AMD Crash Defender e desanimo com placas de vídeo AMD.

O que é passar pano? Pelo relato do pessoal não vi nada de mais...
Acompanho o Candido no youtube e vejo diversos relatos dele de problemas com os drivers (comparação de que tal driver perde 5 ~ 8 fps em relação a outro), driver de dezembro matando placa e por ai vai .... No meu caso, nunca tive NVIDIA e a experiência com AMD está sendo tranquila, 12 meses com a minha RX 6600 e estou trocando em uma RX 6800.

Não fico todos os dias olhando a taxa de FPS para saber se aumentou ou abaixou por conta de algo que fiz na máquina. Eu só abro o meu jogo e boa.

Sem dor de cabeça até o momento.

Mas Ainda acho fraco o argumento SO/Hardware. Pq por essa lógica donos de 1030, 1050, 1050TI, 1650 e outras NVIDIA de entrada teriam que ter problemas também, e não é o que se vê.
Leia essa analogia aqui e responda a pergunta: De quem é a culpa nessa história? Não procure muita lógica, apenas entenda a analogia...

---- xxx ----​
Eu e um amigo vamos levar nossa família em uma viajem, cada um em seu carro novo, recém comprado, e vimos que existem dois caminhos para chegar em nosso destino. Por questão de competitividade, e até para testar nossos carros, decidimos cada um ir por um caminho diferente, e ver quem chegará primeiro.

Começo a viajem e escolho a avenida com buracos, pois o caminho tem menos curvas, me permitindo ir mais rápido e tranquilo. De início tudo bem, até pisei fundo algumas vezes, mas depois de um tempo o carro começa a puxar para a esquerda e passa o resto da viajem assim, e vez ou outra ao acelerar nos buracos que penso ser pequenos (mas não eram) acabo acordando o pessoal no banco de trás (que acaba por estragar a experiência da viajem). Começo a me enfurecer com o carro mas nada posso fazer, só terminar a viajem.

Ao chegarmos no destino, encontro meu amigo lá e começo a falar do quão ruim era meu carro, que só me deu problema a viajem inteira, e ele pede para eu ir em um mecânico, porque isso não é normal. Chegando em um, eu reclamo novamente do carro, e digo estar arrependido pois foi barato mas devia ter ouvido o pessoal que comprou um e vive reclamando desse modelo. Ele me indica um carro da marca do meu amigo, e diz que eu posso voltar a viajem alugando um carro desse e o meu vai voltar de reboque.

Voltando junto com meu amigo, o carro realmente era melhor e não me deu nenhuma dor de cabeça... realmente, aquele meu carro é uma (insira um palavrão aqui).

----- xxx -----​

Analogia um pouco extensa, mas vamos lá, a culpa é do carro ou do motorista?
Da pista. Se não houvessem buracos, o motorista não teria tido uma péssima viajem e nem danificado o carro.

Voltando ao hardware, o motorista é o driver (não diga), o carro é a GPU e a pista é o sistema operacional. O SO é quem pavimenta o fluxo de dados do jogo para o driver, e em consequência para a placa de video, e se ele for um campo minado em nada o driver pode ajudar, causará travamentos e instabilidades.

"Ah, mas na NVIDIA não ocorre isso e funciona no mesmo SO", sim, é verdade, mas quem disse que o driver da AMD se comunica com o sistema operacional da mesma maneira que a da NVIDIA? Eis os dois caminhos, cada uma escolheu um e manteve-se nele desde o início de cada driver, e vão atualizando/otimizando até onde puder, pois é muito menos trabalhoso lidar com esses problemas que começar o driver do zero por outro caminho.

Para quem pensa que a Microsoft não tem culpa basta olhar o que ocorreu com o Ryzen, ou como vai a "instabilidade" das Radeon no Linux, como disse o @nando3d. Isso não ausenta a AMD de responsabilidade, pelo contrário, cabe a ela ir atrás da dona do Windows e cobrar a resolução de tais problemas, e caso não seja dada a devida atenção (já que ela é um "minor player") ela precisa colaborar, "entrar junto" para melhorar a experiência de seu usuário, pois quem sai manchada com esse tipo de problema é a AMD, e não a Microsoft.

A algum tempo venho desanimando mais e mais da minha placa de vídeo AMD. Tenho uma RX 5700, e não sou uma usuária que costuma fazer modificações e afins, gosto de ligar o pc e jogar meus jogos. Meus componentes são relativamente novos, não fazem nem 2 anos de uso. Mas acabo me inteirando e tenho paciência pra testar os drivers, desinstalar com o DDU, instalar de maneira correta.
Lista de problemas:
-Pc congela e trava a tela, porem se estiver em call no discord ou ouvindo musica continuo ouvindo e meus amigos também me ouvem.
-Pc simplesmente reinicia do nada.
-Vez em quando aparecem umas piscadas na tela, somente em alguns pontos ai reinicio os drivers usando Win+Ctrl+Shift+B.

Além desses problemas diversos outros pequenos que irritam e que não deveriam ser experenciado por um usuário.

Agora por ultimo estava vendo algumas dicas do canal do CandidoN7, e sigo muitas das dicas e uma das ultimas era desativar o AMD Crash Reporter pois ele pode dar alguns problemas inclusive por alguns que eu estava passando, mas simplesmente não é possível desinstalar, só consegui desativar, como segue as imagens. Se eu desinstalava ele e reiniciava o pc ele voltava ativo. Ai consegui colocar pra ele nao inicializar, coloquei esse pequeno desabafo aqui para caso alguém tenha alguma solução.
Mas sigo extremante desapontada com as placas AMD, zero problemas com meu processador. Considerando seriamente em comprar uma RTX 3060.

MB: Asus Prime B450
CPU: Ryzen 3600
Watercooler Pichau aqua 120
Memória: 2x 8Gb Team Group 3200Mhz
GPU: PowerColor RX5700 8GB (driver 22.10.2 recomendado por um canal da gringa)
Fonte: Corsair 650W
SSD 240 Gb + SSD 512 Gb

image.png

image.png
Voltando ao verdadeiro intuito do tópico, primeiramente antes de tudo recomendo fortemente desativar a aceleração por hardware em qualquer programa que o tenha (como navegadores de internet, spotify e discord, caso os use). Segundo, desative o XMP/AMP das memórias (só para testar a estabilidade do sistema com elas sem OC). E por fim, após um DDU, instale apenas o driver de forma básica, sem o Adrenalin nem nada, o puro do puro mais simples possível, se souber recomendo fazer isso nem pelo instalador do driver, e sim pelo gerenciador de dispositivos mesmo.

Fazendo isso não só você estará eliminando duas grandes variáveis, como verá a estabilidade do driver propriamente dito. Como você disse que não é uma usuária que faz modificações no driver e que "gosto de ligar o pc e jogar meus jogos", então as configurações do Adrenalin não lhe farão falta e a ausência dele deixará o sistema menos carregado (removendo potenciais causas de problemas). Creio ser uma boa tentativa antes de partir para um gasto monetário nessa faixa de desempenho.

PS: Caso isso resolva o problema, volte com o XMP/AMP e use normalmente, se voltar a dar problema então a causa é instabilidade nelas; Caso não deixe assim, não aconselho reativar a aceleração por hardware e como disse, as opções do Adrenalin não lhe soam importantes.

Pessoal que tem crash durante o uso de na sua navegadores e Spotify, já desativaram o mpo? Tenho visto muito tópicos em subreddits da AMD e Nvidia onde problemas similares foram resolvidos desabilitando a feature. No próprio fórum da Nvidia eles recomendam e tem links pra habilitar e desabilitar, via registro.

Caras não sei vocês.

Mas eu resolvi muito BO de driver de AMD, simplesmente instalando ele em modo CRU/Light.

Na instalação do driver, existe a opção "Driver Only", ali é só o driver CRU, sem as firulas da GUI.

Do lado da Nvidia eu também já fiz isso em muitos PCs, instalei só o driver CRU e resolveu alguns bugs estranhos.

Fiz uma postagem aqui algum tempo atras demonstrando uma insatisfação com drivers AMD. Segue link

https://forum.adrenaline.com.br/thr...er-e-desanimo-com-placas-de-video-amd.698613/
Depois desse post, testei diversos drivers, ate os que estão o site da fabricante da minha placa e fui fazendo os testes que estavam no meu alcance. Nunca tinha olhado o visualizador de eventos do win do atenção ate que hoje enquanto eu jogava valorant meu pc simplesmente reiniciou 3 vezes assim com intervalos de 10 minutos no máximo e valorant nem é um jogo 'pesado'. Ai a seguinte mensagem aparece no visualizador de eventos do win:

Erro de hardware fatal.

Relatado pelo componente: Núcleo do Processador
Origem do Erro: Machine Check Exception
Tipo de Erro: Cache Hierarchy Error
ID do Processador: 13

A exibição de detalhes dessa entrada contém informações adicionais.

Ai eu fui tentar descobrir o que era e desativei o boost do processador pela BIOS pra tentar mais uma solução. Mais cedo no dia de ontem o pc enquanto eu estava com o FIVEM aberto congelou a tela e essas congeladas são frequentes acontecem sempre, so que sempre estou em call pelo discord ou ouvindo musica pelo spotify e continuo ouvindo ambos e somente a imagem congela, e nada além de reiniciar o pc resolve. Nessa tour de pensar ser o processador nao faz sentidos erros como congelamento de tela vir do processador, entao pergunto aqui pra saber a posibilidade disso, porque ate entao tenho todas as evidencias para que seja problema de GPU, se a minha CPU congelasse eu continuaria ouvindo o discord ou spotify ?
Outro dia também no FIVE M, que atualmente é uma das coisas que faz parte da minha rotina de trabalho minha tela começou a piscar e não é a primeira vez que acontece como segue nesse video, na hora eu so peguei o celular e gravei a qualidade ficou meio ruim mas da pra ver piscando. Então tudo me leva a crer que é a placa de vídeo mesmo, estou muito perto de trocar, nos proximos dias devo comprar uma 3060 da MSI que ta com preço ok pelo kabum. Mas é isso gostaria da opinião de vocês aqui do fórum.

Fiz uma postagem aqui algum tempo atras demonstrando uma insatisfação com drivers AMD. Segue link

https://forum.adrenaline.com.br/thr...er-e-desanimo-com-placas-de-video-amd.698613/
Depois desse post, testei diversos drivers, ate os que estão o site da fabricante da minha placa e fui fazendo os testes que estavam no meu alcance. Nunca tinha olhado o visualizador de eventos do win do atenção ate que hoje enquanto eu jogava valorant meu pc simplesmente reiniciou 3 vezes assim com intervalos de 10 minutos no máximo e valorant nem é um jogo 'pesado'. Ai a seguinte mensagem aparece no visualizador de eventos do win:

Erro de hardware fatal.

Ai eu fui tentar descobrir o que era e desativei o boost do processador pela BIOS pra tentar mais uma solução. Mais cedo no dia de ontem o pc enquanto eu estava com o FIVEM aberto congelou a tela e essas congeladas são frequentes acontecem sempre, so que sempre estou em call pelo discord ou ouvindo musica pelo spotify e continuo ouvindo ambos e somente a imagem congela, e nada além de reiniciar o pc resolve. Nessa tour de pensar ser o processador nao faz sentidos erros como congelamento de tela vir do processador, entao pergunto aqui pra saber a posibilidade disso, porque ate entao tenho todas as evidencias para que seja problema de GPU, se a minha CPU congelasse eu continuaria ouvindo o discord ou spotify ?
Outro dia também no FIVE M, que atualmente é uma das coisas que faz parte da minha rotina de trabalho minha tela começou a piscar e não é a primeira vez que acontece como segue nesse video, na hora eu so peguei o celular e gravei a qualidade ficou meio ruim mas da pra ver piscando. Então tudo me leva a crer que é a placa de vídeo mesmo, estou muito perto de trocar, nos proximos dias devo comprar uma 3060 da MSI que ta com preço ok pelo kabum. Mas é isso gostaria da opinião de vocês aqui do fórum.

É só nesse jogo que dá esses artefatos? Pois isso tem muita cara de problema na GPU.

A fonte dessa informação postou há pouco um vídeo esclarecendo o que ocorreu: essas GPUs foram compradas usadas, praticamente todas entre entre fim de novembro e início de dezembro. O palpite dele é que todo mundo comprou do mesmo vendedor, que tinha essas placas armazenadas de forma inadequada, principalmente relacionado a umidade. Inicialmente elas funcionavam, mas ao serem expostas ao calor normal do uso, a placa parava de funcionar.

Ou seja, nada de errado com o projeto das placas em si, apenas deterioração devido ao mau armazenamento.

Esses youtubers adoram puxar a orelha das empresas quando elas fazem besteiras (o que estou de acordo), mas alguns deles adoram fazer vídeo por qualquer coisa que aparece na internet, sem nem mesmo saber o que tá acontecendo, manchando a imagem da empresa. Esse JayzTwoCents aí já deixei de assistir há muito tempo.

Não to falando isso por ser AMD. Agora foi AMD, mas acontece com todas.

É só nesse jogo que dá esses artefatos? Pois isso tem muita cara de problema na GPU.
Então, ja chegou a dar outras vezes esse piscada na tela sabe.
O que mais fiquei em duvida foi o que seria esse erro do visualizador de eventos.
Erro de hardware fatal.

Erro de hardware fatal.

Bem, demos algumas sugestões aqui que aparentemente não foram testadas por vossa pessoa (como instalar apenas o driver, sem o Adrenalin, desativar aceleração de hardware no discord/spotify e desativar o XMP/AMP das memórias), já que não foram deixados relatos das tentativas, mas entendo porque foram muitas respostas e o tópico acabou desandando (falar de driver da AMD é pedir por briga por essas bandas, de ambos os lados). Bem, deixando isso de lado, esse video foi bastante elucidante :D

O que vemos ali não são piscadas, são artefatos, e isso é 99% da vezes causado por problema de hardware, mais especificamente na placa de video (nas memórias dela). Enviando este video em um pedido de RMA é certeza de ser aceito (caso ela ainda esteja na garantia). Voltando, você disse que tem esse sistema a aproximadamente dois anos, mas a quanto tempo vem ocorrendo estes problemas, principalmente o dos artefatos? Essas "piscadas" ocorrem apenas quando em jogos? Se sim, uma sugestão avançada para testar se é defeito no hardware seria baixar o clock da VRAM (teoricamente os artefatos irão parar), mas repito que é um procedimento avançado e apenas servirá para você ter a certeza de onde se encontra o problema.

Outra configuração que você pode fazer, dessa vez mais simples, é desativar o "Above 4G Encoding" no BIOS da placa-mãe. Na série RX5000 essa opção costuma ocasionar esse tipo de problema/erro para alguns usuários. Falando desse erro, ele também pode ser ocasionado por um problema na comunicação do CPU com a GPU ou do CPU com a RAM, ou analisando seu caso, quando a memória da GPU falha e o processador requisita um dado que ficou incompleto/errado, causa uma exceção de checagem na hierarquia da cache. Para o Windows, isso é um erro no/do processador, mas na verdade esse erro apenas "estourou" no processador mas foi ocasionado em outro hardware (novamente no seu caso, aparenta ter vindo das memórias da GPU).

Se tudo isso se confirmar, desde o início o seu problema não era o driver, no caso o lado software da questão, e sim o hardware: Sua GPU começou a falhar, há um erro nas memórias dela e a tendência é ir piorando a quantidade de artefatos / travadas do driver conforme elas forem se deteriorando. Sim, sua placa pode ter pouco tempo de vida, mas infelizmente isso pode ocorrer com poucos meses ou muitos anos, hardware é loteria e por isso muitos optam escolher modelos bem construidos ou com uma garantia nacional de 3 anos.

Por fim, esta é apenas minha observação dos sintomas apresentados, posso estar errado (e torço para ser apenas software), mas há uma boa chance de estar certo. Você tiraria essa dúvida de forma mais direta se conseguisse instalar esta RX5700 em outro computador, mas como nem sempre é possível fica aqui mais uma opinião para lhe ajudar a solucionar o caso.

PS: Esse "FIVEM" não é um mod de GTAV não, né? Por que se for.... não me surpreenderia alguns problemas aparecerem =X

Bem, demos algumas sugestões aqui que aparentemente não foram testadas por vossa pessoa (como instalar apenas o driver, sem o Adrenalin, desativar aceleração de hardware no discord/spotify e desativar o XMP/AMP das memórias), já que não foram deixados relatos das tentativas, mas entendo porque foram muitas respostas e o tópico acabou desandando (falar de driver da AMD é pedir por briga por essas bandas, de ambos os lados). Bem, deixando isso de lado, esse video foi bastante elucidante :D

O que vemos ali não são piscadas, são artefatos, e isso é 99% da vezes causado por problema de hardware, mais especificamente na placa de video (nas memórias dela). Enviando este video em um pedido de RMA é certeza de ser aceito (caso ela ainda esteja na garantia). Voltando, você disse que tem esse sistema a aproximadamente dois anos, mas a quanto tempo vem ocorrendo estes problemas, principalmente o dos artefatos? Essas "piscadas" ocorrem apenas quando em jogos? Se sim, uma sugestão avançada para testar se é defeito no hardware seria baixar o clock da VRAM (teoricamente os artefatos irão parar), mas repito que é um procedimento avançado e apenas servirá para você ter a certeza de onde se encontra o problema.

Outra configuração que você pode fazer, dessa vez mais simples, é desativar o "Above 4G Encoding" no BIOS da placa-mãe. Na série RX5000 essa opção costuma ocasionar esse tipo de problema/erro para alguns usuários. Falando desse erro, ele também pode ser ocasionado por um problema na comunicação do CPU com a GPU ou do CPU com a RAM, ou analisando seu caso, quando a memória da GPU falha e o processador requisita um dado que ficou incompleto/errado, causa uma exceção de checagem na hierarquia da cache. Para o Windows, isso é um erro no/do processador, mas na verdade esse erro apenas "estourou" no processador mas foi ocasionado em outro hardware (novamente no seu caso, aparenta ter vindo das memórias da GPU).

Se tudo isso se confirmar, desde o início o seu problema não era o driver, no caso o lado software da questão, e sim o hardware: Sua GPU começou a falhar, há um erro nas memórias dela e a tendência é ir piorando a quantidade de artefatos / travadas do driver conforme elas forem se deteriorando. Sim, sua placa pode ter pouco tempo de vida, mas infelizmente isso pode ocorrer com poucos meses ou muitos anos, hardware é loteria e por isso muitos optam escolher modelos bem construídos ou com uma garantia nacional de 3 anos.

Por fim, esta é apenas minha observação dos sintomas apresentados, posso estar errado (e torço para ser apenas software), mas há uma boa chance de estar certo. Você tiraria essa dúvida de forma mais direta se conseguisse instalar esta RX5700 em outro computador, mas como nem sempre é possível fica aqui mais uma opinião para lhe ajudar a solucionar o caso.

PS: Esse "FIVEM" não é um mod de GTAV não, né? Por que se for.... não me surpreenderia alguns problemas aparecerem =X
Testei sim eu instalei somente o driver pelo gerenciador de dispositivos. Desativei a aceleração de hardware de todos os aplicativos (Discord, spotify, navegador dos que eu uso acho que sao somente esses). O XMP das memorias realmente eu não desativei, vou tentar hoje ainda, e o above 4g tambem. É o mod do fivem mesmo, como eu disse e vocês viram ate agora, realmente acredito ser a placa de vídeo pelas evidencias, novamente repito não sou uma usuária avançada, apenas aprendi algumas coisas por conta desses problemas que venho tendo.
Estava jogando Valorant nos últimos dias e do nada o computador só reinicia, vi alguns vídeos falando sobre e ativei essa opção na parte de elementos gráficos, por um tempo funciona mas é totalmente aleatório ontem aconteceu umas 3 vezes, hoje acabou de acontecer. Uma resposta um pouco acima foi falado que mesmo se eu trocar a placa de video e o problema for outro vai continuar, e realmente acredito. Mas de acordo com tudo que vem acontecendo so consigo imaginar problema da placa de video gente, serio mesmo.
image.png

Novamente repito, quando o pc so reinicia que acontece e muitas das vezes no valorant pro exemplo. Mas quando ele congela eu continuo escutando spotify ou discord que esteja no fundo. Se fosse algum outro problema nao acho que continuaria, se fosse fonte so desligaria, memoria o pc só reiniciaria também, processador tambem. Entao tudo me leva a crer que é a GPU sabe, como voce disse, hardware é loteria. Mas acho muito mais dificil um problema assim crônico ser em um cpu, sei la quando for de dar pau acho que da de uma vez, agora coisa de placa de video AMD, tem tanta reclamação que é o que me leva a crer na resposta mais obvia.

É o que eu falei 1 mês atrás: hardware. PC não reinicia assim trocentas vezes do nada por causa de driver. É alguma coisa aí, GPU, fonte, CPU. Só vai saber testando o hardware, começando pela GPU., Arruma emprestada, pede pra algum técnico testar etc.

Eu também tenho uma GPU AMD com problemas de travamento, o modelo pouco importa pois eu descobri que o problema não tem nada a ver com drivers e sim com o GERENCIAMENTO DE ENERGIA que afetava não apenas a minha placa de vídeo, mas, a minha placa de rede também (Realtek RTL8168G ). Além disso, isso acontecia tanto no Windows quanto no Linux quando em uso, assim como, aparecia tela azul quando o computador era desligado pelo Windows.

Para quem tiver o interesse de correr atrás e saber mais detalhes para o seu caso em específico, tem a ferramenta Driver Verifier do Windows que analisa os problemas com os drivers e gera um despejo de memória com as informações do problema.

No meu caso específico, tanto o driver da placa de vídeo quanto da placa de rede apresentaram problemas, mas não é por causa do driver em si, e sim, por causa do gerenciamento de energia que é incompatível com a minha placa-mãe (com os slots PCIe). A maneira que eu resolvi o problema no Windows foi indo nas propriedades da placa de rede e da GPU e desativando tudo relacionado a gerenciamento de energia, da minha placa de rede foi "Energia Eficiente Ethernet" e "Ethernet Verde".

No Linux vocês deverão ter uma mensagem assim no seu dmesg:
Código:
can't disable ASPM; OS doesn't have ASPM control

Além da mensagem, ocorria o mesmo problema, a tela ficava preta mas o que estava rodando de fundo continuava funcionando/rodando (música, filme, etc). Neste caso, bastou adicionar a opção "pcie_aspm=off pcie_port_pm=off" como parâmetro do kernel para resolver o problema. Já há 1 ano e meio que o computador parou de dar este problema (tanto no Windows como no Linux).

E com relação ao XMP das memórias, este overclock nem sempre é estável, por aqui, quando ativado, o computador trabalha tranquilo por um tempo e do nada congela, então eu deixo essa opção desativada já que para o meu uso, isso não altera em anda.

Testei sim eu instalei somente o driver pelo gerenciador de dispositivos. Desativei a aceleração de hardware de todos os aplicativos (Discord, spotify, navegador dos que eu uso acho que sao somente esses). O XMP das memorias realmente eu não desativei, vou tentar hoje ainda, e o above 4g tambem. É o mod do fivem mesmo, como eu disse e vocês viram ate agora, realmente acredito ser a placa de vídeo pelas evidencias, novamente repito não sou uma usuária avançada, apenas aprendi algumas coisas por conta desses problemas que venho tendo.
Estava jogando Valorant nos últimos dias e do nada o computador só reinicia, vi alguns vídeos falando sobre e ativei essa opção na parte de elementos gráficos, por um tempo funciona mas é totalmente aleatório ontem aconteceu umas 3 vezes, hoje acabou de acontecer. Uma resposta um pouco acima foi falado que mesmo se eu trocar a placa de video e o problema for outro vai continuar, e realmente acredito. Mas de acordo com tudo que vem acontecendo so consigo imaginar problema da placa de video gente, serio mesmo.
image.png

Novamente repito, quando o pc so reinicia que acontece e muitas das vezes no valorant pro exemplo. Mas quando ele congela eu continuo escutando spotify ou discord que esteja no fundo. Se fosse algum outro problema nao acho que continuaria, se fosse fonte so desligaria, memoria o pc só reiniciaria também, processador tambem. Entao tudo me leva a crer que é a GPU sabe, como voce disse, hardware é loteria. Mas acho muito mais dificil um problema assim crônico ser em um cpu, sei la quando for de dar pau acho que da de uma vez, agora coisa de placa de video AMD, tem tanta reclamação que é o que me leva a crer na resposta mais obvia.
A primeira coisa nesses casos é remover memória e placa de vídeo dos slots, limpar os contatos com uma borracha escolar e colocar novamente. Já vi problemas de placa de vídeo com comportamento estranho sendo resolvidos ao recolocar ela no slot.

Qual temperatura do processador em jogos?

Acho que fonte só desliga quando ela desarma ao ativar alguma proteção de segurança. Se a fonte estiver com defeito ela pode reiniciar ou congelar o PC, ou até mesmo causar um mal funcionamento da placa de vídeo.

Eu já tive um i5 3470 que estava com a controladora de memória zuada, às vezes eu tava jogando e travava a tela com uma imagem toda falhada, às vezes dava tela azul ou tela preta e reiniciava. Teve uma época também que eu ligava o PC e ficada umas faixas amarelas antes de carregar o windows, achei que era da placa de vídeo mas não era.

O que você pode fazer pra tentar descobrir se é processador é pegar apenas 1 pente de memória e testar em diferentes slots pra ver se o comportamento muda de acordo com o slot, aí depois pega o outro pente e faz o mesmo. Memórias a 3200 não era pra dar problema mas ainda pode ser alguma instabilidade, você pode tentar abaixar os clocks pra ver.

Fora isso tenha certeza de não estar usando algum software de terceiro tipo wallpaper engine, pois pode causar problemas. Você chegou a instalar o windows em outro SSD? SSD com defeito pode causar isso aí também.

Se nada disso resolver provavelmente é placa de vídeo com defeito mesmo, aí tem que ver se está na garantia e mandar pro rma. O ideal seria testar no PC de algum amigo pra ter certeza.

Ainda tem placa-mãe que pode causar todo tipo de problema e não tá fora de cogitação, mas daí é muito difícil de diagnosticar sem testar todo o resto. Chegou a atualizar a bios?

Eu também tenho uma GPU AMD com problemas de travamento, o modelo pouco importa pois eu descobri que o problema não tem nada a ver com drivers

Exato. Minha experiência com AMD (já tive várias AMDs e NVidias na vida) é que os drivers da AMD são menos tolerantes a outros problemas na maquina. Isso também não quer dizer que uma Nvidia nunca vai travar numa maquina com problema... a chance só é menor.

Claro que dá para debater se uma resistência maior a problemas não deixa de ser um indicador de qualidade dos drivers, afinal é interessante para o usuário final que a experiência dele seja a mais indolor possível independente de quão zoada esteja a maquina... mas dizer que os drivers são ruins quando na verdade é a maquina que está ruim... aí são outros 500.

Arrisco dizer na maioria das vezes os erros apresentados pelo driver são apenas sintoma e não a causa... então ficar fazendo troubleshoot de recursos do driver é meio que tapar o sol com a peneira e fonte infinita de frustração pois por não atuar na causa raiz não vai resolver nada... só vai fazer o problema se apresentar de outra forma.

Usei por um tempo um Dell Vostro com Ryzen e Vega que vivia travando de forma aleatória. O som continuava depois que a tela congelava, e até a tela azul demorava para aparecer. Quando aparecia, era sempre algo relacionado a ¨driver power state failure¨. O que resolveu? Atualização de BIOS (alias, para esse modelo saia uma BIOS a cada duas-três semanas... nunca vi isso). Aparentemente a Dell cagou em alguma coisa de gestão de energia e penou para resolver. Eu poderia simplesmente dizer "ah, são esses malditos drivers da AMD... li no forum que eles são horríveis então devem ser mesmo. Oh céus!¨... mas eu tinha 20 destes notebooks e precisava de uma solução senão simplesmente iria devolver para a Dell o lote todo.

Não é todo mundo que tem paciência e conhecimento para fazer diagnostico, e menos gente ainda gosta de fazer isso. Eu acho que se a pessoa está frustrada o suficiente e não vê saída alguma devia sim trocar pra Nvidia e ver se a situação muda.

O ideal seria testar no PC de algum amigo pra ter certeza.

Isso mesmo. Ou pegar emprestada uma placa Nvidia daquele seu amigo bacana, que não se importa em ficar uns dias sem jogar para ajudar... assim não precisa compra nada só pra testar.

A primeira coisa nesses casos é remover memória e placa de vídeo dos slots, limpar os contatos com uma borracha escolar e colocar novamente. Já vi problemas de placa de vídeo com comportamento estranho sendo resolvidos ao recolocar ela no slot.

Qual temperatura do processador em jogos?

Acho que fonte só desliga quando ela desarma ao ativar alguma proteção de segurança. Se a fonte estiver com defeito ela pode reiniciar ou congelar o PC, ou até mesmo causar um mal funcionamento da placa de vídeo.

Eu já tive um i5 3470 que estava com a controladora de memória zuada, às vezes eu tava jogando e travava a tela com uma imagem toda falhada, às vezes dava tela azul ou tela preta e reiniciava. Teve uma época também que eu ligava o PC e ficada umas faixas amarelas antes de carregar o windows, achei que era da placa de vídeo mas não era.

O que você pode fazer pra tentar descobrir se é processador é pegar apenas 1 pente de memória e testar em diferentes slots pra ver se o comportamento muda de acordo com o slot, aí depois pega o outro pente e faz o mesmo. Memórias a 3200 não era pra dar problema mas ainda pode ser alguma instabilidade, você pode tentar abaixar os clocks pra ver.

Fora isso tenha certeza de não estar usando algum software de terceiro tipo wallpaper engine, pois pode causar problemas. Você chegou a instalar o windows em outro SSD? SSD com defeito pode causar isso aí também.

Se nada disso resolver provavelmente é placa de vídeo com defeito mesmo, aí tem que ver se está na garantia e mandar pro rma. O ideal seria testar no PC de algum amigo pra ter certeza.

Ainda tem placa-mãe que pode causar todo tipo de problema e não tá fora de cogitação, mas daí é muito difícil de diagnosticar sem testar todo o resto. Chegou a atualizar a bios?
Então, com eu disse jogo no computador mas não so jogo como eu também tenho renda através das coisas que faço com o computador, então eu só quero ligar meu computador e usar. Não quero ter que ficar mexendo, desinstalando fazendo coisa e realmente entendo o que todos disseram sobre a possibilidade de não ser a placa de vídeo. Nessa altura considerando todas os outros problemas que ja tive, ja passo a nao querer uma GPU AMD, CPU's realmente 'acho' que são bem tranquilas e não apresentam tantos problemas. Vou partir para uma Nvidea sim, vou comprar uma 3060 de 12GB da MSI, ta por 2400 a vista na kabum, acho o preço justíssimo, se eu ligar meu computador e ele não desligar, não ficar piscando tela, a GPU a 80 graus, caso eu não faça uma curva de fans eu já fico feliz, realmente peguei birra, não estou falando que seja um problema e não sou uma pessoa técnica, apesar de ter muita afinidade. Eu comprando uma Rx 5700, teoricamente uma GPU muito que boa pra um proposito de jogar qualquer coisa em full hd, aumentar os gráficos, enfim. O que eu não quero ter que me preocupar em fazer curva de fans por exemplo, e o meu gabinete tem um bom air flow, meu processador não passa de 70 graus em nada que eu faço, literalmente nada. Minha GPU chega em 83/85 graus se for um jogo mais pesado, como FIVE M que coloco tudo no high mesmo, porque comprei um computador com esse intuito, sea of thives que eu estava jogando outro dia coloquei tudo no maximo gpu a 80 graus, e sim eu tenho em mente que as gpus AMD esquentam mais mesmo e isso ta por toda internet, so que é realmente a experiencia que um consumidor precisa de passar, sendo que qualquer gpu nvidea ai em um gabinete que tem um bom fluxo de ar nao passa de 75°. Enfim, nesse ponto é somente birra mesmo. Não quero mais uma GPU AMD, logo logo chega a outra e vou atualizar o post fielmente, se for GPU, vou falar se não, vou ser honesta e vou falar também, e quando descobrir o problema conto aqui, como disse preciso do computador, e alem de precisar eu quero e entao eu vou procurar ate descobrir o problema e atualizo o post aqui.

Então, com eu disse jogo no computador mas não so jogo como eu também tenho renda através das coisas que faço com o computador, então eu só quero ligar meu computador e usar. Não quero ter que ficar mexendo, desinstalando fazendo coisa e realmente entendo o que todos disseram sobre a possibilidade de não ser a placa de vídeo. Nessa altura considerando todas os outros problemas que ja tive, ja passo a nao querer uma GPU AMD, CPU's realmente 'acho' que são bem tranquilas e não apresentam tantos problemas. Vou partir para uma Nvidea sim, vou comprar uma 3060 de 12GB da MSI, ta por 2400 a vista na kabum, acho o preço justíssimo, se eu ligar meu computador e ele não desligar, não ficar piscando tela, a GPU a 80 graus, caso eu não faça uma curva de fans eu já fico feliz, realmente peguei birra, não estou falando que seja um problema e não sou uma pessoa técnica, apesar de ter muita afinidade. Eu comprando uma Rx 5700, teoricamente uma GPU muito que boa pra um proposito de jogar qualquer coisa em full hd, aumentar os gráficos, enfim. O que eu não quero ter que me preocupar em fazer curva de fans por exemplo, e o meu gabinete tem um bom air flow, meu processador não passa de 70 graus em nada que eu faço, literalmente nada. Minha GPU chega em 83/85 graus se for um jogo mais pesado, como FIVE M que coloco tudo no high mesmo, porque comprei um computador com esse intuito, sea of thives que eu estava jogando outro dia coloquei tudo no maximo gpu a 80 graus, e sim eu tenho em mente que as gpus AMD esquentam mais mesmo e isso ta por toda internet, so que é realmente a experiencia que um consumidor precisa de passar, sendo que qualquer gpu nvidea ai em um gabinete que tem um bom fluxo de ar nao passa de 75°. Enfim, nesse ponto é somente birra mesmo. Não quero mais uma GPU AMD, logo logo chega a outra e vou atualizar o post fielmente, se for GPU, vou falar se não, vou ser honesta e vou falar também, e quando descobrir o problema conto aqui, como disse preciso do computador, e alem de precisar eu quero e entao eu vou procurar ate descobrir o problema e atualizo o post aqui.
Não esqueça de vim contar seu relato, quando adquirir a 3060, pra gente ter uma comparação.
E nunca descarte um problema com sua configuração em si, pois o problema pode esta onde vc menos espera.

Bom amigo, eu tive uma 6600XT problemática e só encontrei a paz quando fui pra Nvidia. A galera se doí muito por aqui e tentam achar outros mil culpados, tanto que eu já nem ando entrando mais nessa briga. Tem vídeos e relatos de problema mais que suficientes pra qualquer um formar sua opinião, fora que quem tem ou teve o problema nas mãos, como vc e eu, sabe o custo de ter que ficar dia sim dia não brigando contra algo que em tese deveria ser simples de usar e o tempo que se perde nisso.
-
E as vezes aparece um flanelinha então já vou deixar claro: Sim, antes de encarar os absurdos 4,5k de uma 3060 no auge da mineração e pandemia, eu obviamente fiz TODOS os testes possíveis. Fonte, memórias, placa mãe. Passei 45 dias na luta, trocando todos os componentes possíveis. Testei kit DDR3, DDR4, diversas versões de drivers, do Windows, ajustes diversos, instalação limpa, aceleração de hardware, enfim. Trabalho no TI de em uma empresa com um parque de computadores considerável e tinha a disposição um excelente conjunto de ferramentas para esses testes. Claro que não vou falar por todos, mas no MEU caso os problemas de crashs, stutterings, tela preta e uma séries de outras falhas eram causados sim pela placa da AMD e seu driver. No meu caso eu posso AFIRMAR pq testei e validei isso a exaustão. E a 6600XT que peguei era nova, não tinha nada de mineração envolvido.
-
Quanto a minha experiência com a 3060, ela é obviamente mais fraca que a 6600XT mas entrega um nível de estabilidade e confiabilidade incomparável. Faz aproximadamente 1 ano que fiz a troca e até agora 0 problemas com crash ou qualquer outro tipo de bug. PC fica ligado 24/7, conecto remotamente do trabalho, da faculdade sem problemas. E não estou puxando sardinha, esse relato é o Mínimo que espero que um pc entregue. O grande problema é que com a AMD sequer esse mínimo eu tinha.

Trabalho no TI de em uma empresa com um parque de computadores considerável e tinha a disposição um excelente conjunto de ferramentas para esses testes. Claro que não vou falar por todos, mas no MEU caso os problemas de crashs, stutterings, tela preta e uma séries de outras falhas eram causados sim pela placa da AMD e seu driver. No meu caso eu posso AFIRMAR pq testei e validei isso a exaustão. E a 6600XT que peguei era nova, não tinha nada de mineração envolvido.

Cara, é claro que pode ser o problema DA PLACA DE VIDEO. Drivers não... pelo amor de deus. Também sou de TI e minhas ultimas placas de video foram (nessa ordem): RX 590, RTX 2070 Super, RTX 3070, RX 6900XT. Advinha a unica placa que me dava dor de cabeça? A RTX 2070 Super.

Agora... vou reclamar dos drivers da Nvidia? Não... pq é ridículo e absurdo, pois tem MILHARES de pessoas usando por ai sem problemas. Se o problema não era o sistema, então era a placa... mas não os drivers! Mesma coisa no caso da AMD, se o problema fosse mesmo os drivers o que explica eu nunca ter tido dor de cabeça com a RX 590 e a 6900XT? Sorte?

Cara, é claro que pode ser o problema DA PLACA DE VIDEO. Drivers não... pelo amor de deus. Também sou de TI e minhas ultimas placas de video foram (nessa ordem): RX 590, RTX 2070 Super, RTX 3070, RX 6900XT. Advinha a unica placa que me dava dor de cabeça? A RTX 2070 Super.

Agora... vou reclamar dos drivers da Nvidia? Não... pq é ridículo e absurdo, pois tem MILHARES de pessoas usando por ai sem problemas. Se o problema não era o sistema, então era a placa... mas não os drivers! Mesma coisa no caso da AMD, se o problema fosse mesmo os drivers o que explica eu nunca ter tido dor de cabeça com a RX 590 e a 6900XT? Sorte?
Deixa ver se eu entendi, o problema não pode ser drivers pq vc e MILHARES de pessoas usam sem problema?
Por essa lógica o Windows nunca será causador de problema, pq mesmo as atualizações mais bugadas que já saíram tiveram milhares de usuários que receberam e não reportam problema.
Desculpa, mas é um argumento muito simplista pra um problema muito complexo, ainda mais com os inúmeros relatos que, como disse, estão aí a disposição. Diferente de um console, um driver de VGA tem que trabalhar com centenas senão milhares de combinações de hardwares diferentes e fazer tudo rodar. Achar que não há chance de falha nisso é muita inocência.
-
No mais, deixo o caso mais emblemático da AMD aí, o famigerado desempenho inconstante em DX11. Um problema que foi relatado por muita gente por anos, negado pela AMD por anos e passado pano pela comunidade por anos. Aí um belo dia saí um driver corrigindo boa parte desse problema, que até então não existia. Fica a pergunta, se não pode ser driver o que era então? Falha em todas as placas AMD do mundo?

esse topico me lembra muito uma piada que eu ouvi que tem verdades nelas.

problema de BIOS: Burro Imbecil Operando o Sistema

O tanto que essa galera baixa ISO modificada de Windows, drivers de lugares suspeitos. Ficam fuçando com clock, vcore, tdp, etc, uma hora da problema de tanto modificarem o que não deveriam.

No mais, deixo o caso mais emblemático da AMD aí, o famigerado desempenho inconstante em DX11

Não estou dizendo que os drivers são perfeitos, óbvio que não. Mas virou desculpinha padrão por culpa nos drivers... gente que acha o que está fazendo só pq é de TI. É disso que estou falando.

voces sao tudo noob.... tem diploma e doutorado em placa de video amd ?????????
entao pronto.... amd e placa para usuario master, quem nao tiver as manhas nao entra entendeu ???????

por isso tenho nvidia, botou ligou funcionou e jogou...

esse topico me lembra muito uma piada que eu ouvi que tem verdades nelas.

problema de BIOS: Burro Imbecil Operando o Sistema

O tanto que essa galera baixa ISO modificada de Windows, drivers de lugares suspeitos. Ficam fuçando com clock, vcore, tdp, etc, uma hora da problema de tanto modificarem o que não deveriam.
Bom, aqui é tudo stock. iso e driver a fonte oficial é bem fácil. Quem usa essas fontes "alternativas" tá é procurando sarna pra se coçar mesmo.
Não estou dizendo que os drivers são perfeitos, óbvio que não. Mas virou desculpinha padrão por culpa nos drivers... gente que acha o que está fazendo só pq é de TI. É disso que estou falando.
Bom, eu tive minha experiência e cheguei as minhas conclusões, que é o que reporto aqui. Além disso, novamente, temos aí já uma boa grande quantidade de conteúdo na internet abordando o tema, mais que suficiente pra qualquer um formar a própria opinião sem precisar se basear apenas no meu relato, que é só mais um no meio de um monte.
-
Já o que vc chama de desculpinha padrão eu entendo como um conjunto de relatos de pessoas distintas, sem ligação entre si, que ao se deparar com um problema conduziram seus testes, com seus diferentes níveis de conhecimento e chegaram a uma conclusão bem próxima da causa. Talvez seja uma diferença de perspectiva, mas com um problema desse porte gosto de me basear também no relato de outros e se possível nas análises de diferentes canais. O que não costumo mesmo é diminuir o relato alheio sem apresentar um contraponto, acho um tanto infantil. No mais, deixo mais alguns vídeos pra serem ignorados ou então para dizerem que o cara x ou y é fanboy, adoro também esse "argumento".

Citar Youtubers... com que propósito? Acho que já tá claro isso não ajuda em nada...

Fora o TechJesus... acho que tem muito pouco cara produzindo conteúdo que preste sobre placa de video. Até o Linus dá umas pisadas de bola.

Um bom cara que não sabe nada de TI cita Youtubers. Acho que já tá claro isso.
Suave. Eu citei minha experiência, que é similar a de alguns amigos aqui e trouxe alguns vídeos de análises que podem corroborar com as dúvidas dos demais sobre a cauda do problema. O que vc agregou para a discussão mesmo?
Mas vamos encerrar. Fica um conselho de amigo, em uma discussão de aspecto um pouco técnico como essa, mais feio que citar youtubers é atacar o interlocutor sem apresentar um contraponto. Mas entendo, é uma conduta normal quando faltam argumentos. No mais, fique bem.

Users who are viewing this thread

Voltar