[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Que barra! Se você fosse de BH eu deixaria um contigo.

Problema é você solicitar RMA, ficar sem o PC por causa do CPU e acusarem que não há problemas com o CPU e devolverem e você ficar na mão de calango do mesmo jeito.

Você já chegou a baixar uma outra versão do Windows e instalar? A mais recente possível.

Se usar torrent, posso te ajudar com isso.
Sim, teria esse risco, mas pelos relatos que acabei encontrando de problemas parecidos com o meu é bem capaz que aceitem. Estou disposto a tomar esse risco.

O Windows eu testei apenas o 10 Pro, que é a versão que eu tenho licença. Baixo diretamente do site da Microsoft a ISO e instalo por pendrive. Sempre atualizado na última versão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Putz cara, que saco =/
Vi que você testou a RAM tbm. Fez teste nelas em stock? Testou em outros slots?
Testei tanto em XMP quando JDEC, testei inclusive abaixo do padrão dela que é 2400, forcei até 2133 e continuou dando tela azul. Testei inverter os pentes, mas não trocar de slot. Até porque se funcionar nós slots errados eu acionaria o RMA mesmo assim. Já testei três kits diferentes, e os três deram tela azul.
 
Sim, teria esse risco, mas pelos relatos que acabei encontrando de problemas parecidos com o meu é bem capaz que aceitem. Estou disposto a tomar esse risco.

O Windows eu testei apenas o 10 Pro, que é a versão que eu tenho licença. Baixo diretamente do site da Microsoft a ISO e instalo por pendrive. Sempre atualizado na última versão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Testei tanto em XMP quando JDEC, testei inclusive abaixo do padrão dela que é 2400, forcei até 2133 e continuou dando tela azul. Testei inverter os pentes, mas não trocar de slot. Até porque se funcionar nós slots errados eu acionaria o RMA mesmo assim. Já testei três kits diferentes, e os três deram tela azul.
Poxa :(
Provavelmente processador mesmo. O jeito é RMA. Espero que dê tudo certo.
 
É galera, acho que o problema está com o meu processador mesmo. Já troquei:

- RAM
- Placa-mãe
- Fonte
- Placa de vídeo

E continuou dando tela azul. A única coisa que faltou testar foi o HD, mas eu acho pouco provável que seja. Vou acionar o RMA da AMD novamente. Primeiro foi com o 1700, agora com o 3700. Isso me faz pensar seriamente se continuarei com AMD quando sair o DDR5. Eu acho que não.

Como você testou a RAM ?
 
Sim, teria esse risco, mas pelos relatos que acabei encontrando de problemas parecidos com o meu é bem capaz que aceitem. Estou disposto a tomar esse risco.

O Windows eu testei apenas o 10 Pro, que é a versão que eu tenho licença. Baixo diretamente do site da Microsoft a ISO e instalo por pendrive. Sempre atualizado na última versão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Testei tanto em XMP quando JDEC, testei inclusive abaixo do padrão dela que é 2400, forcei até 2133 e continuou dando tela azul. Testei inverter os pentes, mas não trocar de slot. Até porque se funcionar nós slots errados eu acionaria o RMA mesmo assim. Já testei três kits diferentes, e os três deram tela azul.
eu acho que é na memória, essa marca Rise Diamond não tem muita qualidade, aparentemente, pois vejo relato de pessoas com problemas diversos e até instabilidade, ao lado de outras que dizem estar tudo ok.

abre um thread para o pessoal acompanhar melhor o seu problema
 
eu acho que é na memória, essa marca Rise Diamond não tem muita qualidade, aparentemente, pois vejo relato de pessoas com problemas diversos e até instabilidade, ao lado de outras que dizem estar tudo ok.
Eu já usei Corsair LPX e Geil Evo (B-Die) antes dessa...
 
A2-B2 2133Mhz JDEC, memtest86

Vou contar o meu caso, de repente pode ser útil a você. Eu montei recentemente um setup com usando uma mobo Biostar X470GTN + Ryzen 3800X + 32GB LPX 3200 Mhz e meu sistema estava bem instável. Qualquer mudança no setup da BIOS piorava a situação e comumente a máquina deixava de ligar, sendo necessário um clear CMOS pra voltar. Eu estava muito convencido que era placa-mãe, pq eu já usava as memórias, SSD, GPU em outra máquina com mesma versão do Win 10. Mas mesmo assim fiz duas baterias de testes com o memtest86 (uma usando 1 core e a outra usando todos os cores da CPU) com todos os subtestes marcados. Cada teste levou cerca de 8 horas. Nenhum problema foi encontrado. Como estava um pouco por fora do mundo AMD, resolvi pesquisar e descobri que existe uma sensibilidade grande no conjunto Ryzen / DDR4 e Mobo (principalmente x470 e X570). Foram 3 semanas lendo dezenas de artigos a respeito de como o Ryzen funciona em relação a memória. O que eu posso te dizer é que é bem mais complexo e sensível do que Intel.

Consegui setar o subtimings manualmente de forma que a máquina ficou mais estável, porém ainda rolava umas BSOD ocasionais e travamento durante jogos (basicamente só jogo Automobilista que é um jogo que exige muito pouco da máquina). A primeira coisa que fiz quando montei esse setup, foi atualizar a BIOS da placa-mãe e só nesse final de semana, descobri que embora não tenha dado nenhum erro na época que atualizei, a versão da minha bios não era a mais atual, na verdade estava na versão 1.0.0.0 da AGESA. Atualizei pra versão atual (1.0.0.4b) e basicamente isso resolveu todos os meus problemas. Além disso, agora consigo ativar o XMP profile. A máquina ficou bem estável, o único teste que falta fazer é jogar por mais de 1 hora com a memória rodando com os timings e clock XMP.

O que vale aí nesse meu caso é que, embora meus módulos de RAM estejam OK, inclusive passando em todos os testes do memtest86, o problema é de compatibilidade entre elas e a mobo e a cpu. Nessas 3 semanas de estudo eu descobri que a RAM que estou usando não é o ideal pro setup que montei, embora não fosse esperado tamanha instabilidade, mesmo sem fazer OC.

O que eu te recomendo, caso vc ainda não tenha feito, é verificar no site da AMD e da placa-mae (em todas tem isso) se a memória que você está usando é oficialmente recomendada. Caso não esteja na lista, não quer dizer que seja esse o problema, mas se tiver você já pode basicamente descartar que o problema é de compatibilidade. Usar Ryzen DRAM Calculator pra descobrir os subtimings da sua memória para o chipset que você está utilizando e setá-los manualmente na bios e verificar se melhorou alguma coisa. E é claro usar a versão mais atual da bios da sua placa-mãe e os drivers mais atuais da AMD pro seu chipset.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu já usei Corsair LPX e Geil Evo (B-Die) antes dessa...

O clock e principalmente o valores de timing da memória é mais relavante do que a densidade em si. O ideal é algo próximo a 3600/3733 de clock com C14 de tCAS. A questão de usar uma memória B-Die ajuda sim, porém ele é mais relevante no caso de overclock.
 
Última edição:
Eu não consigo imaginar um cenário no qual o processador passe em todos os testes de stress, mas dê tela azul em iddle. Pode até ser que seja, mas simplesmente não faz o menor sentido ser culpa do CPU...
 
Eu não consigo imaginar um cenário no qual o processador passe em todos os testes de stress, mas dê tela azul em iddle. Pode até ser que seja, mas simplesmente não faz o menor sentido ser culpa do CPU...

Cara, eu me deparei com um vídeo do Timmy Joe, não sei se vc conhece, onde ele reclamava exatamente a mesma coisa. No comentário teve uma pessoa falando que o problema era com a CPU dele, por ser uma ES, a variação do clock em idle causava instabilidade. Esse vídeo aqui demonstra bem o que acontece comigo, é praticamente idêntico:



O dele deu problema por ser uma amostra prematura de engenharia. O meu 3700X eu comprei em pré-venda praticamente, fui um dos primeiros a receber assim que chegou nas lojas. Será que um defeito dos primeiros lotes? Sinceramente não acho difícil, especialmente depois de assistir esse vídeo.

Ah, detalhe: se eu travo o multiplicador ele para de dar tela azul.
 
Cara, eu me deparei com um vídeo do Timmy Joe, não sei se vc conhece, onde ele reclamava exatamente a mesma coisa. No comentário teve uma pessoa falando que o problema era com a CPU dele, por ser uma ES, a variação do clock em idle causava instabilidade. Esse vídeo aqui demonstra bem o que acontece comigo, é praticamente idêntico:



O dele deu problema por ser uma amostra prematura de engenharia. O meu 3700X eu comprei em pré-venda praticamente, fui um dos primeiros a receber assim que chegou nas lojas. Será que um defeito dos primeiros lotes? Sinceramente não acho difícil, especialmente depois de assistir esse vídeo.

Ah, detalhe: se eu travo o multiplicador ele para de dar tela azul.

A minha placa mãe e uma AsRock x370 Fatal1ty Gaming k4, por um tempo quando eu usava um r7 1700 nela em idle depois de meia hora ou mais o sistema congelava(não dava tela azul travava total) nunca descobri o motivo disso, mas depois que eu troquei o processador pra um r7 3700x(atualizando a bios e os drivers de chipset) não vi mais acontecer.... E o log do sistema do windows nunca ajuda :( ...
 
Cara, eu me deparei com um vídeo do Timmy Joe, não sei se vc conhece, onde ele reclamava exatamente a mesma coisa. No comentário teve uma pessoa falando que o problema era com a CPU dele, por ser uma ES, a variação do clock em idle causava instabilidade. Esse vídeo aqui demonstra bem o que acontece comigo, é praticamente idêntico:



O dele deu problema por ser uma amostra prematura de engenharia. O meu 3700X eu comprei em pré-venda praticamente, fui um dos primeiros a receber assim que chegou nas lojas. Será que um defeito dos primeiros lotes? Sinceramente não acho difícil, especialmente depois de assistir esse vídeo.

Ah, detalhe: se eu travo o multiplicador ele para de dar tela azul.

tive problema semelhante com processador Intel e foi exatamente a mesma mensagem de tela azul, era problema de alguns times da memória e que são responsáveis por uma etapa de recarregamento e manutenção de dados (paginação, na verdade é o tempo que o dado está disponível antes de sofrer novo refresh). Quando ajustei o time terciário, acabou o problema. Os tempos de refresh e paginação interferem na estabilidade, mas são difíceis de serem detectados, pois você vai ter estabilidade em várias ocasiões, tendo instabilidade em situações bem pontuais. E não adianta mexer somente nos times primários, tem de ir fundo buscando qualquer outro ajuste importante para estabilidade.

Dessas memórias que usou, talvez uma atualização de BIOS resolvesse para ficar bom os ajustes padrão AMP/XMP, enquanto outra forma é pegar todos os times e ir testando.
 
tive problema semelhante com processador Intel e foi exatamente a mesma mensagem de tela azul, era problema de alguns times da memória e que são responsáveis por uma etapa de recarregamento e manutenção de dados (paginação, na verdade é o tempo que o dado está disponível antes de sofrer novo refresh). Quando ajustei o time terciário, acabou o problema. Os tempos de refresh e paginação interferem na estabilidade, mas são difíceis de serem detectados, pois você vai ter estabilidade em várias ocasiões, tendo instabilidade em situações bem pontuais. E não adianta mexer somente nos times primários, tem de ir fundo buscando qualquer outro ajuste importante para estabilidade.

Dessas memórias que usou, talvez uma atualização de BIOS resolvesse para ficar bom os ajustes padrão AMP/XMP, enquanto outra forma é pegar todos os times e ir testando.

Vou tentar então afrouxar todos os timings. Já estão absurdamente altos, aliás...
 
Vou tentar então afrouxar todos os timings. Já estão absurdamente altos, aliás...

Quando você formata o seu windows, você usa esses programas para instalar drivers automáticamente ? eu tinha essa mania e quando migrei pro 3900x, o meu PC dava tela azul direto.

O programa que usei no meu caso era o Driver Booster mas a maioria fazem essa mesma coisa pelo o que li.


Tem um driver de SATA que ocasiona essa praguinha.
 
Quando você formata o seu windows, você usa esses programas para instalar drivers automáticamente ? eu tinha essa mania e quando migrei pro 3900x, o meu PC dava tela azul direto.

O programa que usei no meu caso era o Driver Booster mas a maioria fazem essa mesma coisa pelo o que li.


Tem um driver de SATA que ocasiona essa praguinha.
Não, eu rodo todos os updates do Windows, ai quando não tem mais nenhum pendente eu instalo o driver de chipset da AMD, vídeo da NVIDIA e áudio da Realtek (baixado do site da fabricante de placa-mãe).

No meu caso de troubleshooting eu já testei de diversas maneiras, instalando todos os drivers manualmente, automático, sem driver, etc. E no Linux eu também tenho tido alguns travamentos, o que me faz pensar que não tem relação com driver.
 
Não sei se tem muito haver com assunto que estão debatendo, mas tenho muito dificuldade com memórias...

Tenho mesma Mobo X570 TUF
Tenho 4 pentes Corsair Chip Hynix CJR
Se eu ativer XMP dar F10 salvar sem alterar mais nada relacionado a memória o sistema fica estável de boa, agora se eu fizer qualquer ajuste que seja nas latency de forma manual sistema fica instável, posso relaxar as latency (digo subir mesmo, a efeito de teste apenas) que o sistema da boot normal, passa no mentest porém no dia seguinte, com PC frio, quando ligo o PC pela primeira vez os jogos crasham, da tela azul jogando e etc...
Não sei se fez sentido ou se alguém entendo o que quis dizer... mas se eu fizer qualquer ajuste manual nas latency que seja, mesmo que seja folgar as lancy, abaixar frequencia o PC crasha no dia seguinte, nunca no dia em que estou fazendo as alteraçoes, mas sim no dia seguinte...
Olha que já tentei setar todas a lantency manualmente, por ter 4 módulos de memória tentei algumas combinaçoes de RTT e CAD pensando ser esse o motivo da instabilidade e até agora não descobri... vi que a AMD soltou uma nova AGESA 1.0.0.5 que promete melhora nas memórias, espero anciosamente a ASUS soltar uma bios... Apesar de não estar tendo "problema" como o camarada acima já que o XMP rola aqui, estou profundamente icomodado em não conseguir overclock nenhum nas memórias (me sinto uma batata), fora esse comportamente super estranho
 
Última edição:
Não, eu rodo todos os updates do Windows, ai quando não tem mais nenhum pendente eu instalo o driver de chipset da AMD, vídeo da NVIDIA e áudio da Realtek (baixado do site da fabricante de placa-mãe).

No meu caso de troubleshooting eu já testei de diversas maneiras, instalando todos os drivers manualmente, automático, sem driver, etc. E no Linux eu também tenho tido alguns travamentos, o que me faz pensar que não tem relação com driver.

Cara, aciona o RMA da AMD, eles sempre trocam o CPU.

Você só precisará deixar tudo no stock e fazer alguns testes que eles pedem, como o PCMARK10.

Também irão pedir o modelo exato do seus componentes, toda peça minha que foi enviada eles trocaram, nunca houve algum tipo de ``conserto``.

É melhor tu trocar logo e ter certeza de que o problema não é o CPU do que ficar batendo cabeça com outros componentes
 
Ah, detalhe: se eu travo o multiplicador ele para de dar tela azul.


E pq vc não trava?

Aqui uso com multi travado desde o 1° dia, e só vejo vantagens.

A não ser que vc queira fazer o RMA pra ter um chip corrigido (e pensando em uma venda no futuro, aí faz sentido)...
 
Qual deles voces me indicariam?

SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2, Leitura 3500MB/s, Gravação 2400MB/s - AS40G-512GT-C 679, 90
SSD XPG SX8200 Pro, 512GB, M.2, PCIe, NVMe, Leituras: 3500Mb/s e Gravações: 2300Mb/s - ASX8200PNP-512GT-C 672,90
SSD Corsair Force Series MP510, 480GB, M.2 NVMe, Leitura 3480MB/s, Gravação 2000MB/s - CSSD-F480GBMP510 649,90
SSD Adata XPG SX6000, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2100MB/s, Gravação 1500MB/s - ASX6000PNP-1TT-C 649,90


e no caso os nvme seriam compativeis com a b450 aorus M?
 
Qual deles voces me indicariam?

SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2, Leitura 3500MB/s, Gravação 2400MB/s - AS40G-512GT-C 679, 90
SSD XPG SX8200 Pro, 512GB, M.2, PCIe, NVMe, Leituras: 3500Mb/s e Gravações: 2300Mb/s - ASX8200PNP-512GT-C 672,90
SSD Corsair Force Series MP510, 480GB, M.2 NVMe, Leitura 3480MB/s, Gravação 2000MB/s - CSSD-F480GBMP510 649,90
SSD Adata XPG SX6000, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2100MB/s, Gravação 1500MB/s - ASX6000PNP-1TT-C 649,90


e no caso os nvme seriam compativeis com a b450 aorus M?
Tópico errado colega.
Sua dúvida já foi respondida aqui: https://adrenaline.com.br/forum/thr...s-e-duvidas-2.572248/page-130#post-1074756362
 
Não sei se tem muito haver com assunto que estão debatendo, mas tenho muito dificuldade com memórias...

Tenho mesma Mobo X570 TUF
Tenho 4 pentes Corsair Chip Hynix CJR
Se eu ativer XMP dar F10 salvar sem alterar mais nada relacionado a memória o sistema fica estável de boa, agora se eu fizer qualquer ajuste que seja nas latency de forma manual sistema fica instável, posso relaxar as latency (digo subir mesmo, a efeito de teste apenas) que o sistema da boot normal, passa no mentest porém no dia seguinte, com PC frio, quando ligo o PC pela primeira vez os jogos crasham, da tela azul jogando e etc...
Não sei se fez sentido ou se alguém entendo o que quis dizer... mas se eu fizer qualquer ajuste manual nas latency que seja, mesmo que seja folgar as lancy, abaixar frequencia o PC crasha no dia seguinte, nunca no dia em que estou fazendo as alteraçoes, mas sim no dia seguinte...
Olha que já tentei setar todas a lantency manualmente, por ter 4 módulos de memória tentei algumas combinaçoes de RTT e CAD pensando ser esse o motivo da instabilidade e até agora não descobri... vi que a AMD soltou uma nova AGESA 1.0.0.5 que promete melhora nas memórias, espero anciosamente a ASUS soltar uma bios... Apesar de não estar tendo "problema" como o camarada acima já que o XMP rola aqui, estou profundamente icomodado em não conseguir overclock nenhum nas memórias (me sinto uma batata), fora esse comportamente super estranho

Então, o chip da sua memória é igual ao da minha, e pela sua assinatura é possível que o modelo e série das nossas memórias sejam o mesmo... Não sei se vc leu a minha mensagem de mais cedo contando a minha experiência, só consegui estabilizar o meu sistema quando atualizei pra AGESA 1.0.0.4b. Essa questão de "relaxar" a latência não é tão simples. Não necessariamente quanto mais você relaxar mais estável vai ficar. Não funciona assim, pq é preciso entender o que signifca cada subtiming e as fórmulas para cálculo. Existem interdependência entre alguns subtimings. Por isso recomendei usar o Ryzen DRAM Calculator. Nele você escolhe o chip/density da memória, chipset da placa mãe, plataforma da cpu e o clock desejado e ele faz os cálculos de todos os subtimings, volatagens, impedâncias e até quais flags tais como BGS e Gear Mode Down devem ser ligados/desligos. Entretanto, essa ferramenta não vai ajudar em todos os cenários possíveis, como não ajudou no meu caso. No fórum da Corsair existe uma thread bem útil em relação a isso. Maioria dos casos relatados na thread é com chipset X570, mas foi usando os parâmetros que lá encontrei principalmente do tRAS que estabilizou mais ou menos o meu setup antes de eu atualizar a BIOS.


Existe bom material explicando o funcionamento da DRAM na internet, um dos mais elucidativos que encontrei foi esse:

 
Então, o chip da sua memória é igual ao da minha, e pela sua assinatura é possível que o modelo e série das nossas memórias sejam o mesmo... Não sei se vc leu a minha mensagem de mais cedo contando a minha experiência, só consegui estabilizar o meu sistema quando atualizei pra AGESA 1.0.0.4b. Essa questão de "relaxar" a latência não é tão simples. Não necessariamente quanto mais você relaxar mais estável vai ficar. Não funciona assim, pq é preciso entender o que signifca cada subtiming e as fórmulas para cálculo. Existem interdependência entre alguns subtimings. Por isso recomendei usar o Ryzen DRAM Calculator. Nele você escolhe o chip/density da memória, chipset da placa mãe, plataforma da cpu e o clock desejado e ele faz os cálculos de todos os subtimings, volatagens, impedâncias e até quais flags tais como BGS e Gear Mode Down devem ser ligados/desligos. Entretanto, essa ferramenta não vai ajudar em todos os cenários possíveis, como não ajudou no meu caso. No fórum da Corsair existe uma thread bem útil em relação a isso. Maioria dos casos relatados na thread é com chipset X570, mas foi usando os parâmetros que lá encontrei principalmente do tRAS que estabilizou mais ou menos o meu setup antes de eu atualizar a BIOS.


Existe bom material explicando o funcionamento da DRAM na internet, um dos mais elucidativos que encontrei foi esse:


Eu uso esse Dram calculator aqui e não consigo fazer overclock nas minha memórias nem a PAU!
 
A melhor adequação que fiz na minha placa mãe até hoje. Acho que ficou bom por que os dissipadores esquentam bem rápido, então creio que a transferência de calor esteja boa
gDEXaJA.jpg



Acho que o resultado fica até melhor que a maioria dos dissipadores das placas mãe intermediárias
 
O problema é que eu não consigo testar o HD, porque eu não tenho nenhum sobrando. E comprar só pra testar não rola, precisaria ser um SSD de 240GB por conta do meu trabalho, é muito dinheiro apenas pra fazer um teste.

Nenhum software de monitoramento acusa falha de HD, o software da própria WD diz que está saudável.

Sim, na real não tem muita regra pra dar tela azul, é bem aleatório. O único momento que nunca vi dando tela azul foi em stress. Já deixei rodando ferramenta de stress várias vezes e nunca deu problema. Ocorre mais em idle ou jogando mesmo.
Tenho HD aqui se quiser testar

A melhor adequação que fiz na minha placa mãe até hoje. Acho que ficou bom por que os dissipadores esquentam bem rápido, então creio que a transferência de calor esteja boa
gDEXaJA.jpg



Acho que o resultado fica até melhor que a maioria dos dissipadores das placas mãe intermediárias
Top!
Pegou de onde esses dissipadores?
Fonte?
 
Eu uso esse Dram calculator aqui e não consigo fazer overclock nas minha memórias nem a PAU!

Pra overclock o ideal é que sua RAM utilize o chip Samsung B-die. Você pode usar Thaiphoon Burner pra descobrir o chip da sua RAM ou procurar aqui no site a seguir:


O site não representa 100% de todos os kits no mercado, mas abrange uma quantidade considerável.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo