Esse é um mito muito grande e que não serve pra todos os casos. Essa afirmação só se torna principalmente verdadeira quando falamos de títulos Free2Play ou dedicado pro cenário competitivo: CS, Valorant, League of Legends, Overwatch 2, Fornite (esse já tá bem pesadinho btw). Neste caso é preciso, sim, ter a maior compatibilidade do mercado para somar players - e são jogos onde o Desempenho fala mais alto do que a Qualidade. Quem joga esses jogos, mesmo com PC top, preferem meter tudo no Low pra ter a maior vantagem possível.
A mesma estratégia de mercado também pode ser utilizados em jogos de baixa "validade" - vulgo jogos anuais ou semi anuais, NFS, FIFA, F1, Call of Duty e até esses Assassin's Creed e Far Cry da vida. Ou seja, são jogos que foram feitos pra ter uma expectativa de vida de 1 à 2 anos, no máximo! Não há necessidade de tanto esmero e capricho no jogo pois tudo quer der errado agora eles podem corrigir e lançar no ano que vem (como uma "feature"). Por isso a evolução técnica entre estes jogos anuais é quase inexistente. Normalmente só ocorrem de forma mais expressiva nas mudanças de Geração de Consoles, que é onde eles costumam fazer uma Engine nova ou atualizada e "refazem" o jogo. Enquanto essa mudança não ocorre eles vão apenas recauchutando o mesmo game por anos.
Então por terem um intervalo de tempo muito curto, eles não são focados em entregar uma qualidade técnica visual e capricho dos mesmos jogos que foram feitos pra durar muitos anos, como ocorre com os GTA, RDR2, CRYSIS, CONTROL e o próprio Alan Wake 2. São dois tipos de proposta e estratégia de mercado completamente diferentes. Estes outros jogos costumam ser desenvolvidos pra resistir o tempo, serem atemporais. Até hoje muita gente joga, fala e usa Crysis 1 e RDR2 como referência. CONTROL e Quantum Break não são diferentes. Acho que QB tem uma imagem mais positiva e popularidade hoje do que na época em que ele foi lançado...
Enfim, resumindo seria isso:
FIFA = Farmar o maior dinheiro possível em um curto período de tempo, pois o hype passa rápido e o game só vai durar 1 ano, até ser lançado o próximo.
AW2 = Conquistar o mercado a longo prazo, gradativamente. Pode não haver aquele boom inicial, mas vai continuar sendo vendido e falado por muito mais tempo... A cada ano uma pessoa vai trocar de PC e vai descobrir (ou redescobrir) o game, se interessar e joga-lo.