[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Eu não me recordo o clock exato, mas eu acho que é isso mesmo. Se vc subir apenas o clock da memória (MCLK) até 1800 MHz, o clock do Infinity Fabric (FCLK) acompanha e também fica em 1800 MHz. Se vc continuar subindo o MCLK o FCLK entra em 2:1 automaticamente, mas nada impeça que vc faça overclock no FCLK acima dos 1800 MHz para tentar acompanhar o MCLK. Algumas pessoas conseguiram atingir até 1900 MHz no FCLK, o que daria 1:1 para memórias de até 1900 MHz ou 3800 MT/s.

Aqui consigo subir as memórias até 3800 de boa mas acredito que é melhor deixar em 3733 mesmo

AMD dando uma "INTELada" no consumidor. Não que ela fosse muito diferente da Intel em suas práticas. Era só questão de tempo. Pode aguardar 4600x custando 2500 reais.
Não entendi o que a AMD tá fazendo de errado. Relançou o mesmo processador, melhor binnado, pelo mesmo preço do anterior. A AMD não tem nada a ver com os preços astronômicos do Brasil.

Não entendi o que a AMD tá fazendo de errado. Relançou o mesmo processador, melhor binnado, pelo mesmo preço do anterior. A AMD não tem nada a ver com os preços astronômicos do Brasil.

brasileiro precisa aprender muita coisa ainda kkkk, as pessoas não entendem as coisas direito.

Não faz sentido, o 10400F custa a metade e é superior.
Reviews decepcionantes, potencial de overclock praticamente idêntico aos originais, nenhuma melhoria pra overclock da IF, sem coolers... acho que esse é o pior lançamento de CPU desde o 7700K. Estão vendendo CPUs com 1 ano de idade como novas, com preço de lançamento e sem cooler.

MESMO PREÇO hmmmmmmmmmmmmm :money:
XENumvW.png

44fnczO.png

MESMO PREÇO hmmmmmmmmmmmmm :money:
XENumvW.png

44fnczO.png

De acordo com a própria AMD, é o mesmo preço

AMD-Ryzen-Matisse-Refresh-1000x432.jpg

Esse lançamento está mais para marketing e venda de placa mãe, do que de fato um produto competitivo

Déjà vu do: 1700/1700X/1800X.... :haha:

Existiria alguma forma de reduzir as latências desses XT's? Pq creio q isso talvez reduziria um pouco a dif. de desempenho entre as versões K da 10ª, mas da forma e tempo q levaram p/ serem lançados foram completos fails :facepalm:.

Preços da Newegg

3600XT U$249
B550 Tomahawk U$179

10400 U$182
B460 Tomahawk U$139

Diferença de preço dá pra comprar um SSD de 1TB

RIP custo benefício e AMD na mesma frase
Esse lançamento foi pra queimar as ultimas fornadas AMD aproveitou lançou sua serie ks igual intel fez com 9900ks , agora a empresa vai preparar terreno pro ryzen 4000 APU e apois isso os ryzen 4000 CPU ZEN 3.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Chega ser estranho... Intel agora virou custo x benefício.
Defina superior ? CPU não é só jogo existe um mundo de possibilidades alem dos games, se fosse assim AMD não venderia um CPU ja que intel faz mais fps. .

O problema maior do preço base da AMD, é que esses XT são sem o cooler stock. Na verdade poderiam vir um pouco mais baratos.

N entendi, vc postou uma foto que corrobora o que eu disse. Ou a AMD é que decide os preços que as lojas praticam agora? Vc sabe o que é MSRP?
Exatamente Esses CPUS estão a mais de um ano no mercado , com fornecimento estabilizado os preços baixam , AMD define um preço targuet porem dependendo da demanda x disponibilidade esse custo se eleva ou reduz até mais baixo que o MSRP , e isso ocorre com qualquer fabricante ainda mais no lançamento x um produto consolidado .
Talvez os únicos pontos indiscutível é a remoção do cooler , talvez AMD notou que o cooler não era suficiente pra alcançar o boost prometido e achou melhor remover pra não ter problemas , ou notou que muitos nessa categoria de CPU buscam opções de terceiros e viu oportunidade pra lucrar mais um pouco , visto que não existe empresa santa eles querem lucro.
Eu pessoalmente achei totalmente desnecessário a existência dos XT , mas os executivos da AMD acharam boa ideia então quem sou eu pra falar algo.
Se a intenção era voltar os holofotes pros ryzen pra dar uma abafada na intel soltassem um teaser dos ryzen 4000 e já seria a noticia mais falada no mudo do hardware .

Última edição:
Preços da Newegg

3600XT U$249
B550 Tomahawk U$179

10400 U$182
B460 Tomahawk U$139

Diferença de preço dá pra comprar um M.2 de 1TB

Pois é, e isso ainda não levando em consideração o preço das memórias né, pq pro i5 é 2666 e pro R5 é 3200.

E o pior é que se a gente olhar os 8/16 não melhora muito não... aliás, piora, porque a diferença de preço fica ainda maior, o 3800XT não vem com cooler, a memória ainda é mais cara (3200 x 3000) e o i7 ainda tem a vantagem do vídeo integrado, que ajuda bastante quando vamos fazer upgrade de placa de vídeo e nos permite vender a antiga antes de comprar a nova. Se comparar com o 10700F que não vem com vídeo ai a diferença de preço aumenta ainda mais.

Lá no tópico de recomendações de configurações eu já tenho recomendado os 10400F e 10700 tem algum tempo, e agora vejo que fiz bem. No momento atual os preços da AMD estão totalmente fora.

Preços da Newegg

3600XT U$249
B550 Tomahawk U$179

10400 U$182
B460 Tomahawk U$139

Diferença de preço dá pra comprar um M.2 de 1TB

Eu até entendo comparar a CPU, mas comparar a placa mãe não rola, a B550 Tomahawk é infinitamente mais placa que a B460... Mais fases, pcb mais grosso, melhor design para as memórias (apesar da maior latência devido a AMD), etc...

Defina superior ? CPU não é só jogo existe um mundo de possibilidades alem dos games, se fosse assim AMD não venderia um CPU ja que intel faz mais fps. .

Eu só jogo, pra mim resto é irrelevante. Mesmo assim acho curioso, quando AMD tinha baita preço e perdia em alto fps pessoal dizia que era irrelevante porque 20-30fps em 200 muda nada (concordo tanto que comprei Ryzen) e teste multi era maravilha (como se todo mundo fizesse render kkk). Agora continua perdendo em games, ficou mais caro e desempenho em render encostou... mas agora ganhar por 2-3% em alguns testes virou hiper relevante (que não importa, como 20fps em 200fps)? Hummm.

Eu gosto tanto da Intel que nem me dei ao trabalho de ver análise dos novos processadores , me motivei a ver agora depois da piada (pelo menos no BR) do XT e comentário do colega. Pelo teste do Techpowerup o XT ganha por um pentelho no Blender e Cinebench e perde por um pentelho no Corona, nem essa desculpa a AMD tem mais. Vi o 10700K vs 3800XT, hexa não me interessa.

Me define como algo mais caro ser vantajoso tendo menos desempenho na maioria e dois pentelhos no resto?

Eu acho que tá faltando um pouco de clareza de pensamento nas considerações. Os Ryzen 3000 saíram literalmente há 1 ano atrás, a série Comet Lake saiu há menos de 2 meses, não sei qual a expectativa maluca é essa que vocês tem que os Ryzen têm que aniquilar tudo que Intel lançar, a Intel é BEM competente. Seria um fracasso muito grande da Intel não conseguir bater um processador de 1 ano atrás. Os Ryzen XT não são a resposta da AMD pro Comet Lake, é só um stop-gap até os 4000 saírem.

E isso não é ser fanboy ou não, é questão de bom senso. Compre o que for melhor pra vc.

E, pro consumidor não importa quem tá lançando o melhor processador, o que importa é que os processadores da AMD foram bons o suficiente pra balançar o mercado e agora um processador 4/8 é o novo i3, sendo que do 2500k até o 7700k ficamos na mesma. Não importa se AMD ou a Intel lança o processador mais competitivo, o que importa é que ambas tenham processadores competitivos.

Eu não montei meu 3600 ano passado pra fazer um protesto contra a Intel, eu montei pq era o melhor custo x benefício pras minhas aplicações. Se fosse montar agora, talvez montaria com um Comet Lake, talvez não. O que importa é ter opções.

Eu até entendo comparar a CPU, mas comparar a placa mãe não rola, a B550 Tomahawk é infinitamente mais placa que a B460... Mais fases, pcb mais grosso, melhor design para as memórias (apesar da maior latência devido a AMD), etc...

Sim eu concordo, é mais placa, mas ainda acho a comparação de preço válida. Alguém que pretende comprar um 10400 deveria ligar pra pcb mais grosso ou mais fases ou suporte fodástico pra memória com frequência altíssima? Acho que não faz sentido exigir que uma placa-mãe tenha esses refinamentos se for usar com um 10400 exatamente por causa das limitações desse CPU em se tratando de OC e RAM...

E tô comentando numa situação tudo stock né...eu sei que um 3600 oc'ed com tweak fino na RAM briga de igual e até deixa o 10400 pra trás na maioria dos jogos

Mas enfim...até se montar com uma Z490 Tomahawk ainda fica mais barato que esse 3600XT + B550 Tomahawk....tenho medo dos preços da próxima geração

Última edição:
Sim eu concordo, é mais placa, mas ainda acho a comparação de preço válida. Alguém que pretende comprar um 10400 deveria ligar pra pcb mais grosso ou mais fases ou suporte fodástico pra memória com frequência altíssima? Acho que não faz sentido exigir que uma placa-mãe tenha esses refinamentos se for usar com um 10400 exatamente por causa das limitações desse CPU em se tratando de OC e RAM...

E tô comentando numa situação tudo stock né...eu sei que um 3600 oc'ed com tweak fino na RAM briga de igual e até deixa o 10400 pra trás na maioria dos jogos

Mas enfim...até se montar com uma Z490 Tomahawk ainda fica mais barato que esse 3600XT + B550 Tomahawk....tenho medo dos preços da próxima geração
Problema e que o custo la fora do CPU está o mesmo de sempre até menor , mas com tudo que acontece no BR temos esses preços absurdos , eu lembro na época que reclamei do preço do 3600 estar custando 999 e hoje um r3 custa isso ,basicamente para nos BR tivemos um downgrade de um nível de CPU com o valor que custava.
Sobre o 10400 ele em desempenho geral fica no meio termo entre o 3600 ganha em jogos e perde em produtividade , montando um pc do zero o 10400 hoje me parece melhor opção que o 3600 , se você já tem uma plataforma com um ryzen de primeira gen ou uma apu mais fraquinha o 3600 é um ótimo upgrade.
Intel ao meu ver tem 2 desvantagem ,
- demorou pra dar resposta, zen 2 esta a 1 ano vendendo e AMD já ta indo pro ryzen 4000 com grandes promessas e provavelmente fara um corte de preço pra vender o estoque dos ryzen 3000.
- Novo Socket , isso talvez foi o pior erro , quem tinha CPUS mais fracas e queria fazer um upgrade tem que trocar a placa pra poder dar um salto
Agora como falei quem nao tem nada e precisa comprar tudo novo é indiferente .

Users who are viewing this thread

Voltar