Não sei porque fanboy da AMD faz tanta choradeira com esse gameworks. Desativando ele meus jogos com gameworks rodam muito bem na minha AMD. Se fizer questão de rodar gameworks pague por ele. Witcher 3 usa Physx, na Nvidia você pode selecionar pelo driver se o CPU ou GPU devem processar. Na AMD deve rodar no CPU porque aqui o desempenho é normal.
Agora o Project CARS Physx ele roda fixo no CPU tanto na Nvidia como AMD, porque com Nvidia fiz um teste simples, colocando uma GPU dedicada para Physx e o jogo rodou o tempo inteiro com ela em 0% de load.
Problema da AMD é draw calls em DX11, no GTA 5 e BF4 minha GTX770 fica encostada na r9 390. No benchmark do 3dmark a 770 faz 2.5kk draw calls em DX11 enquanto a r9 390 faz 1.2kk. E olha que AMD melhorou no último ano os draw calls em DX11 em cada driver lançado, porque em 2014 ela fazia 600k.
E para o tessellation a AMD tem opção para diminuir o fator no driver, então também não sei porque tanta reclamação sobre isso. Numa competição para vencer você deve explorar as fraquezas do adversário, e isso não é desleal.
E sabe quem é o culpado disso? A AMD que lá em 2012 ao invés de lançar 1 arquitetura para DX11 criou algo pensando no futuro e relegando o presente como nos FX, de 2012 até hoje quem foi de Nvidia aproveitou ao máximo seus jogos DX11, quem comprou AMD não ligava muito para o presente apenas esperava o futuro chegar. Esse foi o marketing da AMD nos últimos anos em todos seus produtos, sempre falando em futuro. Agora os donos de GPU AMD talvez tenham vantagem com o DX12. Mas tem que ver que ambas opções tiveram ponto positivo e negativo, bastou cada um fazer sua escolha vendo as vantagens e desvantagens de cada produto.
Para concluir sobre a primeira pergunta, as pessoas são imediatistas no geral, elas preferem ganhos no presente do que esperar o futuro. Ai fica fácil saber porque Nvidia faz tanto sucesso, ela sabe o que o público prefere.