é que é 32GB né... 16GB trvava o sistema todo editando e finalizando videos usava a memória toda. B-Die em 16GB só dual ranked e é bem mediocre. Se botar 4x 8GB de B-Die nao vai conseguir tb subir tanto.Muito bom seu resultado, essas memorias ai é melhor CxB no momento não tem o que conversar, mas as B-die é superior por conta da latência, as minhas eu adquire na época que comprei meu 1800x que necessitava de uma boa memoria.
O tempo maior nas comunicações entre os ccxs do processador que realmente afeta o desempenhos em jogos para os ryzen, com os meus resultados eu consegui reduzir de 80ns para 65ns nos núcleos mais distantes tipo o 1 trocando informação com o 8 e na thread 16, as threads geralmente tem um aumento de 5ns maior do que o núcleo, só para efeito de comparação os 9900k é de 40~50ns
VRM ta fritando, infelizmente VRM da Legend é horrível sinceramente nao sei o que a galera ve nessa placaBoa tarde galera,
Quando comprei meu PC, meu intuito não era muito o overclock, mas acabei vendo uns vídeos e to pensando em me aventurar nesse mundo. Hoje eu testei o seguinte cenário:
Ryzen 5 3600X rodando a 4.2Ghz em todos os núcleos e com 1.35 de VCore. Depois de 15min no Intel Burn Test não rolou nenhum erro e a temperatura máxima que atingiu foi de aproximadamente 81ºC.
Vocês acham que eu consigo manter essa config de boa ? Nesse caso, vale a pena o risco do OC em relação ao aumento de desempenho ? Qual o método mais eficiente de medir as temperaturas do VRM da placa mae pra ver se ele tá suportando ?
Tô usando uma Asrock B450M Steel Legend, um CPU Cooler da Cooler Master Hyper 212 RGB Black Edition. Essa placa mãe com esse CPU dão conta de um over básico ?
Sou totalmente noob no assunto, qualquer ajuda seria bem vinda.
Vlw !
Chama-se loteria do silício, se você der sorte, pode ter um desses que é basicamente um 1700Ryzen 5 1600
VRM ta fritando, infelizmente VRM da Legend é horrível sinceramente nao sei o que a galera ve nessa placa
sim o hardware monitor mostra, sei pq ja testei com o 3800x e no blender passava de 90C, mas da para saber apenas olhando o PDF dos mosfetes e o dissipador em cima deles.Eu vi que essa placa suportava o 3600X em OC nessa tabela: https://i.redd.it/2iwdy5wrrly31.png
Como você sabe que o VRM tá fritando ? Tem alguma maneira de eu medir essa temperatura ?
Vlw !
Se quiser faz um teste ai para termos uma comparação usando o SiSoftware Sandra Lite 2020 e testa a opção Processor Multi-Core Efficiency, inclusive fica a dica para um vídeo no seu canal no youtube pois existe pouca informação sobre isso e é esse o principal gargalo dos ryzené que é 32GB né... 16GB trvava o sistema todo editando e finalizando videos usava a memória toda. B-Die em 16GB só dual ranked e é bem mediocre. Se botar 4x 8GB de B-Die nao vai conseguir tb subir tanto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
VRM ta fritando, infelizmente VRM da Legend é horrível sinceramente nao sei o que a galera ve nessa placa
essa tabela é toda errada, placa com VRM 3 fases e mosfets nojentos, vai de Gigabyte B450M Gaming que é anos luz melhor.pessoal de acordo com a tabela uma b450 pro 4 é muito boa né? alguém no tópico tem a mesma pra falar dela? vou pegar uma pra usar no 2600 em uns 4.0 até juntar uma grana pra um 3700x
blza vou baixar e rodar quando voltar pro windowsSe quiser faz um teste ai para termos uma comparação usando o SiSoftware Sandra Lite 2020 e testa a opção Processor Multi-Core Efficiency, inclusive fica a dica para um vídeo no seu canal no youtube pois existe pouca informação sobre isso e é esse o principal gargalo dos ryzen
segue a latência do meu para você ter uma base
![]()
usa precision boost man, aqui da boost até 4.5Ghz na boa mesmo em jogos, mas geralmente fica na casa dos 4350 / 4400 quando usa bastante cores.Galera, 3800x em 4.3GHz com 1.24v... é isso mesmo? Alguém já descobriu algum sweetspot 24x7 pro 3800x (cooler box)?
https://prnt.sc/qo8xp7
Já viu as configs e planos de energia do 1usmus? Aqui tô usando e tbm fiz o esquema de limitar o máximo e mínimo da energia em 5%. Assim evita as alterações bruscas dos cores e as tempsProblema do precision boost eh que as temperaturas ficam muito alta em idle e com o cooler box, onde eu moro, o máximo que consegui foi pico de 4.4ghz. Em teste no Cinebench R20 com pbo , máximo de 4.3ghz e 90°+... Por isso optei por travar em 4.3 com 1.24v.. mas ainda tenho que atualizar a BIOS pra última versão , bem como o Chipset AMD.
tenta sem o driver de chipset mas apenas com a bios mais nova, com pbo deveria ficar em menos de 0.7V em Idle.Problema do precision boost eh que as temperaturas ficam muito alta em idle e com o cooler box, onde eu moro, o máximo que consegui foi pico de 4.4ghz. Em teste no Cinebench R20 com pbo , máximo de 4.3ghz e 90°+... Por isso optei por travar em 4.3 com 1.24v.. mas ainda tenho que atualizar a BIOS pra última versão , bem como o Chipset AMD.
Só pra complementar, com o 1usmus, meus 8 cores chegam perto dos 4.4ghzJá viu as configs e planos de energia do 1usmus? Aqui tô usando e tbm fiz o esquema de limitar o máximo e mínimo da energia em 5%. Assim evita as alterações bruscas dos cores e as temps
Já viu as configs e planos de energia do 1usmus? Aqui tô usando e tbm fiz o esquema de limitar o máximo e mínimo da energia em 5%. Assim evita as alterações bruscas dos cores e as temps
Onde eu consigo esse plano de energia ?
Vlw !
Fez tudo certinho? Modificou as opções que ele explicou? Usa o plano de energia dele Universal ou o Power?eu botei esse plano e achei horrivel, perdi desempenho all core em carga bruta como AVX e ainda nao ficou 100% estavel para trabalhar com edição
Dá uma lida nas descrições, pq tem algumas configurações importantes para alterar na BIOS.![]()
1usmus Custom Power Plan for Ryzen 3000 Download
Download the 1usmus Custom Power Plan for Ryzen 3000 Processors. This is a 3rd party custom power plan for AMD Ryzen 3000 "Zen 2" processors....www.guru3d.com
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Fez tudo certinho? Modificou as opções que ele explicou? Usa o plano de energia dele Universal ou o Power?
Aqui o desempenho melhorou muito, os 8 cores quase em 4.4ghz e temps estáveis. Gostei demais.
Estou usando o Power Plan, que é específico para os Ryzen 3. O Universal é para 1 e 2.Obrigado pelo link, vou testar aqui. Você tá usando o Power Plan ou o Universal ? Qual a diferença entre os dois ?
Vlw !
Não é ao contrário?Estou usando o Power Plan, que é específico para os Ryzen 3. O Universal é para 1 e 2.
Eita, será que entendi errado? Vou dar uma olhada láNão é ao contrário?
Ele diz para usar o plano "1usmus Ryzen Power Plan" se vc tiver um processador Zen 2 (série 3000) com Windows 10 May 2019, Oct 2019 ou anterior.
O plano "1usmus Ryzen Universal" ele diz apenas para utilizar com qualquer processador no Windows 10 Nov 2019 ou mais recente.
Com o Windows 10 1909, precisa ser o universal, independente do processador. Pelo menos foi assim que eu entendi.
É isso mesmo. Olhei na discussão lá. Eu havia me enganado mesmo.Não é ao contrário?
Ele diz para usar o plano "1usmus Ryzen Power Plan" se vc tiver um processador Zen 2 (série 3000) com Windows 10 May 2019, Oct 2019 ou anterior.
O plano "1usmus Ryzen Universal" ele diz apenas para utilizar com qualquer processador no Windows 10 Nov 2019 ou mais recente.
Com o Windows 10 1909, precisa ser o universal, independente do processador. Pelo menos foi assim que eu entendi.
Boa tarde.
Qual melhor kit pra um Ryzen 7 3700x visando custo beneficio?
![]()
Kit Upgrade By Barr3l Rid3r - Ryzen 3700X + B450M Gaming + 2x8Gb Crucial Micron E-Die DDR4 3200Mhz | GK InfoStore
Compre online Kit Upgrade By Barr3l Rid3r - Ryzen 3700X + B450M Gaming + 2x8Gb Crucial Micron E-Die DDR4 3200Mhz com a qualidade GK Infostore. Ofertas imperdíveis na GK InfoStore! Confira agora!www.gkinfostore.com.br
@Open Game & Dev elogiou bastante essa placa mãe.