[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
O meu r5 3600 em stress nao passa de 3,9ghz a 1,33v (nao fiz over nem nada, ta tudo no auto) e no windows sem nada aberto ele fica oscilando chegando a 4,1. Nao teria que chegar a isso no stress?
Ele fica mais alto fora do benchmark devido a temperatura e uso dos núcleos.

Poxa, não se acha o 3700x em lugar algum abaixo de $1799, que é o preço atual do 3800x. Tá valendo a pena pegar este ultimo nesse valor? Estou sem processador depois que enviei o meu para RMA.

Se você não pode esperar o retorno dele, e considerando que o 3800X está custando o mesmo que o 3700X no lançamento, então é o jeito pegá-lo.

Falouws :cool:

Poxa, não se acha o 3700x em lugar algum abaixo de $1799, que é o preço atual do 3800x. Tá valendo a pena pegar este ultimo nesse valor? Estou sem processador depois que enviei o meu para RMA.
Vale mais a pena esperar o 3700x voltar aos 1500, não se apresse....

Vale mais a pena esperar o 3700x voltar aos 1500, não se apresse....
Me acalmou.. mas boletei.. vai que... Feliz ano novo adrena!!!!!!

Alguma sugestão de WC de 120mm para um 3900x?

Nenhum cara, WC só de 280mm ou 360mm. Ainda mais pra um 3900X. Tem bastante aircooler com desempenho próximo a WCs de 280mm no mercado atualmente, e de quebra são mais silenciosos e não tem risco de vazamento.

Noctua NH-D15, U14s, Deepcool Assassin 3, ou se nao couber pelo tamanho um Scythe Fuma 2 ou Noctua NH-U12, por exemplo.

Se quiser water cooler, vá nos de 280mm pra cima.

Amigos, alguém que utiliza o R7 2700, por acaso sabe informar porque ele tem uma horrível performance no BFV em DX12?

Melhor comprar 2x8gb crucial que fazem 3600mhz cl14 ou 2x16gb geil 3000mhz que nao sei se sobe mais?

Pensando em um computador para no minimo 4 anos, qual processador eu pego:

Ryzen 2700X por 979 reais ou 3600 por 1000 reais

O computador e para jogos e estudos "programação, virtualização, etc..."

Qual placa eu pego até 500 reais?

vlw

vlw

3600 será melhor em jogos, mas as threads extras do 2700X podem te ajudar nos teus estudos em programação e virtualização, acelerando compilações ou permitindo o uso de mais de uma VM ao mesmo tempo, por exemplo. Ah não ser que o ganho de IPC trazido pelo 3600 consiga superar a performance extra entregue pelo 2700X, mas a julgar pelos benchmarks de ambos rodando programas de edição de vídeo, creio que não será o caso para compilação e virtualização.

Como o 2700X é bem mais guloso, ele precisa de um VRM melhor dimensionado para atender suas necessidades sem sofrer power throttling. Tendo isso em mente, recomendo:

Foge do teu orçamento, mas ela é uma melhor opção que a B450M Steel Legend. Se quiser economizar mais um pouco, tem essa aqui também:

É mais simples em recursos, mas com VRM similar ao da Fatal1ty.

vlw
Creio que valha mais a pena o 3600 mesmo.

3600 será melhor em jogos, mas as threads extras do 2700X podem te ajudar nos teus estudos em programação e virtualização, acelerando compilações ou permitindo o uso de mais de uma VM ao mesmo tempo, por exemplo. Ah não ser que o ganho de IPC trazido pelo 3600 consiga superar a performance extra entregue pelo 2700X, mas a julgar pelos benchmarks de ambos rodando programas de edição de vídeo, creio que não será o caso para compilação e virtualização.

Como o 2700X é bem mais guloso, ele precisa de um VRM melhor dimensionado para atender suas necessidades sem sofrer power throttling. Tendo isso em mente, recomendo:

Foge do teu orçamento, mas ela é uma melhor opção que a B450M Steel Legend. Se quiser economizar mais um pouco, tem essa aqui também:

Qual escolheria? 2x8gb 3000mhz crucial 500 conto e 2x16gb 3000mhz 700 conto, melhor ir na frequencia ou nos GB?

Teu case não suporta um 360?
Apenas 240mm.
Usava um h100i na minha antiga maquina mas queria algo de fácil manutenção dessa vez, no que diz respeito a limpeza.

Nenhum cara, WC só de 280mm ou 360mm. Ainda mais pra um 3900X. Tem bastante aircooler com desempenho próximo a WCs de 280mm no mercado atualmente, e de quebra são mais silenciosos e não tem risco de vazamento.

Noctua NH-D15, U14s, Deepcool Assassin 3, ou se nao couber pelo tamanho um Scythe Fuma 2 ou Noctua NH-U12, por exemplo.

Se quiser water cooler, vá nos de 280mm pra cima.
Sabe se existe algum risco de algum air cooler ser incompatível com o gabinete, digo, se é possível algum encostar no teto ou algum assim?
A lateral não seria um problema pois deixo ela sempre aberta.

Muito obrigado pelas dicas, vou pesquisar as mobos que você citou.

Galera e @eagleman uma pergunta tola

qual das memórias vcs levariam?

2 da https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=101187

2 da https://www.terabyteshop.com.br/pro...istix-sport-lt-red-8gb-3000mhz-bls8g4d30aesek

Agradeço desde já.

Qual escolheria? 2x8gb 3000mhz crucial 500 conto e 2x16gb 3000mhz 700 conto, melhor ir na frequencia ou nos GB?

Atualmente 16GB suprem grande parte dos jogos já lançados, entretanto não podemos afirmar que será assim para sempre... Se você não quer mais se preocupar com capacidade de RAM, então é melhor pegar 32GB logo, especialmente se ambos os kits tiverem trabalhando na mesma frequência. Se é o caso, e sabendo que a diferença no preço entre os kits é pequena, eu pegaria logo os 32GB.

Galera e @eagleman uma pergunta tola

qual das memórias vcs levariam?

2 da https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=101187

2 da https://www.terabyteshop.com.br/pro...istix-sport-lt-red-8gb-3000mhz-bls8g4d30aesek

Agradeço desde já.

Aparentemente são modelos iguais, mudando apenas a cor e o fato que um deles vem na forma de kit. Eu pegaria o mais barato da cor que mais combinasse com meu setup, pegando obviamente 2 pentes no caso de escolher o link que vende apenas 1 de 8GB.

Atualmente 16GB suprem grande parte dos jogos já lançados, entretanto não podemos afirmar que será assim para sempre... Se você não quer mais se preocupar com capacidade de RAM, então é melhor pegar 32GB logo, especialmente se ambos os kits tiverem trabalhando na mesma frequência. Se é o caso, e sabendo que a diferença no preço entre os kits é pequena, eu pegaria logo os 32GB.

Aparentemente são modelos iguais, mudando apenas a cor e o fato que um deles vem na forma de kit. Eu pegaria o mais barato da cor que mais combinasse com meu setup, pegando obviamente 2 pentes no caso de escolher o link que vende apenas 1 de 8GB.

16GB com arquivo de troca sem ele 16GB não roda nenhum jogo moderno

O meu 3600 está bugado a temperatura.. fica oscilando entre 60 e 48 em questão de segundos, parece até contagem regressiva, 60, 58, 57, 55, 51, 48 aí pula pro 60 e começa a cair de novo :mother:

Use o HW monitor e o Aida 64 para verificar e é a mesma coisa em ambos.

O meu 3600 está bugado a temperatura.. fica oscilando entre 60 e 48 em questão de segundos, parece até contagem regressiva, 60, 58, 57, 55, 51, 48 aí pula pro 60 e começa a cair de novo :mother:

Use o HW monitor e o Aida 64 para verificar e é a mesma coisa em ambos.

É normal esse comportamento, mas se você não quiser que ele aconteça, pode alterar o perfil de energia do Windows para deixar o mínimo e o máximo em 5%, assim o clock trava em 2200 MHz no desktop e só vai oscilar dentro dos jogos.

Galera, comprei um R5 1600 no lançamento e até hoje uso ele sem problemas... Mas caramba, voltei a jogar CSGO esses dias e o desempenho está terrível!
Tenho o R5 1600 + GTX 1060 (6GB). Lembro que quando jogava um tempo atrás com um i7 3700 e a mesma placa de vídeo, o desempenho costumava ser um pouco melhor.

P.S.: jogo nos moldes competitivos: resolução mais baixa, várias configurações de vídeo no LOW. O Task Manager do Windows mostra 25% de uso do CPU quando estou jogando.

Alguém tem alguma ideia?
Pensei até em trocar por um R5 3600, mas acho que minha mobo não segura legal. E por outro lado, eu nem queria gastar com isso agora...

Galera, comprei um R5 1600 no lançamento e até hoje uso ele sem problemas... Mas caramba, voltei a jogar CSGO esses dias e o desempenho está terrível!
Tenho o R5 1600 + GTX 1060 (6GB). Lembro que quando jogava um tempo atrás com um i7 3700 e a mesma placa de vídeo, o desempenho costumava ser um pouco melhor.

P.S.: jogo nos moldes competitivos: resolução mais baixa, várias configurações de vídeo no LOW. O Task Manager do Windows mostra 25% de uso do CPU quando estou jogando.

Alguém tem alguma ideia?
Pensei até em trocar por um R5 3600, mas acho que minha mobo não segura legal. E por outro lado, eu nem queria gastar com isso agora...

Fica pior do que isso?

Pelo que vi, além da frequência menor na RAM, ele tem o dobro de memória que você usa. Não sei até que ponto isso impacta na performance do CS, tendo em vista que ele só estava usando menos de 6GB dos 16GB disponíveis. O uso da CPU realmente vai ser baixo porque CS gosta mais de performance single thread alta que de múltiplas threads, então fazer overclock no 1600 pode ajudar a melhorar a performance, mas não sei até que ponto essa tua B350 aguentaria o rojão...

Tem outro vídeo aqui mostrando desempenho de uma configuração próxima do teu setup:

De novo, com diferença na RAM em termos de capacidade e velocidade. Esse daí parece até que está rodando melhor que o vídeo de cima, mesmo com a RAM mais lenta... :hmm:
Quanto à questão do 3600, tua placa o suporta de boa e ele é até mais econômico que o 1600, mesmo trabalhando com um clock maior. É a magia dos 7 nm! :mr2:

• Curtir
Reações: sLk

Users who are viewing this thread

Voltar