[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Galera meu cunhado comprou uma X470 GAMING PLUS + RYZEN 7 3800X.

Reparamos que a MOBO possui uma entrada a mais de alimentação de energia, porém a fonte que utilizamos (CX750M) não possui o cabo extra que ligaria ali, mesmo assim o PC funcionou, porém, quando abrimos um jogo ou algo que consome mais o PC reinicia, ele nem desliga e sim reinicia.

Duvida 1: Parece que esse conector é realmente necessário né, mas caramba, esse processador consome tanto assim??

Dúvida 2: Qual a melhor fonte para usarmos, que tenha a conexão 12+4 para a MOBO?

SETUP: X470 GAMING PLUS + RYZEN 7 3800X + CORSAIR VENGEANCE 3000MHZ 8GB (2) + GIGABYTE RX5700 XT

Obrigado!
Esse pino extra para o processador não é necessário, seu problema é outro, o 8 pin fornece até 384w, seu processador não console nem perto disso, 8+4 é não pra quer for fazer ln2.

De férias resolvi testar overclock via ccx e os resultados são bons. 3900X.
Apenas setei 1.3V na bios, e CCXs clocks 4450/4425/4350/4350. Dá para tirar mais, já que essa config também ficou estável em 1.285V, acredito então que dê para subir um pouco mais em 1.3V.

9k3tP2V.png

Muito meh essa pasta :eca:

A que eu uso tem basicamente 10x mais conditividade térmica que essa aí :chan:

Falouws :cool:
qual o modelo pra compara os testes quando pesquisei a diferença dela pros outras que custa 2x 3x a mais era de 2ºC

Por que estão em vermelho? Porque você está estressando a CPU e ela está chegando próximo do limite máximo de potência fornecida pelo socket e o limite máximo de pico de corrente (esse está meio esquisito, pois a corrente sustentada, que tem um valor menor, está com uso de 70%, então não sei o que pode estar causando isso).

Quanto aos ajustes de energia mencionados, desativar a possibilidade do sinal de vídeo ser desligado ou desativar a opção que faz os HDs desligarem depois de um certo tempo não vão interferir na temperatura da CPU. Além disso, ao menos comigo, essa configuração deixou meu 3600 travado em 3600 MHz em todos os cores (desativei o Core Performance Boost), o que pra mim não é interessante quando a máquina está em repouso. Eu ainda deixaria 5% em cada um desses ajustes, pois como já falei antes, assim que você entrar no jogo, o clock vai subir, eliminando qualquer limitação na performance.

Meu camarada, como a minha placa de video é grande e esquentadinha, ela fica colada nesse dissipador da placa mae na qual eu acho que é do CHIP da placa mae.. ontem quando terminei de jogar, eu abri e encostei o dedo e achei extremamente quente, deveria me preocupar com isso?

lKGrsg.jpg

sabe se no HWinfo64 dá pra ver a temperatura dessa parte, especificamente? no print abaixo, na parte da placa mãe, mostra somente a temperatura da placa mãe, mas nao sei de qual parte da placa mãe que ele lê esta temperatura

vzp7Fd.jpg

qual o modelo pra compara os testes quando pesquisei a diferença dela pros outras que custa 2x 3x a mais era de 2ºC

Custo a acreditar que uma pasta desse nível tenha só 2 graus de diferença para uma Actic MX-4, por exemplo, que tem até menor condutividade térmica que a minha Mastergel Maker.

Meu camarada, como a minha placa de video é grande e esquentadinha, ela fica colada nesse dissipador da placa mae na qual eu acho que é do CHIP da placa mae.. ontem quando terminei de jogar, eu abri e encostei o dedo e achei extremamente quente, deveria me preocupar com isso?

lKGrsg.jpg

sabe se no HWinfo64 dá pra ver a temperatura dessa parte, especificamente? no print abaixo, na parte da placa mãe, mostra somente a temperatura da placa mãe, mas nao sei de qual parte da placa mãe que ele lê esta temperatura

vzp7Fd.jpg

Se o PC não ficou instável, não há com o que se preocupar.

Se a tua placa-mãe tem sensor de leitura da temperatura do PCH (chipset), então o HWInfo64 vai mostrar. Tem que procurar aí, já que ele mede zilhões de coisas diferentes ao mesmo tempo, mas adianto que não é nenhum desses sensores inclusos no campo da placa-mãe.

Custo a acreditar que uma pasta desse nível tenha só 2 graus de diferença para uma Actic MX-4, por exemplo, que tem até menor condutividade térmica que a minha Mastergel Maker.
Ele deve ter visto testes na mesma época que eu. De fato indicavam que não havia diferença grande entre a z5 e outras aí.

Ele deve ter visto testes na mesma época que eu. De fato indicavam que não havia diferença grande entre a z5 e outras aí.

Se a tua placa-mãe tem sensor de leitura da temperatura do PCH (chipset), então o HWInfo64 vai mostrar. Tem que procurar aí, já que ele mede zilhões de coisas diferentes ao mesmo tempo, mas adianto que não é nenhum desses sensores inclusos no campo da placa-mãe.

exato achei um teste aqui com a Z9
yqSq6qVDxvcsSQc3kFUvfG.png

pagar mais que o dobro pra 2ºC so a mais nei cale a pena mais qualquer uma e melhor que a implastec
e o lado bom que essa que uso não e condutora vo continuar procurando testes

exato achei um teste aqui com a Z9
yqSq6qVDxvcsSQc3kFUvfG.png

pagar mais que o dobro pra 2ºC so a mais nei cale a pena mais qualquer uma e melhor que a implastec
e o lado bom que essa que uso não e condutora vo continuar procurando testes

Eu concordo que não vale à pena pagar uma fortuna numa pasta térmica e foi por esse motivo que não peguei a Kryonaut. De todo modo, ela tem uma vantagem sobre a minha pasta de quase 0.7°C, sendo que a diferença na condutividade térmica é de apenas 1.5W.

Outra coisa que tem que se levar em consideração é que ele fez o teste com CPUs relativamente antigas, que não esquentam tanto (talvez com exceção do FX):

OESfOox.png

Se ele tivesse testado com uma CPU Intel atual, especialmente do 9900K em diante, acredito que os resultados seriam BEM diferentes...

Eu concordo que não vale à pena pagar uma fortuna numa pasta térmica e foi por esse motivo que não peguei a Kryonaut. De todo modo, ela tem uma vantagem sobre a minha pasta de quase 0.7°C, sendo que a diferença na condutividade térmica é de apenas 1.5W.

Outra coisa que tem que se levar em consideração é que ele fez o teste com CPUs relativamente antigas, que não esquentam tanto (talvez com exceção do FX):

OESfOox.png

Se ele tivesse testado com uma CPU Intel atual, especialmente do 9900K em diante, acredito que os resultados seriam BEM diferentes...

aqui tem um teste mais recente mais não tem a minha pasta so a sua
porem ainda assim a z5 foi bem barata e a diferença e bem pequena o que não vale o preço a sua vem quantos gramas ?

aqui tem um teste mais recente mais não tem a minha pasta so a sua
porem ainda assim a z5 foi bem barata e a diferença e bem pequena o que não vale o preço a sua vem quantos gramas ?

Acho que é um tubo com 4g. A versão mais nova, com um aplicador diferente, tem menos quantidade e parece ser mais cara também. Essa eu creio não valer à pena pra comprar.

Galera, tenho hoje um kit com i7 860, isso mesmo praticamente 10 anos usando ele rsrs, então chegou o momento de da um up, as memorias eu já fiz a compra HyperX Fury 3200mhz, o processador estou pensando no 3700x ou 3800x, qual placa mãe vocês recomendam até no máximo 700 já incluído o frete se possível ?

Lembrando não irei fazer over em nada!

Galera, tenho hoje um kit com i7 860, isso mesmo praticamente 10 anos usando ele rsrs, então chegou o momento de da um up, as memorias eu já fiz a compra HyperX Fury 3200mhz, o processador estou pensando no 3700x ou 3800x, qual placa mãe vocês recomendam até no máximo 700 já incluído o frete se possível ?

Lembrando não irei fazer over em nada!

Acredito que a mais em conta seja essa. Todas as demais estão custando acima dos R$ 700 que você está disposto a pagar.

Quanto ao processador, iria de 3700X. 3800X não vale à pena porque o ganho de performance é pequeno em relação ao custo a ser pago.

PS: também saí esse ano de uma plataforma LGA1156, porém de um i5-750, com o qual passei quase 10 anos (completou agora em Dezembro, mas montei o novo PC em Outubro). Que salto de performance... Nunca pensei que a minha 480 estivesse sendo tão gargalada! :mdr2:

Acredito que a mais em conta seja essa. Todas as demais estão custando acima dos R$ 700 que você está disposto a pagar.

Quanto ao processador, iria de 3700X. 3800X não vale à pena porque o ganho de performance é pequeno em relação ao custo a ser pago.

PS: também saí esse ano de uma plataforma LGA1156, porém de um i5-750, com o qual passei quase 10 anos (completou agora em Dezembro, mas montei o novo PC em Outubro). Que salto de performance... Nunca pensei que a minha 480 estivesse sendo tão gargalada! :mdr2:

Nem me falei, hoje possuo uma 580 rsrs, o problema que o 3700x sumiu do mercado e quando acha esta praticamente no mesmo valor do 3800x!

O que me dizem desse modelo https://www.terabyteshop.com.br/pro...racing-x470gtq-chipset-x470-amd-am4-matx-ddr4

Nem me falei, hoje possuo uma 580 rsrs, o problema que o 3700x sumiu do mercado e quando acha esta praticamente no mesmo valor do 3800x!

O que me dizem desse modelo https://www.terabyteshop.com.br/pro...racing-x470gtq-chipset-x470-amd-am4-matx-ddr4

Uso a minha RX 480 desde o ano de lançamento (2016) e nunca achei que ela estivesse sendo tão gargalada, sério mesmo... O salto de performance da 750 TI que usava antes dela foi tão grande que acabei ignorando sinais do gargalo evidente. Só percebi que a coisa realmente arrochou quando comecei a jogar AC Origins e Odyssey, que são jogos que pesam bastante na CPU. Nunca vi meu i5 ficar tanto tempo cravado em 100%! :mother: :putz::fuu:

Se o 3700X não pode ser encontrado e o 3800X está no mesmo valor, então é o jeito ir de 3800X.

Quanto à placa-mãe, conheço a marca só de ouvi falar, mas já vi alguns vídeos da BIOS do modelo com chipset X370 e, sinceramente, não gostei muito do que vi...

Além disso, essa placa em particular, apesar de ter o chipset top da geração passada, possui muitos dos seus recursos capados, isto é, não tem ao menos 6 portas SATA, não possui 2 slots M.2, não tem mais portas USB no espelho traseiro, etc. Ela custa mais caro que a B450M da Asrock, mas não possui USB-C na traseira (coisa que a Steel Legend possui) e nem um slot secundário M.2, mesmo que limitado na velocidade do padrão SATA (coisa que a B450M citada tem).

Por essas e outras que prefiro pegar a Steel Legend no lugar dessa X470 da Biostar.

PS: só confirme no anúncio do produto que a placa vem atualizada para suportar os Ryzen 3000, mas ao menos no caso da Terabyte, acredito que eles mandem todas as placas pros clientes com a BIOS atualizada, ou ao menos com uma versão que suporte a 3ª geração.

E aquele B550 honesto? Já era pra termos alguns rumores mais concretos sobre ele, não?

No meu caso era o processador com problema, tive que trocar.
Caraca aí é triste hein cara...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então pronto, pegue as peças dele e teste na tua máquina. Comece pela GPU, depois RAM, depois fonte, até identificar o problema. Pegue tua placa de vídeo e instale no PC dele também, pra ver se o problema persiste lá.

Hoje é o dia dos testes, assim que conseguir aviso aqui, valeu rapaziada!

Galera Boa tarde.Comprei um Ryzen 3800x ele está a caminho, tenho um cooler Kraken x60 é vi que não compatível, o cooler box dele leva bem as temperaturas mais altas? Moro no RJ ,se não for bom tem algum cooler que vcs indicam?

Ahhh então beleza, depois vou dar uma procurada. Me diz uma coisa, eu lembro que teve um tópico que eu falei que futuramente ia comprar uma 1660ti, porém, acho que vc comentou que era melhor esperar lançar as rx 5600 e tal.. essa placa ainda vai ser lançada aqui, né? E seria a melhor escolha pra placa de vídeo intermediária CxB?

Ahhh então beleza, depois vou dar uma procurada. Me diz uma coisa, eu lembro que teve um tópico que eu falei que futuramente ia comprar uma 1660ti, porém, acho que vc comentou que era melhor esperar lançar as rx 5600 e tal.. essa placa ainda vai ser lançada aqui, né? E seria a melhor escolha pra placa de vídeo intermediária CxB?

Sim, vai. Não sei exatamente quando do próximo ano, mas vai.

Somente a relação da performance x preço é que vai dizer se essa placa será a melhor escolha para o segmento intermediário, e isso ainda não sabemos (ela não foi anunciada, não sabemos o preço e nem do que ela é capaz de entregar). Entretanto, segundo o último vazamento que teve:

A RX 5600 XT será basicamente uma RX 5700 capada na RAM e na banda de memória, ou seja, os dias de reinado das GTX 1660 Super e Ti estão contados SE a AMD precificar essa placa corretamente...

Última edição:
Sim, vai. Não sei exatamente quando do próximo ano, mas vai.

Somente a relação da performance x preço é que vai dizer se essa placa será a melhor escolha para o segmento intermediário, e isso ainda não sabemos (ela não foi anunciada, não sabemos o preço e nem do que ela é capaz de entregar). Entretanto, segundo o último vazamento que teve:

A RX 5600 XT será basicamente uma RX 5700 capada na RAM e na banda de memória, ou seja, os dias de reinado das GTX 1660 Super e Ti estão com os dias contados SE a AMD precificar essa placa corretamente...

Ahhh sim, vou aguardar mesmo pois de qualquer forma não posso pegar nenhuma placa agora.. em relação a fabricante, qual é a mais interessante em termos de qualidade/garantia? Eu acho que a MSI dava 3 anos de garantia pra placa de vídeo, isso ainda continua?

Obrigado irmão

Ahhh sim, vou aguardar mesmo pois de qualquer forma não posso pegar nenhuma placa agora.. em relação a fabricante, qual é a mais interessante em termos de qualidade/garantia? Eu acho que a MSI dava 3 anos de garantia pra placa de vídeo, isso ainda continua?

Obrigado irmão

Até onde estou sabendo, a MSI continua a dar garantia de 3 anos para placas de vídeo aqui no Brasil.

Última edição:
Interessante. Como não tenho WC, nem pensei nessa possibilidade, mas isso era meio que esperado já que basicamente todos esses coolers são produzidos pela Asetek e compartilham do mesmo sistema fixador do bracket.

Pois é, esse adaptador salvou firme, pois não precisaria me desfazer do watercooler caro...
No brasil esse adaptador tá sendo vendido por quase 4x mais caro.

Users who are viewing this thread

Voltar