[TÓPICO OFICIAL] Alan Wake II

Estou com um problema de texturas que ficam borradas depois de algum tempo de jogo. Perto do final e o problema piorou. Mais alguém?

Hardware não é. 3070 e 32gb de RAM.

Aconteceu comigo ontem depois de algumas horas de jogo, frame dropava, o mapa demorava muito tempo para renderizar, só foi resolvido reiniciando o jogo, parece o mesmo bug das texturas do Control, lá era algum bug relacionado a memoria, mesmo mostrando que está usando 7,4 gbs de 8, por exemplo, mas no Control era só mudar a opção gráfica e não tinha quedas de frame, aqui foi um pouco mais grave, espero que não seja recorrente.

Pra quem ainda tá precisando de ver um vídeo com configurações otimizadas, esse aqui saiu há pouco e acho o melhor canal, mostrando diretamente as diferenças de qualidade e performance de todas as configurações.

Esse cara faz um trampo muito bom, antes não tinha nem narração, ele evoluiu muito, muito melhor que os videos da DF sobre otimização grafica.

Jogo é sensacional, estou degustando cada segundo.

Acho alguns queriam outros Resident Evil...

Só tem uma coisa incomodando, os personagens não molham na chuva e isto incomoda d+ kkkkkkkkk.
É bug. Vi a pele da Saga ficar molhada por uns segundos e depois voltou rápido ao normal. As texturas estão com um bug crônico que piora perto do final do jogo

Path trace e outras firulas que a NVidia pagou pra remedy enfiar no jogo é algo dispensável, desliguem toda essa papagaiada e renderize o jogo na resolução nativa, pra mim isso faz o jogo ficar bem mais bonito pq ai tem definição de imagem, o máximo que pode deixar ligado são os reflexos por RT o resto desliga tdo e curta o game sendo renderizado em resolução nativa.
O jogo perde muita definição mesmo com DLSS qualidade qdo usamos um monitor e estamos muito próximos a tela "que é como se joga no Pc", usando na tv 4k da até pra encarar de boa o DLSS desempenho ou ultra desempenho pq aí a resolução não influencia muito e a distância da tela é maior, do contrário pqp a definição fica bem comprometida usando monitor.
NVidia estragou mais um jogo com suas presepadas e papagaiadas...

Path trace e outras firulas que a NVidia pagou pra remedy enfiar no jogo é algo dispensável, desliguem toda essa papagaiada e renderize o jogo na resolução nativa, pra mim isso faz o jogo ficar bem mais bonito pq ai tem definição de imagem, o máximo que pode deixar ligado são os reflexos por RT o resto desliga tdo e curta o game sendo renderizado em resolução nativa.
O jogo perde muita definição mesmo com DLSS qualidade qdo usamos um monitor e estamos muito próximos a tela "que é como se joga no Pc", usando na tv 4k da até pra encarar de boa o DLSS desempenho ou ultra desempenho pq aí a resolução não influencia muito e a distância da tela é maior, do contrário pqp a definição fica bem comprometida usando monitor.
NVidia estragou mais um jogo com suas presepadas e papagaiadas...
Você se equivocou ao orientar as pessoas a ligar o Reflexo apenas, pois justamente, esse sozinho, introduz artefatos.

N0zDpUX.png

iUZU9NF.png

Esse granulado ai, só existe no RT Only.

Infelizmente esse jogo fica melhor com Path Tracing, pois ele ilumina de uma forma mais uniforme a cena.
3WmXBxA.jpeg

O efeito é bem pequeno, vide o latão do lixo lá com sombras mais realistas.

A digital foundry já fez 2 vídeos sobre o assunto amigo.

BONUS: Aqui o jogo sem Ray Tracing.
jUkIetS.jpg

hj33uE2.jpg

Foda.

Editado por um moderador:
Já percebo que falou bosta ao orientar as pessoas a ligar o Reflexo apenas, pois justamente, esse sozinho, introduz artefatos.

0 fotos de comparações, apenas achismos. Diferente de você, eu coloco ibagens.
N0zDpUX.png

iUZU9NF.png

Esse granulado ai, só existe no RT Only.

Infelizmente esse jogo fica melhor com Path Tracing, pois ele ilumina de uma forma mais uniforme a cena.
3WmXBxA.jpeg

O efeito é bem pequeno, vide o latão do lixo lá com sombras mais realistas.

A digital foundry já fez 2 vídeos sobre o assunto amigo, se tu quer jogar no Low, vai pro tópico do PS5. Aqui é PC.

BONUS: Aqui o jogo sem Ray Tracing.
jUkIetS.jpg

hj33uE2.jpg

Foda.

bom dia, tomou café logo cedo hoje

Qual é a opção para desabilitar o tal do RR? o que é isso nas opções?

Aconteceu comigo ontem depois de algumas horas de jogo, frame dropava, o mapa demorava muito tempo para renderizar, só foi resolvido reiniciando o jogo, parece o mesmo bug das texturas do Control, lá era algum bug relacionado a memoria, mesmo mostrando que está usando 7,4 gbs de 8, por exemplo, mas no Control era só mudar a opção gráfica e não tinha quedas de frame, aqui foi um pouco mais grave, espero que não seja recorrente.

Esse cara faz um trampo muito bom, antes não tinha nem narração, ele evoluiu muito, muito melhor que os videos da DF sobre otimização grafica.
Os vídeos do DF são mais técnicos, esses são mais direto ao ponto. Gosto dos dois, cada um ao seu modo. A real é que to tão acostumado a saber o que pesa e o que não pesa num jogo, que geralmente já nem preciso disso rs. Tudo que tem volumetric, shadows e ilumination, pode diminuir o quanto puder antes de ficar feio rsrs

RR é Ray Reconstruction. É um denoiser que em teoria melhora a qualidade e o desempenho dos efeitos de RT. Aqui pra mim, pelo menos, realmente melhorou a performance e a qualidade dos reflexos.

Eu estava jogando no 4k fake (3200x1800), uma resolução que gosto bastante, mas pesa mais que o 1440p e no caso do AW2, um jogo pesado, eu estava travando os fps em 40, estava muito bom, mas agora com o vídeo de otimização gráfica do BenchmarKing, fui tentar ir para o 1440p, minha TV, a q60a não tem suporte para 1440p, que é uma frescura pois ela funciona, no AW2 tenho que jogar em modo janela sem borda, e deixar o Windows em 1440p, e deu certo.

Jogar a 60 frames é muito melhor, e continuou muito bonito, e consegui aumentar a resolução de sombra para o alto, fica horroroso no medio. Desativei 2 opções no ini também, o vignette e o efeito de aberração acromatico, esse último que deve estar borrando a imagem, duas opções que deveria ser desligado no próprio jogo pois são efeitos bem zoados.

Os vídeos do DF são mais técnicos, esses são mais direto ao ponto. Gosto dos dois, cada um ao seu modo. A real é que to tão acostumado a saber o que pesa e o que não pesa num jogo, que geralmente já nem preciso disso rs. Tudo que tem volumetric, shadows e ilumination, pode diminuir o quanto puder antes de ficar feio rsrs

Verdade. Eu também, a primeira coisa a mudar sempre é sombra, o foda que nos últimos anos tem muita opção que não muda nada no frames mas muda graficamente, como o filtro de textura, com perda irrelevante entre o low e o High e mudança significativa graficamente, essa opção nem devia ter, era para ser padrão high, por isso agora sempre fico de olho nesses vídeos. O Callistro Protocol a diferença das opções no Médio para o High eram praticamente imperceptível, mas as mudanças nos frames eram enormes

Última edição:
Galera. E Max Payne, hein? Será que Alex Casey é um prequel ai pra um reboot? Faria todo sentido e dá pra encaixar tranquilo no plot de Max. Mas essa IP pertence hoje à Rockstar, não?

Eu estava jogando no 4k fake (3200x1800), uma resolução que gosto bastante, mas pesa mais que o 1440p e no caso do AW2, um jogo pesado, eu estava travando os fps em 40, estava muito bom, mas agora com o vídeo de otimização gráfica do BenchmarKing, fui tentar ir para o 1440p, minha TV, a q60a não tem suporte para 1440p, que é uma frescura pois ela funciona, no AW2 tenho que jogar em modo janela sem borda, e deixar o Windows em 1440p, e deu certo.

Jogar a 60 frames é muito melhor, e continuou muito bonito, e consegui aumentar a resolução de sombra para o alto, fica horroroso no medio. Desativei 2 opções no ini também, o vignette e o efeito de aberração acromatico, esse último que deve estar borrando a imagem, duas opções que deveria ser desligado no próprio jogo pois são efeitos bem zoados.

Verdade. Eu também, a primeira coisa a mudar sempre é sombra, o foda que nos últimos anos tem muita opção que não muda nada no frames mas muda graficamente, como o filtro de textura, com perda irrelevante entre o low e o High e mudança significativa graficamente, essa opção nem devia ter, era para ser padrão high, por isso agora sempre fico de olho nesses vídeos. O Callistro Protocol a diferença das opções no Médio para o High eram praticamente imperceptível, mas as mudanças nos frames eram enormes
Isso. É que filtro de textura é o famoso filtro anisotrópico rs. Só mudaram o nome, creio. Dai Low deve ser 4x, médio 8x e máximo 16x. Geralmente 8x é o equilíbrio ideal, já que dependendo da cena 16x pode pesar uns 5% de performance ou causar certos spikes. Tb acho que essa opção deveria ter talvez no máximo duas opções. 8x e 16x. 4x não ganha performance e fica horrível. Desligado, então, nem se fala.

Particularmente eu gosto do visual fechado que o o chromatic aberration dá nos jogos, mas esse parece só um certo borrão, um FXAA da vida. Vou desabilitar pra ver. Vou tentar aumentar a sombra pra médio, já que resolvi desligar o RT de vez. Uma coisa que melhorou muito foi colocar a iluminação de luz volumétrica de volta no Mèdio. Tava achando tudo muito opaco e sem vida com a lanterna. Era isso. Desligando o RT, pude aumentar isso novamente.

Cara, tu já chegou na cena da banda com Doom e Alex Casey? Vou colocar em spoiler caso vc esteja com receio de não estarmos falando da mesma coisa. Isso na minha tv da sala com HDR on ficou completamente OBSCENO. Lindo demais. Um show de cores, de explosões, nossa, parecia aqueles vídeos Dolby Vision de apresentação de OLED da LG rs.

Imagem convertida de JRX pra PNG, logo perde-se completamente definição das cores. Mas dá pra ter uma ideia. Essa parte do jogo é obsceno de lindo. E a música tb muito foda, coreografias, tudo muito foda. Aqui eu dei mole, deveria ter ligado o RT de volta só pra curtir e jogar a 30FPS mesmo essa parte rs.
l7mY4lh.png

Vou testar os settings do Benchmarking que estão realmente mais detalhados sobre impacto em performance quando chegar em casa.

Meti no high e to assim até agora, mas com ctza da pra dropar alguma coisa e ganhar mais performance.

Vou testar os settings do Benchmarking que estão realmente mais detalhados sobre impacto em performance quando chegar em casa.

Meti no high e to assim até agora, mas com ctza da pra dropar alguma coisa e ganhar mais performance.
Po, tem muita coisa que pode ir pro Medio e até Baixo sem nenhuma diferença visual perceptível.

E acho que tem um bug nas sombras no Médio. Tá muito zoado. Parece Ultra low. No alto parece normal.

Sombra em Low
BZmXCeS.png

Sombra em Médio
Y9ag1Tb.png

Você joga com RT ?

RT Off ela já fica desabilitada, RT low ele tbm fica desabilitada, RT Médio e Alto ela liga automaticamente, porém tem o quadradinho para desmarcar ou marcar, veja bem ela é para melhorar o RT, se tiver jogando com RT médio ou alto não faz sentido desligar ela. Se tiver jogando no RT low ou OFF ela já esta desligada.

Não faz sentido desabilitar.

Não deveria dar performance.

Não deveria dar fps, mas da uns fps a mais na margem de erro, tão pouco que a nvidia nem falou que da desempenho, senti que ela tira um pouco do gargalo do path tracing e por isto ganha uma mixaria de desempenho.

Nos 2 jogos que pude testar (CP2077 e AW2) deu performance, sendo no AW2 o ganho de quase 10% em alguns casos. Na cidade, parado no mesmo lugar, com RR On dá 100FPS, com ele off cai pra uns 90.

Isso aqui achei que ficou errado no jogo.
Consigo me ver perfeitamente pelos vidros dos carros e já em espelhos a imagem perde toda a nitidez.
Até nos balões dá pra ver nitidamente as imagens.
Acho que era pra ser perfeito no espelho.

Não faz sentido desabilitar.

É uma espécie de DLSS pro Ray Tracing. Por isso costuma melhorar a performance ou não ter impacto.

Saiu o driver 546.01 para nvidia hoje.

Será que mudou algo no AW ? Alguém testou ?

Users who are viewing this thread

Voltar