[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Acabei pegando a ASUS B450M PRIME GAMING/BR na Pichau.

A ram provavelmente irei pegar duas dessas do link.

Em breve mando foto do monstrinho montado

E sobre o cooler, comprei a versão OEM do processador, não vem o cooler box.

Mas usarei o que tenho atualmente, já segurou bem um FX 8300 em over na epoca que usava.

Infelizmente teria sido melhor ter pego a placa da Gigabyte, pois essa tem dissipador de calor sobre o VRM e ele faz diferença na hora de manter as temperaturas do mesmo sob controle:

Não que ela vá sofrer com o 2600, mas num upgrade futuro, para um octacore, com toda certeza... Se puder desistir da compra e pagar a diferença na B450M Steel Legend, que já voltou a ficar na faixa dos R$ 530 à vista, seria o ideal:

Quanto ao cooler, atente-se apenas à compatibilidade com o socket AM4: se ele usa as presilhas plásticas do AM3+ como método de fixação, então deve funcionar no AM4 também.

Falouws :cool:

Última edição:
Infelizmente teria sido melhor ter pego a placa da Gigabyte, pois essa tinha dissipador de calor sobre o VRM e ele faz diferença na hora de manter as temperaturas do mesmo sob controle:

Não que ela vá sofrer com o 2600, mas num upgrade futuro, para um octacore, com toda certeza... Se puder desistir da compra e pagar a diferença na B450M Steel Legend, que já voltou a ficar na faixa dos R$ 530 à vista, seria o ideal:

Quanto ao cooler, atente-se apenas à compatibilidade com o socket AM4: se ele usa as presilhas plásticas do AM3+ como método de fixação, então deve funcionar no AM4 também.

Creio que o dissipador que uso na minha GA 78LMT (vrms não aguentavam o 6300 no antigo overclock de 4.6ghz e tive que adaptar.) funcione na ASUS, de qualquer forma irei testar bem

Outro motivo por ter pego a ASUS são os slots, 6 sata com 3 da giga.

Última edição:
Creio que o dissipador que uso na minha GA 78LMT (vrms não aguentavam o 6300 no antigo overclock de 4.6ghz e tive que adaptar.) funcione na ASUS, de qualquer forma irei testar bem

Outro motivo por ter pego a ASUS são os slots, 6 sata com 3 da giga.

Ela não tem furação para fixar o dissipador direto no PCB da placa, então tu vai ter que usar algum thermal pad, com cola, que deixe ele fixo enquanto você usar o PC em pé.

Quanto às portas SATA, a Gigabyte possui 4 portas, mas é normal modelos mATX virem com menos portas SATA devido à restrição do espaço. Se você precisava de mais portas que essas, então era o jeito pegar uma outra placa mesmo, só acho que essa Asus continua não sendo uma boa escolha devido à questão do VRM.

Pessoal, to montando um computador e acabou de chegar o 3800x. Não manjo nada e fui abrir a caixa só de curioso e o espertão aqui acabou metendo o dedo na pasta térmica pré aplicada do cooler (FOTO ABAIXO). Agora eu preciso limpar e aplicar uma pasta térmica nova?

Só to esperando o gabinete+ventoinhas chegarem e vou me aventurar na montagem. Nunca montei um computador hehe.

Alguém poderia me indicar um bom tutorial de over para Ryzen 3000 + X570 ?

Pode ser vídeo ou artigo, sempre fiz over em plataforma Intel, mas Ryzen pra mim é algo totalmente obscuro.

Pessoal, to montando um computador e acabou de chegar o 3800x. Não manjo nada e fui abrir a caixa só de curioso e o espertão aqui acabou metendo o dedo na pasta térmica pré aplicada do cooler (FOTO ABAIXO). Agora eu preciso limpar e aplicar uma pasta térmica nova?

Só to esperando o gabinete+ventoinhas chegarem e vou me aventurar na montagem. Nunca montei um computador hehe.

Eu limparia e aplicaria uma nova.

PS: cagada hein kkkk

Se você tiver uma pasta de melhor qualidade, então pode limpar e aplicar essa outra, mas caso contrário não vejo motivos para alarme. A pasta, mesmo prejudicada, ainda vai se espalhar com a pressão e vai preencher todos os dies abaixo do heatspreader.

Salve pessoal, boa noite.

Alguém saberia apontar algum tópico em específico sobre OC nas Crucial Ballistix Sport e-die? Comprei 2x8Gb (baseado nas recomendações aqui do tópico) e queria colocar elas em 3733. Já dei uma olhada em alguns relatos absurdos em fóruns externos (teve quem colocou 4000C17 1.35v), queria saber da experiência do pessoal daqui.

Fala pessoal, ainda vale à pena investir no Ryzen 5 2600 se comparado ao R5 3400G ? Estou pensando em montar um PC novamente, para jogar e para trabalhar. Sou designer, mas trabalho com interfaces digitais, no geral imagino que ambos processadores dariam conta tranquilo do que preciso para o dia.

Fala pessoal, ainda vale à pena investir no Ryzen 5 2600 se comparado ao R5 3400G ? Estou pensando em montar um PC novamente, para jogar e para trabalhar. Sou designer, mas trabalho com interfaces digitais, no geral imagino que ambos processadores dariam conta tranquilo do que preciso para o dia.

Só se teu orçamento estiver bem restrito, ao ponto de não permitir a compra de uma VGA dedicada de entrada (como a RX 550), não compraria o 3400G no lugar do 2600.

Só se teu orçamento estiver bem restrito, ao ponto de não permitir a compra de uma VGA dedicada de entrada (como a RX 550), não compraria o 3400G no lugar do 2600.

Eu tenho uma 7770 em casa, sei que não é o ideal mas para iniciar a montagem já serviria. Seria uma boa escolha comprar uma placa mãe GA-AB350M-DS3H? Não tenho a intensão de fazer Overclock, apenas usar o pc em stock mesmo.

Eu tenho uma 7770 em casa, sei que não é o ideal mas para iniciar a montagem já serviria. Seria uma boa escolha comprar uma placa mãe GA-AB350M-DS3H? Não tenho a intensão de fazer Overclock, apenas usar o pc em stock mesmo.

Hoje, ela seria a placa mais barata que eu recomendaria usar com o Ryzen. Porém, mesmo com o uso em stock, ela provavelmente não daria conta do uso 100% de um 2700X sem que o VRM frite um pouco (passar dos 100°C). Isso, claro, pensando em futuros updates.

Salve pessoal, boa noite.

Alguém saberia apontar algum tópico em específico sobre OC nas Crucial Ballistix Sport e-die? Comprei 2x8Gb (baseado nas recomendações aqui do tópico) e queria colocar elas em 3733. Já dei uma olhada em alguns relatos absurdos em fóruns externos (teve quem colocou 4000C17 1.35v), queria saber da experiência do pessoal daqui.
Não tenho a plataforma e nem as memórias ainda, mas guardo um link sobre o assunto: https://theoverclockingpage.com/2019/07/25/review-2x8gb-crucial-ballistix-lt-3200-cl16/

Não tenho a plataforma e nem as memórias ainda, mas guardo um link sobre o assunto: https://theoverclockingpage.com/2019/07/25/review-2x8gb-crucial-ballistix-lt-3200-cl16/

Baita mesmo. Li esse relato dele e depois acabei encontrando também o Review dele na B450M Steel Legend (MB que comprei pra mim); o cara conseguiu bater com as E-Die 3733 Mhz e com as B-Die não (limitação de voltagem da Asrock). Vou tentar com os timings dele e/ou da DRAM Calculator de ctz.

Ryzen 3600X 4.2GHz @1.29v (picos de 1.32v) está correto? bom? ruim? os programas de monitoramento estão me enganando?
Eu vi foruns por ai em que precisaram jogar 1.4v+ pra conseguir chegar nos 4.2Ghz, agora fiquei confuso.

Montei 2 pcs com o 3600X, apenas um dos processadores conseguiu chegar em 4.2GHz, o outro não passou de 4.1GHz por nada, BSOD direto.

A memorias (ballistix 2666mhz 2x8gb) nao consegui passar de 3000MHz, mas tb nao tentei mexer na tensao.

Se você tiver uma pasta de melhor qualidade, então pode limpar e aplicar essa outra, mas caso contrário não vejo motivos para alarme. A pasta, mesmo prejudicada, ainda vai se espalhar com a pressão e vai preencher todos os dies abaixo do heatspreader.

Vale aplicar só um tiquinho na parte que tá faltando? Não dá nada ser uma pasta diferente?

Vale aplicar só um tiquinho na parte que tá faltando? Não dá nada ser uma pasta diferente?
Tira completamente e coloca a pasta nova, se for pra fazer gambiarra é melhor instalar com essa parte faltando mesmo :vish:

Não é interessante misturar dois tipos de pasta térmica diferentes, pois cada uma tem propriedades distintas e isso pode acabar atrapalhando a dissipação de calor. O certo seria limpar a pasta existente e aplicar uma nova, ou usar a atual na gambiarra mesmo.

Estou querendo upar minha cpu, qual ryzen vocês indicam somente para jogos?

3800x ou 3600x? Sem levar em conta a vga atual. Pretendo trocar por uma 2080 no futuro...

1800x em alguns jogos, passa mal no framerate... Cs go, apex o boost de fps é bem paia..

Estou re-jogando shadow of war (cpu ta peidando), e Rise of Tomb raider os fps estão caíndo no 1080P na area mais aberta do game, chega a dar raíva.

3800x ou 3600x? Sem levar em conta a vga atual. Pretendo trocar por uma 2080 no futuro...

1800x em alguns jogos, passa mal no framerate... Cs go, apex o boost de fps é bem paia..

Estou re-jogando shadow of war (cpu ta peidando), e Rise of Tomb raider os fps estão caíndo no 1080P na area mais aberta do game, chega a dar raíva.
3700x

O que melhor couber no teu orçamento, mas levando em conta que tu já tem um octacore, sair dele para um hexacore, mesmo que seja melhor pra jogos, eu considero um downgrade, sinceramente. Só o faria se fosse por motivos de restrição orçamentária mesmo.

Estava fazendo uma pesquisa, e o ryzen 3800x está no mesmo preço.. Pelo menos no Kabum... Pq escolher o 3700x?

Performance praticamente idêntica, mas com menor TDP e consumo de energia. Porém, como ele foi re-estocado custando mais caro que o 3800X, a opção no momento é optar por este último mesmo.

O que melhor couber no teu orçamento, mas levando em conta que tu já tem um octacore, sair dele para um hexacore, mesmo que seja melhor pra jogos, eu considero um downgrade, sinceramente. Só o faria se fosse por motivos de restrição orçamentária mesmo.

Performance praticamente idêntica, mas com menor TDP e consumo de energia. Porém, como ele foi re-estocado custando mais caro que o 3800X, a opção no momento é optar por este último mesmo.

Tem a opção de esperar os 4.000 tbm.

Tem a opção de esperar os 4.000 tbm.

Mas não sabemos quando os Ryzen 4000 serão lançados e se eles serão compatíveis com placas B350/X370 (até pode ser que sejam, mas a prioridade na atualização das BIOS se dará inicialmente para as B550/X570). Se você pode esperar, então eu recomendo, pois mesmo que você não consiga pegar um Ryzen 4000, é muito provável que surja um Ryzen 3000 em promoção com preço atrativo.

Users who are viewing this thread

Voltar