[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Se a RAM for de 3200 mhz, já roda em 3200 mhz por padrão ou é necessário mexer no XMP na BIOS dessa placa? Estou aguardando a minha chegar junto com o 5 3600 e a RAM de 3200 mhz e vi a galera falando que em algumas placas para rodar acima de 3000mhz tem que ativar o XMP na BIOS.

Tem que ativar o XMP na BIOS, mesmo uma memória mais rápida precisa ativar porque na primeira vez ela inicia em baixa velocidade justamente pra garantir que vai dar boot.
 
Pois é, vi essas especificações também, mas o pessoal no tópico da Ballistix, sobe ela pra 3400 CL14 e 3600 CL 16 e roda de boa. Hj vou tentar colocar a minha em 3400
Uso essas mesmas memorias e nao tava conseguindo nem chegar ate 3200mhz ai depois de ver um tutorial de como usar o dram calculator percebi que tava usando valores invertidos na bios e por isso nao dava boot, ai ontem fui tentar novamente e conseguir 3733mhz cl 16 numa b350, vale a pena tentar denovo. Esse foi o tutorial que me ajudou:
 
Pessoal boa tarde!! Estava querendo comprar um 2700x mas vi MUITA gente falando do consumo dele e da temperatura, exigindo assim uma placa-mãe superior (por exemplo uma X570) ou um watercooler dependendo da situação.
Levando isso em conta, resolvi ir atrás de um 2700, que está na promoção por 869 reais, e colocá-lo numa ASRock B450 Gaming K4.
Será que perderei muita performance? Não gostaria de sofrer com problemas de temperatura nem ter que gastar além do meu orçamento com watercooler ou uma placa-mãe cara que suporte o 2700x.
 
Uso essas mesmas memorias e nao tava conseguindo nem chegar ate 3200mhz ai depois de ver um tutorial de como usar o dram calculator percebi que tava usando valores invertidos na bios e por isso nao dava boot, ai ontem fui tentar novamente e conseguir 3733mhz cl 16 numa b350, vale a pena tentar denovo. Esse foi o tutorial que me ajudou:

E ficou estável?
Vou dar uma estudada nesse tutorial. Por aqui já fico feliz em 3400 CL14.
 
Ñ tenho acompanhado muito o tópico, mas vale a pena sair de um 6c 12t para um 6c 6t ?
Depende! Se o 6 thread apresenta um resultado melhor pro seu uso, sim.
 
Depende! Se o 6 thread apresenta um resultado melhor pro seu uso, sim.

Acho que na prática acaba ficando 6 por meia duzia como disse o @naxneri . Afinal, acredito que a grande maioria faz Up em seus Kits por serem entusiastas, pelo hype, e não por necessidade.
Obs: Opinião pessoal!! '-'
 
Ñ tenho acompanhado muito o tópico, mas vale a pena sair de um 6c 12t para um 6c 6t ?
To testando ainda, mas a princípio ele entrega mais frames com uma VGA mais parruda. Pra mim que tenho uma Rx580 da na mesma. Ganho no single mas perco no multi.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que na prática acaba ficando 6 por meia duzia como disse o @naxneri . Afinal, acredito que a grande maioria faz Up em seus Kits por serem entusiastas, pelo hype, e não por necessidade.
Obs: Opinião pessoal!! '-'
Meu caso, tava mordido pelo bixinho do upgrade e acabei comprando, me arrependi, mas como já tinha comprado (aliexpress por R$460,00), acabei instalando aqui.
No fim das conta, vai ficar elas por elas.
 
E ficou estável?
Vou dar uma estudada nesse tutorial. Por aqui já fico feliz em 3400 CL14.
sim, fiz teste no memtest e testei varios jogos pra testar o aumento de performance e melhorou bastante em alguns casos.
 
Uso essas mesmas memorias e nao tava conseguindo nem chegar ate 3200mhz ai depois de ver um tutorial de como usar o dram calculator percebi que tava usando valores invertidos na bios e por isso nao dava boot, ai ontem fui tentar novamente e conseguir 3733mhz cl 16 numa b350, vale a pena tentar denovo. Esse foi o tutorial que me ajudou:

O dram calculator inverte mesmo 2 valores kkkkkkk não sei pq ele faz isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Consegui subir pra 3466 14-17-14-31
5kW2UVq.png
 
Última edição:
Uso essas mesmas memorias e nao tava conseguindo nem chegar ate 3200mhz ai depois de ver um tutorial de como usar o dram calculator percebi que tava usando valores invertidos na bios e por isso nao dava boot, ai ontem fui tentar novamente e conseguir 3733mhz cl 16 numa b350, vale a pena tentar denovo. Esse foi o tutorial que me ajudou:


Valeu amigo, seguindo esse tutorial consegui subir de primeira pra 3400Mhz, a latência caiu pra 72ns, depois vou testar se consigo 3600Mhz estável.
 
Valeu amigo, seguindo esse tutorial consegui subir de primeira pra 3400Mhz, a latência caiu pra 72ns, depois vou testar se consigo 3600Mhz estável.
Onde vc vê a latência?
 
Na minha imagem na parte direita tem Latency ali em cima

Não da para enganar o limite de 1.40v pelo ryzen master?

Um amigo conseguiu isso com as E-die dele
unknown.png
 
Não da para enganar o limite de 1.40v pelo ryzen master?

Um amigo conseguiu isso com as E-die dele
unknown.png
Creio que não dê, tendo em vista limitação de hardware da placa mãe.
Eu ainda vou tentar 3533 cl 15 ou 16. Mas não deve melhorar muito mais do que já está em 3466.
 
Tem que ativar o XMP na BIOS, mesmo uma memória mais rápida precisa ativar porque na primeira vez ela inicia em baixa velocidade justamente pra garantir que vai dar boot.

Tentei habilitar o perfil XMP na BIOS, mas não funcionou. A máquina simplesmente não inicia, fica bipando e reiniciando, só deixa carregar o sistema operacional quando deixo no default (Auto - 2400 mhz). Tentei também atualizar a versão da BIOS, mas não adiantou.

BIOS-ASROCK.jpg
 
Última edição:
Consegui 3200mhz c14 mas quero mais, a asus prime b450 plus é boa pra over? ou a b350 msi tomahawk é melhor? qual tem vrm melhor? vou usar com o 2600x e trocar a a320, quero over de 4.2ghz mas nao sei qual mobo escolher, quero 3600mhz c15 c16

Capturar.png
 
Pessoal boa tarde!! Estava querendo comprar um 2700x mas vi MUITA gente falando do consumo dele e da temperatura, exigindo assim uma placa-mãe superior (por exemplo uma X570) ou um watercooler dependendo da situação.
Levando isso em conta, resolvi ir atrás de um 2700, que está na promoção por 869 reais, e colocá-lo numa ASRock B450 Gaming K4.
Será que perderei muita performance? Não gostaria de sofrer com problemas de temperatura nem ter que gastar além do meu orçamento com watercooler ou uma placa-mãe cara que suporte o 2700x.
fiz exatamente a mesma compra, a mobo aguenta ate um 3900x em stock(verifiquei em um monte de tier list gringa que encontrei)vai tranquilo man, eu n tenho interesse em OC, mas nela vai de boa
 
Uso essas mesmas memorias e nao tava conseguindo nem chegar ate 3200mhz ai depois de ver um tutorial de como usar o dram calculator percebi que tava usando valores invertidos na bios e por isso nao dava boot, ai ontem fui tentar novamente e conseguir 3733mhz cl 16 numa b350, vale a pena tentar denovo. Esse foi o tutorial que me ajudou:

incrivel como o Dram Calculator nao tem nocao dessa memoria..
 
Tentei habilitar o perfil XMP na BIOS, mas não funcionou. A máquina simplesmente não inicia, fica bipando e reiniciando, só deixa carregar o sistema operacional quando deixo no default (Auto - 2400 mhz). Tentei também atualizar a versão da BIOS, mas não adiantou.

BIOS-ASROCK.jpg
Experimente ativar o xmp e mudar a voltagem pra 1.4v
 
Experimente ativar o xmp e mudar a voltagem pra 1.4v

Tentei isso também, porém após salvar as configurações da BIOS, a máquina é reiniciada, a placa mãe dá 3 bipes curtos e não dá vídeo. Dai o pc tenta ligar 3 vezes seguidas, na quarta liga, mas a frequência volta a 2400mhz.
 
Última edição:
Acho q no sentido de que o calculator calcula valores muito altos pra uma memoria que aguenta valores bem menores pros timmings.
Entendi. O autor do programa (1usmus) vai lançar uma atualização específica pra Crucial Ballistix.
Isso que vc falou é verdade. Quando calculo safe pra 3400, por exemplo, ele joga CL16...mas quando calculo fast, ele joga pra CL14, que é o que coloquei aqui e foi de boa.
 
Descobri a causa do problema que impedia que minhas memórias funcionassem a 3200 mhz: a posição das memórias na placa mãe. Havia conectado nas posições A1-B1, porém o correto é nas posições A2-B2, conforme dica preciosa do @brdtoledo neste tópico.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo