[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Alguém sabe me dizer oq seria o PPT e EDC que estão em vermelhos no ryzen master?

Eu atualizei a bios da placa mãe pra ultima versão, 2.90 e obtive mais clok's máximos, na qual antes não passava de 4.067mhz nos núcleos e antes da atualização, no aida64 o meu processador batia 92° no próprio aida64, porém, no print da pra ver que o máximo foi 83°, mas na outra foto que não coloquei, chegou a 87° no aida, mas no ryzen master ficou entre 78~81°

wloN2c.jpg

eu instalei o drive chipset AMD e fiz alguns ajustes no gerenciador de energia com um usuário no outro tópico, na qual o rapaz falou que podia ajudar nas temperaturas e tal, ele usa o R5 3600x e o mesmo cooler que o meu (gammaxx GTE) e consegue ter temperatura menor que a minha ainda..

BwafEp.jpg

aFnuwH.jpg

Por que estão em vermelho? Porque você está estressando a CPU e ela está chegando próximo do limite máximo de potência fornecida pelo socket e o limite máximo de pico de corrente (esse está meio esquisito, pois a corrente sustentada, que tem um valor menor, está com uso de 70%, então não sei o que pode estar causando isso).

Quanto aos ajustes de energia mencionados, desativar a possibilidade do sinal de vídeo ser desligado ou desativar a opção que faz os HDs desligarem depois de um certo tempo não vão interferir na temperatura da CPU. Além disso, ao menos comigo, essa configuração deixou meu 3600 travado em 3600 MHz em todos os cores (desativei o Core Performance Boost), o que pra mim não é interessante quando a máquina está em repouso. Eu ainda deixaria 5% em cada um desses ajustes, pois como já falei antes, assim que você entrar no jogo, o clock vai subir, eliminando qualquer limitação na performance.

Falouws :cool:

Diferença de um over em memória + undervolt na GPU para o padrão de fábrica

Por que estão em vermelho? Porque você está estressando a CPU e ela está chegando próximo do limite máximo de potência fornecida pelo socket e o limite máximo de pico de corrente (esse está meio esquisito, pois a corrente sustentada, que tem um valor menor, está com uso de 70%, então não sei o que pode estar causando isso).

Quanto aos ajustes de energia mencionados, desativar a possibilidade do sinal de vídeo ser desligado ou desativar a opção que faz os HDs desligarem depois de um certo tempo não vão interferir na temperatura da CPU. Além disso, ao menos comigo, essa configuração deixou meu 3600 travado em 3600 MHz em todos os cores (desativei o Core Performance Boost), o que pra mim não é interessante quando a máquina está em repouso. Eu ainda deixaria 5% em cada um desses ajustes, pois como já falei antes, assim que você entrar no jogo, o clock vai subir, eliminando qualquer limitação na performance.

Você desativou o CPB por causa de que mesmo? como não teve diferença, eu deixei em 5% o mínimo e máximo (AMD ryzen balanced ativo) no gerenciador de energia.

Depois que atualizei a bios pra ultima versão, apareceu mais uma temperatura no meu HWinfo64, qual destes devo seguir para a temperatura do CPU?

Abraço!

uAFHkV.jpg

Você desativou o CPB por causa de que mesmo? como não teve diferença, eu deixei em 5% o mínimo e máximo (AMD ryzen balanced ativo) no gerenciador de energia.

Depois que atualizei a bios pra ultima versão, apareceu mais uma temperatura no meu HWinfo64, qual destes devo seguir para a temperatura do CPU?

Abraço!

uAFHkV.jpg

Desativei para economizar um pouco de energia. Meu foco é jogar em 60 FPS, então meu 3600 não precisa rodar no máximo da sua capacidade para entregar esse framerate, então resolvi desativar a fim de economizar energia e também reduzir o aquecimento gerado.

Quanto à questão do sensor de temperatura, você deve medir o primeiro valor, que é a medição instantânea, acredito eu.

Desativei para economizar um pouco de energia. Meu foco é jogar em 60 FPS, então meu 3600 não precisa rodar no máximo da sua capacidade para entregar esse framerate, então resolvi desativar a fim de economizar energia e também reduzir o aquecimento gerado.

Quanto à questão do sensor de temperatura, você deve medir o primeiro valor, que é a medição instantânea, acredito eu.

Eu faço da seguinte forma: durante uso diário, eu coloquei meu cpu a 2,2ghz em todos os núcloes, e quando vou jogar, eu altero o plano de energia pro high performance, aí fica 4,3.

Eu faço da seguinte forma: durante uso diário, eu coloquei meu cpu a 2,2ghz em todos os núcloes, e quando vou jogar, eu altero o plano de energia pro high performance, aí fica 4,3.

Mas eu quero reduzir o consumo mesmo nos jogos, que é onde gasta mais. Queria poder reduzir em repouso também, já que ele fica acima dos 20W, mas ou é limitação do Ryzen ou da minha placa-mãe, pois o vcore não cai pra menos de 900mV nem que a vaca tussa.

No caso do perfil de energia, mesmo deixando em 5% para uso mínimo e máximo, quando vou jogar ele eleva o clock da CPU ao máximo possível. Só tenho problema com alguns benchmarks, que não sobem o clock não sei porque motivo, mas como quase não os utilizo, não tenho tanto problema com isso.

Abraço!

Tdie

Última edição:
Informação no mydrivers:

CES 2020
anúncio do Ryzen APU Zen2 na litografia 7nm
anúncio da placa de vídeo série 5600, será Navi 10LE
anúncio da arquitetura RDNA2 com RT (hardware)
RDNA2 só chega na metade de 2020 para frente

Dúvida, estou comprando um pc para meu sobrinho e estou com uma dúvida,

é melhor comprar um amd 3200g com 16g(2x8) 550w fonte corsair
ou
um 3400g com 8gb (1x8) 400w fonte AEROCOOL?
o orçamento está limitado em 10 parcelas de 215 reais

as configs completas seriam essas

Primeira opção 3200g

PROCESSADOR AMD RYZEN 3 3200G QUAD-CORE 3.6GHZ (4GHZ TURBO) 6MB CACHE AM4
PLACA MÃE ASROCK A320M-HD
MEMÓRIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN 16GB (2X8) 2666MHZ DDR4
DISCO RÍGIDO INTERNO (HD)SSD 240GB SATA 6GB/S
FONTE CORSAIR VS SERIES VS550 80 PLUS WHITE 550W, CP-9020171-WW
GABINETEPICHAU GAMING MAGPIE II(COR PODE VARIAR)
REDE PLACA PCI EXPRESS TP-LINK WIRELESS N 2 ANTENAS 300MBPS 2.4GHZ, TL-WN881ND

Segunda opção 3400g

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 3400G QUAD-CORE 3.7GHZ (4.2GHZ TURBO) 6MB CACHE AM4
MEMÓRIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN 8GB (1X8) 2666MHZ DDR4
DISCO RÍGIDO INTERNO (HD)TROQUE O HD POR UM SSD 240GB SATA 6GB/S
FONTE AEROCOOL KCAS 400W WHITE FULL RANGE 80 PLUS, EN50311

Imagino que daqui 2 anos eles manterá a configuração e sera adicionado uma placa de vídeo, no máximo uma 1660 ti

Dúvida, estou comprando um pc para meu sobrinho e estou com uma dúvida,

é melhor comprar um amd 3200g com 16g(2x8) 550w fonte corsair
ou
um 3400g com 8gb (1x8) 400w fonte AEROCOOL?
o orçamento está limitado em 10 parcelas de 215 reais

as configs completas seriam essas

Primeira opção 3200g

PROCESSADOR AMD RYZEN 3 3200G QUAD-CORE 3.6GHZ (4GHZ TURBO) 6MB CACHE AM4
MEMÓRIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN 16GB (2X8) 2666MHZ DDR4
DISCO RÍGIDO INTERNO (HD)SSD 240GB SATA 6GB/S
FONTE CORSAIR VS SERIES VS550 80 PLUS WHITE 550W, CP-9020171-WW

Segunda opção 3400g

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 3400G QUAD-CORE 3.7GHZ (4.2GHZ TURBO) 6MB CACHE AM4
MEMÓRIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN 8GB (1X8) 2666MHZ DDR4
DISCO RÍGIDO INTERNO (HD)TROQUE O HD POR UM SSD 240GB SATA 6GB/S
FONTE AEROCOOL KCAS 400W WHITE FULL RANGE 80 PLUS, EN50311

Imagino que daqui 2 anos eles manterá a configuração e sera adicionado uma placa de vídeo, no máximo uma 1660 ti

A opção com 3200G é melhor, não só por ter mais memória RAM, essencial para rodar certos jogos, como pelo fato dela rodar em dual channel, que é fundamental para não capar a performance da Vega 8 presente na APU.

Eu faria duas mudanças: primeiro, trocaria essa A320 por uma B450, pois ela permite overclocking, ou, no mínimo, uma B350, pelo mesmo motivo. Pegaria também uma placa com dissipador no VRM, pois apesar do 3200G não consumir tanta energia, o futuro a Deus pertence, então é melhor estar preparado para qualquer eventual upgrade de CPU.

Quanto à fonte, pegaria um modelo com selo 80 Plus Bronze, por possuir mais eficiência, mesmo que pra isso seja necessário sacrificar parte da potência. Só tome cuidado porque fontes de 450W geralmente costumam vir com apenas 1 conexão PCI-E usada nas placas de vídeo, que é até suficiente para atender a grande maioria das placas, mas algumas podem conter 2 conexões de energia PCI-E e o uso delas é obrigatório, do contrário o PC não ligará.

Quanto à placa wireless, pegaria uma USB pela questão da flexibilidade na instalação.

Galera meu cunhado comprou uma X470 GAMING PLUS + RYZEN 7 3800X.

Reparamos que a MOBO possui uma entrada a mais de alimentação de energia, porém a fonte que utilizamos (CX750M) não possui o cabo extra que ligaria ali, mesmo assim o PC funcionou, porém, quando abrimos um jogo ou algo que consome mais o PC reinicia, ele nem desliga e sim reinicia.

Duvida 1: Parece que esse conector é realmente necessário né, mas caramba, esse processador consome tanto assim??

Dúvida 2: Qual a melhor fonte para usarmos, que tenha a conexão 12+4 para a MOBO?

SETUP: X470 GAMING PLUS + RYZEN 7 3800X + CORSAIR VENGEANCE 3000MHZ 8GB (2) + GIGABYTE RX5700 XT

Obrigado!

Última edição:

Reparamos que a MOBO possui uma entrada a mais de alimentação de energia, porém a fonte que utilizamos (TX750M) não possui o cabo extra que ligaria ali, mesmo assim o PC funcionou, porém, quando abrimos um jogo ou algo que consome mais o PC reinicia, ele nem desliga e sim reinicia.

Duvida 1: Parece que esse conector é realmente necessário né, mas caramba, esse processador consome tanto assim??

Dúvida 2: Qual a melhor fonte para usarmos, que tenha a conexão 12+4 para a MOBO?

SETUP: X470 GAMING PLUS + RYZEN 7 3800X + CORSAIR VENGEANCE 3000MHZ 8GB (2) + GIGABYTE RX5700 XT

Obrigado!

Eu tenho essa mesma fonte em uma X570-E e pluguei somente o cabo de 8 pinos. Esse computador nunca travou, congelou ou deu BSOD jogando (Tomb Raider, Metro Exodus, Control - jogos pesados que exigem um bocado do conjunto) ou navegando. O problema aí deve ser outro...

Eu tenho essa mesma fonte em uma X570-E e pluguei somente o cabo de 8 pinos. Esse computador nunca travou, congelou ou deu BSOD jogando (Tomb Raider, Metro Exodus, Control - jogos pesados que exigem um bocado do conjunto) ou navegando. O problema aí deve ser outro...
EDIT: É UMA CX750M, PERDÃO.

hummmm.. Interessante, o pior é que tudo foi trocado, a não ser as memorias.. Mas acho bem dificil ser elas.. Enfim, vou testar..

Alias: Bela MOBO pqp!!

Reparamos que a MOBO possui uma entrada a mais de alimentação de energia, porém a fonte que utilizamos (TX750M) não possui o cabo extra que ligaria ali, mesmo assim o PC funcionou, porém, quando abrimos um jogo ou algo que consome mais o PC reinicia, ele nem desliga e sim reinicia.

Obrigado!

Não há obrigatoriedade na conexão extra de 4 pinos para a CPU, especialmente nos Ryzen 3000. Mesmo em overclock, o conector de 8 pinos é capaz de suprir 200A ou mais de corrente, então aquele conector auxilar está ali para enfeite ou, no caso de algumas placas-mãe, serve para suprir energia extra pros slots PCI-E da placa-mãe, mas que não deve ser o caso dessa Gaming Plus da MSI. Nem com o 3950X seria necessário usar essa conexão, só talvez num eventual overclock extremo, com LN2.

No Visualizador de Eventos do Windows, dentro de Logs do Windows -> Sistema, o que ele informa em termos de Erro e Nível Crítico?

Pelo comportamento abrupto, eu chutaria ser problema na RAM ou na placa de vídeo, mas ainda é cedo para afirmar. Também poderia incluir a fonte, mas conhecendo a qualidade da Corsair, especialmente na série TX em diante, acho improvável do problema ser ela.

Não há obrigatoriedade na conexão extra de 4 pinos para a CPU, especialmente nos Ryzen 3000. Mesmo em overclock, o conector de 8 pinos é capaz de suprir 200A ou mais de corrente, então aquele conector auxilar está ali para enfeite ou, no caso de algumas placas-mãe, serve para suprir energia extra pros slots PCI-E da placa-mãe, mas que não deve ser o caso dessa Gaming Plus da MSI. Nem com o 3950X seria necessário usar essa conexão, só talvez num eventual overclock extremo, com LN2.

No Visualizador de Eventos do Windows, dentro de Logs do Windows -> Sistema, o que ele informa em termos de Erro e Nível Crítico?

Pelo comportamento abrupto, eu chutaria ser problema na RAM ou na placa de vídeo, mas ainda é cedo para afirmar. Também poderia incluir a fonte, mas conhecendo a qualidade da Corsair, especialmente na série TX em diante, acho improvável do problema ser ela.

Então, vi aqui que é a CX750M e não a TX, mas enfim, também acho BEM dificil ser a fonte, ela é zerada, assim como as outras coisas do PC, a GPU também.. Muito estranho, vou verificar os erros aqui e niveis..

Então, vi aqui que é a CX750M e não a TX, mas enfim, também acho BEM dificil ser a fonte, ela é zerada, assim como as outras coisas do PC, a GPU também.. Muito estranho, vou verificar os erros aqui e niveis..

Já vi fonte nova, recém tirada da caixa, dar problema, então não é impossível, apesar de ser improvável. Idem para a GPU, RAM, CPU, placa-mãe. Logo, a única forma de ter certeza que não é problema de hardware é ter peças sobressalentes para testar, o que não é o caso, mas deve existir alguma assistência na tua cidade que possa fazer esse procedimento.

Eu aposto minhas fichas na RAM ou na GPU, com tendência de ser a GPU.

Já vi fonte nova, recém tirada da caixa, dar problema, então não é impossível, apesar de ser improvável. Idem para a GPU, RAM, CPU, placa-mãe. Logo, a única forma de ter certeza que não é problema de hardware é ter peças sobressalentes para testar, o que não é o caso, mas deve existir alguma assistência na tua cidade que possa fazer esse procedimento.

Eu aposto minhas fichas na RAM ou na GPU, com tendência de ser a GPU.

Vou trocar aqui, tenho meu pc ao lado para testarmos trocar tudo! Vamos aos testes auhauhauaa

Vou trocar aqui, tenho meu pc ao lado para testarmos trocar tudo! Vamos aos testes auhauhauaa

Então pronto, pegue as peças dele e teste na tua máquina. Comece pela GPU, depois RAM, depois fonte, até identificar o problema. Pegue tua placa de vídeo e instale no PC dele também, pra ver se o problema persiste lá.

Reparamos que a MOBO possui uma entrada a mais de alimentação de energia, porém a fonte que utilizamos (CX750M) não possui o cabo extra que ligaria ali, mesmo assim o PC funcionou, porém, quando abrimos um jogo ou algo que consome mais o PC reinicia, ele nem desliga e sim reinicia.

Obrigado!
No meu caso era o processador com problema, tive que trocar.

Users who are viewing this thread

Voltar