Só instalei esse Ryzen Master num da primeira geração que tive e depois nunca mais. Não tive absolutamente nenhum problema com o 3600 mexendo só pela bios. Literalmente nenhum. O PC nunca congelou, deu tela azul ou algo do tipo. Até agora só alegria. Tive algumas dores de cabeça com o driver da XT mas depois que deixei só o afterburner só alegria também.
O mesmo pra mim, no R5 1400 usava ele pra fazer overclock, depois comecei a fazer tudo pela BIOS. Estou usando a plataforma faz mais de 2 anos e nunca tive problema sério com exceção das memórias, que tentava ir um passo além do que devia... Mas do jeito que está hoje a plataforma está rock solid.
caramba eu vi algumas coisas aqui e vi que tem gente pior do que eu kkkk
eu consegui 42,25 com 1,350v mais do que isso não rola, queria tanto uns 4.4![]()
Esse cara dá nojo. Ele se acha o máximo... Problemas e bugs todos sabem que tem. Nada novo.
O conteúdo dele é super bem editado, mas é só. Ele fala verdades, mas sempre exagerando demais.
O primeiro comentário do vídeo ilustra tudo:
"Mais de 15 anos com intel, migrei para AMD em Agosto/2019 e não tive nenhum problema até agora. Estou super satisfeito. Vale lembrar de todas as falhas de segurança que foram encontrados no processadores Intel. Não se enganem, não existe processador perfeito."
Concordo que ele falou demais. Mas realmente o ryzen é mais complicado em tudo.
Estabilizar um over no processador, estabilizar over da memória, placa mãe mais problemática.
Tive intel a minha vida toda, NUNCA precisei da um clear cmos por causa de over em memória, no ryzen já foram uns 6.
E tou falando aqui não como "babão" de uma marca ou de outra, tou falando das minha experiências.
Se me arrependo de ter trocado o meu i7 6700k pelo ryzen 7 3700x, não porque gastei pouco trocando o kit memoria+ proc + placa mãe( R$ 400 ). Mas se tivesse gastado muito com certeza teria me arrependido.
tem canal que fala demais e entrega de menos. Esse é um deles.Esse camarada tem ate uns videos bons, mas na maior parte do tempo a arrogância dele faz o canal dele continuar o que sempre foi.
Existem softwares para overclock mais fácil faz tempo, da minha mobo z97 eu nunca usei porque pelo BIOS é melhor e mais eficiente. Esse tipo de software que roda em Windows (e apenas no Windows) é para facilitar a vida. No caso específico do Ryzen a arquitetura é muito mais moderna e com um monte de sensores, acontece que a própria AMD tem um time de Software bem modesto para poder atender à demanda, o resultado é bug atrás de bug, então, esperamos que esse time super enxuto possa ganhar algum reforço no futuro.
A maioria dos ajustes no BIOS Ryzen veio sem funcionar direito ou exigindo um manual explicativo, como ajustar o Clock por meio de número hexadecimal. Enfim, os fabricantes de mobos também não conseguiram entregar nada plug in play. No caso da Intel os ajustes também não são bons via software e você precisa entra no BIOS para deixar menos exagerado no consumo de tensão. A Intel também tem um peso maior, qualquer problema que ocorre o último culpado é o processador, já com a AMD isso vem também mudando, afinal, já tem um tempo que algumas placas-mãe queimam e o processador não vai junto.
E se eu for ajustar meu overclock pelo Software via Windows o vCore vai para 1.500v fácil segundo eu já vi em reviews com o mesmo equipamento. E outro ponto é que para ter boa estabilidade e maior sucesso é preciso refrigerar bem a máquina. Quanto mais frio estiver o VRM, maior a chance de estabilizar. Aqui a diferença foi de 4.6GHz instável e 4.8GHz impossível para 4.8GHz rodando bem e quase 4.9GHz, mas tive de trocar a borracha térmica branca do dissipador do VRM para uma pasta térmica e jogar uma ventilação boa na direção desse circuito.