[TÓPICO OFICIAL] Alan Wake II

Alan Wake tem influência da série mas consegue só menus explicar melhor a história, mas tem as bizarrices, tipo a Saga e o Casey tomando café ao mesmo tempo, isso é Twin Peaks pra caramba, essa parte do musical ou quando aparece um rosto live action na parte da Saga, é da um puta sorriso kkkk
Todo o conceito central de Alan Wake é tirado de Twin Peaks. Não vou detalhar as semelhanças porque seria dar muito spoiler do jogo e da série, mas até detalhes que parecem sem importância estão no jogo.

Exemplos: o café Oh Deer de AW é uma cópia fiel do RR café de Twin Peaks. O quarto da Saga no hotel é cópia do quarto do Cooper em Twin Peaks. A delegacia de AW tem cenários muito parecidos com a de TP e algumas referências claras como um e-mail de um tal Cooper. Os personagens irmãos malucos são tema comum em TP. AW tem a Lady of the Light, cópia da Log Lady de TP. Todo o conceito do Dark Place saiu do Black Lodge de TP com algumas alterações. Os inimigos do primeiro AW são praticamente idênticos aos lenhadores malignos da terceira temporada de TP.

São tantas semelhanças que um não apreciador de jogos chamaria de plágio, mas pra mim fica evidente que o Sam Lake é um grande fã do David Lynch. Até por isso não vejo muita chance de uma série real de Alan Wake sair um dia.

Última edição:
E9JmGmS.jpg

Grandes trabalhos, mas eu só consigo pensar em David Lynch quando vejo Alan Wake.

Recorri a diversos lugares, mas até agora não consegui encontrar uma solução para o seguinte bug: As texturas do game em certos locais não carregam corretamente e ficam com uma qualidade terrível. Isso acontece especialmente depois que você acessa o mapa ou o mind place.

Vou deixar umas imagens de exemplo aqui:
1 - imagem normal, antes de acessar o mapa, texturas em qualidade OK. Jogo está na definição de gráficos low:

2 - Acesso o mapa, ele fica em boa qualidade por alguns segundos, e em seguida perde drasticamente a qualidade de texturas e fica todo borrado:

3 - Agora, ao voltar para o jogo, todas as texturas de objetos e detalhes ficam em péssima qualidade e não carregam:

Algumas observações:
- Isso não acontece em todas as partes do jogo, ocorre principalmente nas partes que você joga com o Alan Wake, mas ocorre com a Saga tbm.
- Se você não acessar o mapa ou o mind place as texturas ficam normais e em boa definição.
- Em minhas pesquisas, vi que o jogo anterior da Remedy, Control, também sofreu esse mesmo problema de carregamento de texturas e que somente foi consertado depois de um mod desenvolvido por um dos devs.

Queria saber se mais alguém teve esse problema e se conseguiram consertá-lo.

Por causa de twin peaks ou veludo azul?

Mais de Twin Peaks, mas tem um pouco de Blue Velvet também, na verdade por conta de todo o surrealismo. Agora pensando mais, realmente esse jogo tem bastante influência de Seven e Taxi Driver, diria até de Fargo dos Coen no aspecto de ambientação da cidade.

Fazia tempo em que não executava um jogo que pedisse tanto do Hardware. Fiz só a primeira hora e confesso que apesar do FPS abaixo dos 60, o jogo é suave e responde muito bem aos comandos. A configuração está Alto/Médio com FSR.

Mas ainda tô achando os gráficos um pouco sem nitidez.

Recorri a diversos lugares, mas até agora não consegui encontrar uma solução para o seguinte bug: As texturas do game em certos locais não carregam corretamente e ficam com uma qualidade terrível. Isso acontece especialmente depois que você acessa o mapa ou o mind place.

1 - imagem normal, antes de acessar o mapa, texturas em qualidade OK. Jogo está na definição de gráficos low:

2 - Acesso o mapa, ele fica em boa qualidade por alguns segundos, e em seguida perde drasticamente a qualidade de texturas e fica todo borrado:

3 - Agora, ao voltar para o jogo, todas as texturas de objetos e detalhes ficam em péssima qualidade e não carregam:

Algumas observações:
- Isso não acontece em todas as partes do jogo, ocorre principalmente nas partes que você joga com o Alan Wake, mas ocorre com a Saga tbm.
- Se você não acessar o mapa ou o mind place as texturas ficam normais e em boa definição.
- Em minhas pesquisas, vi que o jogo anterior da Remedy, Control, também sofreu esse mesmo problema de carregamento de texturas e que somente foi consertado depois de um mod desenvolvido por um dos devs.

Eu cheguei a ver algo parecido, mas no caso o cara tá tentando empurrar RT com texturas ultra numa 3080, então tava entupindo a vram. Tem que ver isso aí. Tenta botar texturas no medium (a qualidade se mantém, somente a velocidade do streaming é diferente), tirar RT, não dar resolução muito alta e tal.

Mas eu também tô chutando que esse é o seu problema. Se tu tiver numa 4090 da vida, certamente não era pra ocorrer. Eu também vi gente com performance degradada usando o último driver, sendo que ele soltaram ele justamente pra resolver esse problema.
Fazia tempo em que não executava um jogo que pedisse tanto do Hardware. Fiz só a primeira hora e confesso que apesar do FPS abaixo dos 60, o jogo é suave e responde muito bem aos comandos. A configuração está Alto/Médio com FSR.

Mas ainda tô achando os gráficos um pouco sem nitidez.
Vai no renderer.ini dentro de local/nome de usuário/appdata/remedy. Lá dentro te uma pá de efeitos que imo deixam o jogo mais borrado. Lens distortion é um. Vignetting não tem muito a ver com nitidez, mas prefiro sem também. Mas a opção de sharpening tá no 0, fsaa sharpening ou algo assim. Uso 1.3 e acho bom. Fov pra 1.3 também.

Algumas observações:

Sim, no Control também tinha um problema parecido, e não foi totalmente consertado com o mod, ele dá uma opção acima do Ultra na textura para diminuir esse bug [ mas o jogo ficava mais pesado, consumindo mais vram], mas não resolve, e como o amigo falou, é Vram sendo estourado, comigo aconteceu a mesma coisa no Control, mesmo não mostrando que a vram está perto de estourar, ele bugava, então tenta ver isso, faça testes, abaixa a textura, sombras, veja o vídeo do Benchmarking sobre o jogo para ter uma ideia das opções que mais pesa. Comigo não acontece esse bug das texturas in game não carregar, no mapa sim, conforme o tempo passava e mais usava o mapa, ele demorava mais para carregar e isso vinha junto o problema de performance cair do nada e se manter.

Outro detalhe, que até comentei antes, mudou alguma opção, principalmente dlss, reinicia o jogo, tem algum problema envolvendo as trocas de opções gráficas, e não foram resolvidos com o ultimo patch e nem com o driver hotfix da nvidia.

Uma coisa que me deixa puto são esses sustos desnecessários onde aparece a cara de alguém do nada quando você vai realizar alguma ação.

Porra! Me dá agonia. Você já tá lá todo tenso e aí vem essas desgraça de susto pra deixar o caboclo com os cabelos tudo em pé e com o coração saindo pela boca. Tô velho demais pra essas coisas kkkkk

Algumas observações:

Aqui não tive nada parecido com isso, meu desempenho no jogo esta bem estável.
Aqui o que rolou foi o jogo fechar do nada umas 3x até agora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma coisa que me deixa puto são esses sustos desnecessários onde aparece a cara de alguém do nada quando você vai realizar alguma ação.

Porra! Me dá agonia. Você já tá lá todo tenso e aí vem essas desgraça de susto pra deixar o caboclo com os cabelos tudo em pé e com o coração saindo pela boca. Tô velho demais pra essas coisas kkkkk
Realmente pega na surpresa rsrsrs.
Eu quase quebrei a cadeira aqui no primeiro desses ai rsrsrs.

Alguma ideia de como resolver o erro que aparece logo qdo inicia o jogo dizendo que não foi possivel conectar com a sua conta epic games, desative overlay durante o jogo.

Ja desativei tudo que é overlay aqui, GF experience, EPic games, riva tuner, msi afterbuner, até o windows eu ativei para tirar aquela marca d'agua que fica na desktop e continua dando a porra do erro e o jogo não inicia.

Pqp...ganhei o jogo na compra da RTX 4070Ti e nÃo consigo jogar a porra!
Por um acaso conseguiu resolver a questão?
Tentei iniciar a jogatina ontem, mas estou tendo o mesmo problema.

Também acho que exageraram um pouco na dose na quantidade e momentos.
Pareceu uma cota fixa por capítulo.

Galera, a partir do momento em que pode escolher jogar com o wake ou a saga, teria alguma "indicação"? jogar primeiro com o alan e depois com a saga, ou pode ir alternando com os dois..

Galera, a partir do momento em que pode escolher jogar com o wake ou a saga, teria alguma "indicação"? jogar primeiro com o alan e depois com a saga, ou pode ir alternando com os dois..
Eu só jogo com o Wake as partes obrigatórias com ele, mas tanto faz com qual vc vai jogar.
Eu gostei mesmo de jogar com a Saga, as partes do Wake são psicodélicas demais rsrs, nem o Jim Morrison viajava desse tanto.

Pode ir alternando, ou pode ir com Alan até o "final" dele, ou com a Saga até o dela. Não faz diferença, você vai entender.

Não tem um jogo de PC que não tenha uma implementada ruim ou bug do HDR, essa é mais um. Tem que hora que funcionar, tem que não. É um negócio que não resolvem de vez.

Algumas observações:

Posso estar falando asneira, mas parece ser algo relativa ao motor gráfico e a memória VRAM. Alan Wake 2 roda com texturas sempre na qualidade ultra/máxima (já que também é a única), logo o consumo de VRAM é enorme, e os bugs de renderização demoram devido ao "swap" da memória alocada.
RE4 por exemplo acontece algo similar, mas o jogo permite alocar menos quantidade de VRAM/textura por vez, o deixando em teoria menos bugado e passando a impressão de estar mais leve.
Infelizmente, AW2 claramente não foi um jogo pensado para rodar no PC.

Posso estar falando asneira, mas parece ser algo relativa ao motor gráfico e a memória VRAM. Alan Wake 2 roda com texturas sempre na qualidade ultra/máxima (já que também é a única), logo o consumo de VRAM é enorme, e os bugs de renderização demoram devido ao "swap" da memória alocada.
RE4 por exemplo acontece algo similar, mas o jogo permite alocar menos quantidade de VRAM/textura por vez, o deixando em teoria menos bugado e passando a impressão de estar mais leve.
Infelizmente, AW2 claramente não foi um jogo pensado para rodar no PC.
Pode não; vc esta falando asneira rsrs.
O jogo é pesado sim, mas tem muita gente ai com 3060/3060ti rodando o jogo com boa qualidade e com frames aceitáveis.
E se rodar sem RT e PT fica mais tranquilo ainda, vai perder lindos recursos de reflexos e iluminação mas o jogo até assim é bonito!
Então é frase sua é realmente uma grande asneira, dizer que não foi pensado pra rodar no pc rsrsrs.
Se é só no pc que o jogo consegue mostrar todo o potencial da engine pow rsrsrsrs.

Com este último patch arrumaram um bugzinho chato que ficava marcando sombras sempre no médio nas opções.

Porém todo patch que sai a primeira coisa que faço é carregar um save para ver se o Alan Wake finalmente vai molhar com a chuva, será que só eu estou de birra com isto ? Os carros tbm não molham kkkkk

Lembro na época do Batima Arkham que fizeram uma polêmica pq o Batima não molhava e agora ninguém fala que o Alan fica seco na chuva.

Não tem um jogo de PC que não tenha uma implementada ruim ou bug do HDR, essa é mais um. Tem que hora que funcionar, tem que não. É um negócio que não resolvem de vez.

Qual bug do HDR? W10 ou 11?

Estou jogando desde o começo na OLED, com HGiG (como recomendei no post), sem nenhum tipo de problema no W11. Eu só tive problemas de HDR no W10.

Então é frase sua é realmente uma grande asneira, dizer que não foi pensado pra rodar no pc rsrsrs.
Se é só no pc que o jogo consegue mostrar todo o potencial da engine pow rsrsrsrs.
Jogos pensados para PC tentam alcançar um maior público e permitem outras configurações que possibilitam rodar em hardware mesmo que de entrada. Os próprios desenvolvedores dizem que o jogo foi planejado para rodar em 30 FPS e isto é até insulto considerando a nova geração de consoles e o potencial deles.
Um jogo com mapa fechado, single player e com foco em história demandar tanto assim do hardware é ridículo. Nem o mapeamento padrão do teclado no jogo é intuitivo.
A única explicação sendo "ah, porque os gráficos..." tem nenhuma argumentação válida ao que me refiro. Alan Wake 2 no PC simplesmente só serve para impulsionar vendas de GPU de alto desempenho e/ou usar o Geforce NOW.
Em questão de potencial da engine em aspecto gráfico concordo, mas foram com sede ao pote...

À medida em que fui avançando no jogo, me pareceu que os gráficos foram ficando mais pesados. Resolvi desligar tudo de RT e meter um DLSS Qualidade + FG. O jogo continua belíssimo e agora os frames tão uma beleza.

Cara, já falaram aqui e concordo, a parte musical desse jogo é um show à parte.

Tô com a porra da música do zelador encruada na minha mente, cantarolando ela o tempo todo! kkkkk

E, a parte do musical é uma das coisas mais sensacionais e fora da caixa que já vi na vida.

Sam Lake e a Remedy realmente se divertiram fazendo essa obra prima!

Última edição:
Pode ir alternando, ou pode ir com Alan até o "final" dele, ou com a Saga até o dela. Não faz diferença, você vai entender.
Mesmo terminando com um personagem o outro ainda fica disponível?

Users who are viewing this thread

Voltar