Eu to na metade de Alan Wake 1, que comecei sem expectativa e com intenção de apenas ser apresentado a lore pois o 2 me interessou, e to achando o jogo excelente, ta me prendendo bastante e sendo uma bela surpresa. To até afim de pegar o quantum break antes de AW2 pq curti o estilo de narrativa da remedy.
Concordo totalmente, há algum tempo eu me peguei pensando no que precisava melhorar no meu setup (aquela velha "síndrome" do PC) e um dia percebi que precisava de uma (1) qualidade melhor de imagem (e pular para 1440p), (2) um bom headset que fizesse um ótimo uso do dolby atmos (tecnologia que gosto bastante) e (3) uma boa cadeira para me manter por horas jogando.
Até cheguei a falar no tópico da steam, pedindo sugestões e comprei meu Dell S2721DGF, um G533 e uma Cavalleti Yon e minhas experiências melhoraram em 100%, faz 2 anos que não mudo nenhuma peça da minha máquina, sequer tive vontade, pois é como se eu percebesse que tenho o que eu queria e estou aproveitando. Obviamente que os upgrades vão vir, mas foram anos (2021 - 2023) que simplesmente não pensei em hardware, só em jogos e foram os anos que mais joguei e menos gastei.
Eu prefiro jogar no PC do que na TV, devido ao ambiente que montei aqui...ar condicionado, isolado de luz, periféricos de qualidade, etc...
Próximo passo é montar um mini-case potente e comprar uma 2ª tv, só que gamer agora.
Já que você consegue passar fiação de um cômodo pra outro, e usar periféricos wireless, porque você também não passa um cabo HDMI direto do PC para a TV? Eu consegui fazer isso no outro apê que eu morava e era uma beleza!
Então amigo eu pensei muito nisso, mas eu moro em casa alugada e o cabo de rede eu fiz um buraquinho e passei nele sem o rj45, o cabo hdmi não da pra cortar e crimpar kkkk, teria que ser um buraco maior, como a casa não é minha não queria fazer essa mudança, entao essa foi uma estrategia que consegui montar pra conseguir jogar com o pc na sala com conforto kk
Então amigo eu pensei muito nisso, mas eu moro em casa alugada e o cabo de rede eu fiz um buraquinho e passei nele sem o rj45, o cabo hdmi não da pra cortar e crimpar kkkk, teria que ser um buraco maior, como a casa não é minha não queria fazer essa mudança, entao essa foi uma estrategia que consegui montar pra conseguir jogar com o pc na sala com conforto kk
O hdmi de fibra, se a pessoa manjar um pouquinho de solda, é possível passar dentro de um conduíte.
Tira uma foto da ordem dos fios, remove a solda e passa no conduíte, depois é soldar novamente.
Nem é tão difícil de fazer, o mais difícil é a pessoa ter tudo na mão em casa pra fazer.
O hdmi de fibra, se a pessoa manjar um pouquinho de solda, é possível passar dentro de um conduíte.
Tira uma foto da ordem dos fios, remove a solda e passa no conduíte, depois é soldar novamente.
Nem é tão difícil de fazer, o mais difícil é a pessoa ter tudo na mão em casa pra fazer.
Boa, talvez antes de mexer eu teria coragem de comprar e passar, mas como ja montei um setup e consigo rodar remotamente sem perdas e input lag, vou manter do jeito que ta kk, único ponto é que o apple tv transmiste no maximo 60 fps, mas como uso o pc só para single player, ta de boa.
mas quando eu me mudar vou fazer isso ai.
Boa, talvez antes de mexer eu teria coragem de comprar e passar, mas como ja montei um setup e consigo rodar remotamente sem perdas e input lag, vou manter do jeito que ta kk, único ponto é que o apple tv transmiste no maximo 60 fps, mas como uso o pc só para single player, ta de boa.
mas quando eu me mudar vou fazer isso ai.
E o cabo nem é tão caro, paguei 138 reais em 10m antes da taxação. Peguei logo 2, um pro PC e outro para o PS5.
Peguei também 2 switches hdmi 8k60 da Moshou pra ficar alterando entre sala e quarto só apertando um botão no switch.
Concordo totalmente, há algum tempo eu me peguei pensando no que precisava melhorar no meu setup (aquela velha "síndrome" do PC) e um dia percebi que precisava de uma (1) qualidade melhor de imagem (e pular para 1440p), (2) um bom headset que fizesse um ótimo uso do dolby atmos (tecnologia que gosto bastante) e (3) uma boa cadeira para me manter por horas jogando.
Até cheguei a falar no tópico da steam, pedindo sugestões e comprei meu Dell S2721DGF, um G533 e uma Cavalleti Yon e minhas experiências melhoraram em 100%, faz 2 anos que não mudo nenhuma peça da minha máquina, sequer tive vontade, pois é como se eu percebesse que tenho o que eu queria e estou aproveitando. Obviamente que os upgrades vão vir, mas foram anos (2021 - 2023) que simplesmente não pensei em hardware, só em jogos e foram os anos que mais joguei e menos gastei.
Eu prefiro jogar no PC do que na TV, devido ao ambiente que montei aqui...ar condicionado, isolado de luz, periféricos de qualidade, etc...
Próximo passo é montar um mini-case potente e comprar uma 2ª tv, só que gamer agora.
Simplesmente uma monstruosidade. Uma das partes mais incríveis que já vi em um jogo. Foi um dos poucos momentos que não achei presunçosa a escolha do estúdio no jogo rs.
Não empolga tanto pra não se decepcionar, ele torna a ficar Alguém Acorda o Alan 2 logo logo rs. Em algum momento volta a ter um ritmo que faça mais sentido pra um jogo de video game, depois perde de novo, depois volta rs. Fica esse ioiô.
O que ocorreu ali é justamente a falta de calibragem do HDR, onde o Windows jogou valores incorretos. Então por mais que o brilho excessivo pra alguns possa ser mais vistoso, na verdade você está apenas perdendo MUITAS informações importantes da imagem.
Perfeito. E se na sua calibragem você já identifica que uma determinada cena já estourou, muito provavelmente outras cenas do jogo vão estourar também. Ainda mais nesse jogo que adora brincar com a iluminação. Enfim, tem que calibrar pensando no geral, se você deixa as coisas muito na margem de estourar ou de ficar muito escuro, vai ficar esquisito em vários momentos. Mas tem gente que gosta desse constraste acentuado que em uma situação muito clara ou muito escura vai acabar tirando informação visual.
Zerei ontem com 32-33h. É o GOTY, isso é certo, mas tá longe de ser perfeito. O ritmo das partes da Saga é bem melhor imo, mas isso também pode ter a ver com as partes do Alan terem basicamente só perguntas e muitas bizarrices complicadas de explicar, e as partes da Saga terem de fato mais respostas, fora que tem bem mais combate nas partes da Saga. Falando em combate, vai ser bem ame ou odeie. O feel das armas, a movimentação e tal, é tudo muito deliberado, lento mesmo. Vai de gosto se curtir ou não. O jogo também é mais horror que survival. Joguei no hard, e tirando algumas partes que eu mesmo caguei no pau, no geral é bem fácil. Alguns upgrades, como os de ficar parado por 1s pra ter um dano melhor, praticamente dão hitkill nos bichos fracos. Dar stagger com 2 tiros de pistola basicamente deixar o inimigo no stunlock. Só fica tenso quando tem uns 2 The Flash rodando pra lá e pra cá, mas tá mais pra chato que difícil. Tive alguns bugs chatinhos também, desync de áudio, cair no mapa e outras coisas, que foram quase todas resolvidas com um restart checkpoint (que ficam bem longe um do outro btw), ou reiniciando o PC (a própria Remedy diz que muitas horas seguidas de jogo podem trazer problemas de performance).
Agora, a parte da narrativa é bem absurda. É muito meta, mas sem ser tão cringe, e a Remedy sabe o quão absurda essa história toda é, então palmas pra eles por conseguir fazer ela ter algum sentido, mesmo que pouco kkk. Agora, tem muita coisa densa e embolada, principalmente na partes do Alan, e a dos cultos do dark place. Até agora tô embolado nessa porra, e nos ecos do Alex Casey. Aparentemente os ecos e o culto são reais, e aconteceram uns 10 anos antes, e inclusive a FBC tem documentos sobre isso no jogo, mas ele também entrevista os irmãos Kostela, e ele só foi pra Bright Falls agora no jogo, então o que caralhos tá acontecendo
O fim também foi bem inesperado, mas interessante mesmo assim. Agora, tô no hype pros dlcs, principalmente o da Lake House.
Enfim, não tem absolutamente nada parecido no mercado de AAA hoje em dia. Os caras legit pegaram dinheiro da Epic pra fazer o jogo que eles sempre quiseram. Deus abençoe Tim Sweeney. Espero que saporra venda pq eu quero mais Alan Wake. Mas por hora, acho que a Remedy tá safe. Já pegaram dinheiro da Rockstar pros remakes dos Max Payne, e a 505 já vai bancar o Control e o MP. Mesmo assim, fico preocupado, pq ontem ou anteontem mostraram que eles tavam no vermelho né. Oremos.
É muito bom como o Sam Lake chega na entrevista e diz que QB não está nos planos do universo compartilhado deles, aí deixam meio "explícito" no jogo que está sim,
Conversa com do segundo encontro do Alan com o Tim Breaker
Sobre ele ser uma pessoa diferente, mesmo ator que fez o Jack Joyce no QB
Detalhe na "outras Pessoas que conhece, mas estão diferente? Mulher Ruiva", Jesse Faden que foi a Beth Wilder kkkk, se caso comprarem a ip futuramente, as referencias estarão lá.
QB
esse mundo doido deles dá essa liberdade, principalmente essa coisa de chamar mesmos atores para fazer personagens diferentes.
Uma dica, teve atualização do Dlss, usei o DLSS Swapper [que programa fantástico]
Atualizei o Driver da nvidia também, aqui estava dando um bug dos fps do nada caírem para 40 frames e ficar ali, usando 70% da placa, vamos ver se resolve. Estou com um problema do hd do windows do nada usar os praticamente 30 gbs que tem, e ficar com 1 ou 2 gb disponível, não sei até agora o que está alocando tanta coisa, e já tem um tempo esse problema, talvez isso também estava zuando o jogo. Agora já voltou o hd ao normal, atualizei windows etc.
O Mr. Door (Warlin Door) é basicamente o Martin (Warlin e Martin, parecido hein) Hatch (Door = Hatch? kk) do QB, pode ir e vir das realidades e pans, tem as ligações com Tim Breaker (Timebreaker? kkk)
Porra, esqueci de falar da ost e das músicas do fim dos capítulos. Que evolução vindo do primeiro. Lá já tínhamos músicas com letras baseadas na história do jogo e tal, mas aqui, todas são baseadas nele, e a quantidade aumentou também.
Pra quer jogar com RT + PT, colocar o PT no low da um bom ganho de desempenho e não sacrifica a qualidade. Eu não entendo o pq os devs colocaram alguns reflexos que poderiam funcionar sem o PT como exclusividade do PT, por exemplo espelhos não refletem caso o PT não esteja habilitado, enqto em outros jogos com RT, mas sem o PT, espelhos refletem normalmente o personagem e o cenário, mas em AW 2 isso acontece com PT habilitado e o PT sacrifica muita performance, ligar no low já habilita os reflexos sem grande custo a performance.
Vale a pena deixar PT em low!
Pra quer jogar com RT + PT, colocar o PT no low da um bom ganho de desempenho e não sacrifica a qualidade. Eu não entendo o pq os devs colocaram alguns reflexos que poderiam funcionar sem o PT como exclusividade do PT, por exemplo espelhos não refletem caso o PT não esteja habilitado, enqto em outros jogos com RT, mas sem o PT, espelhos refletem normalmente o personagem e o cenário, mas em AW 2 isso acontece com PT habilitado e o PT sacrifica muita performance, ligar no low já habilita os reflexos sem grande custo a performance.
Hitman 3 tem RT Shadows beeeem pesado. Bem no comecinho tem uma cena de um arranha céu que o personagem reflete perfeitamente, sem RT. AW2 ativando tudo reflete tudo borrado nos espelhos.
Defeitos e problemas de desempenho a parte, terminei hj.
Pontos fortes:
- História muito bem continuada com base no 1, isso ficou muito bom mesmo.
- O jogo de coloca na história e você fica tenso jogando.
- As cutscenes filmadas com atores reais dão aquele tom de Resident Evil 1 que só quem é velho sabe como foi louco.
- Prove uma boa experiência mesmo em 30 FPS.
Pontos negativos
- É caro, joguei na conta de um amigo.
- Os membros do FBI deveriam correr mais rápido que o Alan Wake, eles se arrastam e isso deixa a progressão mais lenta.
- Podia ser mais feio graficamente e mais acessível a todos, a história é muito boa.
- Pra quem acha que esse é o jogo do ano sinto muito, Starfield é melhor. Bem melhor (meu gosto).