3600 será melhor em jogos, mas as threads extras do 2700X podem te ajudar nos teus estudos em programação e virtualização, acelerando compilações ou permitindo o uso de mais de uma VM ao mesmo tempo, por exemplo. Ah não ser que o ganho de IPC trazido pelo 3600 consiga superar a performance extra entregue pelo 2700X, mas a julgar pelos benchmarks de ambos rodando programas de edição de vídeo, creio que não será o caso para compilação e virtualização.
Como o 2700X é bem mais guloso, ele precisa de um VRM melhor dimensionado para atender suas necessidades sem sofrer power throttling. Tendo isso em mente, recomendo:
Placa Mãe Asrock Fatal1ty B450 Gaming K4, Chipset B450, AMD AM4, ATX, DDR4, A ASRock faz parceria com a Fatal1ty para incorporar uma filosofia de design e os recursos mais desejados pelas artes de primeira linha. O F-Stream é um programa de ajuste multifuncional all-in-1 que suporta overclock e...
www.terabyteshop.com.br
Foge do teu orçamento, mas ela é uma melhor opção que a B450M Steel Legend. Se quiser economizar mais um pouco, tem essa aqui também:
Placa Mãe ASRock B450 PRO4, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4, Equipado com slot M.2 que suporta interface SATA3 6Gb / se PCIe Gen3 x4 Ultra M.2 que impulsiona velocidades de transferência de dados de até 32Gb / s, e é compatível com o Kit U.2 da ASRock para instalar alguns dos U mais rápidos do...
www.terabyteshop.com.br
É mais simples em recursos, mas com VRM similar ao da Fatal1ty.
Falouws