TSMC divulga nó secreto de 4 nm
TAIPEI - A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) levantou hoje o véu em um processo de fabricação previamente não anunciado entre
os nós de 5nm e 3nm que já estão no roteiro da empresa. São 4 nm.
O N4 é uma evolução do N5", disse o presidente da TSMC, Mark Liu, ao
EE Times em um evento de imprensa em Hsinchu, Taiwan. "Já estamos em negociações comerciais com clientes na N4."
Liu afirmou informações que as pessoas que trabalham dentro de uma fábrica da TSMC divulgaram anteriormente ao
EE Times .
A maior fundição do mundo está preenchendo as lacunas contra a Samsung, sua única concorrente no espaço sub-7nm.
A Samsung pode iniciar a produção de seu nó de 3 nm em 2022, de
acordo com alguns relatos da imprensa . A Samsung está investindo US $ 116 bilhões na construção de uma fábrica de wafer de 5 nm em Pyeongtaek, sul de Seul, à medida que procura obter participação de mercado global da TSMC no setor de fundição de wafer.
O nó N5 do TSMC que já está em produção será seguido pelo N5P e N4, três nós que fazem parte de um conjunto em termos de capacidade de produção. A TSMC planeja lançar o N5P em 2022, seguido pelo N4 em 2023, disse Liu.
A TSMC se recusou a fornecer informações adicionais sobre a N4 porque as notícias vazaram antes que a empresa tivesse a chance de preparar um comunicado de imprensa formal.
notícias terríveis para a Intel. A Intel algum dia precisará parar de fabbing. isso não parece bom, pois é difícil atender à demanda sem fabs. O TSMC foi fundado em 1987 e a Intel é muito mais antiga que o TSMC. Haverá apenas duas fábricas líderes no mundo. Samsung e TSMC. A Intel não será incluída em breve.
O TSMC não está apenas em Taiwan. Eles também estão abrindo uma nova fábrica de 5nm no Arizona.
E para responder sua pergunta ainda mais, a Samsung e o GloFo ainda estão presentes. A questão aqui é que a Intel parece não ter nenhuma estratégia disponível para fechar a lacuna. A AMD não é a competição aqui. Eles são apenas os que se beneficiam do hypetrain do TSMC. O TSMC tem clientes muito maiores que a AMD.
Como você sabe, as fábricas não são baratas para construir, manter ou refazer os requisitos de tecnologia moderna. A Intel engole esses custos sozinhos por suas múltiplas fábricas.
Conhecemos as razões dos problemas de 10 nm. Charlie, do semi-preciso, fala sobre eles há 3 anos. Se você gosta de coisas técnicas, é bastante interessante, mas basicamente a Intel tentou as coisas e falhou. E quando falhou, eles apenas empurraram na direção de suas falhas com mais força.
Não se esqueça de usar chiplets enquanto a Intel ainda é monolítica para obter o mesmo chip, a Intel precisa de um processo muito, muito melhor.
Eu acho que você subestima o quão ruim é a posição da Intel. Ter um monte de fabs obsoletas é uma enorme responsabilidade. A IBM teve que pagar à GF algo como US $ 1 bilhão e transferir todas as suas patentes fabulosas para a GF para que a GF assumisse as fábricas da IBM. A Intel tem muito mais fabulosas do que a IBM já fez. Ninguém compraria as fabs da Intel. Eles são valiosos quando não estão na vanguarda e quando a demanda por esse nó seca
O que acontece quando a demanda cai pelos antigos chips de processo da Intel e as receitas, ASPs e lucros caem, enquanto o custo de manutenção das fábricas permanece o mesmo? Sem um caminho claro para a Intel ficar em paridade com o TSMC, extrapole isso por 2 ou 3 anos, considerando também que a Intel tem um pouco de dívida após aquisições superfaturadas e preços excessivos e recompras massivas de ações
Embora isso tenha acontecido com os 10nm originais que nunca funcionaram realmente, o processo atual de 10nm é um nó menos ambicioso e acho que eles nunca lançaram especificações para compará-lo a qualquer outra coisa.
Lembre-se de que sua primeira tentativa de 10 nm foi lançada apenas em número limitado em um único modelo de laptop Lenovo exclusivo da China. Ele tinha um dual core com baixo consumo de energia e uma GPU quebrada.