Ryzen 1800 X ainda vale a pena?
Pergunto dele pois estou de olho numa mobo B350 usada e nao sei se ela suporta ryzen mais atual.
Pergunto dele pois estou de olho numa mobo B350 usada e nao sei se ela suporta ryzen mais atual.
C/ os ryzen 2xxx e 3xxx aí não acho q compensa pegar 1800x, a - q esteja num preço imbátivel. Praticamente tds as mobos série 3xx suportam os ryzen 3ªG. Só atualizar o bios e já era.Ryzen 1800 X ainda vale a pena?
Pessoal tenho uma ASRock B450M Steel Legend estou com o win 10 atualizado, mas quando tento abrir o rgb polychrome ele não abre e ainda zoa todas as configs dos leds que tinha setado na bios, alguma dica?
Boa tarde! Alguém que tenha uma placa AM4 da Gigabyte com uma APU 3ª geração poderia me ajudar? Eu tenho uma Gigabyte X570-i (modelo itx, mas acho que o bios é igual a outros modelos da marca) e coloquei um Ryzen 5 3400G. Eu tentei usar mais de 2GB de vídeo compartilhado, mas na opção do Bios, que segundo o manual da placa, deveria ir até 16GB, pra mim vai apenas até 2GB. Alguém já conseguiu alocar mais de 2GB de memória pra iGPU em placa Gigabyte? Tenho 32GB de memória e já atualizei o BIOS pra versão F10. Tinha atualizado pro F11 estes dias, mas tive que voltar, pois o PC travava direto.
Outra coisa, mas isso creio ser desconhecimento meu. Tenho tentado fazer overclock na Vega 11 e não importa o aumento na frequência e na energia sempre que entro em um jogo pra testar dá tela preta e tenho que zerar o Bios e reiniciar. Engraçado que com uma Biostar X370 gtn, que custou 1/3 da Gigabyte, eu já coloquei a Vega 11 em 1600, memória em 3400 e rodei testes sem quaisquer travadas. Vai saber né.
Boa noite meus amigos ,gostaria de vossa ajuda,quero um kit placa mãe processador e memória Tudo até 3k,o que vocês sugerem?Alguém poderia me ajudar?Estou sem nada,minha placa mãe deu curto.
É Boa essa loja amigo? Muito obrigado![]()
Kit Upgrade - Ryzen 3600 + B450 Aorus M + 2x8Gb Crucial Micron E-Die DDR4 3200Mhz | GK InfoStore
Compre online Kit Upgrade - Ryzen 3600 + B450 Aorus M + 2x8Gb Crucial Micron E-Die DDR4 3200Mhz com a qualidade GK Infostore. Ofertas imperdíveis na GK InfoStore! Confira agora!www.gkinfostore.com.br
![]()
Kit Upgrade By Barr3l Rid3r - Ryzen 3700X + B450M Gaming + 2x8Gb Crucial Micron E-Die DDR4 3200Mhz | GK InfoStore
Compre online Kit Upgrade By Barr3l Rid3r - Ryzen 3700X + B450M Gaming + 2x8Gb Crucial Micron E-Die DDR4 3200Mhz com a qualidade GK Infostore. Ofertas imperdíveis na GK InfoStore! Confira agora!www.gkinfostore.com.br
Nunca comprei lá, mas a turma fala que é boa, apesar de que dizem demorar nas entregas. Não sei se eles enviam as MOBOS com a BIOS atualizada.É Boa essa loja amigo? Muito obrigado
É Boa essa loja amigo? Muito obrigado
Obrigado meu amigo e fica na paz de Deus. Vou pesquisar.Nunca comprei lá, mas a turma fala que é boa, apesar de que dizem demorar nas entregas. Não sei se eles enviam as MOBOS com a BIOS atualizada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Essa MOBO é melhor que a outra que eu tinha enviado do 3700X tbm.![]()
Kit Upgrade By Barr3l Rid3r - Ryzen 3700X + B450M Gaming + 2x8Gb Crucial Micron E-Die DDR4 3200Mhz | GK InfoStore
Compre online Kit Upgrade By Barr3l Rid3r - Ryzen 3700X + B450M Gaming + 2x8Gb Crucial Micron E-Die DDR4 3200Mhz com a qualidade GK Infostore. Ofertas imperdíveis na GK InfoStore! Confira agora!www.gkinfostore.com.br
que caroE custa 120 dólares
Acho que a Gigabyte nem se preocupou muito com APUs, fez a placa pensando nos processadores mais top mesmo. Eu já havia visto sobre não ter diferenças na quantidade de memória, devido a ser o mesmo barramento e faz todo sentido, mas curiosamente eu rodei o Forza Horizon 4 1080p no médio com 3GB compartilhados usando a x370 gtn e não dava nenhuma travada (de 45 a 50fps), já na Gigabyte, com os 2GB fica injogável, travando a todo momento, como se tivesse sem memória mesmo. São apenas testes, e este processador vai pra um gabinete pequeno pra ficar na sala, pra coisas super leves mesmo. Obrigado pela ajuda!Na B450M Pro4, 2GB também são o máximo permitido na configuração, então acredito que seja algo generalizado. De qualquer forma, como a pool da onde a Vega 11 vai tirar os dados é a mesma que alimenta todo o sistema, limitar a capacidade até 2GB não vai interferir na performance, pois a velocidade de acesso continuará a mesma e o excedente que não couber no espaço reservado à "VRAM" ficará armazenado na mesma pool.
Quanto ao overclock na Vega 11, se você já alterou todas as tensões possíveis e que impactam diretamente na performance da iGPU, então só pode ser algo relacionado à BIOS dessa placa. O jeito é torcer pra que a Gigabyte possa eventualmente corrigir isso.
Falouws![]()
Até onde eu sei, exige, mas não tenho como confirmar porque não possuo o jogo.
Quanto à temperatura, vi meu 3600 bater 95°C usando o cooler BOX e rodando o Prime95. Ele não passou de 95°C porque minha placa-mãe estava configurada para que ele não ultrapassasse de jeito nenhum esse valor, não importando a redução que deveria ser feita no clock de trabalho. Se você não quer desativar o Core Performance Boost, pode ser interessante usar essa opção e limitar a temperatura máxima do Ryzen para 75-80°C, por exemplo. O clock atingido deverá ser maior que aquele obtido quando se desativa o Core Performance Boost. Senão me falhe a memória essa opção está dentro das configurações do Precision Boost Overdrive, algo com Thermal Limit no nome; basta mudar a opção de Auto para Manual e fazer a alteração desejada no valor.
É o driver do chipset, disponível no site da AMD. Na questão temperatura, não vi diferença entre usar com e sem o driver. Algumas pessoas se dão bem com ele, outras reclamam de instabilidades. Eu, particularmente, não percebi nada deletério de sua parte.
Falouws![]()
Fiz uns testes de stress pelo aida64 por uns 20 minutos e obtive as seguintes informações:
Aida64:
Max clock - 3993mhz;
Max temp - 88°;
avarage temp - 78,6°;
Max CPU core - 1.360 V.
HWMonitor:
Max clock - 4092mhz (assim que liguei o pc, abri o software e ficou registrado isso);
Max temp - 90° (durante o teste no aida64, ele ficava mais entre 80~83°, mas pulava pra 89/90° e caia para 80/83° novamente);
Max CPU voltage - 1.444 V;
TMPIN7 da placa mãe - Bateu 85° no registro máximo, sabe me dizer oq seria isso? o restante estava na faixa dos 50° pra baixo.
Achei estranho no aida64 o max de clock registrado ser de 3993.. vi alguns videos no youtube com esse mesmo software e CPU e registrou todos acima de 4,1mhz no pico máximo.. devo me preocupar?
Estava com ar condicionado ligado tbm.. o que vc me diz referente a essas informações?
Abraço!
Acho que a Gigabyte nem se preocupou muito com APUs, fez a placa pensando nos processadores mais top mesmo. Eu já havia visto sobre não ter diferenças na quantidade de memória, devido a ser o mesmo barramento e faz todo sentido, mas curiosamente eu rodei o Forza Horizon 4 1080p no médio com 3GB compartilhados usando a x370 gtn e não dava nenhuma travada (de 45 a 50fps), já na Gigabyte, com os 2GB fica injogável, travando a todo momento, como se tivesse sem memória mesmo. São apenas testes, e este processador vai pra um gabinete pequeno pra ficar na sala, pra coisas super leves mesmo. Obrigado pela ajuda!
Fiz uns testes de stress pelo aida64 por uns 20 minutos e obtive as seguintes informações:
Aida64:
Max clock - 3993mhz
Max temp - 88°
avarage temp - 78,6°
Max CPU core - 1.360 V
HWMonitor:
Max clock - 4092mhz (assim que liguei o pc, abri o software e ficou registrado isso)
Max temp - 90° (durante o teste no aida64, ele ficava mais entre 80~83°, mas pulava pra 89/90° e caia para 80/83° novamente)
Max CPU voltage - 1.444 V
Achei estranho no aida64 o max de clock registrado ser de 3993.. vi alguns videos no youtube com esse mesmo software e CPU e registrou todos acima de 4,1mhz no pico máximo.. devo me preocupar?
Estava com ar condicionado ligado tbm.. o que vc me diz referente a essas informações?
Abraço!
Esquisito esse comportamento do Forza 4. Ao meu ver, não era algo pra acontecer, tendo em vista que tanto a GPU quanto a CPU estão dentro do mesmo die e acessam exatamente a mesma pool de memória, com o mesmo barramento. Bizarro, para dizer o mínimo...
E eu já tinha ouvido falar que era possível separar 3GB da RAM do sistema para ser usado como memória de vídeo, mas não tinha ideia que era algo restrito a alguns modelos. Até cheguei a atualizar a BIOS dessa Pro4 com a intenção de, supostamente, liberar essa função, mas infelizmente a limitação de poder usar até 2GB continuou. De todo modo, como a maioria das pessoas não compra X570 pra usar uma APU de entrada (que é o que temos no momento, futuramente poderemos ver APUs com 6/8 cores, e com performance gráfica bem superior ao que uma Vega 11 entrega), mesmo ela tendo saídas de vídeo, os fabricantes meio que ignoram os updates de BIOS que melhoram coisas específicas para as APUs. Não duvido nada que a minha X570, que também tem saídas de vídeo, se comporte da mesma forma...
Não sei se seu AIDA64 está atualizado, mas o software mais confiável para fazer medições no Ryzen, juntamente com o Ryzen Master, é o HWInfo64.
Como a temperatura máxima tolerável pelo Ryzen 3600 é de 95°C, acredito que você não tenha com o que se preocupar. Porém, se essa temperatura te incomoda, como me incomodou, o jeito é trocar o cooler BOX por algo mais eficiente (são tantas pessoas que ajudo aqui que fica difícil lembrar o caso de cada uma: se já tiver feito isso, então só te resta melhorar a refrigeração interna do case ou se mudar pra algum lugar mais frio).
Eu não cheguei a testar o 3600 no stress test do AIDA64, mas no Prime95 o meu 3600 ficava sempre a 3600 MHz, com a temperatura cravada em 95°C. Só consegui mudar esse cenário trocando de cooler, o que fez a temperatura cair para 77-78°C e o clock aumentar em 100 MHz em relação ao que atingia antes.
Falouws![]()
Eu uso o gammaxx GTE e coloquei pasta térmica MX-4 como havia dito haha.. e o meu gabinete é o wheel jack com 3 fans frontais empurrando, 2 em cima tirando e 1 traseira tirando.. a gente tava se falando no outro tópico aqui na adrenaline tbm kkkk.
em relação ao teu clock, o maximo que vc pegou foi 3,7 mhz então?
Na verdade tem um outro motivo para não termos tantos avanços nessa parte: precisam vender todos os estoques ou boa parte dos coolers atuais.Mercado de coolers está estagnado em termos de tecnologia. Tentaram as vapour chamber e não foi pra frente, tomara que agora se avançe com essa tecnologia de termossifões entrando no mundo dos PCs.
Foi mal pelo esquecimento, mas como disse antes são vários nomes que preciso ficar lembrando e minha cabeça não tá boa pra guardar tanta coisa. Se a tua assinatura estivesse disponível, ajudaria bastante nessas horas
Então esquece o que eu disse antes: se tu estais usando o GTE e tem um case com 3 fans puxando ar e 3 soprando, ou o GTE não é tão eficiente quanto o Hyper 212 (talvez por não ter tanta massa, ou não ter uma fan que gere tanto CFM quanto a fan do Hyper 212 que uso), ou a temperatura ambiente aí tá pior que dentro do meu quarto (estou torrando de calor e meu 3600 está batendo 39°C, segundo medição no Q-Code, que lê o sensor da CPU da placa-mãe; e antes que me esqueça, estou rodando um jogo em segundo plano também).
3700 MHz no teste Small FFT do Prime95, que faz a CPU produzir o máximo de calor possível. Com o cooler BOX, o clock ficava travado no valor base, 3600 MHz, com a temperatura cravada nos 95°C. Só consegui melhorar o cenário trocando de cooler, aí aproveitei pra usar minha MasterGel Maker que havia comprado na Novembro Ninja do ano passado. Nos testes do cotidiano, consegui fazer o 3600 atingir 4200 MHz em 3 núcleos, com o clock oscilando em idle no Windows. Em jogos, consigo 4100 MHz em todas as threads e atinjo uma frequência maior do que essa (4125 a 4200 MHz), porém em menos threads.
Falouws![]()
Uma coisa que me incomoda muito no Ryzen 7 3700x e eles nunca consertaram isso em nenhuma BIOS, navegar na internet, abrir o steam, qualquer tarefa básica e a CPU do nada entra em modo de processamento pesado e sobe as ventoinhas para o máximo. Sobem e descem as ventoinhas sem sentido nenhum.
Complicado.. essa parada tá me incomodando bastante!! e meu quarto tava com ar condicionado ligado tbm na hora do teste.
Final de semana eu vou tirar o gammaxx e colocar novamente, usando minha mastergel maker ( a pasta atual é a mx-4, na qual usei de um amigo meu na montagem ontem). Você tem algum video mostrando a forma de colocar a pasta em 3 pontos? só pra saber o local exata de cada um.. vou aproveitar e formatar o pc tbm, tendo em vista que to usando msm SO que tava no meu pc antigo (i5 2500k) e talvez atualizar a bios da placa mae ( a minha veio a 2,50) e refazer todos os testes novamente..
Sabe se a minha GPU HD7970 3gb pode estar atrapalhando o funcionamento correto do conjunto todo?
Obs: Neste exato momento, em IDLE, a mínima bateu 33° graus.
Abraço!
![]()
Apesar de esquentadinha, acredito que a 7970 só traria problema pra temperatura em jogos: se ela for modelo blower, vai jogar o calor pra fora do gabinete, mas se for modelo custom, com fans axiais, então o calor produzido será jogado para dentro do case, e como ar quente é mais denso que o ar frio, a tendência é que ele suba e contamine a região ao redor do cooler da CPU.
Por mais que não seja necessário, formatar e colocar o sistema do zero é uma boa para eliminar qualquer bug trazido da instalação antiga e dos drivers do teu antigo setup.
Falouws![]()