[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Sou um felizardo por nunca ter tido esses problemas!
 
Verdade. Seria bem melhor.
Agora vai ficar sempre descasada...



Interessante... É um SSD NVMe?
Acho que foi o que aconteceu comigo, quando usava uma VGA AMD PowerColor R9 390.
Ela era bem mais esquentadinha que a atual EVGA 1070Ti e depois que fiz a troca, mesmo testando a AMD num outro PC que não apresentou problema, aqui a tela azul parou.
O meu SSD NVMe fica logo acima da VGA.
Eu estou utilizando um NVMe também, mas com a minha placa-mãe nova eu coloquei ele no slot lá de baixo e instalei um dissipador, as temperaturas não passam dos 50C mesmo em stress. Estou achando que é processador ou placa de vídeo mesmo.
 
Eu estou utilizando um NVMe também, mas com a minha placa-mãe nova eu coloquei ele no slot lá de baixo e instalei um dissipador, as temperaturas não passam dos 50C mesmo em stress. Estou achando que é processador ou placa de vídeo mesmo.

Também uso um dissipador (da EK) no meu NVMe.
Mas como a placa mãe só tem um slot, não tem jeito.
Ele em idle ficava na casa dos 50ºC, mas em jogos deveria passar muito disso.
Atualmente fica sempre abaixo de 40ºC.
 
Também uso um dissipador (da EK) no meu NVMe.
Mas como a placa mãe só tem um slot, não tem jeito.
Ele em idle ficava na casa dos 50ºC, mas em jogos deveria passar muito disso.
Atualmente fica sempre abaixo de 40ºC.
Pode ser mesmo, mas de qualquer forma quando eu tenho tela azul geralmente está em idle, no desktop mesmo...
 
Uso um NVMe tbm, da assinatura. O meu fica no slot M_2 Ultra da Steel Legend, logo cima da minha 1660Ti, que é muito quente, bate 81ºC. O SSD nunca passou dos 47ºC. Ele vem com um dissipador simples.
 
Não sei se vem exatamente nas X670, pois os vazamentos indicavam que a série 600 viria junto com o lançamento dos Ryzen 4000 mas depois de um tempo caiu no esquecimento. Agora virão as B550 e A520 e nenhum piu sobre a X670... no Weibo estão dizendo que a AMD poderá não lançar a série 600 junto com os Zen3, deixando ela para vir com o Zen4/Ryzen 5000. Se a AMD seguir o fluxo normal de lançamentos dela, a X670 chegará como AM4 e sem USB4, e a X770 chegará como AM5 e com USB4; caso esse rumor do Weibo se confirme então a X670 só chegará no final de 2021 já como AM5, DDR5 e USB4.

E os 5nm serão realmente densos, mas eles também serão muito mais caros. Chiplets menores será o foco da AMD para esse custo extra não afetar diretamente o consumidor, por isso acredito que sim a quantidade de núcleos aumentará, mas não acima dos 16 do atual 3950X: A meu ver a AMD vai aumentar a quantidade de núcleos de forma a reorganizar sua linha, onde o Athlon já seria quad-core, os R3 hexa-cores, R5 octa-cores, R7 dodeca-cores e R9 hexadeca-cores, todos com SMT. Podem haver CPUs com 10 e 14 núcleos também mas são sei onde se encaixariam, e por fim acredito que o Ryzen 5 5600 já poderá ser um APU ao invés de CPU. Acredito que a AMD não passará dos 16 núcleos no mainstream pelo simples fato de nada precisar de mais que isso nesse segmento (não será muito diferente em 2022), e mesmo com o DDR5 o próximo passo na contagem de núcleos (24) seria um pouco forçado em dual-channel, já que os primeiros módulos não terão frequências 'exuberantes'.

Mas manter o número de núcleos não significa que se manterá a quantidade de cores no CCD: Os chiplets vão aumentar internamente, pois nos servidores o número de núcleos devem aumentar mas o espaço para os chiplets não, logo o CCD vai passar a ter 10 ou 12 núcleos, apostando no segundo pois assim teria como diminuir o CCX para 6 núcleos e manter dois CCX por CCD, trazendo de volta o cross-bar só que melhorado com... estou indo longe demais já xD

PS: Posso estar sendo conservador ao dizer que o chiplet vai para 10/12 núcleos ao invés de 16, que dada a densidade dos 5nm da TSMC seria perfeitamente possível, mas fazer um chiplet dessa forma iria de encontro à política dele: seria um grande die monolítico de núcleos, implicando nos mesmos problemas que a Intel está passando agora (só que em menor escala... não foi um trocadilho). Se for para ter muitos núcleos a AMD deverá seguir o caminho de otimizar o IF e seu IOD, e com isso ter mais chiplets.
eu tenho notado que o 3950x está no limite para usar dual channel, na verdade ele já pede um quad-channe. E as DDR5 eu acredito que vão começar como as primeiras DDR, ou seja, verdes e com o tempo deve surgir uma melhoria que pode até dificultar o suporte para módulos de memória novos em processadores no início de uso dessas DDR5.

e o Ryzen 4000 não deve passar de 5GHz, eu queria isso em allcores. Torcendo para que até consiga ir além, mas não vejo nada novo para contornar o problema do consumo de pico. A menos que a AMD consiga atingir frequências altas e desempenho fantástico abaixo dos 100W, preferencialmente sub-65W.

Que problema deu no seu 3700X? O meu está bem instável e meu overclock também é ruim como era o seu.
dê uma olhada nos tempos de suas memórias, eu descobri recentemente que havia uma instabilidade do overclock na minha máquina por culpa de alguns tempos nas memórias que estavam um pouquinho apertados. Há times que trabalham no refresh e o conjunto deles não dá para mexer não, às vezes precisa até subir um pouquinho. Se as memórias estão dando algum problema com a controladora, você acaba tendo um aumento exagerado na temperatura do processador e instabilidade que atinge o overclock em tudo. Eu acredito que algumas pessoas estejam sofrendo de aumento nas temperaturas dos Ryzen por algo assim.

Depois que resolvi esse problema não tive mais tela azul ou reboots. Fazer ajustes de overclock dá um trabalho enorme, demora muito atingir um ponto de equilíbrio. E usar aqueles aplicativos forçando AVX2 com FMA é pedir para danificar o processador. Qualquer erro mínimo de cálculo e já era.
 
eu tenho notado que o 3950x está no limite para usar dual channel, na verdade ele já pede um quad-channe. E as DDR5 eu acredito que vão começar como as primeiras DDR, ou seja, verdes e com o tempo deve surgir uma melhoria que pode até dificultar o suporte para módulos de memória novos em processadores no início de uso dessas DDR5.

e o Ryzen 4000 não deve passar de 5GHz, eu queria isso em allcores. Torcendo para que até consiga ir além, mas não vejo nada novo para contornar o problema do consumo de pico. A menos que a AMD consiga atingir frequências altas e desempenho fantástico abaixo dos 100W, preferencialmente sub-65W.


dê uma olhada nos tempos de suas memórias, eu descobri recentemente que havia uma instabilidade do overclock na minha máquina por culpa de alguns tempos nas memórias que estavam um pouquinho apertados. Há times que trabalham no refresh e o conjunto deles não dá para mexer não, às vezes precisa até subir um pouquinho. Se as memórias estão dando algum problema com a controladora, você acaba tendo um aumento exagerado na temperatura do processador e instabilidade que atinge o overclock em tudo. Eu acredito que algumas pessoas estejam sofrendo de aumento nas temperaturas dos Ryzen por algo assim.

Depois que resolvi esse problema não tive mais tela azul ou reboots. Fazer ajustes de overclock dá um trabalho enorme, demora muito atingir um ponto de equilíbrio. E usar aqueles aplicativos forçando AVX2 com FMA é pedir para danificar o processador. Qualquer erro mínimo de cálculo e já era.
No meu caso eu tenho tido telas azuis mesmo em JDEC 2133 MT/s. Aliás esse kit da assinatura é o meu segundo, eu troquei pensando justamente que o problema estava no kit anterior...
 
Meu irmão ta com 2x4gb 3000mhz, ele quer aumenta porque alguns jogos fica no limite, melhor por mais um de 4gb ou 8gb? Seriam iguais ao que ele ja tem.
 
Última edição:
Meu irmão ta com 2x4gb 3000mhz, ele quer aumenta porque que alguns jogos fica no limite, melhor por mais um de 4gb ou 8gb? Seriam iguais ao que ele ja tem.

mais dois pentes de 4gb cada, iguais aos que ele já tem
 
mais dois pentes de 4gb cada, iguais aos que ele já tem

Nesse caso eu pesquisei e ficaria 2 memória em dual e uma em single seria isso? Ai teria que por mais uma pra fica 4x4 pra ficar em dual certinho.
 
Nesse caso eu pesquisei e ficaria 2 memória em dual e uma em single seria isso? Ai teria que por mais uma pra fica 4x4 pra ficar em dual certinho.

Se ele já tem 2x4gb em dual channel, e quer adicionar mais 8gb, o melhor é colocar mais 2x4gb, ficando 4x4gb.
 
eu tenho notado que o 3950x está no limite para usar dual channel, na verdade ele já pede um quad-channe. E as DDR5 eu acredito que vão começar como as primeiras DDR, ou seja, verdes e com o tempo deve surgir uma melhoria que pode até dificultar o suporte para módulos de memória novos em processadores no início de uso dessas DDR5.
O 3950X com duas DDR4-3200 faz ~48GB/s (limite da garantia), e com duas DDR4-3733 faz ~60GB/s (limite do IF 1:1) de largura de banda, mas isso é o suficiente para 16 núcleos? Bem, segundo um gráfico de crescimento de núcleos x demanda de banda, ~50GB/s é o mínimo para se segurar um hexadeca-core.

SE5ZeJCpvd7LMzWYoyCchh.jpg



No caso, hoje (DDR4), um tri-channel é o suficiente para ter alguma folga com 16, mas 24 núcleos já pede ~75GB/s e 32 núcleos já tem sede por 90GB/s. E o DDR5 entra na jogada não só com mais frequência, mas com o rearranjo de canais que permitirá 36% mais vazão de dados na mesma frequência. Isso significa que um dual-channel DDR5-3200 faz ~65GB/s, enquanto que uma DDR5-3733 faria 82GB/s, ou seja, um sistema dual-channel já seguraria um CPU com 24 núcleos (pois os módulos DDR5 'normais' terão 4000MT/s).

CNNwBHUYxJcoim6XeEi8AK.jpg



A grosso modo, para aplicações fortemente dependente de memória, cada núcleo deve ter um mínimo de 1.8GB/s (sem SMT) ou 4GB/s (com SMT-2) do tráfego, então um CPU 16c32t precisaria de 64GB/s para esses programas, logo esse é o teto exigido pelos padrões atuais e nele o 3950X fica devendo MAS lembre-se que ele não é um CPU profissional, por isso hora falta banda, hora sobra, tudo depende de como o usuário usa seu CPU.

e o Ryzen 4000 não deve passar de 5GHz, eu queria isso em allcores. Torcendo para que até consiga ir além, mas não vejo nada novo para contornar o problema do consumo de pico. A menos que a AMD consiga atingir frequências altas e desempenho fantástico abaixo dos 100W, preferencialmente sub-65W.
A meu ver a próxima geração alcançará essa frequência como turbo single-core, all-core só nos Ryzen 6000 com os 5nm. O bom de se pegar frequências altas all-core mantendo um TDP saudável é que os notebooks se beneficiam muito, pois em 15W teremos clocks base maiores e em 45W poderemos ter o mesmo só que com mais núcleos. Só precisamos, porém, é dar um jeito na temperatura pois quanto maior a densidade, mais rápido os transistores ficam quentes =X
 
Última edição:
No meu caso eu tenho tido telas azuis mesmo em JDEC 2133 MT/s. Aliás esse kit da assinatura é o meu segundo, eu troquei pensando justamente que o problema estava no kit anterior...
mesmo que eu fique no padrão das minhas memórias, caso eu mexa nos times para valores baixos, terei instabilidade. Mesmo que se considere overclock o ajuste de times (para mais ou para menos) nós temos um mercado que ainda vai testar tudo em cima do padrão Intel, embora exista o JEDEC. Tenho dúvidas de que o selo Ryzen Ready traga algum teste de compatibilidade nos mesmos moldes para os processadores Intel, provavelmente é apenas um adesivo colado em cima do Intel Ready.

O 3950X com duas DDR4-3200 faz ~48GB/s (limite da garantia), e com duas DDR4-3733 faz ~60GB/s (limite do IF 1:1) de largura de banda, mas isso é o suficiente para 16 núcleos? Bem, segundo um gráfico de crescimento de núcleos x demanda de banda, ~50GB/s é o mínimo para se segurar um hexadeca-core.

SE5ZeJCpvd7LMzWYoyCchh.jpg



No caso, hoje (DDR4), um tri-channel é o suficiente para ter alguma folga com 16, mas 24 núcleos já pede ~75GB/s e 32 núcleos já tem sede por 90GB/s. E o DDR5 entra na jogada não só com mais frequência, mas com o rearranjo de canais que permitirá 36% mais vazão de dados na mesma frequência. Isso significa que um dual-channel DDR5-3200 faz ~65GB/s, enquanto que uma DDR5-3733 faria 82GB/s, ou seja, um sistema dual-channel já seguraria um CPU com 24 núcleos (pois os módulos DDR5 'normais' terão 4000MT/s).

CNNwBHUYxJcoim6XeEi8AK.jpg



A grosso modo, para aplicações fortemente dependente de memória, cada núcleo deve ter um mínimo de 1.8GB/s (sem SMT) ou 4GB/s (com SMT-2) do tráfego, então um CPU 16c32t precisaria de 64GB/s para esses programas, logo esse é o teto exigido pelos padrões atuais e nele o 3950X fica devendo MAS lembre-se que ele não é um CPU profissional, por isso hora falta banda, hora sobra, tudo depende de como o usuário usa seu CPU.


A meu ver a próxima geração alcançará essa frequência como turbo single-core, all-core só nos Ryzen 6000 com os 5nm. O bom de se pegar frequências altas all-core mantendo um TDP saudável é que os notebooks se beneficiam muito, pois em 15W teremos clocks base maiores e em 45W poderemos ter o mesmo só que com mais núcleos. Só precisamos, porém, é dar um jeito na temperatura pois quanto maior a densidade, mais rápido os transistores ficam quentes =X
quero ver esse salto de desempenho das DDR5 que vão enfrentar as DDR4 já no seu ápice de clocks, a mesma coisa a gente não viu das DDR3 para as DDR4, o limite das DDR3 para o mercado consumidor ficou nos 2400MHz nos módulos de entusiastas com 2x 4GiB a preços avassaladores (falava-se em até 3200MHz, coisa rara). As DDR4 vêm progredindo positivamente por conta de ganhos um pouco mais relevantes, talvez as DDR3 tenham vindo em um momento em que os aplicativos não demandassem tanta largura de banda e paralelismo, como agora.

a Intel está vindo com seu 14nm bombado e criaram o overclock em cima do overclock, agora o negócio é 5.4GHz no pacote inteiro, pois é essa a leitura que o público acaba fazendo. Aquele lance do "eu vou mais longe". Se não tiraram IPC, então o processador vai ser um mini Sol no seu limite máximo. Agora vamos ver o pessoal fazendo over all core em 5.4GHz no ar e na água.

Nesse embate por desempenho, vou ficar de longe olhando para ver se vale a pena um upgrade. Tudo indica que mais uma vez seremos prejudicados por um dólar inflado pelo mercado financeiro. Felizmente os avanços nos aplicativos estão mais beneficiando a performance da minha máquina velha. E talvez seja mais interessante aguardar o amadurecimento dessas plataformas da próxima geração com DDR5, além, claro, dos M.2 NVMe.
 


Axe5TCt.png


lM163Aq.png


RD7Mo39.png


CzY7iWf.png
 


Intel-Core-9-10900K-Cinebench-R15_fixed.jpg
 
Última edição:
Povo, qual valor justo vocês acham que vale anunciar no olx uma B450 Steel Legend usada?

Completa, nota fiscal a garantia até agosto.

A garantia da AsRock é só 1 ano mesmo né?
 
Povo, qual valor justo vocês acham que vale anunciar no olx uma B450 Steel Legend usada?

Completa, nota fiscal a garantia até agosto.

A garantia da AsRock é só 1 ano mesmo né?
Acho que tu vende por ~R$500 bem fácil.
 
Povo, qual valor justo vocês acham que vale anunciar no olx uma B450 Steel Legend usada?

Completa, nota fiscal a garantia até agosto.

A garantia da AsRock é só 1 ano mesmo né?

Acredito que entre uns R$650,00 a 700,00 vende. No cenário atual está um pouco enxuto os modelos disponíveis e os que estão disponíveis estão subindo os preços.

As B450 boas já estão batendo quase o valor de R$1.000,00
 
É galera, acho que o problema está com o meu processador mesmo. Já troquei:

- RAM
- Placa-mãe
- Fonte
- Placa de vídeo

E continuou dando tela azul. A única coisa que faltou testar foi o HD, mas eu acho pouco provável que seja. Vou acionar o RMA da AMD novamente. Primeiro foi com o 1700, agora com o 3700. Isso me faz pensar seriamente se continuarei com AMD quando sair o DDR5. Eu acho que não.
 
É galera, acho que o problema está com o meu processador mesmo. Já troquei:

- RAM
- Placa-mãe
- Fonte
- Placa de vídeo

E continuou dando tela azul. A única coisa que faltou testar foi o HD, mas eu acho pouco provável que seja. Vou acionar o RMA da AMD novamente. Primeiro foi com o 1700, agora com o 3700. Isso me faz pensar seriamente se continuarei com AMD quando sair o DDR5. Eu acho que não.

Eu testaria o HD antes de procurar RMA. Você tem algum outro HD ai pra instalar o sistema nele e testar por uma semana?

Por que é pouco provável? Nos aplicativos de leitura de saúde do HD não acusam erros?

Eu não peguei seu caso desde o início, mas, está usando o CPU em stock?

Vi que você disse que os erros ocorrem em idle também, mas, em testes de stress, também ocorrem?
 
Eu testaria o HD antes de procurar RMA. Você tem algum outro HD ai pra instalar o sistema nele e testar por uma semana?

Por que é pouco provável? Nos aplicativos de leitura de saúde do HD não acusam erros?

Eu não peguei seu caso desde o início, mas, está usando o CPU em stock?

Vi que você disse que os erros ocorrem em idle também, mas, em testes de stress, também ocorrem?

O problema é que eu não consigo testar o HD, porque eu não tenho nenhum sobrando. E comprar só pra testar não rola, precisaria ser um SSD de 240GB por conta do meu trabalho, é muito dinheiro apenas pra fazer um teste.

Nenhum software de monitoramento acusa falha de HD, o software da própria WD diz que está saudável.

Sim, na real não tem muita regra pra dar tela azul, é bem aleatório. O único momento que nunca vi dando tela azul foi em stress. Já deixei rodando ferramenta de stress várias vezes e nunca deu problema. Ocorre mais em idle ou jogando mesmo.
 
O problema é que eu não consigo testar o HD, porque eu não tenho nenhum sobrando. E comprar só pra testar não rola, precisaria ser um SSD de 240GB por conta do meu trabalho, é muito dinheiro apenas pra fazer um teste.

Nenhum software de monitoramento acusa falha de HD, o software da própria WD diz que está saudável.

Sim, na real não tem muita regra pra dar tela azul, é bem aleatório. O único momento que nunca vi dando tela azul foi em stress. Já deixei rodando ferramenta de stress várias vezes e nunca deu problema. Ocorre mais em idle ou jogando mesmo.

Que barra! Se você fosse de BH eu deixaria um contigo.

Problema é você solicitar RMA, ficar sem o PC por causa do CPU e acusarem que não há problemas com o CPU e devolverem e você ficar na mão de calango do mesmo jeito.

Você já chegou a baixar uma outra versão do Windows e instalar? A mais recente possível.

Se usar torrent, posso te ajudar com isso.
 
É galera, acho que o problema está com o meu processador mesmo. Já troquei:

- RAM
- Placa-mãe
- Fonte
- Placa de vídeo

E continuou dando tela azul. A única coisa que faltou testar foi o HD, mas eu acho pouco provável que seja. Vou acionar o RMA da AMD novamente. Primeiro foi com o 1700, agora com o 3700. Isso me faz pensar seriamente se continuarei com AMD quando sair o DDR5. Eu acho que não.
Putz cara, que saco =/
Vi que você testou a RAM tbm. Fez teste nelas em stock? Testou em outros slots?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo