Estou pensando em fazer um upgrade no meu PC da assinatura para um Ryzen 5 3600 + 16GB de RAM, porém estou vendo muitas reclamações na Internet sobre bugs e falhas nas CPUs dessa série Ryzen e fico meio com o pé atrás.
Afinal, essa série Ryzen é tão bugada assim mesmo ou tantas reclamações são apenas chororô dos fanboys da Intel?
Ryzen é uma plataforma nova, lançada em 2017, então é esperado que ela tenha mais bugs que a 8ª ou 9ª geração da Intel, que possui basicamente
UMA DÉCADA de amadurecimento (primeira geração Core foi lançada em 2009, codenome Nehalem, que é o codenome do processador que você usa hoje). Agora, com relação aos bugs que haviam na primeira geração e que deu muita dor de cabeça pros marinheiros de primeira viagem, a grande maioria deles foi consertada por meio de updates de BIOS que foram liberadas com o passar do tempo. Hoje, até pode existe algum bug ou outro, mas a incidência deles reduziu bastante, especialmente para quem não vai fazer overclock e compra logo de cara memórias que são sabidamente compatíveis com o conjunto (placa-mãe e CPU).
Montei nesse ano duas plataformas Ryzen (3200G + B450 e 3600 + X570), com dois kits de memória diferentes, e não tive maiores problemas. Na verdade, pra não dizer que não tive problema nenhum, eu tive uma zica com a minha placa-mãe que, dentro do Windows, inventava de congelar todo o PC do nada, e a luz da memória RAM acendia dizendo ser problema com ela, mas eu sabia que não era porque eu já tinha testado as mesmas na configuração do 3200G sem qualquer problema aparente. Mesmo atualizando a BIOS o problema vez ou outra surgia de novo, então como não queria mais quebrar a cabeça com isso, já sabendo que provavelmente teria que mandar a placa-mãe para a RMA, desliguei o PC numa noite, inclusive direto na fonte; no outro dia, voltei a usá-lo e não percebi mais o problema, então mais um dia passava e nada do problema se manifestar. Em suma, estou com meu PC montado desde meados de Outubro e, desde a primeira vez que ele aconteceu, o mesmo não mais se repetiu, mesmo eu fazendo tuning na BIOS na CPU e RAM.
Portanto, diante do meu relato e dos demais usuários, digo a você que vale sim à pena investir no Ryzen e se você comprar as peças certas, que combinam entre si, dificilmente você terá dores de cabeça que não seja por problemas que tenham vindo de fábrica com estas peças. A maioria dos chororôs infundados são de fanboys da Intel que não se contentam que sua empresa favorita esteja perdendo espaço para um underdog que, em 2015, possuía ações custando menos de U$ 2 (quase decretando falência), e, nos dias atuais, estão quase batendo US$ 50...
Falouws
