo o funky jogar tbm, mas nada que estrague a experiência.

Jogaço, não sei se concorre ao goty, mas pra mim foi o melhor que joguei no ano, talvez em anos ... (to procrastinando o Zelda Tears, e Baldurs Gate não joguei).
RE4 remake poderia ser um concorrente, mas zerei tanto o original que acabei procrastinando o remake tbm, preciso voltar.

Perfeito!

Crysis pra mim até hoje foi o maior divisor de águas no mundo pc gamer rsrsr.
Depois dele que começamos a ver uns hardwares mais agressivos rsrsrs.
E era muito foda mesmo o Crysis Wars, joguei demais e era fantástico.
Pena que como vc disse teve vida curta.

Caraca , Jahpah pra Presidente :vinho:

Alguem consegui usar o dualsense com vibração via Bluetooth? (sem app externos)
Pelo que já pesquisei, as funções do dual sense no PC só funcionam via cabo.
Eu fiquei meio confuso quando jogava returnal com dual sense e aparecia os ícones do xbox, haha.
Pelo cabo ele reconhece o dual sense.

Finalizei Alan Wake 1, Quantum Break e agora estou rejogando Control (zerei em 2021 e entendi pouco) e aproveitando muito o game! to pegando muitas nuances que passaram batido na trama e sentindo mais o feeling da narrativa. Que jogo bom, eu já tinha gostado lá em 2021 mas agora ta sendo melhor do que eu lembrava. Ainda tem o plus de eu estar jogando numa qualidade muito acima do que joguei com a humilde 5500xt e to achando o visual absurdo.

To jogando tudo em sequência, consumindo tudo da remedy e intrigado demais de como será AW2, vou chegar com muita vontade nesse game.

Finalizei Alan Wake 1, Quantum Break e agora estou rejogando Control (zerei em 2021 e entendi pouco) e aproveitando muito o game! to pegando muitas nuances que passaram batido na trama e sentindo mais o feeling da narrativa. Que jogo bom, eu já tinha gostado lá em 2021 mas agora ta sendo melhor do que eu lembrava. Ainda tem o plus de eu estar jogando numa qualidade muito acima do que joguei com a humilde 5500xt e to achando o visual absurdo.

To jogando tudo em sequência, consumindo tudo da remedy e intrigado demais de como será AW2, vou chegar com muita vontade nesse game.
Eu fiz essa run da Remedy em 2020.
Tudo na ordem, começando pelo os Max Payne > AW > QB > Control e dlcs. Remedy ganhou cada vez mais minha admiração.

Provavelmente gta6 vai chegar junto com as novas vgas, imagina nvidia fazendo propagando das duas placas rodando gta e o tanto que vão vender

Rapaz, esse lance de descobrir senha de cofre e cadeado já tá me enchendo o saco...

Com o update de ontem parou de trocar as sombras pro médio quando abria o game...

Zerado e platinado! Chega tô triste pq não vou jogar mais kkkkk

Apesar de ter seguido vários guias e procurado varrer tudo que tava ao meu alcance, não consegui pegar todos os coletáveis (os que não contam pra platina). Por exemplo:
* consegui fechar alguns casos, mas que ficaram com algumas pistas ainda sem ser encontradas (meu TOC endoida com um negócio desses)
* não consegui achar todas as músicas das bandas e mensagens de rádios do pat maine
* tem alguns ecos do lugar obscuro que vc só consegue encontrar no capítulo espefíco e fazendo a mudança de roteiro correta da cena. só descobri isso no final quando já não dava mais pra pegar
* fiquei com várias pistas relacionadas aos casos principais da história sem ser usadas e marcadas com "PARA DEPOIS", só que o jogo acabou e não usei kkkk (será que vai ficar pra alguma DLC ou pro NG+?)

Sobre o final:

Rapaz, o jogo acaba e deixa um monte de pontas soltas em aberto. Que agonia!
* Afinal, qual é a do Thomas Zane? Ele é o criador de Alan Wake (ou Tom, o Poeta)? Ele se uniu a e se tornou o regente do Lugar Obscuro?
* Qual o destino do xerife Breaker? É impressão minha ou o jogo dá a entender que ele é o protagonista de Quantum Break mesmo? (Sei que é o mesmo ator)
* Qual o papel do Warlin Door nisso tudo? Ele é mesmo o pai da Saga? Foi parar ali depois de ser atingido por um raio enviado por Tor?
* Para onde Odin e Tor foram? As pistas do PARA DEPOIS eram todas relacionadas a eles. Será que vão estar em um DLC?

Sobre o final e a história em si, achei muito massa as conexões que foram criadas com Control. Fiquei até com a impressão de que o Control foi meio que um laboratório/prelúdio feito já tendo em mente o AW2.

Fiquei só agoniado com esse final típico de fim de temporada de série de TV, onde as coisas se resolvem sem ficar resolvidas, e deixam você se coçando pra saber o que vem depois kkkkk. Espero que algumas coisas sejam tratadas nas DLCs, pq ter que esperar um Control 2 ou um AW3 pra saber, por exemplo, o desfecho do caso Fato x Ficção vai ser foda!

Sobre a cena pós créditos, achei sensacional a ideia de que não é um loop, mas, uma espiral! Pelo que entendi, o Alan vai precisar passar por vários ciclos semelhantes, que a depender das escolhas dele, podem levá-lo a subir ou a descer a espiral. E que a Alice se juntou ao DFC e foi pro Lugar Obscuro, pra ajudar ele a fazer a espiral ascendente (enquanto o Zane tá ali pra levar ele pro fundo da espiral?).

Apesar dos momentos de medo/susto e de combate, o jogo se trata mesmo de um jogo de investigação (me lembrou até o estilo do saudoso Grim Fandango). E eles fizeram isso de um jeito tão bem feito, que apesar de você passar a maior parte do tempo andando "sem fazer nada", o jogo te prende ao plot investigativo de um jeito que a gente só sossega depois de descobrir tudo (ou não).

Em um ano de jogos tão bons, pela proposta totalmente fora da caixa, eu vou ficar na torcida pra ele ser o GOTY, ou que pelo menos ganhe muitos prêmios. E que, pelo amor de Deus, tenha algum número musical na apresentação, que pode ser do Ahti, do Old Gods of Asgard, ou a recriação do musical com o Alan. Seria épico!

Agora, acho que vou jogar pela primeira vez o AW1, e ficar ansioso pelos DLCs e NG+ do AW2.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rapaz, esse lance de descobrir senha de cofre e cadeado já tá me enchendo o saco...

Com o update de ontem parou de trocar as sombras pro médio quando abria o game...
O bom é depois que vc abre a caixa, ver a mensagem quebrando a quarta parede que tem lá, onde os caras da seita ficam tão putos quanto a gente com esses enigmas kkkkk

Melhorou o desempenho aqui depois dos patchs.

Eu acho legal a parte de puzzle, nada absurdo.
O jogo que apelei pro youtube foi tormented souls.
Perdi muito tempo.

Agora, acho que vou jogar pela primeira vez o AW1, e ficar ansioso pelos DLCs e NG+ do AW2.
Nunca tinha jogado o primeiro Alan? Joga o remaster, é um bom jogo de ação.
E realmente ficou vários desfechos sem respostas, vamos ver nas DLCs.

A verdade que tô é com vontade de rejogar o 2. Mas vou esperar alguma coisa nova, NG+ por exemplo antes das dlcs.

Eu acho legal a parte de puzzle, nada absurdo.
O jogo que apelei pro youtube foi tormented souls.
Perdi muito tempo.

To quaaaaaaaaaaaaase olhando no tube. Uma caixa la com os virotes e o cofre la da lojinha de café, tá complicado...

Users who are viewing this thread

Voltar