[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Fica pior do que isso?

Pelo que vi, além da frequência menor na RAM, ele tem o dobro de memória que você usa. Não sei até que ponto isso impacta na performance do CS, tendo em vista que ele só estava usando menos de 6GB dos 16GB disponíveis. O uso da CPU realmente vai ser baixo porque CS gosta mais de performance single thread alta que de múltiplas threads, então fazer overclock no 1600 pode ajudar a melhorar a performance, mas não sei até que ponto essa tua B350 aguentaria o rojão...

Tem outro vídeo aqui mostrando desempenho de uma configuração próxima do teu setup:

De novo, com diferença na RAM em termos de capacidade e velocidade. Esse daí parece até que está rodando melhor que o vídeo de cima, mesmo com a RAM mais lenta... :hmm:
Quanto à questão do 3600, tua placa o suporta de boa e ele é até mais econômico que o 1600, mesmo trabalhando com um clock maior. É a magia dos 7 nm! :mr2:

Falouws :cool:

Valeu pela resposta, bro.
Eu diria que o desempenho aqui está equivalente.

Só fiquei meio chateado pois fui numa LAN no fim de semana, la tinha um i5 7400 + GTX 1050, e o desempenho era claramente superior ao meu PC de casa...
Vou pesquisar se acho algum 3600 barato mesmo, mas por hora, vou tentar deixar em 3.7GHz aqui com vCore perto dos 1.3v (estou por fora do tunning nesses chips, faz tempo que não me importo mais com isso).
Outra coisa é que estou com cooler stock, apesar do gabinete estar bem ajustado para air flow. Pensei no Gammax 400 (achei numa loja proximo a minha casa por 100 reais), mas mais uma vez, não tava querendo gastar dinheiro com isso. haha

Só fiquei meio chateado pois fui numa LAN no fim de semana, la tinha um i5 7400 + GTX 1050, e o desempenho era claramente superior ao meu PC de casa...
Vou pesquisar se acho algum 3600 barato mesmo, mas por hora, vou tentar deixar em 3.7GHz aqui com vCore perto dos 1.3v (estou por fora do tunning nesses chips, faz tempo que não me importo mais com isso).
Outra coisa é que estou com cooler stock, apesar do gabinete estar bem ajustado para air flow. Pensei no Gammax 400 (achei numa loja proximo a minha casa por 100 reais), mas mais uma vez, não tava querendo gastar dinheiro com isso. haha

Qual windows você esta usando ? instalou ele em UEFI ?
a bios esta atualizada ?
configurou o driver para destravar fps ?

Atualmente 16GB suprem grande parte dos jogos já lançados, entretanto não podemos afirmar que será assim para sempre... Se você não quer mais se preocupar com capacidade de RAM, então é melhor pegar 32GB logo, especialmente se ambos os kits tiverem trabalhando na mesma frequência. Se é o caso, e sabendo que a diferença no preço entre os kits é pequena, eu pegaria logo os 32GB.

Aparentemente são modelos iguais, mudando apenas a cor e o fato que um deles vem na forma de kit. Eu pegaria o mais barato da cor que mais combinasse com meu setup, pegando obviamente 2 pentes no caso de escolher o link que vende apenas 1 de 8GB.

Obrigado
Até onde sei kit não faz nenhuma diferença correto?Agora vc conhece tá difívcil encontrar a pasta que vc indicou
PASTA TERMICA THERMALTAKE TG-3 EXTREME THERMAL GREASE?

Apenas 240mm.
Usava um h100i na minha antiga maquina mas queria algo de fácil manutenção dessa vez, no que diz respeito a limpeza.

Sabe se existe algum risco de algum air cooler ser incompatível com o gabinete, digo, se é possível algum encostar no teto ou algum assim?
A lateral não seria um problema pois deixo ela sempre aberta.

Quanto ao gabinete a única restrição é a altura do cooler, que pode bater na tampa lateral. Mas já que você deixa aberta, não terá esse problema.
Quanto aos outros componentes, se você tem um pente de RAM alto, terá que levantar o fan no caso do D15. Mas com o gabinete aberto, não é problema nenhum também.

Em questão de compatibilidade com a GPU, o U14s tem um projeto assimético, para afastar ele mais ao topo do gabinete e criar um espaço maior maior com a placa de vídeo. Ele também não tem o fan da frente, o que torna ele mais compatível com o sistema em geral:

maxresdefault.jpg

Tanto o U14s quanto o D15 são com fans de 140mm. O Fuma 2 e o U12s são bem menores, fans de 120mm e não tem nenhum problema de compatibilidade.

Isso é esperado, pois CS é um jogo de uma engine antiga, que foi feito numa época onde a Intel reinava soberana no quesito performance (com seus míseros quadcores) e não havia sequer um rumor do surgimento dos Ryzen. Logo, qual o incentivo que a Valve tinha de melhorar a engine do jogo a fim de suportar CPUs com mais núcleos, sendo que o máximo que havia à época, pro mercado mainstream, eram 4? Nenhum...

Também estou por fora do tuning dos Ryzen 1000 e 2000, não acompanhei muito bem essa parte dos ajustes finos. O 3600 é o meu primeiro chip AMD depois de quase 10 anos usando Intel e eu decidi deixá-lo em stock porque não senti necessidade de fazer OC manual para melhorar a performance padrão, que já é excelente.

Bem, como o 1600 não tem um boost tão agressivo quanto o 2600/3600, só haveria necessidade de trocar o cooler se o OC que você fizer no teu 1600 deixar a CPU muito quente pro cooler BOX dar conta. Agora, considerando que a Kabum vende esse cooler à vista por R$ 81,90 (o frete pra cá dá quase R$ 50, via SEDEX, e pra tua cidade também não deve ser diferente disso) e que você pode pegar ele por R$ 100, sem pagar frete, eu faria esse esforço e compraria o cooler nessa loja. Pelo menos não será um dinheiro perdido, já que você pode reaproveitá-lo quando decidir trocar a CPU :true:

Obrigado
Até onde sei kit não faz nenhuma diferença correto?Agora vc conhece tá difívcil encontrar a pasta que vc indicou
PASTA TERMICA THERMALTAKE TG-3 EXTREME THERMAL GREASE?

A diferença é que, no kit (considerando que realmente venham 2 memórias embaladas na mesma embalagem e não 2 memórias separadas sendo vendidas juntas), os chips utilizados são praticamente idênticos em ambos os pentes, o que reduz consideravelmente as chances do overclock ficar limitado por causa de um dos pentes que não consegue subir tanto quanto o outro. Se a intenção é não fazer overclock, então tanto faz comprar o kit ou módulos separados.

Quanto à pasta térmica, tem melhores do que essa (condutividade térmica inferior à 5W, o que considero pouco). Não sei na questão do preço, mas a MX-4 tem, por exemplo, 8.5W de condutividade térmica, praticamente o dobro dessa daí, e a minha MasteGel Maker vem com 11W.

Isso é esperado, pois CS é um jogo de uma engine antiga, que foi feito numa época onde a Intel reinava soberana no quesito performance (com seus míseros quadcores) e não havia sequer um rumor do surgimento dos Ryzen. Logo, qual o incentivo que a Valve tinha de melhorar a engine do jogo a fim de suportar CPUs com mais núcleos, sendo que o máximo que havia à época, pro mercado mainstream, eram 4? Nenhum...

Também estou por fora do tuning dos Ryzen 1000 e 2000, não acompanhei muito bem essa parte dos ajustes finos. O 3600 é o meu primeiro chip AMD depois de quase 10 anos usando Intel e eu decidi deixá-lo em stock porque não senti necessidade de fazer OC manual para melhorar a performance padrão, que já é excelente.

Bem, como o 1600 não tem um boost tão agressivo quanto o 2600/3600, só haveria necessidade de trocar o cooler se o OC que você fizer no teu 1600 deixar a CPU muito quente pro cooler BOX dar conta. Agora, considerando que a Kabum vende esse cooler à vista por R$ 81,90 (o frete pra cá dá quase R$ 50, via SEDEX, e pra tua cidade também não deve ser diferente disso) e que você pode pegar ele por R$ 100, sem pagar frete, eu faria esse esforço e compraria o cooler nessa loja. Pelo menos não será um dinheiro perdido, já que você pode reaproveitá-lo quando decidir trocar a CPU :true:

A diferença é que, no kit (considerando que realmente venham 2 memórias embaladas na mesma embalagem e não 2 memórias separadas sendo vendidas juntas), os chips utilizados são praticamente idênticos em ambos os pentes, o que reduz consideravelmente as chances do overclock ficar limitado por causa de um dos pentes que não consegue subir tanto quanto o outro. Se a intenção é não fazer overclock, então tanto faz comprar o kit ou módulos separados.

Quanto à pasta térmica, tem melhores do que essa (condutividade térmica inferior à 5W, o que considero pouco). Não sei na questão do preço, mas a MX-4 tem, por exemplo, 8.5W de condutividade térmica, praticamente o dobro dessa daí, e a minha MasteGel Maker vem com 11W.

A pasta seria essa ?Obrigado, por sua ajuda.

Na verdade eu
É normal esse comportamento, mas se você não quiser que ele aconteça, pode alterar o perfil de energia do Windows para deixar o mínimo e o máximo em 5%, assim o clock trava em 2200 MHz no desktop e só vai oscilar dentro dos jogos.

Na verdade eu queria era travar no clcok máximo, só estou esperando meu Kraken chegar pra tentar um over. Sobre o plano de energia eu fiz aquele esquema pelo CMD para habilitar o plano "oculto" de Desempenho máximo.

Quanto ao gabinete a única restrição é a altura do cooler, que pode bater na tampa lateral. Mas já que você deixa aberta, não terá esse problema.
Quanto aos outros componentes, se você tem um pente de RAM alto, terá que levantar o fan no caso do D15. Mas com o gabinete aberto, não é problema nenhum também.

Em questão de compatibilidade com a GPU, o U14s tem um projeto assimético, para afastar ele mais ao topo do gabinete e criar um espaço maior maior com a placa de vídeo. Ele também não tem o fan da frente, o que torna ele mais compatível com o sistema em geral:

maxresdefault.jpg

Tanto o U14s quanto o D15 são com fans de 140mm. O Fuma 2 e o U12s são bem menores, fans de 120mm e não tem nenhum problema de compatibilidade.

Tanto o U14s quanto o U12s sairiam por R$520/510 comprando o kit AM4. Ainda seriam uma boa opção se tratando de um noctua?

A pasta seria essa ?Obrigado, por sua ajuda.

De novo, que pasta? :poker:

Achei a MX-4 por um preço razoável no ML:

Não cheguei a pesquisar o meu modelo.

Na verdade eu queria era travar no clcok máximo, só estou esperando meu Kraken chegar pra tentar um over. Sobre o plano de energia eu fiz aquele esquema pelo CMD para habilitar o plano "oculto" de Desempenho máximo.

Se quer travar o clock no máximo, acho que só fazendo OC manual ou então alterando o perfil de energia pra deixar 100%/100% em ambos as configurações mínimas e máximas.

De novo, que pasta? :poker:

Achei a MX-4 por um preço razoável no ML:

Não cheguei a pesquisar o meu modelo.

Se quer travar o clock no máximo, acho que só fazendo OC manual ou então alterando o perfil de energia pra deixar 100%/100% em ambos as configurações mínimas e máximas.

KKKKKK FOI MAL

ESSA https://www.pichau.com.br/pasta-termica-cooler-master-mastergel-maker-mgz-ndsg-n15m-r2

Minha máquina será assim:

Processador :Ryzen 3800x
Placa Mãe : ASUS TUF X570 PLUS BR
MEMÓRIAS : Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Cinza 2 UNIDADES
COOLER MASTER HYPER 212 RGB BACK(Preciso de comprar pasta t´rmica ou vem?)
SSD ADATA XPG SX 8200 PRO 512 GB

Galera, comprei um R5 1600 no lançamento e até hoje uso ele sem problemas... Mas caramba, voltei a jogar CSGO esses dias e o desempenho está terrível!
Tenho o R5 1600 + GTX 1060 (6GB). Lembro que quando jogava um tempo atrás com um i7 3700 e a mesma placa de vídeo, o desempenho costumava ser um pouco melhor.

P.S.: jogo nos moldes competitivos: resolução mais baixa, várias configurações de vídeo no LOW. O Task Manager do Windows mostra 25% de uso do CPU quando estou jogando.

Alguém tem alguma ideia?
Pensei até em trocar por um R5 3600, mas acho que minha mobo não segura legal. E por outro lado, eu nem queria gastar com isso agora...

No cs o i7 3770, entrega mais fps que o r5 1600.... vários testes na internet mostrando isso.

KKKKKK FOI MAL

ESSA https://www.pichau.com.br/pasta-termica-cooler-master-mastergel-maker-mgz-ndsg-n15m-r2

Minha máquina será assim:

Processador :Ryzen 3800x
Placa Mãe : ASUS TUF X570 PLUS BR
MEMÓRIAS : Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Cinza 2 UNIDADES
COOLER MASTER HYPER 212 RGB BACK(Preciso de comprar pasta t´rmica ou vem?)
SSD ADATA XPG SX 8200 PRO 512 GB

Essa é a mesma pasta que eu tenho aqui, com exceção de que esse modelo vem com um aplicador especial e com uma quantidade menor de pasta (a que eu comprei foi uma seringa com 4g de pasta).

Esse cooler acompanha pasta térmica. Na verdade, todos acompanham, mas alguns vem com pasta de melhor qualidade. O Black RGB acompanha uma pequena seringa com a MasterGel Pro, que é inferior à Maker, mas não por uma grande margem.

Qual windows você esta usando ? instalou ele em UEFI ?
a bios esta atualizada ?
configurou o driver para destravar fps ?

Win 10 - 1909
Sim, a última; mas testei antes de atualizar também.
O "destravamento" do fps é no próprio jogo, e sim, está destravado. Minha queixa é nos FPS médios e não nos máximos...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Makes sense!
Valeu pela opinião. E sim, o frete pra minha cidade fica uns 45 reais. hahaha
Tava só na dúvida pq a versão que tem aqui (a azul) é aquela que nas especificações não consta compatibilidade com o AM4, apesar de ter MIL relatos na internet dizendo que é possível fazer a instalação nesse socket.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No cs o i7 3770, entrega mais fps que o r5 1600.... vários testes na internet mostrando isso.

Vi isso no youtube após ter criado o tópico.
Valeu!

Makes sense!
Valeu pela opinião. E sim, o frete pra minha cidade fica uns 45 reais. hahaha
Tava só na dúvida pq a versão que tem aqui (a azul) é aquela que nas especificações não consta compatibilidade com o AM4, apesar de ter MIL relatos na internet dizendo que é possível fazer a instalação nesse socket.

É possível sim utilizar, pois ele usa o sistema de fixação do AM3+ e os grampos ficam exatamente na mesma posição, como pode ser visto no vídeo abaixo:

Portanto, pode comprar sem medo :joia:

É possível sim utilizar, pois ele usa o sistema de fixação do AM3+ e os grampos ficam exatamente na mesma posição, como pode ser visto no vídeo abaixo:

Portanto, pode comprar sem medo :joia:

Vou só dar uma garimpada na internet pra saber se compensa ele frente ao stock.
Valeu mesmo :)

Vou só dar uma garimpada na internet pra saber se compensa ele frente ao stock.
Valeu mesmo :)

Acredito que compense, especialmente na questão do overclocking. O único contra que tenho dele é com relação ao sistema de fixação, que é por meio de presilhas e elas não exercem tanta pressão (contato) quanto o sistema que utiliza parafusos, como é o caso do Gammax GTE e GT.

Só de fazer menos barulho que o cooler BOX (considerando que o seu seja tão barulhento quanto era o BOX do meu 3600), eu já consideraria a sua compra :true:

Porém, eu sugiro você medir a largura interna do teu case pra ver se desde a base do cooler existe "altura" para comportar o Gammax dentro do teu WheelJack, já que esse cooler possui quase 155mm de altura.

• Curtir
Reações: sLk
parece que o Zen 3 virá com algumas instruções AVX 512 e o novo PS idem. Tem um processador multicore da VIA que já anunciaram ter AVX 512. O porém é que essas instruções vetoriais são bem pesadas e, ao menos em testes com processadores Intel Xeon que já possuem dessas instruções vetoriais, o Clock fica bem baixo para se ter estabilidade.

Acredito que compense, especialmente na questão do overclocking. O único contra que tenho dele é com relação ao sistema de fixação, que é por meio de presilhas e elas não exercem tanta pressão (contato) quanto o sistema que utiliza parafusos, como é o caso do Gammax GTE e GT.

Só de fazer menos barulho que o cooler BOX (considerando que o seu seja tão barulhento quanto era o BOX do meu 3600), eu já consideraria a sua compra :true:

Porém, eu sugiro você medir a largura interna do teu case pra ver se desde a base do cooler existe "altura" para comportar o Gammax dentro do teu WheelJack, já que esse cooler possui quase 155mm de altura.

Cara, o Wheel Jack é gigante, quanto a isso, tenho certeza que nao ha problemas.
O Cooler Box da primeria geraçao aqui não faz barulho algum, talvez seja pq uso ventilador no quarto atual e esse sim é barulhento, hahaha.

Eu tenho um Noctua UH12-s no meu antigo PC que dei pro meu irmão mais novo, ele é ótimo, mas não tiraria dele para usar pra mim.

Outra coisa, olhei no site da loja, e o GAMMAX 400 (azul) sumiu. Só tem o branco custando R$ 224,00. Caríssimo ao meu ver.

As outras opções seriam:

DEEPCOOL GAMMAXX C40 RGB: R$ 193,00
DEEPCOOL GAMMAXX GTE RGB: R$ 179,00
DEEPCOOL ICE EDGE MINI FS V2: R$ 62,00

Tanto o U14s quanto o U12s sairiam por R$520/510 comprando o kit AM4. Ainda seriam uma boa opção se tratando de um noctua?

Com certeza são boas opções, e os lotes mais recentes já incluem o kit de montagem para o soquete AM4, não precisa comprar a parte. Se você for comprar na WAZ, envie um whatsapp para eles (ou para o vendedor) perguntando se está escrito na caixa a compatibilidade para AM4. Se for do lote novo, vai estar escrito. Quase comprei um noctua com eles, e eles checaram a informação para mim um vez, já.

Mais informações: https://noctua.at/en/which-noctua-cpu-coolers-are-compatible-with-amd-am4-ryzen

Não sei se já falaram isso, mas parece que tem uns 1600 saindo com 12nm da China. Parecem ser lotes de 2600 que não atenderam os padrões de qualidade, mas tão sendo reaproveitados. Clocks mais altos, mais estáveis com relação às memórias e ainda super baratos, um Zen+ capado.

Aqui a discussão no fórum do LTT

Rapaziada tô querendo montar um pc aos poucos e ir comprando as peças aos poucos, e vi agora o 3600x por 1099 na loja que explode, vale a pena comprar antes de ter todas as peças, ou é um risco? Tendo em vista que só vou comprar tudo daqui uns 5 messes. Tô com medo da peça ficar parada muito tempo

Rapaziada tô querendo montar um pc aos poucos e ir comprando as peças aos poucos, e vi agora o 3600x por 1099 na loja que explode, vale a pena comprar antes de ter todas as peças, ou é um risco? Tendo em vista que só vou comprar tudo daqui uns 5 messes. Tô com medo da peça ficar parada muito tempo
É melhor comprar tudo junto quando puder.

Pra daqui a 5 meses? Com 1200 vc pega um 3700x no ali em alguma promoção, consegue pegar a bazooka que não tem no BR por menos de 450 (igualzinha a Tomahawk, só não tem dissipação nos vrm do soc, que só apu usa), da pra redirecionar Samsung b-die por uns 500 da Amazon). Enfim, se vc tem uma graninha agora e só vai montar daqui a uns meses vale muito a pena olhar com carinho pras coisas do ali e da Amazon usa.

Users who are viewing this thread

Voltar