AMD R9 2xx - [TÓPICO OFICIAL]

Quanto será que vale a minha R9 280x Vapor-X Tri-X ? Peguei a R9 390 Nitro :haha:
 
Boletei uma R9 285.
Queria saber se ela é parruda o suficiente pra rodar bem os jogos em fullhd e qual seria seu oponente da nvidia.
 
Eu também tenho a mesma dúvida. Comprei a minha a três meses atrás, mas acredite, ainda não joguei game algum nela por falta de tempo. Grande abraço.

Tempo eu tenho um pouco. Mas o problema é que eu mal tenho jogado.
Nem sei porque eu quero saporra.:bwahaha:
 
com o MSI Afterburner da pra fazer undervolt e tirar mais o consumo

O que eu quero é que o Zero Core mode funcione de acordo com a demanda, como deveria ocorrer. Não quero ter que ficar usando um monte de coisas para ficar manualmente ajustando isso e aquilo.
 
O que eu quero é que o Zero Core mode funcione de acordo com a demanda, como deveria ocorrer. Não quero ter que ficar usando um monte de coisas para ficar manualmente ajustando isso e aquilo.
usa um monitor so ou coloca o cooler a 100% de uma vez
 
Uma R9 285 2GB gargala muito com um processador Phenom II x4 955 3.2GHZ?
Estou pensando eu dar um overclock até 3.7GHZ.
 
Uma R9 285 2GB gargala muito com um processador Phenom II x4 955 3.2GHZ?
Estou pensando eu dar um overclock até 3.7GHZ.
Os jogos que tem uma dependência maior do CPU vai ter uma perda de desempenho significativo. Tenho uma gtx770 que é concorrente da 285, e um i3 chega entregar 30% mais de desempenho que o Phenom x4 em um caso isolado com o jogo Project Cars. Nesse cenário isolado o i3 faz 30% mais desempenho que o Phenom x4, mas não acaba por ai, pois o i7 tira 20% a mais de desempenho que o i3 no mesmo teste com a GTX770. Se a teoria do driver da AMD for verdadeiro pode ter uma perda maior ainda.

Mas o lado positivo que os jogos CPU bound não são muitos.

Exemplo de jogos que o gargalo é bem significativo: BF4 online 32-64 players. Jogos de mundo aberto como GTA 5 e Watch Dogs. Jogos de corrida como Project cars e Formula 1.
 
Os jogos que tem uma dependência maior do CPU vai ter uma perda de desempenho significativo. Tenho uma gtx770 que é concorrente da 285, e um i3 chega entregar 30% mais de desempenho que o Phenom x4 em um caso isolado com o jogo Project Cars. Nesse cenário isolado o i3 faz 30% mais desempenho que o Phenom x4, mas não acaba por ai, pois o i7 tira 20% a mais de desempenho que o i3 no mesmo teste com a GTX770. Se a teoria do driver da AMD for verdadeiro pode ter uma perda maior ainda.

Mas o lado positivo que os jogos CPU bound não são muitos.

Exemplo de jogos que o gargalo é bem significativo: BF4 online 32-64 players. Jogos de mundo aberto como GTA 5 e Watch Dogs. Jogos de corrida como Project cars e Formula 1.

Um overclock de 3.2GHZ para 3.7GHZ mudaria muita coisa?
 
Alguém sabe me dizer como botar 3 monitores na R9 270?

Eu ligo no DVI, VGA e HDMI mas só aparece imagem em dois monitores... Como eu ativo os três, pelo windows não consigo configurar... Tem algum software próprio?
 
usa um monitor so ou coloca o cooler a 100% de uma vez

Cooler 100% ?!?!?! O propósito do Zero Core é o contrário, manter o cooler a 0%... pq eu colocaria cooler a 100%????

E eu não tenho opção, tenho que usar dois monitores mesmo pq o segundo monitor está conectado em um receiver HT, inclusive é por ele que sai o som, por isso deixei bem claro que NÃO tenho essa opção.
 
Um overclock de 3.2GHZ para 3.7GHZ mudaria muita coisa?
Overclock no core do Phenom não afeta muito seu desempenho, e outra fraqueza dos Phenom está em seu controlador de memória. No caso do Project Cars o teste foi feito com Phenom em 3.9ghz+2.4ghz no Cache VS. i3 e i7 em 3.6ghz.

Vamos usar o Project Cars como exemplo, se o Phenom x4 faz 30fps em 3.9ghz e fizer over de 4.3ghz que é 10% mais, o fps deve subir no máximo 10% para 33fps. Enquanto o i3 em 3.6ghz faz 43fps e i5-i7 fazem 52fps.

Mas lembrando que o gargalo fica mais evidente nesse jogo e nos outros citados, jogo como Witcher 3 você não vai ter muita perda de desempenho, no máximo vai perder 10% contra um i5. 39fps para o Phenom e 43fps para o i5.
 
jogo como Witcher 3 você não vai ter muita perda de desempenho, no máximo vai perder 10% contra um i5. 39fps para o Phenom e 43fps para o i5.

Acho que haverá uma perda notável de desempenho nowinskit. Lembrando que a maioria dos jogos atuais fazem até bom uso dos cpus.
 
R9 285 2GB XFX por R$ 692,47 ainda vale a pena nos dias de hoje ? Essa placa de vídeo vai aguentar mais algum tempo ou é trocar hoje e amanhã trocar novamente ?
Pergunto isso pois não conheço muito o mundo das AMD, queria pegar uma GTX 960 2gb ou 4gb, mas dado o valor dessa R9 285 e visto que chega próximo das GTX 960 2gb me faz pensar que pelo valor está bem em conta. Outro detalhe, só jogo CS GO kkkkkkkk dá e sobra né ? demais jogos ficam no 360 e One.
 
Acho que haverá uma perda notável de desempenho nowinskit. Lembrando que a maioria dos jogos atuais fazem até bom uso dos cpus.
Como falei, tenho Phenom x4 e i7 com gtx 770 e já fiz testes comparativos nesses 2 jogos. São fatos concretos e não chutes.

Única possibilidade do gargalo ser maior no Witcher 3 é se o driver da AMD realmente tem um desempenho menor no quesito overhead.
 
Como falei, tenho Phenom x4 e i7 com gtx 770 e já fiz testes comparativos nesses 2 jogos. São fatos concretos e não chutes.

Única possibilidade do gargalo ser maior no Witcher 3 é se o driver da AMD realmente tem um desempenho menor no quesito overhead.
Uhmm .. Eu cheguei a testar um C2Q 8300 vs i2600K numa GTX 680 em bastantes jogos, até postei o review aqui no adrena LINK Uma pena que o link da imagem caiu e os resultados se perderam. O gargalo era notável na maioria dos jogos. Alguns poucos nem tanto.
 
Overclock no core do Phenom não afeta muito seu desempenho, e outra fraqueza dos Phenom está em seu controlador de memória. No caso do Project Cars o teste foi feito com Phenom em 3.9ghz+2.4ghz no Cache VS. i3 e i7 em 3.6ghz.

Vamos usar o Project Cars como exemplo, se o Phenom x4 faz 30fps em 3.9ghz e fizer over de 4.3ghz que é 10% mais, o fps deve subir no máximo 10% para 33fps. Enquanto o i3 em 3.6ghz faz 43fps e i5-i7 fazem 52fps.

Mas lembrando que o gargalo fica mais evidente nesse jogo e nos outros citados, jogo como Witcher 3 você não vai ter muita perda de desempenho, no máximo vai perder 10% contra um i5. 39fps para o Phenom e 43fps para o i5.

Desculpa, sou noob nesse quesito, mas tipo, o gargalo é maior dependendo das configurações do jogo(LOW, MEDIUM, HIGH)? Ou não faz diferença?
 
Uhmm .. Eu cheguei a testar um C2Q 8300 vs i2600K numa GTX 680 em bastantes jogos, até postei o review aqui no adrena LINK Uma pena que o link da imagem caiu e os resultados se perderam. O gargalo era notável na maioria dos jogos. Alguns poucos nem tanto.
No caso de teste de gargalo é meio complexo explicar porque tem muitas variáveis possíveis sobre o caso. Por exemplo se eu testar o jogo com qualidades gráficas menores que folgue a VGA para fazer muito FPS além de 60, então vou notar um gargalo maior entre os CPU's. Mas se eu forçar a qualidade gráfica empurrando pra baixo o fps da VGA a diferença entre os CPU's diminui. E eu me baseei em manter a melhor qualidade gráfica com foco no mínimo de 30fps. No seu link você testou em 2013, com jogos da geração passada, e como você mesmo falou hoje melhoraram o uso dos threads e isso deve ter ajudado o Phenom. Ainda tem o fator do driver da Nvidia 337.50 que ela lançou para diminuir overhead de CPU e depois dele outros drivers vieram com foco no overhead.

Eu fiz bench e gravei os testes que fiz em 5 jogos comparando Phenom contra meu i7 em 2 modos (4C/8t e 2C/4T): Witcher 3, Project Cars, GTA 5, Dying Light e Total War Attila. Nos jogos que tem opções de FOV e distance view(GTA 5 e Dying light), essas 2 opções dependem da força CPU e quanto maior mais verá gargalo entre CPU's. O Witcher 3 é pesado graficamente e puxa fps para baixo por causa da VGA, então ficando na casa dos 35-40fps você não nota grande diferença entre CPU's. Mas se tivesse testado com qualidade gráficas inferiores para folgar a VGA então talvez a diferença entre os CPU's aumentassem.

O Phenom x4 no geral fica limitado a produzir 35-40fps nos jogos, se VGA não for capaz de manter acima de 45fps não vai ver grandes perdas com ele.

Os vídeos abaixo são comparando Phenom x4 contra um i7 com apenas 2c/4t para simular um i3.

Witcher 3:
Project Cars:
GTA 5 :
Dying Light:
 
No caso de teste de gargalo é meio complexo explicar porque tem muitas variáveis possíveis sobre o caso. Por exemplo se eu testar o jogo com qualidades gráficas menores que folgue a VGA para fazer muito FPS além de 60, então vou notar um gargalo maior entre os CPU's. Mas se eu forçar a qualidade gráfica empurrando pra baixo o fps da VGA a diferença entre os CPU's diminui. E eu me baseei em manter a melhor qualidade gráfica com foco no mínimo de 30fps. No seu link você testou em 2013, com jogos da geração passada, e como você mesmo falou hoje melhoraram o uso dos threads e isso deve ter ajudado o Phenom. Ainda tem o fator do driver da Nvidia 337.50 que ela lançou para diminuir overhead de CPU e depois dele outros drivers vieram com foco no overhead.

Eu fiz bench e gravei os testes que fiz em 5 jogos comparando Phenom contra meu i7 em 2 modos (4C/8t e 2C/4T): Witcher 3, Project Cars, GTA 5, Dying Light e Total War Attila. Nos jogos que tem opções de FOV e distance view(GTA 5 e Dying light), essas 2 opções dependem da força CPU e quanto maior mais verá gargalo entre CPU's. O Witcher 3 é pesado graficamente e puxa fps para baixo por causa da VGA, então ficando na casa dos 35-40fps você não nota grande diferença entre CPU's. Mas se tivesse testado com qualidade gráficas inferiores para folgar a VGA então talvez a diferença entre os CPU's aumentassem.

O Phenom x4 no geral fica limitado a produzir 35-40fps nos jogos, se VGA não for capaz de manter acima de 45fps não vai ver grandes perdas com ele.

Os vídeos abaixo são comparando Phenom x4 contra um i7 com apenas 2c/4t para simular um i3.

Witcher 3:
Project Cars:
GTA 5 :
Dying Light:

Nao posso discordar. Belo trabalho nos videos.
 
Eu fiz bench e gravei os testes que fiz em 5 jogos comparando Phenom contra meu i7 em 2 modos (4C/8t e 2C/4T): Witcher 3, Project Cars, GTA 5, Dying Light e Total War Attila. Nos jogos que tem opções de FOV e distance view(GTA 5 e Dying light), essas 2 opções dependem da força CPU e quanto maior mais verá gargalo entre CPU's. O Witcher 3 é pesado graficamente e puxa fps para baixo por causa da VGA, então ficando na casa dos 35-40fps você não nota grande diferença entre CPU's. Mas se tivesse testado com qualidade gráficas inferiores para folgar a VGA então talvez a diferença entre os CPU's aumentassem.

Obrigado, nesses testes, o The Witcher rodou em qual opção gráfica? (LOW, MEDIUM, HIGH, ULTRA)
Bom, se rodar os jogos acima de 30 FPS fluído já está bom. Futuramente vou trocar o processador, mas no momento não dá.

E os gargalos só acontecem em jogos que usam bastante a CPU? Se eu jogar um jogo leve, o gargalo n vai acontecer?
 
Desculpa, sou noob nesse quesito, mas tipo, o gargalo é maior dependendo das configurações do jogo(LOW, MEDIUM, HIGH)? Ou não faz diferença?
Sobre o caso de qualidade gráfica vamos usar seguinte exemplo, a VGA X no jogo Y é capaz de produzir 120fps em low, 90fps em médio e 60fps em high. Ai temos o CPU A que é capaz de entregar 100fps no jogo Y e o CPU B que é somente capaz de entregar 50fps no jogo Y.
Se você colocar para jogar em low, o CPU A vai deixar você jogar em 100fps e o CPU B vai determinar 50fps, então em low você tem um gargalo maior entre os CPU's. Em high o CPU A vai entregar 60fps enquanto o CPU B vai entregar 50fps, e nesse quesito você ve
que a diferença entre os CPU's diminuiu.


Agora sobre outro ponto importante, existe uma questão que a Nvidia tem driver otimizado para DX11 que é capaz de minimizar o gargalo de CPU's fracos. Vamos supor que a gtx770 e 285 são idênticas em fps e que se eu usar o melhor CPU i7 e testar a 770 e a 285 as 2 vão fazer o mesmo fps (60fps), porque com CPU muito forte mesmo o driver da AMD não sendo otimizado o CPU forte resolve qualquer problema.

Agora com CPU Phenom x4 que é mais fraco e eu testar a gtx 770 e a 285, a gtx 770 vai fazer mais fps (45fps) e a 285 vai fazer (35fps) pq o driver da Nvidia é melhor para contornar as fraquezas do CPU, enquanto o driver da AMD não consegue a mesma façanha.
 
Sobre o caso de qualidade gráfica vamos usar seguinte exemplo, a VGA X no jogo Y é capaz de produzir 120fps em low, 90fps em médio e 60fps em high. Ai temos o CPU A que é capaz de entregar 100fps no jogo Y e o CPU B que é somente capaz de entregar 50fps no jogo Y.
Se você colocar para jogar em low, o CPU A vai deixar você jogar em 100fps e o CPU B vai determinar 50fps, então em low você tem um gargalo maior entre os CPU's. Em high o CPU A vai entregar 60fps enquanto o CPU B vai entregar 50fps, e nesse quesito você ve,que a diferença entre os CPU's diminuiu.

Entendi, muito obrigado pela explicação e paciência.
 
Cooler 100% ?!?!?! O propósito do Zero Core é o contrário, manter o cooler a 0%... pq eu colocaria cooler a 100%????

E eu não tenho opção, tenho que usar dois monitores mesmo pq o segundo monitor está conectado em um receiver HT, inclusive é por ele que sai o som, por isso deixei bem claro que NÃO tenho essa opção.
e não pode usar a saida da caixa de som pra isso ?
não entendo o problema de deixar o cooler a 100% a placa fica fria dura mais :coolface:.
aqui e 100% direto não posso me deixar o luxo de ficar variando senão não segura o over (no caso o processador vga não tenho necessidade agora pois so jogo em 1080P).
 
Vendi minha R9 280X por 899 no ML
Paguei 999.

:haha:
 
e não pode usar a saida da caixa de som pra isso ?
não entendo o problema de deixar o cooler a 100% a placa fica fria dura mais :coolface:.
aqui e 100% direto não posso me deixar o luxo de ficar variando senão não segura o over (no caso o processador vga não tenho necessidade agora pois so jogo em 1080P).

Eu uso o PC conectado a um HT via saída HDMI da VGA, portanto as caixas de som ficam ligadas no HT, não tem como ligar direto no PC. E e eu nem faria isso, pois a qualidade de som de um sistema HT é 1000x melhor que caixas de PC, além disso a VGA passa via HDMI sinal Dolby Digital, TrueHD e DTS 5.1 pro HT. Aliás, eu comprei um HT justo pra isso, pra ter mais qualidade de som.
Cooler a 100% a placa faria mais barulho que um avião a jato, a 60% já parece um secador de cabelos.... :bwahaha: Fora que com isso vc está usando mais energia e vai desgastar muito mais rapidamente as fans... portanto tem problema sim... cuidado aí...

E convenhamos, se a placa tem um gerenciador inteligente de temperatura que controla a velocidade das fans na medida certa para que a placa não esquente muito, sob demanda, pra que eu vou omitir isso e deixar a 100% o tempo todo? Não faz sentido.

Ainda mais que minha placa dificilmente fica a 100% de uso pois eu limito o FPS a 75 já que uso vsync e esta é a frequência do meu monitor.

Mas eu consegui no Crimson uma solução meia-boca: Na aba jogos, criei um perfil padrão com memórias a 300Mhz e para cada jogo, criei um perfil customizado com memórias a 1250hz. Isso já garante que a placa vai consumir bem pouco em idle, uns 20 ou 30W (isso com um monitor, com 2 consome uns 50W)

Contudo, ainda assim, não é o mesmo consumo do Zero Core, neste caso o consumo cairia para menos de 5W.

Mas estou desencanando... Já cansei de pesquisar e parece que o Zero Core não funciona de forma alguma quando se usa a saída HDMI...:mas:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo