Tem umas partes que melhora mas outras perde muito. Ali no céu, canto superior direito você perdeu a informação do céu todinha. Onde dava pra ver as núvens, o azul bem clarinho do céu ficou tudo um branco estourado, acho tem que tentar compensar reduzindo o constrate geral.
Sim, mas sinceramente acho que ninguém aqui joga olhando para o céu né... pra screens pode até ficar bacana e tals, mas é algo que não me atrapalha em nada.
edit: contra o sol, o céu azulado aparece pra alegria de vcs..
Entrou o saldo do cashback na Epic. Quando comprei o Alan Wake 2 Standard ganhei umas 65 liras.
O update pra deluxe acabou saindo por 300 liras. Agora só esperar as dlcs.
Cara, eu vi gente zerando com 10h. Tipo, como assim irmão? Eu tô indo zerar nesse instante, com 30h e pouquinho, fiz uns 90% do que tinha, deixei só algumas stash que nem ligo de não pegar.
Estou jogando fazendo streaming no moonlight para minha TV, quando ligo o HDR fica tudo parecendo que jogaram candida nas cores, não sabia desse calibrador, testarei quando chegar em casa.
Certamente é preciso fazer a calibração usando o programa que mencionei anteriormente, caso contrário o Windows vai jogar referências completamente nada a ver!
Lembre-se que o Windows precisa 'entender' qual é o seu display e até onde ele é capaz de ir (brilho mínimo, picos de brilho máximo, contraste etc). Tem gente que usa monitor LCD, outras pessoas com QLED, Mini-Led, OLED e cada painel e modelo possui suas características e limitação, não tem como o Windows simplesmente adivinhar. Assim como os consoles (PS5, XSX) você também precisa fazer essa calibração do HDR no sistema do console.
Falando de forma técnica, sim, o HGiG é superior. Porém, ele só vai funcionar bem se o conteúdo (jogo, filme) também for criado usando o HGiG como Tone Mapping padrão. O problema é que a maioria dos jogos ainda não usam HGiG como um padrão, especialmente nos PC. Mas sei que normalmente os principais jogos firsty party da Sony usam todos HGiG. É ruim pois esse tipo de informação também não é muito divulgada amplamente, então até pra caçar é meio chato...
Ele é naturalmente mais escuro do que o Tone Mapping tradicional, mas ele foi feito pra usar com brilho HDR no máximo (nas configurações das TVs). Dessa forma ele consegue fazer um range de luminosidade muito mais extenso. Sorte que em jogos como o AW2 existe o ajuste in game de brilho mínimo. Se você achar a tela ainda escura é possível aumentá-lo por lá.
Tem umas partes que melhora mas outras perde muito. Ali no céu, canto superior direito você perdeu a informação do céu todinha. Onde dava pra ver as núvens, o azul bem clarinho do céu ficou tudo um branco estourado, acho tem que tentar compensar reduzindo o constrate geral.
O que ocorreu ali é justamente a falta de calibragem do HDR, onde o Windows jogou valores incorretos. Então por mais que o brilho excessivo pra alguns possa ser mais vistoso, na verdade você está apenas perdendo MUITAS informações importantes da imagem.
Como comparação eu vou repostar um vídeo que tinha feito, em HDR, devidamente calibrado no Windows. Recomendo ver o vídeo numa tela com bom HDR (TVs OLED / Mini-Led) ou até mesmo no seu celular, se for tela AMOLED com suporte a HDR. Se possível aumente o brilho do display para melhor experiência.
estou jogando na resolucao de 3440x1440p e sentir uma falta de nitidez no game, coloquei reshade e instalei o CAS e realmente é uma ferramenta muito boa
Sim, mas sinceramente acho que ninguém aqui joga olhando para o céu né... pra screens pode até ficar bacana e tals, mas é algo que não me atrapalha em nada.
edit: contra o sol, o ceú azulado aparece pra alegria de vcs..
Zerado em pouco mais de 20 horas. Não fiz todos os casos que são os coletáveis, mas fiz a maior parte e só teve um prédio que não encontrei a chave. Essa duração é adequada pra esse tipo de jogo e eu certamente jogarei os DLCs.
Sobre o jogo em si, mantenho minha avaliação de que faz jus às notas no PC. Pra mim é um survival horror à altura de clássicos como RE2 remake e Silent Hill 2.
Certamente é preciso fazer a calibração usando o programa que mencionei anteriormente, caso contrário o Windows vai jogar referências completamente nada a ver!
Lembre-se que o Windows precisa 'entender' qual é o seu display e até onde ele é capaz de ir (brilho mínimo, picos de brilho máximo, contraste etc). Tem gente que usa monitor LCD, outras pessoas com QLED, Mini-Led, OLED e cada painel e modelo possui suas características e limitação, não tem como o Windows simplesmente adivinhar. Assim como os consoles (PS5, XSX) você também precisa fazer essa calibração do HDR no sistema do console.
Falando de forma técnica, sim, o HGiG é superior. Porém, ele só vai funcionar bem se o conteúdo (jogo, filme) também for criado usando o HGiG como Tone Mapping padrão. O problema é que a maioria dos jogos ainda não usam HGiG como um padrão, especialmente nos PC. Mas sei que normalmente os principais jogos firsty party da Sony usam todos HGiG. É ruim pois esse tipo de informação também não é muito divulgada amplamente, então até pra caçar é meio chato...
Ele é naturalmente mais escuro do que o Tone Mapping tradicional, mas ele foi feito pra usar com brilho HDR no máximo (nas configurações das TVs). Dessa forma ele consegue fazer um range de luminosidade muito mais extenso. Sorte que em jogos como o AW2 existe o ajuste in game de brilho mínimo. Se você achar a tela ainda escura é possível aumentá-lo por lá.
Pode deixar no RGB e intervalo Completo, sem problemas. Só tem que se atentar na profundidade de cor, que precisa ser 10 BPC!
O que ocorreu ali é justamente a falta de calibragem do HDR, onde o Windows jogou valores incorretos. Então por mais que o brilho excessivo pra alguns possa ser mais vistoso, na verdade você está apenas perdendo MUITAS informações importantes da imagem.
Como comparação eu vou repostar um vídeo que tinha feito, em HDR, devidamente calibrado no Windows. Recomendo ver o vídeo numa tela com bom HDR (TVs OLED / Mini-Led) ou até mesmo no seu celular, se for tela AMOLED com suporte a HDR. Se possível aumente o brilho do display para melhor experiência.
estou jogando na resolucao de 3440x1440p e sentir uma falta de nitidez no game, coloquei reshade e instalei o CAS e realmente é uma ferramenta muito boa
Porque os 10bit é o padrão para HDR. Não pode ser 8bit.
Sobre os 12, sim, o 12 é superior... Mas o HDR opera em 10bpc e só vai fazer uso desses 10bit. Mesmo que você deixe setado em 12 não vai mudar absolutamente nada pois o máximo que ele vai chegar é apenas 10bpc.
Os 12bit é mais dedicado pra programas que manipulem arquivos criados em 12bit, tipo softwares profissionais de fotografia e edição de vídeo RAW.
O problema em querer habilitar 12bpc é porque, além de não trazer nenhuma vantagem visual, ele vai ocupar muito da largura de banda do cabo. Mesmo no HDMI 2.1 você vai acabar restringindo outras opções. Por exemplo, na minha OLED quando eu habilito o 12bpc ele só deixa eu usar chroma 4:2:2 Limited...
HDR de monitor é ruim sim (pelo menos a grande maioria), os monitores com full array local dimming (que é necessário para ter HDR decente) são muito caros e escassos. OLED não precisa de local dimming mas os monitores OLED também são muito caros, mais caro do que uma TV top.
Não consegue o contraste de uma TV, nem nível de brilho. Obviamente, como mencionei. Mas melhora a imagem nativa sem o uso de HDR. Eu estou usando aqui no monitor e tenho uma tv com HDR tb. Então sei bem a diferença. Melhora o contraste? Não. Melhora o brilho? Não. Não atinge 2 dos 3 objetivos do HDR. Porém o terceiro atinge: fidelidade de cores/contraste. Isso com calibração adequada, claro.
Tem nada de ruim. Se melhora a imagem nativa - e o faz tranquilamente -, ruim não tem como ser chamado. Só não é similar ao que tvs conseguem alcançar. Sim, nem perto. Mas mencionei.
Já que você consegue passar fiação de um cômodo pra outro, e usar periféricos wireless, porque você também não passa um cabo HDMI direto do PC para a TV? Eu consegui fazer isso no outro apê que eu morava e era uma beleza!
Já que você consegue passar fiação de um cômodo pra outro, e usar periféricos wireless, porque você também não passa um cabo HDMI direto do PC para a TV? Eu consegui fazer isso no outro apê que eu morava e era uma beleza!
Um cabo 4k@60Hz enorme deve ser uma pequena fortuna. Eu uso Moonlight no meu próprio Samsung 20FE hoje (Modo DEX) e fica ótimo. Pena que esse adaptador não permite 4k@60Hz. Mas tem uns que permitem, devo pegar logo.
Ideal seria meter um HDMI gigante, mas 2.1 e de 10 metros, que é o que eu preciso, deve ser difícil... Na real nem achei.
Então continua jogando com resolução baixa e não veja o ruído no reflexozinho....
Só não precisa ser verbalmente agressivo pra defender sua tese, você está em um fórum e não em um debate político ou uma arena.
Que parte eu fui verbalmente agressivo?
Você coloca a sua opinião como fato, galera, faz isso e isso ou isso. Contrariando todas as mídias que são dedicadas e tu quer que eu seja legalzinho com você?
É muito bom como o Sam Lake chega na entrevista e diz que QB não está nos planos do universo compartilhado deles, aí deixam meio "explícito" no jogo que está sim,
Conversa com do segundo encontro do Alan com o Tim Breaker
Sobre ele ser uma pessoa diferente, mesmo ator que fez o Jack Joyce no QB
Detalhe na "outras Pessoas que conhece, mas estão diferente? Mulher Ruiva", Jesse Faden que foi a Beth Wilder kkkk, se caso comprarem a ip futuramente, as referencias estarão lá.
QB
esse mundo doido deles dá essa liberdade, principalmente essa coisa de chamar mesmos atores para fazer personagens diferentes.
Uma dica, teve atualização do Dlss, usei o DLSS Swapper [que programa fantástico]
Atualizei o Driver da nvidia também, aqui estava dando um bug dos fps do nada caírem para 40 frames e ficar ali, usando 70% da placa, vamos ver se resolve. Estou com um problema do hd do windows do nada usar os praticamente 30 gbs que tem, e ficar com 1 ou 2 gb disponível, não sei até agora o que está alocando tanta coisa, e já tem um tempo esse problema, talvez isso também estava zuando o jogo. Agora já voltou o hd ao normal, atualizei windows etc.
Eu to na metade de Alan Wake 1, que comecei sem expectativa e com intenção de apenas ser apresentado a lore pois o 2 me interessou, e to achando o jogo excelente, ta me prendendo bastante e sendo uma bela surpresa. To até afim de pegar o quantum break antes de AW2 pq curti o estilo de narrativa da remedy.
É muito bom como o Sam Lake chega na entrevista e diz que QB não está nos planos do universo compartilhado deles, aí deixam meio "explícito" no jogo que está sim,
Conversa com do segundo encontro do Alan com o Tim Breaker
Sobre ele ser uma pessoa diferente, mesmo ator que fez o Jack Joyce no QB
Detalhe na "outras Pessoas que conhece, mas estão diferente? Mulher Ruiva", Jesse Faden que foi a Beth Wilder kkkk, se caso comprarem a ip futuramente, as referencias estarão lá.
QB
esse mundo doido deles dá essa liberdade, principalmente essa coisa de chamar mesmos atores para fazer personagens diferentes.
Uma dica, teve atualização do Dlss, usei o DLSS Swapper [que programa fantástico]
Atualizei o Driver da nvidia também, aqui estava dando um bug dos fps do nada caírem para 40 frames e ficar ali, usando 70% da placa, vamos ver se resolve. Estou com um problema do hd do windows do nada usar os praticamente 30 gbs que tem, e ficar com 1 ou 2 gb disponível, não sei até agora o que está alocando tanta coisa, e já tem um tempo esse problema, talvez isso também estava zuando o jogo. Agora já voltou o hd ao normal, atualizei windows etc.
Eles dizem que não faz parte por nao terem os direitos, mas as referências estão lá escancaradas no game. Se Max Payne e QB pertencessem a eles, é provável que não seriam só referências, mas até os personagens poderiam aparecer.