[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início

É melhor esperar os Ryzen 4000...

Falouws :cool:

pois é, não adianta subir clock com a latência alta.
Mesmo em 4600mhz não chegou perto do 10600k stock.

Definitivamente... E ainda tiveram a audácia de tirar o cooler dos modelos mais caros. Pra que isso? Pra nos prepararmos pro lançamento dos Ryzen 4000, quando eles pretendem fazer a mesma coisa? Espero que esteja errado nessa...

AMD dando uma "INTELada" no consumidor. Não que ela fosse muito diferente da Intel em suas práticas. Era só questão de tempo. Pode aguardar 4600x custando 2500 reais.

Pré-venda dos Ryzen XT na kabum

4UVFJ5h.jpg

pois é, não adianta subir clock com a latência alta.
Mesmo em 4600mhz não chegou perto do 10600k stock.

Essa questão da latência tá complicado mesmo. Parece ser um calcanhar de aquiles desses Ryzen que impediram que a Intel fosse engolida até em jogos. Eu já senti uma boa diferença refinando de ~76 pra ~67ns, imagina se tivesse latências similares aos Intel. No Cinebench o 3600XT tá junto do 10900K no single thread, mas infelizmente acredito que não vão conseguir reduzir drasticamente a latência nem nos Ryzen 4000. Meu 3600 só vai sofrer um upgrade de geração se conseguirem melhorar satisfatoriamente esse ponto.

Última edição:
Que piada, velho. Tudo bem que tem Covid e dólar aí no meio mas de qualquer forma a B550 subiu em dólar e bastante. Estes últimos lançamentos tão ridículos, XT pior ainda porque B550 tão caras mas tem feature set bem superior a B450.

Preços dos X na Kabum aumentaram, 3800X sem promo tava 2400~ ta 2839 agora, to até com medo de eles não trocarem o meu 3800X que eu mandei pra garantia com eles...

Vendo este preço do 3900xt.... Em pensar que comprei o 3900x por 2700 e alguma coisa. Série 4000 vai vir matando final do ano, espero que o dólar dê alguma melhorada até lá.

Mas já era esperado que a Intel ia continuar com mais fps. Esse lançamento da AMD é pra tentar tirar mais grana da turma.

Quando a AMD lançou o 3700X, eu acionei o RMA do 1700 e peguei ele pelo valor que me devolveram.

Agora estou com um 3700X que saiu de graça mas também tá com problema.

:haha:
Baita sorte e azar juntas kkkkkk
Queria eu conseguir pegar um 3700x, sonho de consumo.
Qual problema do seu 3700x?
Vi que alguns não se dão bem com certas placas mães, vi em um tópico daqui do adrena que na B450 do cara ele apresentava uns problemas e na X570 ficava bom, coisa assim kkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vai nos atualizando, sempre bom saber dessas coisas. heheh

Pode deixar vou atualizando aqui, to esperando ainda algum contato da parte deles, ainda não recebi nada no email.

Baita sorte e azar juntas kkkkkk
Qual problema do seu 3700x?
Vi que alguns não se dão bem com certas placas mães, vi em um tópico daqui do adrena que na B450 do cara ele apresentava uns problemas e na X570 ficava bom, coisa assim kkkk
Travamentos e resets aleatórios. Só fica estável se eu travar o multiplicador ou desligar o SMT.

Eu já troquei todas as peças (placa-mãe, memória, placa de vídeo, HD, SSD, fonte, gabinete, teclado, mouse, monitor, cabo DP, cabo de força, tomada, mesa, cadeira, mouse pad) menos o processador. Então só pode ser ele.

Pessoal, como eu sei que o processador ta 1:1 com a ram/fabric?

E o ryzen 3xxx vira 2:1 a partir de 3800 para cima?

Como checar essas falhas nos Ryzen? @brdtoledo
A do 1700 eu tinha erro na hora de compilar alguns projetos, ai descobri que era falha de fabricação num lote.

O 3700X o PC simplesmente trava, reseta ou dá tela azul aleatoriamente. Eu só sei que é o processador porque eu já troquei literalmente tudo, menos ele, e o problema continua.

Pessoal, como eu sei que o processador ta 1:1 com a ram/fabric?

E o ryzen 3xxx vira 2:1 a partir de 3800 para cima?
CPU-Z:

image.png

Resumo dos comentários dos processadores AMD Ryzen 3000XT "Matisse 2"

Hoje a AMD lança seus novos processadores Matisse com velocidades de clock ligeiramente mais altas.

AMD atualiza a linha Ryzen 3000 com a série XT

A série XT apresenta um novo nó de 7nm otimizado. Oficialmente, a AMD espera uma melhoria de 4-5% em relação aos processadores originais da série X. Isso é alcançado graças às melhorias introduzidas no processo de 7 nm ao longo do ano, com o lançamento da nova série XT “Matisse 2” exatamente um ano após a série original.

A AMD não está substituindo as peças originais; de fato, os processadores X e XT coexistem no mercado. A AMD quer que os consumidores tenham mais opções. A programação atual é assim:

Atualização "Matisse" da AMD - série Ryzen 3000XT

qn1OpEt.png

Resumo, intel continua entregando mais FPS.

Eu pelo menos já estava esperando por isso. O trabalho de vencer a Intel será dos Ryzen 4000 :true:

Eu pelo menos já estava esperando por isso. O trabalho de vencer a Intel será dos Ryzen 4000 :true:

As duas estão tão próximas que na minha opinião não importa mais. Ninguém percebe 1 FPS de diferença abaixo dos 100 e 10 FPS de diferença acima dos 150. Na real 99% das pessoas não precisam de um processador melhor que o 10400F / 3600XT para jogos, e vai ficar assim por muitos e muitos anos. Teremos novos processadores, lançamentos espetaculares que vão entregar mais FPS em benchmark mas que na realidade não vai fazer nenhuma diferença para quem já tem um 10400F / 3600XT e joga em até 144 Hz.

Eu vejo que estamos chegando ao fim da corrida de CPUs para o mercado gamer casual. A Intel deu brecha por 10 anos, a AMD aproveitou e agora a Intel veio atrás. Não tem mais o que ninguém aproveitar, por isso eu acho que a corrida agora vai ser nos preços, e não no desempenho. E nisso a Intel está a frente, pois o 10400F custa menos que o 3600XT.

A do 1700 eu tinha erro na hora de compilar alguns projetos, ai descobri que era falha de fabricação num lote.

O 3700X o PC simplesmente trava, reseta ou dá tela azul aleatoriamente. Eu só sei que é o processador porque eu já troquei literalmente tudo, menos ele, e o problema continua.

CPU-Z:

image.png

Eu tava vendo que o processador passa a ser 2:1 a partir de 3733 e que não precisa de mais clock que isso
será verídico mesmo?

Eu tava vendo que o processador passa a ser 2:1 a partir de 3733 e que não precisa de mais clock que isso
será verídico mesmo?

Eu não me recordo o clock exato, mas eu acho que é isso mesmo. Se vc subir apenas o clock da memória (MCLK) até 1800 MHz, o clock do Infinity Fabric (FCLK) acompanha e também fica em 1800 MHz. Se vc continuar subindo o MCLK o FCLK entra em 2:1 automaticamente, mas nada impeça que vc faça overclock no FCLK acima dos 1800 MHz para tentar acompanhar o MCLK. Algumas pessoas conseguiram atingir até 1900 MHz no FCLK, o que daria 1:1 para memórias de até 1900 MHz ou 3800 MT/s.

Users who are viewing this thread

Voltar