[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Boa tarde meus amigos!

Estou com uma dificuldade aqui e gostaria de opinião de vocês, especialmente do J@ckB@uer se possível, visto que ele tem a configuração muito parecida com a minha.

Meu PC tem um Ryzen 9 3900x, X570, 32GB DDR4 3600, RTX 2080 ti e uma fonte EVGA Supernova 850 B2 e estou sofrendo um pouco por conta do CPU capar os meus jogos.

Como utilizo uma Redragon Whelljack mid tower, acabei ficando sem muito espaço para resfriamento a água, o único espaço que tenho é ao lado do I/O para um cooler/radiador de 120mm.

Acabei instalando o Prism Wraith que veio junto com o processador, no entanto, as temperaturas chegam a 85 graus em testes sintéticos e uns 70 jogando, o que ocasiona em thermal throttling, reduzindo o turbo boost para no máximo 4.1ghz aqui. Detalhe que tenho hoje 5 coolers de gabinete, três na frente entrando o ar e três em cima e atrás para tirar o ar quente.

Pergunto: minha melhor opção parece ser o Corsair H80i V2, entraria perfeitamente ali dentro, porém fico em dúvida se valeria o investimento. Minha ideia seria baixar a temperatura do CPU, possibilitando um clock maior e também baixar a temperatura geral do gabinete, fazendo com que a GPU e outros componentes trabalhem mais frios.

Segue config e teste do meu PC: https://www.userbenchmark.com/UserRun/30974723

Aqui tem um vídeo com as modificações e RGB que fiz:




Muito obrigado gente!


Boa tarde amigo!

Configuração MUITO parecida é bondade de sua parte. rsrsrs

Bem, o 3900X não é motivo de gargalo em nenhum cenário, mas pode sim, por conta de thermal throttling, estar com um desempenho inferior ao normal.
E, ao que parece, é o que está acontecendo com você.
Nunca usei o cooler box, pois já instalei o Corsair H80i V2 quando coloquei o 3900X no PC. Por isso, não tenho informações para comparação no meu caso.
Mas posso dizer, mesmo aqui, utilizando um NZXT H500, com dois fans de 140mm na frente e o H80i na parte de trás, não tenho nenhum problema de temperatura, seja em testes sintéticos ou em games.
Utilizo o 3900X em 4.2GHz em todos os núcleos com 1.1875V e as temps no processador não passam de 50ºC em jogos e em 60ºC no cinebench R20 (temps do diodo).
Quando vou realizar tarefas que demandam mais o single core, costumo utilizar o 3900 em auto com offset de -0.1000V.
Com essa configuração, o clock fica dando picos de 4.25GHz a 4.3GHz na maior parte do tempo, com breves picos de 4.6GHz (em single core, claro).

Acho que não vai conseguir 4.2GHz all cores com o cooler box, mas não custa tentar.
Se não conseguir, ou caso as temps continuem altas, tente offset de -0.1V.

Recomendo também verificar as temps da GPU e ajustar as curvas do fan dela, via MSI Afterburner.
Vai ajudar na temperatura geral no interior do gabinete, mais que o que é gerado pelo processador.

Se com isso, offset negativo e ajuste das curvas do fan da GPU, não tiver bons resultados, só um ótimo air cooler ou um AIO para resolver.

Qual resolução você joga?
 
Galera uma duvida, vale a pena sair de um r7 1700 para uma b550 e 3300x?

Se for pra jogos, sim. Pra trabalho, ai tem que analisar os apps que você usa e se eles se beneficiam mais do multithread ou do single thread rápido.

Falouws :cool:
 
Galera uma duvida, vale a pena sair de um r7 1700 para uma b550 e 3300x?

Como falaram, depende de caso a caso.
Se for para jogos, ainda depende da resolução que você joga.
 
Partiu fazer uma partição do Windows 10 só pra testar isso.
ClockTuner-For-Ryzen-Release-Support.png

Alguém manja o que a coluna "Additions Tweaks" significa?

Edit: aqui tem um guia de uso: https://www.guru3d.com/articles-pages/clocktuner-for-ryzen-ctr-guide-download,1.html

Baixei esse software e segui exatamente o que diz ali no guia de uso, ele me recomendou no meu 3700x um Clock de 4250 com 1.275V, fiz a alteração mas sem chance de rodar o Cinebench ou qualquer outro Stress do CPU, voltei meu over antigo de @4.2 com 1.3.
 
Eu trocaria só a memoria ram por uma de 3200 , veja se essa placa mae vem bios atualizada para ryzen de geração 3 .

Vou analisar a questão da memória. A placa parece que já vai atualizada sim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se é pra virtualização, quanto mais cores, melhor. Logo, por que você não pega um 1600 AF e coloca uma GT 710 ou GPU similar apenas para dar vídeo? Acho que sairia um pouco mais caro que o 3400G sozinho, mas sem dúvida entregaria uma flexibilidade maior na questão da virtualização.

Quanto à memória, ah não ser que você planeje colocar mais 1 pente de 16GB para totalizar 32GB no futuro, sempre dê preferência por memórias trabalhando em Dual Channel (2x8GB, 2x16GB). Também não pegaria essa memória, pois ela é muito lenta e cara para o que oferece.



E há quem diga que o 1600 AF é superior ao 3300X só pelo fato de ter mais threads (esquecendo que há muito mais coisas envolvidas que apenas núcleos e threads; se fosse assim, qualquer hexacore de 10 anos atrás seria suficiente pra rodar todo tipo de jogo sem pestanejar e sabemos BEM que não é o caso)... :haha3:

Esse gente eu já não perco meu tempo discutindo, blocked e zé fini, tá na boca do brazi! :ratinho:

Falouws :cool:

Sim. Serão dois pentes de 16gb! Vou ver apenas uma memória pouco mais rápida.

Tenho uma dúvida com relação as portas PCI-E. Não entendi direito no site da Kabum, mas ao utilizar o Ryzen de 3ª geração, eu limito o uso das portas PCI-E? Porque preciso de 4 placas de rede nessa máquina.
 
A.png


Meu resultado aí. O diagnóstico disse que meu processador é "silver" no silicon lotery. :haha:

.
 
Esses processadores, que acredito já terem sido todos lançados, por que no site da AMD diz "OEM Only"? Não entendo nada sobre eles, ninguém fala nada nos canais de informática do Brasil.
Alguns canais brasileiros até chegaram a comentar, mas parece que não entenderam muita coisa. A notícia mais relevante que tivemos foi do 4700g rodando Doom.

wMPuIn9.png


Outra coisa, qual a relação da linha PRO G 4000 com estes acima?
O aliexpress está vendendo Ryzen 7 PRO 4750G e toda linha PRO 4000G
 
Última edição:
as temperaturas chegam a 85 graus em testes sintéticos e uns 70 jogando, o que ocasiona em thermal throttling,

85 possivelmente, mas 70 não deve ser thermal throttling. Há de se investigar mais seu problema, já que o sintoma "baixo desempenho" ou "stutterings" e etc podem ser causados pelas mais variadas causas.

Utilizo o 3900X em 4.2GHz em todos os núcleos com 1.1875V e as temps no processador não passam de 50ºC em jogos e em 60ºC no cinebench R20 (temps do diodo).
Acho que ele tá usando stock. Talvez seja interessante ele tentar alguma configuração com clock fixado e menor voltagem. Particularmente eu tentaria o ryzen master antes pra ir identificando como o processador se comporta. Aqui to rodando o 3600 com um clock ligeiramente maior que o boost e temperaturas abaixo dos 65, apesar do forte calor.

Em todo caso, até uns 75, ou mesmo 80, não seria temperatura de trabalho? Tipo, o throttling não vai entrar quando o processador estiver um pouco mais quente ?
 
Boa tarde amigo!

Configuração MUITO parecida é bondade de sua parte. rsrsrs

Bem, o 3900X não é motivo de gargalo em nenhum cenário, mas pode sim, por conta de thermal throttling, estar com um desempenho inferior ao normal.
E, ao que parece, é o que está acontecendo com você.
Nunca usei o cooler box, pois já instalei o Corsair H80i V2 quando coloquei o 3900X no PC. Por isso, não tenho informações para comparação no meu caso.
Mas posso dizer, mesmo aqui, utilizando um NZXT H500, com dois fans de 140mm na frente e o H80i na parte de trás, não tenho nenhum problema de temperatura, seja em testes sintéticos ou em games.
Utilizo o 3900X em 4.2GHz em todos os núcleos com 1.1875V e as temps no processador não passam de 50ºC em jogos e em 60ºC no cinebench R20 (temps do diodo).
Quando vou realizar tarefas que demandam mais o single core, costumo utilizar o 3900 em auto com offset de -0.1000V.
Com essa configuração, o clock fica dando picos de 4.25GHz a 4.3GHz na maior parte do tempo, com breves picos de 4.6GHz (em single core, claro).

Acho que não vai conseguir 4.2GHz all cores com o cooler box, mas não custa tentar.
Se não conseguir, ou caso as temps continuem altas, tente offset de -0.1V.

Recomendo também verificar as temps da GPU e ajustar as curvas do fan dela, via MSI Afterburner.
Vai ajudar na temperatura geral no interior do gabinete, mais que o que é gerado pelo processador.

Se com isso, offset negativo e ajuste das curvas do fan da GPU, não tiver bons resultados, só um ótimo air cooler ou um AIO para resolver.

Qual resolução você joga?

Olá amigo! Nossa, muito obrigado mesmo pela resposta.

Então, na verdade eu jogo somente realidade virtual, tenho um Rift S e os jogos puxam o equivalente a 4K90, visto que RV é muito mal otimizado ainda.

Além do VR, meu problema se repete em jogos flat, como o FS2020: no gráfico de FPS ele diz que o gargalo está no CPU, mostrando uso da GPU em 60-70%, a 1080p60, sendo que o CPU fica em média 20%. Isso consigo constatar no Process Lasso, onde mostra claramente 4 núcleos "no talo" e os outros quase estacionados....

Infelizmente, no geral, os jogos rendem muito mais em CPUs com clock maior e não tanto em números de cores físicos, o que torna o nosso 3900x a segunda melhor opção comparando com um i9 serie 10 por exemplo, que consegue chegar a 5ghz. De fato os melhores benchmarks de games são com Intel, por outro lado, usar ferramentas de produtividade, nosso processador ganha com sobras.

Minha questão aqui é se de fato conseguiria melhorar o clock final do meu CPU com esse H80i v2 pois infelizmente não tenho mais espaço no gabinete para colocar um de 240mm no topo, um NZXT por exemplo. Pelo jeito não vai resolver o meu problema ou valer o investimento, comparando com o meu atual stock air.

De qualquer maneira, vou estudar mais sobre essa combinação, o que não sendo muito fácil encontrar informações sobre, talvez por não ser um combinação "comum", digamos.

Obrigado!
 
Última edição:
Enquanto na AMD temos ferramentas da comunidade que aumentam a performance e reduzem o consumo... Na Intel temos atualizações de micro código que reduzem a performance...

:bwahaha:
 
Vou analisar a questão da memória. A placa parece que já vai atualizada sim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Sim. Serão dois pentes de 16gb! Vou ver apenas uma memória pouco mais rápida.

Tenho uma dúvida com relação as portas PCI-E. Não entendi direito no site da Kabum, mas ao utilizar o Ryzen de 3ª geração, eu limito o uso das portas PCI-E? Porque preciso de 4 placas de rede nessa máquina.

Dê preferência a memórias com 3000 MHz pelo menos. Abaixo disso, as perdas de performance são notáveis.

Quanto às limitações:


Elas envolvem basicamente o slot PCI-E 16x, que funciona com menos linhas conforme você faz dowgrade na CPU. No caso, se você por um 3400G aí, apenas 8 linhas PCI-E estarão disponíveis no slot.

Você precisa de 4 placas de rede? Então você vai usar o slot PCI-E 16x para instalar uma dessas placas? Olha, até pode ser que funcione, mas eu nunca vi esse tipo de teste na prática... De todo modo, apenas o slot PCI-E 16x é ligado com a CPU e as demais passam pelo chipset e estes usam linhas PCI-E 2.0, ou seja, se você colocar NICs muito rápidas (acima de 1 Gbit), você não poderá aproveitar o máximo da velocidade disponível nesses dispositivos.

Esses processadores, que acredito já terem sido todos lançados, por que no site da AMD diz "OEM Only"? Não entendo nada sobre eles, ninguém fala nada nos canais de informática do Brasil.
Alguns canais brasileiros até chegaram a comentar, mas parece que não entenderam muita coisa. A notícia mais relevante que tivemos foi do 4700g rodando Doom.

wMPuIn9.png


Outra coisa, qual a relação da linha PRO G 4000 com estes acima?
O aliexpress está vendendo Ryzen 7 PRO 4750G e toda linha PRO 4000G

Até o momento, não foram anunciadas pro mercado DIY, o que é uma pena realmente, mas mostra que elas estão sendo bem requisitadas no mercado OEM e a AMD, ou melhor dizendo, a TSMC, não está dando conta de atender a demanda.

Em termos de specs, o Pro quanto o G normal são exatamente iguais. A diferença fica por conta das features de segurança empresarial que só vem ativadas na versão Pro. De resto, é a mesma coisa.

Falouws :cool:
 
Se for pra jogos, sim. Pra trabalho, ai tem que analisar os apps que você usa e se eles se beneficiam mais do multithread ou do single thread rápido.

Falouws :cool:
Como falaram, depende de caso a caso.
Se for para jogos, ainda depende da resolução que você joga.

Jogo em 1080p.. mas é porque vi alguns sites falando de gargalo com a 2080 super
queria pular para algum processador mais novo
 
A.png


Meu resultado aí. O diagnóstico disse que meu processador é "silver" no silicon lotery. :haha:

.

Aqui o diagnóstico ficou repetindo o stress test cada vez com uma voltagem mais baixa, até o PC reiniciar... :feelbad:
 
Em termos de specs, o Pro quanto o G normal são exatamente iguais. A diferença fica por conta das features de segurança empresarial que só vem ativadas na versão Pro. De resto, é a mesma coisa.

A conta não bate pra mim. São de série 4000, mas não são 4ª geração, além de serem zen 2.
Bizarro ver que os 4000 não-PRO são OEM, enquanto que os 4000 PROG só tem no aliexpress.
 
Galera uma duvida, vale a pena sair de um r7 1700 para uma b550 e 3300x?

Já esperou até aqui, agora não vale não, espera o anúncio dos Zen 3, mas se tem bala na agulha era bom adiantar a mobo, pq com a alta do dólar e o provavel sucesso de vendas que os Zen 3 serão, vão ficar mais escassas do que já estão.
 
A conta não bate pra mim. São de série 4000, mas não são 4ª geração, além de serem zen 2.
Bizarro ver que os 4000 não-PRO são OEM, enquanto que os 4000 PROG só tem no aliexpress.

A AMD tem acertado bastante com os Zen, mas a nomenclatura é um ponto onde tem errado e muito.

Em nomenclatura a Intel dá de 10 a 0 na AMD kkkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já esperou até aqui, agora não vale não, espera o anúncio dos Zen 3, mas se tem bala na agulha era bom adiantar a mobo, pq com a alta do dólar e o provavel sucesso de vendas que os Zen 3 serão, vão ficar mais escassas do que já estão.

Eu pensei exatamente nisso para comprar minha X570.

Não tem leak nenhum de x670, o dólar tá subindo e a demanda de placas mãe só vai subir quando o Zen 3 lançar.
 
Olá amigo! Nossa, muito obrigado mesmo pela resposta.

Então, na verdade eu jogo somente realidade virtual, tenho um Rift S e os jogos puxam o equivalente a 4K90, visto que RV é muito mal otimizado ainda.

Além do VR, meu problema se repete em jogos flat, como o FS2020: no gráfico de FPS ele diz que o gargalo está no CPU, mostrando uso da GPU em 60-70%, a 1080p60, sendo que o CPU fica em média 20%. Isso consigo constatar no Process Lasso, onde mostra claramente 4 núcleos "no talo" e os outros quase estacionados....

Infelizmente, no geral, os jogos rendem muito mais em CPUs com clock maior e não tanto em números de cores físicos, o que torna o nosso 3900x a segunda melhor opção comparando com um i9 serie 10 por exemplo, que consegue chegar a 5ghz. De fato os melhores benchmarks de games são com Intel, por outro lado, usar ferramentas de produtividade, nosso processador ganha com sobras.

Minha questão aqui é se de fato conseguiria melhorar o clock final do meu CPU com esse H80i v2 pois infelizmente não tenho mais espaço no gabinete para colocar um de 240mm no topo, um NZXT por exemplo. Pelo jeito não vai resolver o meu problema ou valer o investimento, comparando com o meu atual stock air.

De qualquer maneira, vou estudar mais sobre essa combinação, o que não sendo muito fácil encontrar informações sobre, talvez por não ser um combinação "comum", digamos.

Obrigado!
Quanto menor a resolução maior o "gargalo" da CPU. Coloco entre aspas pq vc está sendo limitado nos seus frames pela CPU, só maior clock pra resolver, mas isso é mais uma limitação do software, no caso dele não ser otimizado pra fazer uso de tantos cores ao mesmo tempo, o motivo pelo qual a Intel ainda tem a melhor CPU pra games, mesmo se ela for estupidamente cara e não necessariamente a melhor pra produtividade pelo preço.

Hoje em dia Clock ainda leva vantagem sobre core count. Nao vale a pena gastar tanto assim pra ganhar um pouco de clock num Ryzen, gaste num monitor 1440p ou 4k e vc não vai perder frames por causa da CPu, mas vai ser limitado pela GPU.
 
Quanto menor a resolução maior o "gargalo" da CPU. Coloco entre aspas pq vc está sendo limitado nos seus frames pela CPU, só maior clock pra resolver, mas isso é mais uma limitação do software, no caso dele não ser otimizado pra fazer uso de tantos cores ao mesmo tempo, o motivo pelo qual a Intel ainda tem a melhor CPU pra games, mesmo se ela for estupidamente cara e não necessariamente a melhor pra produtividade pelo preço.

Hoje em dia Clock ainda leva vantagem sobre core count. Nao vale a pena gastar tanto assim pra ganhar um pouco de clock num Ryzen, gaste num monitor 1440p ou 4k e vc não vai perder frames por causa da CPu, mas vai ser limitado pela GPU.

Eu gostaria de fazer uma ressalva.

Em jogos Intel é superior pois a conta IPC x Clock dá resultado maior na Intel.

AMD tem IPC maior mas tem clock menor, então na conta IPC x Clock o resultado da AMD fica inferior.

Para jogos há dois caminhos óbvios, aumentar o IPC ou o Clock.

O aumento de IPC tem que ser significativo para compensar o clock inferior.

Obs: IPC = Instructions per clock (instruções por clock, ou seja, mais instruções no mesmo "clock").
 
Eu gostaria de fazer uma ressalva.

Em jogos Intel é superior pois a conta IPC x Clock dá resultado maior na Intel.

AMD tem IPC maior mas tem clock menor, então na conta IPC x Clock o resultado da AMD fica inferior.

Para jogos há dois caminhos óbvios, aumentar o IPC ou o Clock.

O aumento de IPC tem que ser significativo para compensar o clock inferior.

Obs: IPC = Instructions per clock (instruções por clock, ou seja, mais instruções no mesmo "clock").
Tô no mobile e não queria me alongar muito, mas é isso.

3900x é bom pra produtividade, se for só pra jogar era melhor ir de Intel, nessa faixa de preço absurda pelo menos. Nos preços menores vc tem mais escolhas.
 
Jogo em 1080p.. mas é porque vi alguns sites falando de gargalo com a 2080 super
queria pular para algum processador mais novo

Até o 3300X daria gargalo com a 2080 Super, mas bem menos em relação ao 1700.

O teu maior problema é a placa B350, que provavelmente deve ser trocada para dar suporte às CPUs Zen 3, e ao menos as B550 não suportam CPUs de primeira geração (X570 idem, mas há exceções como a minha ROG STRIX).

Aqui o diagnóstico ficou repetindo o stress test cada vez com uma voltagem mais baixa, até o PC reiniciar... :feelbad:

Aqui eu comecei o teste, vi que ele fez 3 loops e continuou a reduzir a tensão e tal. acabei interrompendo, pois sabia que em algum momento ele geraria instabilidade. Depois eu testo isso quando tiver menos atarefado e com os HDs desligados.

A conta não bate pra mim. São de série 4000, mas não são 4ª geração, além de serem zen 2.
Bizarro ver que os 4000 não-PRO são OEM, enquanto que os 4000 PROG só tem no aliexpress.

O grande problema foi que a AMD resolveu chamar as APUs Zen 1 de Ryzen 2000G e isso acabou com a ordem das nomenclaturas. Se o Ryzen 5000 se confirmar, então teremos 4 gerações de arquitetura, mas com nomeclatura de Ryzen de 5ª geração, sem ser na prática.

Falouws :cool:
 
Até o 3300X daria gargalo com a 2080 Super, mas bem menos em relação ao 1700.

O teu maior problema é a placa B350, que provavelmente deve ser trocada para dar suporte às CPUs Zen 3, e ao menos as B550 não suportam CPUs de primeira geração (X570 idem, mas há exceções como a minha ROG STRIX).



Aqui eu comecei o teste, vi que ele fez 3 loops e continuou a reduzir a tensão e tal. acabei interrompendo, pois sabia que em algum momento ele geraria instabilidade. Depois eu testo isso quando tiver menos atarefado e com os HDs desligados.



O grande problema foi que a AMD resolveu chamar as APUs Zen 1 de Ryzen 2000G e isso acabou com a ordem das nomenclaturas. Se o Ryzen 5000 se confirmar, então teremos 4 gerações de arquitetura, mas com nomeclatura de Ryzen de 5ª geração, sem ser na prática.

Falouws :cool:

Ela pulou 1 nomenclatura nas APUs agora tem que pular 1 nomenclatura nas CPUs para igular e arrumar a cagada kkkk
 
3900X provou que não é bom apenas para produtividade.
Ele roda jogos parelho com o 9900K e não faz feio contra o 10900K, ficando pouca coisa atrás.
E estou falando em 1080p, resolução que mostra a diferença de performance da CPU em jogos.
Em 1440p, 4K e 8K essa diferença DESAPARECE.

Lembrando dos preços em dólares desses processadores...
3900X = $ 440
9900K = $ 450 (praticamente o mesmo preço, com praticamente o mesmo desempenho em jogos e beeem mais lento em aplicações multithreads)
10900K = $ 745 (aproximadamente 70% mais caro que o 3900X, sendo mais rápido em jogos e, proporcionalmente, mais lento em multithreads)
 
A TSMC continuará a investir pesadamente em equipamentos de 5 nm / 3nm / 2nm nanômetros no futuro próximo.
A compra total de máquinas EUV com um preço inicial de 100 milhões de euros no final de 2021 ultrapassou 50 unidades, e estima-se que até 55 unidades.

APPLE bancando o 2nm da TSMC, AMD agradece

AOTS CPU Framerate 3800X vs 5800X vs 10900K ~ 15% mais rápido que Comet Lake ~ 27% mais rápido que Zen 2



O sucessor do design FinFET; O nó MBCFET 2nm

Artigo completo no link:


A Samsung, que mais promoveu o GAA e subsequentemente o MBCFET (colaborou nele com a IBM), planejou inicialmente implantá-lo no processo 4nm e iniciar uma produção arriscada em 2020. Essas decisões vieram cerca de 2016-2017. Posteriormente, no entanto, ele chegou à conclusão de que o processo de 4nm seria muito cedo para MBCFET, ele mudou a implantação da nova tecnologia para o processo de 3nm (e finalmente - em meados deste ano - cancelou todo o processo de 4nm, independentemente da tecnologia utilizada).

A TSMC foi na direção oposta e confirmou nesta primavera que seu processo de 3nm permanecerá na arquitetura FinFET clássica. Em agosto, ela também anunciou (também FinFET) a produção de 4 nm. Agora estamos aprendendo que a produção de 2 nm anunciada anteriormente será a primeira geração a usar transistores MBCFET em linhas TSMC. Nossa estimativa de que a produção em série poderia começar em 2024 também é confirmada. Especificamente, produção arriscada na segunda metade de 2023 e produção em série em algum momento durante 2024. O início da produção em série geralmente significa a produção de chips para a Apple, portanto, os primeiros produtos de desktop não fazem sentido esperar antes de 2025 (se tudo correr bem) .

Embora ainda não pareça assim no desktop, agora podemos comprar um poderoso Ryzen 9 3950X, em breve Ryzen 5000 e GeForce RTX 3000 ou Radeons da série 2x./ RX 6000, os processos de produção logo ficarão sem fôlego. A geração 5nm TSMC reduz de alguma forma a área (não tanto quanto a geração completa usual, mas ainda bastante), mas o impacto no consumo e desempenho é baixo. O processo de 3nm trará uma pequena mudança em termos de redução de área (a lógica ainda é bastante razoável, mas SRAM, que é representada em chips modernos por uma quantidade considerável, quase não). Isso também se refletirá em turnos mais baixos (menor crescimento de energia, menor consumo de energia, menor redução de custo = maior custo de produtos de alto desempenho) para futuras gerações de hardware. A implantação do MBCFET neste contexto atua como uma esperança para o futuro (não tão distante), portanto, a aparência do hardware após 2025 dependerá muito de como os processos do MBCFET serão.






TSMC implementará transistores gate-all-around (GAAFET) nos nós de 2 nm até 2023

A TSMC surpreendeu a todos quando anunciou que seus nós de 3 nm não usarão transistores GAAFET. Enquanto isso, as fundições taiwanesas decidiram acelerar o lançamento dos nós de 2 nm, que finalmente adotarão o design GAAFET. Ainda assim, os nós N2 só se tornarão operacionais em meados de 2023, permitindo à Samsung obter a vantagem com seus nós GAAFET de 3 nm no final de 2021. Apesar dessa vantagem, a TSMC está confiante de que a Samsung não receberá muitos pedidos para o nó de 3 nm devido aos baixos rendimentos.


A TSMC anunciou recentemente seus planos para os nós de 3 nm que devem iniciar a produção em massa até 2H 2022 , e parecia que a empresa taiwanesa ainda estava relutante em adotar os transistores FET gate-all-around. Isso permitiria que a Samsung fosse potencialmente a primeira fundição a trazer as novas estruturas de transistor para o mercado no final de 2021 com seus nós de 3 nm que supostamente implementariam o design GAAFET . A Samsung pode estar correndo aqui e os rendimentos podem ficar abaixo da média, mas fontes da indústria citadas pelo DigiTimes afirmam que a TSMC também está acelerando o desenvolvimento de seu nó de 2 nm para torná-lo operacional antes do previsto (agora planejado para meados de 2023). Esses nós de 2 nm finalmente darão o salto para os transistores GAAFET, dizem as fontes.

Os transistores FinFET logo estarão atingindo seus limites físicos, e tudo abaixo de 3 nm precisa adotar um novo projeto de transistor. O GAAFET parece ser a única solução viável neste momento, embora os cientistas tenham descoberto que os grafenos de carbono também podem funcionar. A Intel tentou implementar o GAAFET para suas CPUs de 7 nm inicialmente programadas para lançamento no próximo ano, mas os rendimentos foram severamente afetados e o processo precisou ser simplificado e adiado para 2023. TSMC e Samsung avisaram a Intel que a tecnologia GAAFET ainda não está pronta para produção em massa, mas isso não impediu a Samsung de empurrar o lançamento de seus nós GAAFET de 3 nm para o final de 2021.

Fontes da DigiTime também sugerem que o plano da Samsung de ultrapassar a TSMC com os nós GAAFET de 3 nm pode falhar. Isso pode acontecer porque os nós da Samsung são historicamente conhecidos por obter rendimentos mais baixos em comparação com o TSMC, então, mesmo que a Samsung possa ter os nós GAAFET operacionais no final de 2021, as capacidades de produção provavelmente acabarão altamente restritas, levando a preços de produção aumentados, o que seria não ser muito atraente para clientes como Qualcomm, MediaTek etc. Além disso, a Apple garantiu contratos exclusivos de produção e P&D com a TSMC até nós de 2 nm .

qwcWZGc6j7hb6QZqHwmvNa_650_80.jpg

Comparação do projeto do transistor

TSMC sugere como garantir acordo de produção da Apple SoC, incluindo chips de 2 nm para os próximos 5 anos

As fundições taiwanesas já estão construindo um novo centro de P&D para tecnologias de 2 nm e além em Hsinchu, que deve estar pronto em 2021. O cronograma exato para a produção de volume de 2 nm ainda não é conhecido, mas a TSMC relata que tem colaborado com alguns de seus clientes no desenvolvimento deste nó avançado. Analistas de mercado afirmam que a Apple será a primeira a lançar SoCs de 2 nm graças a um acordo de produção de cinco anos com a TSMC.

Além de seus planos para os nós de 5 nm, 4 nm e 3 nm , a TSMC também revelou novas informações sobre o futuro de seus nós de 2 nm durante o simpósio de tecnologia online transmitido em 25 de agosto.

A TSMC relata que acabou de começar a construir o centro de pesquisa e desenvolvimento, que se concentrará em tecnologias para nós de 2 nm e além em Hsinchu Baoshan. Este novo centro deve estar pronto em 2021 e se tornará o principal local de produção da empresa para todas as tecnologias além de 2 nm. A TSMC já investiu mais de NT $ 600 bilhões neste projeto e as novas instalações devem acomodar pelo menos 10.000 novos funcionários.

Além disso, a TSMC mencionou que tem trabalhado em estreita colaboração com alguns clientes no desenvolvimento do nó de 2 nm, e observadores de mercado acreditam que um dos principais clientes envolvidos neste processo é a Apple. A AMD também pode estar envolvida, mas analistas de mercado apontam que a Apple eventualmente se tornará mais importante do que a AMD, já que a empresa de Cupertino está planejando projetar seus próprios processadores para laptop baseados em ARM e GPUs avançadas integradas / discretas .

Como a Apple não tem fábrica, ela geralmente colabora com as fábricas da TSMC e da Samsung para produzir os SoCs necessários para todos os produtos do iPhone e iPad . No entanto, os novos planos de descartar as CPUs da Intel em todos os seus notebooks e desktops, junto com todas as dicas de futuras linhas de GPU, sugerem que a Apple escolheu a TSMC para ser a principal fornecedora de chips e, de acordo com analistas de mercado, parece que A Samsung está fora de cogitação há pelo menos 5 anos.






TSMC aumentará a produção de chips de 3 nm a partir de 2H22

 
Última edição:
Eu gostaria de fazer uma ressalva.

Em jogos Intel é superior pois a conta IPC x Clock dá resultado maior na Intel.

AMD tem IPC maior mas tem clock menor, então na conta IPC x Clock o resultado da AMD fica inferior.

Para jogos há dois caminhos óbvios, aumentar o IPC ou o Clock.

O aumento de IPC tem que ser significativo para compensar o clock inferior.

Obs: IPC = Instructions per clock (instruções por clock, ou seja, mais instruções no mesmo "clock").

Nesse video o 3800x e o 9900k estão rodando em 5.0ghz, se o IPC da AMD é maior pq mesmo assim perde para o Intel operando na mesma frequência?

Ryzen 5xxx vem pra acabar com essa latência inter CCX que é o atual calcanhar de Aquiles da plataforma em jogos
 

Nesse video o 3800x e o 9900k estão rodando em 5.0ghz, se o IPC da AMD é maior pq mesmo assim perde para o Intel operando na mesma frequência?

Porque, nessa aplicação, o gargalo é a latência de acesso a memória.
A diferença de IPC entre Zen 2 e Skylake aparece mais em programas pouco dependentes de latência (compiladores, ffmpeg por exemplo).

O cache gigante ajuda a compensar isso em teoria, mas na prática é pouco aproveitado porque os caches não são compartilhados. Acho que o compartilhamento de cache entre CCXs deve ser o responsável por esse suposto ganho de performance em jogos dos Zen 3.

No mais, já montei o pendrive com o Windows 10 pra testar a ferramenta lá. Depois posto relatando se o PC explodiu ou não.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo