[TÓPICO OFICIAL] Alan Wake II

Já percebo que falou bosta ao orientar as pessoas a ligar o Reflexo apenas, pois justamente, esse sozinho, introduz artefatos.

0 fotos de comparações, apenas achismos. Diferente de você, eu coloco ibagens.
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Esse granulado ai, só existe no RT Only.





Infelizmente esse jogo fica melhor com Path Tracing, pois ele ilumina de uma forma mais uniforme a cena.
3WmXBxA.jpeg

O efeito é bem pequeno, vide o latão do lixo lá com sombras mais realistas.

A digital foundry já fez 2 vídeos sobre o assunto amigo, se tu quer jogar no Low, vai pro tópico do PS5. Aqui é PC.



BONUS: Aqui o jogo sem Ray Tracing.
jUkIetS.jpg

hj33uE2.jpg

Foda.

Então continua jogando com resolução baixa e não veja o ruído no reflexozinho....
Só não precisa ser verbalmente agressivo pra defender sua tese, você está em um fórum e não em um debate político ou uma arena.
 
estava achando meu jogo muito escuro e sem nitidez, então meti um reshade e eis que a mágica acontece:

sem
QnCKqK0.png


com
JQRFI9l.png


usando filtros que o @ppHp_ indicou + AutoHDR .
 
estava achando meu jogo muito escuro e sem nitidez, então meti um reshade e eis que a mágica acontece:

sem
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com
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usando filtros que o @ppHp_ indicou + AutoHDR .
que filtros? Ficou bacana a mudança 👏

Eu uso HDR (HGiG) mas sempre acho que fica muito escuro as paradas.
 
estava achando meu jogo muito escuro e sem nitidez, então meti um reshade e eis que a mágica acontece:

sem
QnCKqK0.png


com
JQRFI9l.png


usando filtros que o @ppHp_ indicou + AutoHDR
Não só acaba com a atmosfera do jogo, como também estoura as nuvens e detalhes do céu. Quase sempre opto por AutoHDR no windows 11. Mas. apesar de não ser perfeito, o HDR nativo desse jogo tá muito melhor. Mete 90 de brilho e deixa o HDR nativo mesmo...aí, se não gostar do tom esverdeado do filtro do jogo, usa o reshade só pra tirar isso... sem estourar a luz.
 


Max Payne 1 e 2 remake avançaram de estágio de desenvolvimento (production readiness), enquanto Control 2 ainda vai continuar no "proof of concept" por um tempo.

Os estágios de desenvolvimento são exemplificados pela própria Remedy:

IMG-20231031-WA0070.jpg

IMG-20231031-WA0071.jpg
 
que filtros? Ficou bacana a mudança 👏

Eu uso HDR (HGiG) mas sempre acho que fica muito escuro as paradas.
HGIG dá um destaque especial na iluminação volumétrica, principalmente quando há fonte de luz externa e muitas particulas (tipo poeira) no ar. Mas, o geral, deixa o quadro realmente muito escuro. Fazendo com que eu, quase sempre, opte por usar DTM "ON" (Dynamic Tone Mapping). Só que aí pode ser que ele "chape" demais a iluminação. Pra evitar isso, eu faço algumas alterações no menu da TV e no painel da Nvidia. Se o seu display for OLED, talvez meus números funcionem pra vc.
 
Não só acaba com a atmosfera do jogo, como também estoura as nuvens e detalhes do céu. Quase sempre opto por AutoHDR no windows 11. Mas. apesar de não ser perfeito, o HDR nativo desse jogo tá muito melhor. Mete 90 de brilho e deixa o HDR nativo mesmo...aí, se não gostar do tom esverdeado do filtro do jogo, usa o reshade só pra tirar isso... sem estourar a luz.

Exatamente, isso daí é invenção que só piora a imagem.

Na verdade este jogo tem um HDR muito bom, fica muito superior ao SDR!



Pra quem tem uma tv HDR a forma correta de jogar é a seguinte:

- Habilitar o HDR no Windows
- Baixar a ferramenta oficial de calibração do Windows 11: Windows HDR Calibration
- Configurar seguindo exatamente como pede no App.
- Habilitar o HGiG na sua televisão - não são todos os jogos que foram feitos com base nele mas o AW2 exige.
- Entra no jogo, altera pro modo HDR e você pode ajustar o brilho base de acordo com gosto pessoa, se acha que está um pouco escuro é só aumentar um pouco.

OBS. Se você possui mais de um display HDR você precisa repetir o processo e fazer uma configuração (profile) pra cada tela.
 
Exatamente, isso daí é invenção que só piora a imagem.

Na verdade este jogo tem um HDR muito bom, fica muito superior ao SDR!



Pra quem tem uma tv HDR a forma correta de jogar é a seguinte:

- Habilitar o HDR no Windows
- Baixar a ferramenta oficial de calibração do Windows 11: Windows HDR Calibration
- Configurar seguindo exatamente como pede no App.
- Habilitar o HGiG na sua televisão - não são todos os jogos que foram feitos com base nele mas o AW2 exige.
- Entra no jogo, altera pro modo HDR e você pode ajustar o brilho base de acordo com gosto pessoa, se acha que está um pouco escuro é só aumentar um pouco.

OBS. Se você possui mais de um display HDR você precisa repetir o processo e fazer uma configuração (profile) pra cada tela.

Estou jogando fazendo streaming no moonlight para minha TV, quando ligo o HDR fica tudo parecendo que jogaram candida nas cores, não sabia desse calibrador, testarei quando chegar em casa.
 
Não só acaba com a atmosfera do jogo, como também estoura as nuvens e detalhes do céu. Quase sempre opto por AutoHDR no windows 11. Mas. apesar de não ser perfeito, o HDR nativo desse jogo tá muito melhor. Mete 90 de brilho e deixa o HDR nativo mesmo...aí, se não gostar do tom esverdeado do filtro do jogo, usa o reshade só pra tirar isso... sem estourar a luz.
Não acho que acaba com atmosfera não, em lugares escuros continuam escuros. Agora ficar escuro durante a luz do dia é foda. E o HDR do monitor é uma porcaria se ligo fica mais escuro ainda.
 
Rapaz, não me aguentei e comprei a versão Deluxe com desconto lá na GMG.

Graficamente o jogo é lindo! Só fiz o prólogo até agora, acabei de chegar na cidade. Mas, que peso, meu amigo! A 4070 tá peidando violentamente.

Nas configs não RT, eu segui as dicas tanto do DF quanto do Benchmarking. Como jogo na TV, resolução tá 4K e DLSS em Performance (1080p). Nesse tipo de jogo, eu procuro travar os FPS em 40 pelo Rivatuner, e tentar extrair a melhor qualidade gráfica possível. Mas, nem isso a bichinha da 4070 tá conseguindo fazer quando liga todos os RT da vida.

Pra quem já testou mais, o que é que pesa mais das opções do RT? Acho que é aquela opção que usa path tracing nos reflexos, né? E a que influencia mais no visual? Aqui, acredito que seja aquela primeira, de iluminação indireta ou algo assim. Fiz um teste com ela dentro daquela cabana dos pensamentos, e a qualidade das sombras e da iluminação pareceu bem superior ao método tradicional.

No aguardo do vídeo do DF focando só nessas settings com ray tracing. Se tivesse grana, ia fazer upgrade da VGA só pra poder jogar essa lindeza no talo, mas, sem chances no momento.
 
estava achando meu jogo muito escuro e sem nitidez, então meti um reshade e eis que a mágica acontece:

sem
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com
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usando filtros que o @ppHp_ indicou + AutoHDR .

Li uma vez que usar TV OLED é ganhar reshade em todos os jogos de forma automática. E faz sentido, tenho um resultado semelhante ao seu somente ao ligar o HDR rs

Sem-t-tulo.png
 
Estou indo pros finalmente, e eu acho bem difícil não ser o GOTY pra mim, não só pq o jogo é super sólido no geral, mas pq na parte do storytelling e outras bizarrices, não existe jogo parecido no mercado, tirando talvez Control. Toda vez que eu acho que já vi de tudo, sempre tem algo mais estranho, mais interessante. A escrita também é muito interessante, pq a remedy tem 100% noção da insanidade e o quão besta a grande maioria dos acontecimentos são kk, porém ela funciona.

O jogo tem uns probleminhas. Apesar de ser um survival horror agora, eu queria uma variedade um pouquinho maior no combate e inimigos, e o ritmo pode ficar mais arrastado nas partes do Alan (a campanha da Saga é bem mais redonda imo), e eu vi uns bugzinhos (parece estar pior pro pessoal do xbox), mas porra, já se foram 30h de um jogo da Remedy, e ele acerta MUITO mais do que erra durante esse tempo todo. O storytelling continua pica, e a historinha interessante, e é isso que importa.
 
HGIG dá um destaque especial na iluminação volumétrica, principalmente quando há fonte de luz externa e muitas particulas (tipo poeira) no ar. Mas, o geral, deixa o quadro realmente muito escuro. Fazendo com que eu, quase sempre, opte por usar DTM "ON" (Dynamic Tone Mapping). Só que aí pode ser que ele "chape" demais a iluminação. Pra evitar isso, eu faço algumas alterações no menu da TV e no painel da Nvidia. Se o seu display for OLED, talvez meus números funcionem pra vc.
Pra quem tem uma tv HDR a forma correta de jogar é a seguinte:

- Habilitar o HDR no Windows
- Baixar a ferramenta oficial de calibração do Windows 11: Windows HDR Calibration
- Configurar seguindo exatamente como pede no App.
- Habilitar o HGiG na sua televisão - não são todos os jogos que foram feitos com base nele mas o AW2 exige.
- Entra no jogo, altera pro modo HDR e você pode ajustar o brilho base de acordo com gosto pessoa, se acha que está um pouco escuro é só aumentar um pouco.

OBS. Se você possui mais de um display HDR você precisa repetir o processo e fazer uma configuração (profile) pra cada tela.
Os "especialistas" falam que HGiG é a melhor forma de usar HDR. Mas eu não gosto. Fica escuro e algumas cores mais lavadas.

AW2 é o único game que usei com HGiG e ficou bom. Já que eles pedem isso no menu.
 
Não acho que acaba com atmosfera não, em lugares escuros continuam escuros. Agora ficar escuro durante a luz do dia é foda. E o HDR do monitor é uma porcaria se ligo fica mais escuro ainda.
É pq vc não calibrou o HDR. HDR de monitor não é ruim, ele só não consegue ter o contraste de um televisor. No Windows 11, HDR funciona super bem. Só calibrar.
 
Rapaz, não me aguentei e comprei a versão Deluxe com desconto lá na GMG.

Graficamente o jogo é lindo! Só fiz o prólogo até agora, acabei de chegar na cidade. Mas, que peso, meu amigo! A 4070 tá peidando violentamente.

Nas configs não RT, eu segui as dicas tanto do DF quanto do Benchmarking. Como jogo na TV, resolução tá 4K e DLSS em Performance (1080p). Nesse tipo de jogo, eu procuro travar os FPS em 40 pelo Rivatuner, e tentar extrair a melhor qualidade gráfica possível. Mas, nem isso a bichinha da 4070 tá conseguindo fazer quando liga todos os RT da vida.

Pra quem já testou mais, o que é que pesa mais das opções do RT? Acho que é aquela opção que usa path tracing nos reflexos, né? E a que influencia mais no visual? Aqui, acredito que seja aquela primeira, de iluminação indireta ou algo assim. Fiz um teste com ela dentro daquela cabana dos pensamentos, e a qualidade das sombras e da iluminação pareceu bem superior ao método tradicional.

No aguardo do vídeo do DF focando só nessas settings com ray tracing. Se tivesse grana, ia fazer upgrade da VGA só pra poder jogar essa lindeza no talo, mas, sem chances no momento.

Quando conseguir achar uma config otimizada com RayTracing se puder fazer o favor de postar, também tenho a 4070.

Apesar de ter um bom monitor, quando possível, vou levar o pc na sala pra jogar na tv. Acho que terei uma experiência muito melhor.
 
Quando conseguir achar uma config otimizada com RayTracing se puder fazer o favor de postar, também tenho a 4070.

Apesar de ter um bom monitor, quando possível, vou levar o pc na sala pra jogar na tv. Acho que terei uma experiência muito melhor.

Amigo eu sempre queria jogar na TV da sala mas dava preguiça de levar o pc, vou te passar o que eu fiz, eu consegui um excelente resultado depois de uma pequena configuração.
Meu escritório fica ao lado da minha sala, então passei o cabeamento do cabo de rede para a sala e comprei um switch para todos os aparelhos da sala ficarem cabeados.
Um dos aparelhos que encontrei com o melhor custo beneficio para realizar um streaming 4k60 foi um Apple TV 4k.
Nele eu testei 2 apps para jogar remotamente.
Steamlink e o Moonlight, de começo testei o steamlink e cara ele funcionou muito bem em jogos mais leves e emuladores, jogos mais pesados ou fps senti um pouco de imput lag e baixo bit rate que caso o Starfield, ME entre outros.
o Moonlight achei infinitamente superior em qualidade, hoje configurado sinto como se tivesse jogando no HDMI, muito bom o input lag, e sem perde de imagem.
O dual sense eu uso um adaptador bluetooth e o sinal chega sem problemas no outro cômodo, e uso tbm um mini teclado bluetooth caso precise mexer em algo do pc.
Hoje em dia na sala tenho a opção de jogar no ps5 ou pelo pc remotamente, usando o wake up do pc ele liga remotamente então n preciso nem me levantar para ligar o pc.
 
Última edição:
Amigo eu sempre queria jogar na TV da sala mas dava preguiça de levar o pc, vou te passar o que eu fiz, eu consegui um excelente resultado depois de uma pequena configuração.
Meu escritório fica ao lado da minha sala, então passei o cabeamento do cabo de rede para a sala e comprei um switch para todos os aparelhos da sala ficarem cabeados.
Um dos aparelhos que encontrei com o melhor custo beneficio para realizar um streaming 4k60 foi um Apple TV 4k.
Nele eu testei 2 apps para jogar remotamente.
Steamlink e o Moonlight, de começo testei o steamlink e cara ele funcionou muito bem em jogos mais leves e emuladores, jogos mais pesados ou fps senti um pouco de imput lag e baixo bit rate que caso o Starfield, ME entre outros.
o Moonlight achei infinitamente superior em qualidade, hoje configurado sinto como se tivesse jogando no HDMI, muito bom o input lag, e sem perde de imagem.
O dual sense eu uso um adaptador bluetooth e o sinal chega sem problemas no outro cômodo, e uso tbm um mini teclado bluetooth caso precise mexer em algo do pc.
Hoje em dia na sala tenho a opção de jogar no ps5 ou pelo pc remotamente, usando o wake up do pc ele liga remotamente então n preciso nem me levantar para ligar o pc.
Já que você consegue passar fiação de um cômodo pra outro, e usar periféricos wireless, porque você também não passa um cabo HDMI direto do PC para a TV? Eu consegui fazer isso no outro apê que eu morava e era uma beleza!
 
É pq vc não calibrou o HDR. HDR de monitor não é ruim, ele só não consegue ter o contraste de um televisor. No Windows 11, HDR funciona super bem. Só calibrar.
HDR de monitor é ruim sim (pelo menos a grande maioria), os monitores com full array local dimming (que é necessário para ter HDR decente) são muito caros e escassos. OLED não precisa de local dimming mas os monitores OLED também são muito caros, mais caro do que uma TV top.
 
Amigo eu sempre queria jogar na TV da sala mas dava preguiça de levar o pc, vou te passar o que eu fiz, eu consegui um excelente resultado depois de uma pequena configuração.
Meu escritório fica ao lado da minha sala, então passei o cabeamento do cabo de rede para a sala e comprei um switch para todos os aparelhos da sala ficarem cabeados.
Um dos aparelhos que encontrei com o melhor custo beneficio para realizar um streaming 4k60 foi um Apple TV 4k.
Nele eu testei 2 apps para jogar remotamente.
Steamlink e o Moonlight, de começo testei o steamlink e cara ele funcionou muito bem em jogos mais leves e emuladores, jogos mais pesados ou fps senti um pouco de imput lag e baixo bit rate que caso o Starfield, ME entre outros.
o Moonlight achei infinitamente superior em qualidade, hoje configurado sinto como se tivesse jogando no HDMI, muito bom o input lag, e sem perde de imagem.
O dual sense eu uso um adaptador bluetooth e o sinal chega sem problemas no outro cômodo, e uso tbm um mini teclado bluetooth caso precise mexer em algo do pc.
Hoje em dia na sala tenho a opção de jogar no ps5 ou pelo pc remotamente, usando o wake up do pc ele liga remotamente então n preciso nem me levantar para ligar o pc.

Opa vou dar uma olhada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já que você consegue passar fiação de um cômodo pra outro, e usar periféricos wireless, porque você também não passa um cabo HDMI direto do PC para a TV? Eu consegui fazer isso no outro apê que eu morava e era uma beleza!

Saberia dizer até quantos metros de cabo pra não ter problema?

Aqui acredito que precisaria de no mínimo uns 10 metros.
 
Última edição:
Li uma vez que usar TV OLED é ganhar reshade em todos os jogos de forma automática. E faz sentido, tenho um resultado semelhante ao seu somente ao ligar o HDR rs

Sem-t-tulo.png
OLED e coisa mais absurda que existe.

Jogando o mesmo jogo que minha esposa, ela no Switch e eu no SteamDeck a diferença e visível principalmente dos pretos.
 
Opa vou dar uma olhada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Saberia dizer até quantos metros de cabo pra não ter problema?

Aqui acredito que precisaria de no mínimo uns 10 metros.
Possuo dois desses de fibra de 10 metros (8k60hz 2.1), funcionam perfeitamente inclusive passando 48Gbps na minha G3.
https://a.aliexpress.com/_m0qKPUq
O vendedor ai vende de até 50m, o de 10m até agora ta perfeito.

Só tem que ficar atento que não pode inverter as pontas como cabo comum, source vai na placa de video e display na tv.
Por ser fibra o cabo é fino e requer um pouco de cuidado pra não fazer uma dobra muito acentuada.
 
Exatamente, isso daí é invenção que só piora a imagem.

Na verdade este jogo tem um HDR muito bom, fica muito superior ao SDR!



Pra quem tem uma tv HDR a forma correta de jogar é a seguinte:

- Habilitar o HDR no Windows
- Baixar a ferramenta oficial de calibração do Windows 11: Windows HDR Calibration
- Configurar seguindo exatamente como pede no App.
- Habilitar o HGiG na sua televisão - não são todos os jogos que foram feitos com base nele mas o AW2 exige.
- Entra no jogo, altera pro modo HDR e você pode ajustar o brilho base de acordo com gosto pessoa, se acha que está um pouco escuro é só aumentar um pouco.

OBS. Se você possui mais de um display HDR você precisa repetir o processo e fazer uma configuração (profile) pra cada tela.
Tenho uma dúvida nesta questão de HDR, qual tipo de cor é o ideal de usar ?

RGB completo ? ycbcr444 ?
 
Ficou um vazio aqui, 25h de jogatina. Gostei de mais do jogo, agora é aguardar as dlc's e sei lá quando control 2 kkk

Foda de zerar jogo desse naipe que você não sabe o que jogar/fazer depois rsrsrs.
 
estava achando meu jogo muito escuro e sem nitidez, então meti um reshade e eis que a mágica acontece:

sem
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com
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usando filtros que o @ppHp_ indicou + AutoHDR .
Tem umas partes que melhora mas outras perde muito. Ali no céu, canto superior direito você perdeu a informação do céu todinha. Onde dava pra ver as núvens, o azul bem clarinho do céu ficou tudo um branco estourado, acho tem que tentar compensar reduzindo o constrate geral.
 

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