[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Estou pensando em fazer um upgrade no meu PC da assinatura para um Ryzen 5 3600 + 16GB de RAM, porém estou vendo muitas reclamações na Internet sobre bugs e falhas nas CPUs dessa série Ryzen e fico meio com o pé atrás.

Afinal, essa série Ryzen é tão bugada assim mesmo ou tantas reclamações são apenas chororô dos fanboys da Intel?

Última edição:
Estou pensando em fazer um upgrade no meu PC da assinatura para um Ryzen 5 3600 + 16GB de RAM, porém estou vendo muitas reclamações na Internet sobre bugs e falhas nas CPUs dessa série Ryzen e fico meio com o pé atrás.

Afinal, essa série Ryzen é tão bugada assim mesmo ou tantas reclamações são apenas chororô dos fanboys da Intel?

Essa série é a menos "bugada" diria que a beta3.. com ryzen 1600 sendo beta1 ... e por ai vai :coolface:

Cara, se vc está c uma máquina relativamente boa e rodando liso suas coisas, pq vc vai trocar esse certo pelo "duvidoso", sinceramente não entendo quem quer trocar a máquina por uma que é duvidosa e tem "bugs"..... todo mundo sabe q os Ryzen não são perfeitos, mas são campeões em CxB, então se for trocar já vai sabendo disso, então a pessoa nem precisa perguntar a terceiros sobre se vale a troca ou não.... :sei:

Cara, se vc está c uma máquina relativamente boa e rodando liso suas coisas, pq vc vai trocar esse certo pelo "duvidoso", sinceramente não entendo quem quer trocar a máquina por uma que é duvidosa e tem "bugs"..... todo mundo sabe q os Ryzen não são perfeitos, mas são campeões em CxB, então se for trocar já vai sabendo disso, então a pessoa nem precisa perguntar a terceiros sobre se vale a troca ou não.... :sei:

A questão não é nem querer trocar, por mim eu ficaria com o PC da assinatura por mais uns 5 anos fácil, já que ainda estava atendendo às minhas necessidades. Não queria e nem estava previsto no meu orçamento ter que gastar com isso por agora.

O problema é que o PC em questão foi montado em 2011 e está apresentando problemas constantes de desligamentos repentinos, reiniciando sozinho, congelamentos, driver de vídeo parando de responder etc.

Inicialmente estava suspeitando da fonte e, por isso, já comprei outra para colocar no lugar da atual e estou aguardando chegar para fazer os testes e ver se os problemas persistem, mas já estou me preparando para o caso de, mesmo trocando a fonte, os problemas persistirem e ter que trocar a placa mãe, pois na maioria dos casos que já vi de problemas parecidos, a placa mãe também era a responsável por problemas do tipo.

Se tiver mesmo que trocar a placa mãe, não me restará outra opção que não seja fazer um upgrade, já que a plataforma atual do meu PC já está bem ultrapassada (X58 - socket 1366) e, por isso, não conseguiria comprar uma placa mãe nova.

E, pelas pesquisas que fiz, a plataforma com melhor custo X benefício no momento realmente é a Ryzen (AM4), por isso estou tentado a aderir a plataforma em questão caso tenha mesmo que fazer um upgrade.

Perguntei para ver mais opiniões/experiências de outras pessoas que já são usuárias da plataforma em questão se realmente há esses bugs/falhas que tanto falam por aí.

Última edição:
A questão não é nem querer trocar, por mim eu ficaria com o PC da assinatura por mais uns 5 anos fácil, já que ainda estava atendendo às minhas necessidades, não queria e nem estava previsto no meu orçamento ter que gastar com isso por agora.

O problema é que o PC em questão foi montado em 2011 e está apresentando problemas constantes de desligamentos repentinos, reiniciando sozinho, congelamentos, driver de vídeo parando de responder etc.

Inicialmente estava suspeitando da fonte e, por isso, já comprei outra para colocar no lugar da atual e estou aguardando chegar para fazer os testes e ver se os problemas persistem.

Mas já estou me preparando para o caso de, mesmo trocando a fonte, os problemas persistirem e ter que trocar a placa mãe, pois na maioria dos casos que já vi de problemas parecidos, a placa mãe também estava ocasionando problemas do tipo.

Se tiver mesmo que trocar a placa mãe, não me restará outra opção que não seja fazer um upgrade, já que a plataforma atual do meu PC já está bem ultrapassada (X58 - socket 1366) e, por isso, não conseguiria comprar uma placa mãe nova.

E, pelas pesquisas que fiz, a plataforma com melhor custo X benefício no momento é a Ryzen (AM4).

Perguntei para ver mais opiniões de outras pessoas que já são usuárias da plataforma em questão se realmente há esses bugs/falhas que tanto falam por aí.
Se puder esperar, sugiro que parta pra um I5 de décima geração, que sai esse ano. Não vai se arrepender.

Como o cara do vídeo diz, AMD ainda é uma fonte de problemas e bugs. No reddit você encontra um monte de usuário de Ryzen reclamando da vida

A questão não é nem querer trocar, por mim eu ficaria com o PC da assinatura por mais uns 5 anos fácil, já que ainda estava atendendo às minhas necessidades, não queria e nem estava previsto no meu orçamento ter que gastar com isso por agora.

Inicialmente estava suspeitando da fonte e, por isso, já comprei outra para colocar no lugar da atual e estou aguardando chegar para fazer os testes e ver se os problemas persistem.

Mas já estou me preparando para o caso de, mesmo trocando a fonte, os problemas persistirem e ter que trocar a placa mãe, pois na maioria dos casos que já vi de problemas parecidos, a placa mãe também estava ocasionando problemas do tipo.

E, pelas pesquisas que fiz, a plataforma com melhor custo X benefício no momento é a Ryzen (AM4).

Perguntei para ver mais opiniões de outras pessoas que já são usuárias da plataforma em questão se realmente há esses bugs/falhas que tanto falam por aí.
Montei o meu Ryzen final do ano passado e não tive nenhum problema, só recomendo dá uma pesquisada para fugir de MB com BIOS problemáticas.

A questão não é nem querer, por mim eu ficaria com o PC da assinatura por mais 10 anos fácil, já que ainda estava atendendo às minhas necessidades, não queria ter que gastar com isso por agora.

O problema é que o PC em questão foi montado em 2011 e está apresentando problemas constantes de desligamentos repentinos, reiniciando sozinha, congelamentos, driver de vídeo parando de responder etc.

Se tiver mesmo que trocar a placa mãe, não me restará outra opção que não seja um upgrade, já que a plataforma atual do meu PC já está bem ultrapassada (X58 - socket 1366) e, por isso, não conseguiria comprar uma placa mãe nova.

Perguntei para ver mais opiniões de outras pessoas que já são usuárias da plataforma em questão.
Entendi. Mas é como falei.... não existe plataforma 100%, todas tem pros e contras. Mas atualmente não tem CxB melhor q os Ryzen.... eu mesmo estou a quase 2 anos c meu 2400g setado a 3.95 e memos a 3200mhz e pra o que eu queria estava perfeito. Irei trocar a cpu por um 3500x pelo Ali e pegar uma 1660S, usando minha Rog Strix B350f q é uma excelente mobo, c driver de áudio melhor q x470 / b450 da vida.... c Att de bios e o escambal p fazer over nesse 3500x.

Então, veja a longevidade da plataforma, que até 2021 vai estar "usável" e possivelmente poderá aportar os R4000. Mas como disse, acho q só quem pode dizer se vale ou não a pena é vc, aja vista as problemáticas da AM4. :joia:

Tenho R5 1600 e A320 a um ano sem problemas (e na ultima década venho usando AMD sempre pelo CxB), só atualizei, bios da mobo atualizada tudo tranquilo. Falar que Ryzen é bugado é coisa de Intel/Nvidia fanboy. Já Intel tem sim falha de segurança grave!

Bom, o up ta quase pronto, só falta chegar um wc e gabinete pra montar a belezinha
82443185_2885722071491752_1350530720807780352_n.jpg

Ryzen é uma plataforma nova, lançada em 2017, então é esperado que ela tenha mais bugs que a 8ª ou 9ª geração da Intel, que possui basicamente UMA DÉCADA de amadurecimento (primeira geração Core foi lançada em 2009, codenome Nehalem, que é o codenome do processador que você usa hoje). Agora, com relação aos bugs que haviam na primeira geração e que deu muita dor de cabeça pros marinheiros de primeira viagem, a grande maioria deles foi consertada por meio de updates de BIOS que foram liberadas com o passar do tempo. Hoje, até pode existe algum bug ou outro, mas a incidência deles reduziu bastante, especialmente para quem não vai fazer overclock e compra logo de cara memórias que são sabidamente compatíveis com o conjunto (placa-mãe e CPU).

Montei nesse ano duas plataformas Ryzen (3200G + B450 e 3600 + X570), com dois kits de memória diferentes, e não tive maiores problemas. Na verdade, pra não dizer que não tive problema nenhum, eu tive uma zica com a minha placa-mãe que, dentro do Windows, inventava de congelar todo o PC do nada, e a luz da memória RAM acendia dizendo ser problema com ela, mas eu sabia que não era porque eu já tinha testado as mesmas na configuração do 3200G sem qualquer problema aparente. Mesmo atualizando a BIOS o problema vez ou outra surgia de novo, então como não queria mais quebrar a cabeça com isso, já sabendo que provavelmente teria que mandar a placa-mãe para a RMA, desliguei o PC numa noite, inclusive direto na fonte; no outro dia, voltei a usá-lo e não percebi mais o problema, então mais um dia passava e nada do problema se manifestar. Em suma, estou com meu PC montado desde meados de Outubro e, desde a primeira vez que ele aconteceu, o mesmo não mais se repetiu, mesmo eu fazendo tuning na BIOS na CPU e RAM.

Portanto, diante do meu relato e dos demais usuários, digo a você que vale sim à pena investir no Ryzen e se você comprar as peças certas, que combinam entre si, dificilmente você terá dores de cabeça que não seja por problemas que tenham vindo de fábrica com estas peças. A maioria dos chororôs infundados são de fanboys da Intel que não se contentam que sua empresa favorita esteja perdendo espaço para um underdog que, em 2015, possuía ações custando menos de U$ 2 (quase decretando falência), e, nos dias atuais, estão quase batendo US$ 50...

Falouws :cool:

A questão não é nem querer trocar, por mim eu ficaria com o PC da assinatura por mais uns 5 anos fácil, já que ainda estava atendendo às minhas necessidades. Não queria e nem estava previsto no meu orçamento ter que gastar com isso por agora.

Inicialmente estava suspeitando da fonte e, por isso, já comprei outra para colocar no lugar da atual e estou aguardando chegar para fazer os testes e ver se os problemas persistem, mas já estou me preparando para o caso de, mesmo trocando a fonte, os problemas persistirem e ter que trocar a placa mãe, pois na maioria dos casos que já vi de problemas parecidos, a placa mãe também era a responsável por problemas do tipo.

E, pelas pesquisas que fiz, a plataforma com melhor custo X benefício no momento realmente é a Ryzen (AM4), por isso estou tentado a aderir a plataforma em questão caso tenha mesmo que fazer um upgrade.

Perguntei para ver mais opiniões/experiências de outras pessoas que já são usuárias da plataforma em questão se realmente há esses bugs/falhas que tanto falam por aí.
Nesse momento o melhor cxb são os Ryzen e disso não tenha duvida. Eu não tenho problema com a minha plataforma, roda tudo bem por aqui. Seu hardware é bem antigo e é normal apresentar problemas. E o que essa galera pinta de Ryzen problemático não é bem assim.

Se puder esperar, sugiro que parta pra um I5 de décima geração, que sai esse ano. Não vai se arrepender.

Como o cara do vídeo diz, AMD ainda é uma fonte de problemas e bugs. No reddit você encontra um monte de usuário de Ryzen reclamando da vida
Calma ai Intel lover, quem tem que responder ao camarada é quem usa a plataforma, não quem vem aqui postar problema da plataforma AMD usando Intel.

Uso um Ryzen 3700x com uma Asus x570 e memórias corsair dominator platinum. Depois de uns 9 anos voltei para a AMD e não tenho queixa nenhuma da plataforma que uso desde setembro sem problema. Detalhe que nem bios eu atualizei.

Bom, o up ta quase pronto, só falta chegar um wc e gabinete pra montar a belezinha
82443185_2885722071491752_1350530720807780352_n.jpg

Seria prudente montar as peças sobre a caixa da placa-mãe e testar pra ver se tudo veio funcionando nos conformes.

Galeros, recentemente encomendei um R5 2600 do Aliexpress, e preciso de três indicações.

Placa mãe, Ram e cpu cooler para usar com o bichão...

Tenho até uns 800 reais pra gastar, não faço ideia do que pegar :mil:

Se eu conseguir vender meu kit am3+ até consigo aumentar o orçamento, mas acho que vai ser dificil.

minha config atual é: FX 6300 ; Gigabyte GA-78LMT-S2P ; 12GB DDR3 (8gb 1600 + 4gb 1333mhz) ; RX 570 4GB... é um bom up? Quanto será que consigo no kit mobo+ram+cpu?

Seria prudente montar as peças sobre a caixa da placa-mãe e testar pra ver se tudo veio funcionando nos conformes.

Show mas to sem os parafusos pra por essa placa no gabinete, os parafusos vem junto com o gabinete novo, nesse atual to usando uma placa mãe que não é atx, é menor, tem menos parafusos, só se eu por apenas 4 nessa x570

Show mas to sem os parafusos pra por essa placa no gabinete, os parafusos vem junto com o gabinete novo, nesse atual to usando uma placa mãe que não é atx, é menor, tem menos parafusos, só se eu por apenas 4 nessa x570

Acho que ele quis dizer fazer isso aqui:

81qe3iK.jpg

Acho que ele quis dizer fazer isso aqui:

81qe3iK.jpg

Ah kkk, pois é, eu até iria fazer isso se meu gabinete não demorasse pra chegar, ta previsto pra chegar amanhã, acabei de limpar o quanto inteiro, montar ele em cima da caixa agora, eu teria que tirar a fonte do meu gabinete atual, daria um trabalhozinho chato kk

Galeros, recentemente encomendei um R5 2600 do Aliexpress, e preciso de três indicações.

Placa mãe, Ram e cpu cooler para usar com o bichão...

Tenho até uns 800 reais pra gastar, não faço ideia do que pegar :mil:

Se eu conseguir vender meu kit am3+ até consigo aumentar o orçamento, mas acho que vai ser dificil.

minha config atual é: FX 6300 ; Gigabyte GA-78LMT-S2P ; 12GB DDR3 (8gb 1600 + 4gb 1333mhz) ; RX 570 4GB... é um bom up? Quanto será que consigo no kit mobo+ram+cpu?

Não é a placa que eu recomendo, mas é o mínimo do aceitável (o ideal seria pegar uma B450M Steel Legend pelo menos, mas ela já subiu pros R$ 600 de sempre). No caso da RAM, você pode ir de 1 ou 2 pentes, dependendo do que couber.

Quanto ao cooler, esqueça por enquanto. O cooler BOX não é as mil maravilhas, mas dá conta.

Não é a placa que eu recomendo, mas é o mínimo do aceitável (o ideal seria pegar uma B450M Steel Legend pelo menos, mas ela já subiu pros R$ 600 de sempre). No caso da RAM, você pode ir de 1 ou 2 pentes, dependendo do que couber.

Quanto ao cooler, esqueça por enquanto. O cooler BOX não é as mil maravilhas, mas dá conta.

Ontem tinha subido mesmo, mas hoje a B450M Steel Legend já voltou para os R$529,91 à vista na Pichau.

Essa B450M Steel Legend é suficiente para um Ryzen 3600?

Essa B450M Steel Legend é suficiente para um Ryzen 3600?
Só não recomendo se quiser fazer over em ram, ela limita a voltagem em 1.40v, de resto é suficiente.

Eu tenho uma ASUS B350 com um 2700x há alguns anos e nunca tive problema algum, Ram rodando a 3000MHz... 100% rock solid!
Quanto a reclamação com os Ryzen, tem q ficar bem atento pra diferenciar o que problema com o processador em si e o que é problema com a placa mãe... tem fabricantes cof...cof... gigabyte... que lançam bios cagada pros ryzen a torto e a direta, onde até upgrade/downgrade de bios é complicado.
Pra n dizer que nunca tive problema a ASUS, numa das atts de bios eles removeram a opção de habilitar o PBO e gerir o PPT, TDC e EDC pela bios, mas dai foi só fazer o downgrade da bios pra versão anterior q fico de boa, sem frescura nenhuma...

Acabei pegando a ASUS B450M PRIME GAMING/BR na Pichau.

A ram provavelmente irei pegar duas dessas do link.

Em breve mando foto do monstrinho montado

E sobre o cooler, comprei a versão OEM do processador, não vem o cooler box.

Mas usarei o que tenho atualmente, já segurou bem um FX 8300 em over na epoca que usava.

Users who are viewing this thread

Voltar