[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Dos grupos que participo no FB, é todo santo dia várias dúvidas dessas B450 da Asus e Gigabyte...infelizmente é o que está tendo no mercado.

Pior é alguns modelos desse aí estar custando o que era uma Strix, Tomahawk e Steel Legend.

Comprei minha taichi em promoção, duas semanas depois aumentou 1k o valor

Dos grupos que participo no FB, é todo santo dia várias dúvidas dessas B450 da Asus e Gigabyte...infelizmente é o que está tendo no mercado.

Pior é alguns modelos desse aí estar custando o que era uma Strix, Tomahawk e Steel Legend.

Comprei minha taichi em promoção, duas semanas depois aumentou 1k o valor

Minha STRIX, em relação ao que eu paguei em Setembro passado, também aumentou 1K ou mais. Graças à Deus que montei esse PC em 2019, porque se precisasse montar agora, pagaria BEM MAIS e era arriscado nem ter as peças que eu queria pra montar (como memória, gabinete e fonte).

Obs: Isso é um problema da AMD, já que na Intel é bem mais fácil usar 4x8.

Só se melhoraram com o refino das gerações, porque na geração que usei, que foi a primeira, OC na RAM era bem limitado: só tinha 3 multiplicadores, dependia diretamente do clock do BCLK e, dependendo da configuração dos pentes, elas poderiam não trabalhar em 1600 MHz. Acho que consegui estabilizar os 1600 MHz nos meus 4 pentes não por mérito do IMC da Intel, mas da qualidade de construção da minha antiga mobo da Asus.

Falouws :cool:

4x8 é cheio de treta para funcionar.
Aqui demorei para achar uma config legal, só ativar o XMP não resolveu, as vezes tinha algum crash.

Mais agora tá sussa.
Uso 4x8 3200Mhz

No seu caso você já tinha 2 pentes de 8GB e colocou mais 2 idênticos ou foram 2 pentes diferentes dos anteriores?

Aqui, por muito pouco, eu não coloquei mais 2x 8GB idênticos aos anteriores (Team Group 2x 8GB 3200 Mhz CL16), mas acabou não dando certo porque a Pichau estava sem elas em estoque. Será que daria problema ao tentar habilitar o XMP para rodar a 3200 mhz?

Com foco em OC, 2x16GB é melhor. Só não sei dizer se tem B-Die em kits de 2x16GB.

Falouws :cool:

Samsung B-Die em kits de 16GB é uma fortuna. Coisa de R$3k+. Recomendo 4x8GB se achar por um bom preço.

Se o B-DIE for tão caro assim, então posso considerar algo melhor CXB.

Pensei nesse kit;

No seu caso você já tinha 2 pentes de 8GB e colocou mais 2 idênticos ou foram 2 pentes diferentes dos anteriores?

Aqui, por muito pouco, eu não coloquei mais 2x 8GB idênticos aos anteriores (Team Group 2x 8GB 3200 Mhz CL16), mas acabou não dando certo porque a Pichau estava sem elas em estoque. Será que daria problema ao tentar habilitar o XMP para rodar a 3200 mhz?
Diferentes.
Dois da china (Azgard) e dois da pichau (não lembro o nome).

Pensei nesse kit;

Já vi por 1k em promo ano passado. Se tivesse grana sobrando pegaria ela na época :(.

Eu queria era a B550, porque não tem fan no chipset

Com o dólar ficando na faixa dos 5 reais, qualquer B550 decente vai estar na faixa dos 1000 reais ou próximo disso, então melhor pegar essa ASUS TUF mesmo

Não acha que a 3600, tentando espremer as latências com um incremento de voltagem, seria melhor negócio que essa 3000?
Edit: Pelo preço não sei se compensa.
Essas E-die sobem fácil em 3733/3800. Aqui tem um review dessas memórias feito por um colega do fórum.

Pensei nesse kit;

Pesquisei aqui e não achei Micron E-Die de 16GB, acho que seria a melhor opção.

amd planeja ressuscitar a série A com a520 vindo no lugar da b450/b350 ainda vivas
Já se foi a época que chipset B era sinal de custo x beneficio na plataforma Ryzen, B350 e B450 na casa dos $100.

B550 na casa dos $200 (sei que é lançamento, ok).

Se buscar, compensa comprar mais um x570 (analisar os modelos, do que pegar uma b550) no momento.

Pelo jeito você não tem importado nada nessa época de corona né?

Obs: Isso é um problema da AMD, já que na Intel é bem mais fácil usar 4x8.
estou importando sim ta chegando rápido os correios que esta enrolando
na intel se usar acima de 2666mhz perde a garantia pra subir em frequência baixa e fácil
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pensei nesse kit;

muito caro importa ou se não quiser esperar paga o preço
a galera por aqui anda pagando essas fortunas na ram ?
acho que vo importar pra revenda assim mais de 100% em cima

Pesquisei aqui e não achei Micron E-Die de 16GB, acho que seria a melhor opção.
O link que postei acima são os novos kits da Crucial.
Se for optar mesmo pelas B-die recomendo este kit aqui: 3200cl14 pq vc tem certeza que é um kit B-die de qualidade.

infelizmente (ou felizmente) a minha fonte morreu
com ela o PC nem bipa, liguei uma xing ling de 20 conto e deu video na hora

acho q ela n aguentou o combo de over no processador + over na memória + over na vga:lol2:

Alguém tem indicação de fonte boa? Gostei da XFX P1650G, da Gamemax GM600 (não conhecia a marca, mas falaram bem, teste do teclab foi bom tb) e a Corsair CX650

O link que postei acima são os novos kits da Crucial.
Se for optar mesmo pelas B-die recomendo este kit aqui: 3200cl14 pq vc tem certeza que é um kit B-die de qualidade.
Eu tenho esse kit aí e ele é muito bom. Consegui estabilizar em 3800@CL14 sem muito drama, rodo em 3600@CL14-15-24-28 no dia-a-dia pra manter tensões menores (e minha CPU não fez 1900 FLCK sem subir tensão). Mas esse preço aí tá insano, quase o dobro do que paguei no meu. Não posso recomendar.

Acho que a melhor opção é o kit Crucial que você postou.

Última edição:
infelizmente (ou felizmente) a minha fonte morreu
com ela o PC nem bipa, liguei uma xing ling de 20 conto e deu video na hora

acho q ela n aguentou o combo de over no processador + over na memória + over na vga:lol2:

Alguém tem indicação de fonte boa? Gostei da XFX P1650G, da Gamemax GM600 (não conhecia a marca, mas falaram bem, teste do teclab foi bom tb) e a Corsair CX650
Uma boa fonte de 550w bronze já seria suficiente p/ a config. da sua ass., a não ser q vc esteja pensando em pegar uma "xx80ti" da vida, aí 650w seria melhor indicada.

Uma boa fonte de 550w bronze já seria suficiente p/ a config. da sua ass., a não ser q vc esteja pensando em pegar uma "xx80ti" da vida, aí 650w seria melhor indicada.
nada, pretendo no máximo partir pra uma RTX 2060 esse ano ou ano q vem q deve consumir ate menos q essa 570 em OC
mas a diferença das fontes de 500~550 para as de 600~650 ta muito pequena, coisa de menos de 80 reais na maioria das vezes

Edit: Andei dando uma olhada na PCYes Electro V2 de 600W e ta me parecendo um produto bem decente tb

Galera, boa noite

O thaiphoon burner não está abrindo aqui, diz que dá erro no EEPROM.

A mensagem é:

"The kernel mode driver of Thaiphoon Burner is blocked from being installed by windows operating system or antivirus software. This exception may occur if you do not have sufficient admnistrative privileges.

Please force the program to run as administrator to be able to access SPD EEPROM devices".

Então, ja to rodando como administrador, ja desativei o windows defender de tudo quanto é modo e minha UAC ta desativada.
Alguém sabe o que pode ser?

AMD mostra crescimento explosivo de participação de mercado nos segmentos de servidores e notebooks durante 2019 com CPUs EPYC e Ryzen, também lança roteiros atualizados de CPU e GPU

AMD-CPU-GPU-Market-Share-2019-2020_1-2060x1159.png

A AMD publicou sua mais recente Apresentação Corporativa, na qual a empresa publicou suas estatísticas de participação de mercado em 2019. Parece que a AMD registrou ganhos massivos em participação de mercado unitário com os CPUs EPYC do servidor e Ryzen do lado do cliente, com base em suas arquiteturas principais Zen.

A AMD 2019 viu um aumento explosivo de participação de mercado no lado do cliente e do servidor, com 2020 obtendo ainda mais os ganhos das CPUs Ryzen e EPYC

Agora, antes de tudo, você deve estar se perguntando por que estamos compartilhando estatísticas de mercado do ano anterior, quando já vimos números mais recentes. De fato, vimos estatísticas de participação de mercado de empresas independentes de pesquisa como a Mercury Research, mas as que a AMD relatou em sua nova apresentação corporativa não apenas mostram os números oficiais, mas também mostram valores de participação muito mais altos do que os que vimos.

As estatísticas são baseadas em várias empresas de pesquisa, incluindo a mencionada Mercury Research, juntamente com a Jon Peddie Research para o lado gráfico e o IDC para o negócio do lado do servidor. Todos os números de ações são relatados até 2019 e isso é algo a ter em mente durante a análise dessas estatísticas. Existem vários lançamentos importantes que não ocorreram até o final de 2019 e o primeiro semestre de 2020 que não constam nessas estatísticas.

Além das estatísticas de participação de mercado, a AMD também compartilhou e reafirmou que eles mantêm seus roteiros existentes com o Zen 3 (7nm) voltado para o mercado de servidores e desktops nos processadores EPYC Milan & Ryzen 4000 Vermeer em 2020, RDNA 2 (7nm) As GPUs para o mercado de jogos também lideraram este ano, juntamente com as placas Radeon Instinct HPC de 7nm cDNA 1.0. A seguir, estão os mais recentes roteiros da AMD:

AMD-Compute-Architecture-Roadmap-CPU-2017-2022-1480x833.png

AMD-Client-CPU-Roadmap-2017-2021-1480x833.png

AMD-Data-Center-CPU-Roadmap-2017-2022-1480x833.png

AMD-Zen-Roadmap-2020_EPYC-Milan-EPYC-Genoa_2-1536x864.png

AMD-Zen-CPU-Roadmap_2020-1536x864.png

da geração 7700K com 1060 4GB melhor custo por fps
afinal as sem dissipador vrm estão encalhadas tem que desovar isso ae

Vazamentos de benchmarks do AMD Ryzen 7 3800 XT - aumento de até 34% no Ashes of the Singularity

O usuário do Twitter @_rogame (via Videocardz) detectou benchmarks do próximo processador Ryzen 7 3800 XT. Esta referência é do notório jogo Ashes of the Singularity e mostra os ganhos de desempenho que o novo processador apresentará.

AMD Zen 2 atualiza CPU 'Matisse' Ryzen 7 3800 XT detectada em Ashes do banco de dados de benchmark Singularity
O benchmark Ashes of the Singularity foi usado para testar o processador Ryzen 7 3800 X e o processador Ryzen 7 3800 XT. Essa referência não mostra as velocidades de clock que esses processadores possuíam, mas mostra a taxa de quadros que esses processadores produziram. O processador Ryzen 7 3800 X na predefinição louca de 1080p, na resolução de 2560 x 1080, recebeu uma pontuação de 5800, oferecendo uma taxa de quadros média de 60,3. Ao comparar essa pontuação com o processador Ryzen 7 3800 XT, que não foi anunciado oficialmente, para que algumas mudanças técnicas possam melhorar significativamente esse processador, na louca predefinição de 1080p com resolução de 1920 x 1080 deu uma pontuação de 7400 ao processador não lançado enquanto a taxa de quadros média é de 76,6 FPS.

dasdasdas-1480x599.jpg

sdasdsad-1480x597.jpg

Isso pode não parecer um grande aumento de quadros, mas a mudança significativa ocorre quando se olha apenas a taxa de quadros da CPU, que no processador Ryzen 7 3800 X era de 83,8, mas no processador Ryzen 7 3800 XT apresentava uma pontuação de 113,2. Isso significa que os processadores mais novos oferecem um aumento de quase 34% ao olhar apenas para a taxa de quadros da CPU!

Ambos os benchmarks mostrados acima utilizam uma NVIDIA GeForce RTX 2080, mas ainda haverá uma margem de 5% de ish com base nas versões dos drivers, etc. Ambos os processadores apresentam um total de oito núcleos e um total de dezesseis threads, o que significa que o XT A variante não oferece uma alteração na contagem de núcleos, mas é semelhante à variante Ryzen 1200AF, que oferecia velocidades de clock mais rápidas, embora o processador Ryzen 1200 AF tenha apresentado uma alteração na microarquitetura enquanto não temos certeza da diferença (microarquiteturalmente) a variante XT trará para a mesa.

A variante XT dos processadores AMD deve ter uma velocidade de clock aumentada, projetada para aumentar em torno de 200 - 300 MHz. Isso significa que a já impressionante terceira geração Ryzen oferecerá uma contagem de núcleos mais alta e maior velocidade de clock no futuro. Na verdade, fomos a primeira publicação a falar sobre a existência da série AMD XT e os três SKUs confirmados no pipeline são os seguintes:

AMD Ryzen 9 3900XT (substituição do Ryzen 9 3900X)
AMD Ryzen 7 3800XT (substituição do Ryzen 7 3800X)
AMD Ryzen 5 3600XT (substituição do Ryzen 5 3600X)
Sugere-se que o AMD Ryzen 9 3900XT contenha um clock base de 4,1 GHz e um boost clock de até 4,8 GHz (single-core) em comparação com um clock base de 3,8 GHz e um boost clock de até 4,6 GHz no Ryzen existente 9 CPU 3900X. Da mesma forma, o Ryzen 7 3800XT oferecerá um grande clock base de 4,2 GHz e um boost clock de 4,7 GHz em comparação com o Ryzen 7 3800X, que possui uma frequência base de 3,9 GHz e frequência de reforço de 4,5 GHz. Finalmente, o AMD Ryzen 5 3600XT oferecerá uma base de 4 GHz e frequências de impulso de 4,7 GHz, o que é uma melhoria definitiva em relação ao estoque Ryzen 5 3600X.

Users who are viewing this thread

Voltar