[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
sim, todos com IF em 1900. Vc chegou a testar com b-die? esse último amigo tinha as FlareX numa x370 killer com um 1700, foi botar o 3600x e subiu de primeira. Até fiquei com vontade de trocar já que vc encontra b-die por 700 reais, mas consegui segurar a mão do consumismo hehehe
considero estavel se passar pelo menos 10 ciclos no TestMem5

Giancarlo teve problemas em pegar 3800mhz com B-Die com varios kits e mobos diferentes.

Eu faço parte do culto Micron E-Die, menos voltagem e estressa muito menos o IMC alem de ser mais barata e ter desempenho semelhante.

Bom dia, pessoal!

Tenho um Ryzen 1700@stock com cooler box numa Crosshair VI Hero aqui. Recentemente formatei o PC e aproveitei pra atualizar a BIOS. Saí da 0902, que veio de fábrica, para a 7704 (a mais recente, de 27/12/2019).

Instalei o Ryzen Master e em idle ele acusa +-45°C na temperatura do processador. Esse valor é o "correto"? Pergunto porque na época do lançamento dessa 1ª geração dos Ryzens tinha uma discrepância nas temperaturas, né? Tinha que adicionar 20°C pra chegar na temperatura correta... umas paradas assim. Depois dessas atualizações de BIOS e etc o problema foi corrigido?

Bom dia, pessoal!

Tenho um Ryzen 1700@stock com cooler box numa Crosshair VI Hero aqui. Recentemente formatei o PC e aproveitei pra atualizar a BIOS. Saí da 0902, que veio de fábrica, para a 7704 (a mais recente, de 27/12/2019).

Instalei o Ryzen Master e em idle ele acusa +-45°C na temperatura do processador. Esse valor é o "correto"? Pergunto porque na época do lançamento dessa 1ª geração dos Ryzens tinha uma discrepância nas temperaturas, né? Tinha que adicionar 20°C pra chegar na temperatura correta... umas paradas assim. Depois dessas atualizações de BIOS e etc o problema foi corrigido?
O programa que vc está usando já está descontando, impossível o processador esta a 25°C se não tiver na água mesmo em dle
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

considero estavel se passar pelo menos 10 ciclos no TestMem5

Giancarlo teve problemas em pegar 3800mhz com B-Die com varios kits e mobos diferentes.

Eu faço parte do culto Micron E-Die, menos voltagem e estressa muito menos o IMC alem de ser mais barata e ter desempenho semelhante.

Melhor CxB eu concordo mais as B-die é superior mesmo não justificando o preço dela
Até agora não vi nenhuma e-die com as latência que consegui com minhas b-die

unknown.png

Última edição:
sim, todos com IF em 1900. Vc chegou a testar com b-die? esse último amigo tinha as FlareX numa x370 killer com um 1700, foi botar o 3600x e subiu de primeira. Até fiquei com vontade de trocar já que vc encontra b-die por 700 reais, mas consegui segurar a mão do consumismo hehehe

B-Die. Estabilizado no TM5 com o perfil do 1usmus. Passou e já fui pra jogatina.
cachemem.png

B-Die. Estabilizado no TM5 com o perfil do 1usmus. Passou e já fui pra jogatina.
cachemem.png

Show de bola.
Aqui agora esta acontecendo um bug....
Agora estou com um ssd m.2 para o SO(coloquei agora o SO nele), um Nvme para dados e um HD de 2tb para backup. O problema é que se eu mudo qualquer coisa na Bios o boot demora uns 2~4 minutos. Se estou navegando e mando resetar sem entrar na bios o boot vai normalmente. Engraçado que quando o SO estava no ssd sata3 ele bootava normalmente em ambos os casos.
Alguém por aqui já teve problema parecido? :hmm:
edit: esqueci de comentar que as vezes ele não lê o ssd nvme.

Última edição:
Alguém sabe me dizer onde vende a ab350m-ds3h-v2? Já cacei na loja que explode e só dá indisponível.
No mercado livre tão cobrando quase 500$, com esse valor da pra pegar a b450.

Galera, estou com um problema, mesmo fazendo os testes acima nas memórias, o que tá acontecendo é o seguinte:

Eu deixo o DOCP/XMP ativado pra deixar as memórias em 3600, porém tá acontecendo que de vez em quando, quando eu boto pra reiniciar o computador, a placa mãe liga e fica com o led laranja/amarelo ligado, que seria problema na RAM, aí o computador não inicia, mas todos os rgb fica ligado, só o led da placa mãe fica falando que teve problema na ram, mas isso só acontece se eu ficar reiniciando o computador, tentei reiniciar 10 vezes e 4 vezes parou na luz amarela e não ligou.

Placa mãe: x570 tuf br asus
Ponte: 750w corsair 5 anos de uso
Processador: ryzen 3800x
Memórias: 2x8gb G.skill neo 3600

a bios tá x570 tá na última versão
É, me arrependi de ter investido nessa plataforma AM4, na intel nunca tive esses problemas com OC nas memorias.. puts
Amigo, com frequência em 3600, muito dificilmente vai ficar estável sem alterar a voltagem da RAM. Nas Crucial que o pessoal comenta aqui, é bem tranquilo subir elas até 1.4V(E-die é pra suportar até 1.5v); não acho que tenhas de ficar chateado com a plataforma, manter 3600 1.35v realmente terias de ser abençoado pra conseguir.

Pessoal hoje fui testar um cabo Type-C to Type-C na TUF B450M, porém, só está passando energia, não está aparecendo o celular! Testei o mesmo cabo no notebook e achou o celular de primeira! Entrei na Bios e não vi nada, alguém sabe o que pode ser?

Amigo, com frequência em 3600, muito dificilmente vai ficar estável sem alterar a voltagem da RAM. Nas Crucial que o pessoal comenta aqui, é bem tranquilo subir elas até 1.4V(E-die é pra suportar até 1.5v); não acho que tenhas de ficar chateado com a plataforma, manter 3600 1.35v realmente terias de ser abençoado pra conseguir.

mas o problema é que o docp dela que deixa em 1.35, não seria o padrão pra uma memória cara dessas que foi uma gskill 3600 neo?
e minha preocupação é que não é toda hora que aparece a luz amarela avisando que deu erro na ram, só de vez em quando, quando reinício o computador, isso seria instabilidade também ?
pois fiz diversos testes de estabilidade de memória no sistema e não deu nenhum erro com o docp ligado, o problema é as vezes o computador não ligar e ficar travado na luz amarela da placa mãe informando erro na memória...

mas o problema é que o docp dela que deixa em 1.35, não seria o padrão pra uma memória cara dessas que foi uma gskill 3600 neo?
e minha preocupação é que não é toda hora que aparece a luz amarela avisando que deu erro na ram, só de vez em quando, quando reinício o computador, isso seria instabilidade também ?
pois fiz diversos testes de estabilidade de memória no sistema e não deu nenhum erro com o docp ligado, o problema é as vezes o computador não ligar e ficar travado na luz amarela da placa mãe informando erro na memória...
Agora que eu reparei que tua memória já vem de fábrica em 3600Mhz. Pois então, acho que pode estar talvez relacionado com a capacidade da MB em entregar essa voltagem (já que teu PC passou a ligar normalmente em 1.36v). Agora, eu não saberia dizer exatamente o pq estar falhando nesse sentido. No teu lugar, eu experimentaria aumentar para 1.37v e acompanhar o sistema, se persistir dando erro, vale acionar o suporte da Asus/G.Skill. Espero que mais pessoas possam contribuir aqui pra te ajudar.

Agora que eu reparei que tua memória já vem de fábrica em 3600Mhz. Pois então, acho que pode estar talvez relacionado com a capacidade da MB em entregar essa voltagem (já que teu PC passou a ligar normalmente em 1.36v). Agora, eu não saberia dizer exatamente o pq estar falhando nesse sentido. No teu lugar, eu experimentaria aumentar para 1.37v e acompanhar o sistema, se persistir dando erro, vale acionar o suporte da Asus/G.Skill. Espero que mais pessoas possam contribuir aqui pra te ajudar.

Então, em 1.36 ele liga normalmente, mas eu fiz um teste de 20 reiniciadas e 1 dessas 20 deu luz amarela, o que não deveria, né ? ou será bug da bios ?
x7Qm4hs.png

olha a memoria ai

Boa noite amigos! Estou montando um kit para substituir meus falecidos FX-8350 e GTX 1060.
Inicialmente vou de Ryzen 5 1600 AF + 2x8GB 3000MHz e RX 580 8GB. No futuro pretendo trocar o 1600 pelo 3600.
Porém ainda não consegui decidir a placa mãe... Mas pelo que pesquisei o modelo B450 parece ser o ideal.
Só que mesmo o B450 tem vários modelos... Estou de olho em 2 principais, a ASRock Steel Legend (R$560 na Gigantec) e uma da Asus mais simples por R$431-R$460.
O modelo mais caro parece ser melhor pra overlock, além de ser mais bonito... Mas não sei se compensa os R$100+ extras. O que vocês acham? Tem algum modelo com cxb melhor?

Abs!

Galera, comprei um 3800x na blackfriday, instalei normalmente, troquei pelo meu antigo 2700x

coloquei o Wraith Prism novo e hoje reparei um vazamento no cooler, o que será???
(parece q escorreu de cima até embaixo)
EXu30xc.jpg

Então, em 1.36 ele liga normalmente, mas eu fiz um teste de 20 reiniciadas e 1 dessas 20 deu luz amarela, o que não deveria, né ? ou será bug da bios ?
x7Qm4hs.png

olha a memoria ai
Bios tá atualizada? Com certeza não deveria, até pq XMP/DOPC deveriam funcionar no esquema plug'n'play, seria a zona "safe" de tudo.

Bios tá atualizada? Com certeza não deveria, até pq XMP/DOPC deveriam funcionar no esquema plug'n'play, seria a zona "safe" de tudo.

Ta atualizada sim...

x7Qm4hs.png

olha a memoria ai
Ryzen não gosta muito de M-die não, tenta subir a tensão para 1.4 usando o xmp

Ryzen não gosta muito de M-die não, tenta subir a tensão para 1.4 usando o xmp
eu deixei ele em 1.42v, será que é de boa deixar assim ?
deixei pra testar por 2 dias pra ver se aparece a led amarela

O programa que vc está usando já está descontando, impossível o processador esta a 25°C se não tiver na água mesmo em dle
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Melhor CxB eu concordo mais as B-die é superior mesmo não justificando o preço dela
Até agora não vi nenhuma e-die com as latência que consegui com minhas b-die

unknown.png
Excelente! o problema é que Aida nao mostra a verdade completa, por exemplo no Aida quase nao muda se for Dual Ranked ou single, já em games e 7-zip o dual rank tras ganhos consideráveis, o segundo problema é que para comprar um par de B-Die com boa binagem vc consegue comprar uma Micron com o dobro da capacidade...

paguei R$900 nas minhas 2x 16GB

82921656_612648442841924_5980177600977305600_o.jpg

Última edição:
Galera, comprei um 3800x na blackfriday, instalei normalmente, troquei pelo meu antigo 2700x

coloquei o Wraith Prism novo e hoje reparei um vazamento no cooler, o que será???
(parece q escorreu de cima até embaixo)
EXu30xc.jpg

Pode ser lubrificante do rolamento, isso costuma acontecer nos fans mesmo, não se preocupe.

Galera qual é a desse Ryzen 5 1600 que vem com 8c/16t?
Vou fazer upgrade da minha 2200g pq peguei uma RX580 e acabei comprando o 1600 da Kabum versão AF que dizem ser de 12nm e com algumas melhorias falando que é básicamente um 2600.
Mas vendo no reddit, tem uma galera que tá pegando os 1600 com 8c/16t, quais as chances de esse processador aparecer por aqui? É alguma versão especial sei lá?

00mrhohz95a41.jpg

Excelente! o problema é que Aida nao mostra a verdade completa, por exemplo no Aida quase nao muda se for Dual Ranked ou single, já em games e 7-zip o dual rank tras ganhos consideráveis, o segundo problema é que para comprar um par de B-Die com boa binagem vc consegue comprar uma Micron com o dobro da capacidade...

paguei R$900 nas minhas 2x 16GB

83340374_612398396200262_2307987714017853440_o.jpg
Muito bom seu resultado, essas memorias ai é melhor CxB no momento não tem o que conversar, mas as B-die é superior por conta da latência, as minhas eu adquire na época que comprei meu 1800x que necessitava de uma boa memoria.
O tempo maior nas comunicações entre os ccxs do processador que realmente afeta o desempenhos em jogos para os ryzen, com os meus resultados eu consegui reduzir de 80ns para 65ns nos núcleos mais distantes tipo o 1 trocando informação com o 8 e na thread 16, as threads geralmente tem um aumento de 5ns maior do que o núcleo, só para efeito de comparação os 9900k é de 40~50ns

Nova setup comprada, agora o difícil é controlar a ansiedade pra chegar kkkkk

CPU: Ryzen 5 3600
MB: Asrock B450M Steel Legend
RAM: Team Group T-Force Delta RGB TUF Gaming 16GB (2x 8GB) DDR4 3200MHz
Gabinete: Corsair Carbide SPEC-06 RGB

O restante vou aproveitar da máquina atual:
- Fonte: EVGA 750 B3 750W Modular (recém comprada, menos de 2 semanas de uso)
- VGA: Radeon R5 230 1GB (cerca de 6 meses de uso, vou usar essa básica mesmo, já que não vou jogar)
- SSD (Sandisk Ultra Plus 256GB) e HD (Seagate 2TB) estão 100% ainda

Essa será minha primeira configuração AMD. Espero não me decepcionar, pois até o momento sempre utilizei somente Intel.

Última edição:
Boa tarde galera,

Quando comprei meu PC, meu intuito não era muito o overclock, mas acabei vendo uns vídeos e to pensando em me aventurar nesse mundo. Hoje eu testei o seguinte cenário:

Ryzen 5 3600X rodando a 4.2Ghz em todos os núcleos e com 1.35 de VCore. Depois de 15min no Intel Burn Test não rolou nenhum erro e a temperatura máxima que atingiu foi de aproximadamente 81ºC.

Vocês acham que eu consigo manter essa config de boa ? Nesse caso, vale a pena o risco do OC em relação ao aumento de desempenho ? Qual o método mais eficiente de medir as temperaturas do VRM da placa mae pra ver se ele tá suportando ?

Tô usando uma Asrock B450M Steel Legend, um CPU Cooler da Cooler Master Hyper 212 RGB Black Edition. Essa placa mãe com esse CPU dão conta de um over básico ?

Sou totalmente noob no assunto, qualquer ajuda seria bem vinda.

Vlw !

Users who are viewing this thread

Voltar