[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

3900X provou que não é bom apenas para produtividade.
Ele roda jogos parelho com o 9900K e não faz feio contra o 10900K, ficando pouca coisa atrás.
E estou falando em 1080p, resolução que mostra a diferença de performance da CPU em jogos.
Em 1440p, 4K e 8K essa diferença DESAPARECE.

Lembrando dos preços em dólares desses processadores...
3900X = $ 440
9900K = $ 450 (praticamente o mesmo preço, com praticamente o mesmo desempenho em jogos e beeem mais lento em aplicações multithreads)
10900K = $ 745 (aproximadamente 70% mais caro que o 3900X, sendo mais rápido em jogos e, proporcionalmente, mais lento em multithreads)
Não disse que o 3900x é ruim em jogos, mas a Intel é melhor em jogos se vc tiver o dinheiro pra gastar.

E 1080p é limitado pela CPU, no caso um Intel vai provavelmente ter vantagem de frames versus o 3900x, conforme vc sobe a diferença é negligente, por isso não vale a pena pegar um 3900x pra jogos em 1080p, se for pra só jogos, Intel ou algo mais barato serve. O 3900x arrasa em produtividade, mas a Intel vence na questão de jogos, mesmo se for o olho da cara.
 
Com as novas placas e o 4K se tornando ainda mais popular, podemos ficar tranquilos que a diferença entre Intel e ams é irrisória nessa resolução.
 
Testando o ClockTuner, pena que o meu processador é bronze :sei:
unknown.png
 
Até o 3300X daria gargalo com a 2080 Super, mas bem menos em relação ao 1700.
O teu maior problema é a placa B350, que provavelmente deve ser trocada para dar suporte às CPUs Zen 3, e ao menos as B550 não suportam CPUs de primeira geração (X570 idem, mas há exceções como a minha ROG STRIX).
Falouws :cool:
Entao meu plano era pegar uma Gigabyte B550 Gaming X e um processador novo
 
Entao meu plano era pegar uma Gigabyte B550 Gaming X e um processador novo

Entendo. Se não for urgente a troca, sugiro esperar o lançamento do Zen 3 para comprar logo uma B550 + Zen 3, mas teria que ser uma que desse suporte à função BIOS Flashback, a fim de evitar que você tenha que atualizar a BIOS antes de poder usar a nova CPU.

Agora, se é urgente, faz um esforço e pega o 3600. Com certeza vai te entregar mais frames e terá maior longevidade que o 3300X.

Falouws :cool:
 
Eu gostaria de fazer uma ressalva.

Em jogos Intel é superior pois a conta IPC x Clock dá resultado maior na Intel.

AMD tem IPC maior mas tem clock menor, então na conta IPC x Clock o resultado da AMD fica inferior.

Para jogos há dois caminhos óbvios, aumentar o IPC ou o Clock.

O aumento de IPC tem que ser significativo para compensar o clock inferior.

Obs: IPC = Instructions per clock (instruções por clock, ou seja, mais instruções no mesmo "clock").
Como você mesmo falou AMD tem ipc maior que a Intel porém o clock não é o gargalo do CPU zen 2 em jogos .
AMD está levemente abaixo da Intel em games não é pelo clock nem ipc e sim devido a como arquitetura da AMD trabalha , o ring bus da Intel tem uma baixa latência entre seus nucleos porém quanto mais núcleos maior a latência por isso não temos CPU Intel com mais de 10 núcleos com ringbus , já AMD possue uma latência maior entre seus nucleos , processadores AMD zen 2 trabalham com ccds , cada ccd possui 2 CCx , cada ccx 4 núcleos , na comunicação entre esses núcleos existe a ponte infinity fabric , nessa comunicação / troca de dados entre esses núcleos ocorre uma maior latência,na qual essa variável não existe na Intel , lembrando fps é tempo quando menor latência maior quantidade de instruções a CPU consegue alimentar a gpu,
NO ZEN 3 essa deficiência não existirá mais , não teremos mais a latência entre os ccx, porque o ccd será monolítico 1 ccd terá 8 núcleos todos eles se comunicando diretamente sem barreiras.
Mas uma coisa muito importante geral fica batendo na tecla que Intel é melhor que AMD em jogos,blá blá ,sim é melhor mas não é esse abismo .
 
Última edição:
Testei o CTR, sem sucesso.
A primeira tentativa resultou numa configuração que não conseguia rodar o Cinebench por 5 segundos antes de crashar.
A segunda tentativa rendeu uma configuração que resultava em ~9770 pontos, porém resetava o PC com qualquer carga mais pesada. Não aguentou 10 segundos de Prime95.

Meu entendimento é que ele recomendou clocks muito otimistas (4200 em mais de um CCX), bem acima dos que obtive quando fiz overclock por CCX. Acho que a ideia de automizar o processo é muito boa, e o software tem potencial se o autor ajustar seus testes de estabilidade.
 
Testei o CTR, sem sucesso.
A primeira tentativa resultou numa configuração que não conseguia rodar o Cinebench por 5 segundos antes de crashar.
A segunda tentativa rendeu uma configuração que resultava em ~9770 pontos, porém resetava o PC com qualquer carga mais pesada. Não aguentou 10 segundos de Prime95.

Meu entendimento é que ele recomendou clocks muito otimistas (4200 em mais de um CCX), bem acima dos que obtive quando fiz overclock por CCX. Acho que a ideia de automizar o processo é muito boa, e o software tem potencial se o autor ajustar seus testes de estabilidade.

Aqui ele faz o diagnóstico até a etapa 19... 20..21... aí crasha de tão baixa que está a voltagem (1.02, algo assim).

Além dos alertas de LLC que apesar da recomendação na Asus ser level 3 ou 4, só sumiu colocando em level 1.
 
Deve ser complicado mexer nesse programa, não entendi nada
Não é tão enrolado assim.
vc coloca o cycle time em 360 mesmo.
CCX delta coloca 25 mhz(o recomendado para R5/R7).
Frequência reference deixa 4050 e max 4600
reference voltage 1275
max temperatura de acordo com o limite que vc quer(deixei 88°)
Max PPT, EDC e TDC vc deixa de acordo com o seu processador.

Aí vc roda primeiro o DIAGNOSTIC, quando ele terminar vai te dar o "reference voltage" e frequência(1275mv/ 4250mhz) e o valor do Undervoltage(ex: 1175mv/4050mhz).
depois disso vc coloca no Reference voltage o valor que o diagnostic te passou e da start. Ao final ele vai te dar a real frequência que cada ccx com essa voltagem.
Agora é só clicar no create& apply e salvar o profile.
 
Nunca instalei nem o Ryzen Master, então agradeço ao gênio Usmus mas dispenso. Sempre preferi fazer do meu jeito na bios ou então deixar em stock.
 
Aqui ele faz o diagnóstico até a etapa 19... 20..21... aí crasha de tão baixa que está a voltagem (1.02, algo assim).

Além dos alertas de LLC que apesar da recomendação na Asus ser level 3 ou 4, só sumiu colocando em level 1.
Também uso ASUS aqui. Testei com level 3 e foi isso ai, talvez eu teste com level 4 amanhã.
Nunca instalei nem o Ryzen Master, então agradeço ao gênio Usmus mas dispenso. Sempre preferi fazer do meu jeito na bios ou então deixar em stock.
Também prefiro a BIOS. Viabiliza o overclock pra qualquer OS.
A esperança era a ferramenta encontrar alguma combinação de tensão+LLC+frequências que fosse superior ao trabalho manual. Se desse certo, setaria os valores na BIOS depois.
 
Não é tão enrolado assim.
vc coloca o cycle time em 360 mesmo.
CCX delta coloca 25 mhz(o recomendado para R5/R7).
Frequência reference deixa 4050 e max 4600
reference voltage 1275
max temperatura de acordo com o limite que vc quer(deixei 88°)
Max PPT, EDC e TDC vc deixa de acordo com o seu processador.

Aí vc roda primeiro o DIAGNOSTIC, quando ele terminar vai te dar o "reference voltage" e frequência(1275mv/ 4250mhz) e o valor do Undervoltage(ex: 1175mv/4050mhz).
depois disso vc coloca no Reference voltage o valor que o diagnostic te passou e da start. Ao final ele vai te dar a real frequência que cada ccx com essa voltagem.
Agora é só clicar no create& apply e salvar o profile.

Aiiiiiiiiiiiiii siiiiiiiiiiiiim em bixo, mas e ai o que você achou?
Aqui to rodando 4250 a 1.27v com LLC level 1 e as memórias 3800mhz, tudo configurado via bios
 
Aiiiiiiiiiiiiii siiiiiiiiiiiiim em bixo, mas e ai o que você achou?
Aqui to rodando 4250 a 1.27v com LLC level 1 e as memórias 3800mhz, tudo configurado via bios
Seu chip é gold, acho que nem precisa mexer, mas se quiser é capaz de conseguir quase o mesmo resultado consumindo menos(eu acho). O meu por exemplo só estabiliza em 4200 com 1,318v(teste de stress com AVX2). com o CT consegui 4125/4150 com 1.29v. depois vou rodar um teste de stress mais parrudo pra ver se passa.
O que achei legal dele é que ele da um norte se vc for fazer um over ou undervolt.
último teste antes de dormir
unknown.png
 
Testei bastante o CTR aqui e basicamente, o resultado foi o que sempre usei aqui, um pouco abaixo apenas, tipo aquele over automático do Afterburner em GPU.

O programa em si ajuda a pessoa que tá tendo problemas com temperatura usando o CPU em Stock e a pessoa também que tem receio de mexer em bios, oferecendo ainda um ganho de perfomance a mais.
 
Bom dia
Alguém pode indicar uma boa mobo e "barata" pra geração de ryzen q está por vir!?
 
Galera, bom dia! Estou pensando em pegar uma B550 AORUS essa semana. Pois com o anuncio dos Ryzen 4000, provavelmente haverá uma procura maior das placas B550 e X570, e consequentemente, aumento dos preços.

Estou pensando correto, ou é besteira?
 
Galera, bom dia! Estou pensando em pegar uma B550 AORUS essa semana. Pois com o anuncio dos Ryzen 4000, provavelmente haverá uma procura maior das placas B550 e X570, e consequentemente, aumento dos preços.

Estou pensando correto, ou é besteira?

Eu fiz isso, mas no final a decisão é sua.
 
Galera, bom dia! Estou pensando em pegar uma B550 AORUS essa semana. Pois com o anuncio dos Ryzen 4000, provavelmente haverá uma procura maior das placas B550 e X570, e consequentemente, aumento dos preços.

Estou pensando correto, ou é besteira?
Olha essas CPU estão extremamente promissoras , com os ryzen 3000 as placas ja sumiram do mercado , com os ryzen 5000 tendência é esgotar , único problema é que você terá que atualizar a bios de alguma forma para funcionar os ryzen 5000.
Veja se essa placa aceita update sem uma CPU , caso sim é GG.
 
Peguei uma Asus ROG STRIX B550-E GAMING após ler vários reviews e claro, por ela ter BIOS Flashback. Acho que ela tá em promoção na loja que explode.
O melhor de tudo é saber que é só esperar o zen 3 e torcer pra ter estoque no lançamento, comprar a VGA e finalizar a build.
 
Olha essas CPU estão extremamente promissoras , com os ryzen 3000 as placas ja sumiram do mercado , com os ryzen 5000 tendência é esgotar , único problema é que você terá que atualizar a bios de alguma forma para funcionar os ryzen 5000.
Veja se essa placa aceita update sem uma CPU , caso sim é GG.

Realmente, a oferta de placas mãe está relativamente escassa (e caro).

BIOS flashback é um recurso relativamente comum nas placas mãe B550 e X570, basta olhar no painel traseiro, existe um botão e uma porta USB dedicados a essa função.

Obs: Essa porta USB funciona normalmente como qualquer outra, mas para o BIOS flashback tem que usar especificamente a porta USB designada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Peguei uma Asus ROG STRIX B550-E GAMING após ler vários reviews e claro, por ela ter BIOS Flashback. Acho que ela tá em promoção na loja que explode.
O melhor de tudo é saber que é só esperar o zen 3 e torcer pra ter estoque no lançamento, comprar a VGA e finalizar a build.

Excelente placa eu também ia escolher ela, fui com a Crosshair pelos botões adicionais (reset no painel traseiro por exemplo) e porque alguns relatos de altas temperaturas no chipset (80 a 90ºC) que me deixaram preocupado.

Parece que o thermal shield do chipset é feito de plástico e tem poucos "furos" para passagem de ar até o ventilador do chipset.

A Crosshair tem o thermal shield de metal (melhor condutor de calor) e mais furos para passagem de ar até o ventilador do chipset.
 
Última edição:
Pessoal, alguém pode me indicar a melhor MOBO, cxb. Pode ser a mais barata com o dito a baixo, firulas extras como audio etc não preciso.
VOu usar um noctua nhd15, só quero q tenha 2 slots nvme top, e suporte num futuro um ryzen 16-32, agora irei pegar 8-16 mesmo, e que tenha como atualizar bios pelo pendrive, pois não vou ter como de outra forma.
QUal seria a mobo mais barata que aguenta ok
 
Pessoal, alguém pode me indicar a melhor MOBO, cxb. Pode ser a mais barata com o dito a baixo, firulas extras como audio etc não preciso.
VOu usar um noctua nhd15, só quero q tenha 2 slots nvme top, e suporte num futuro um ryzen 16-32, agora irei pegar 8-16 mesmo, e que tenha como atualizar bios pelo pendrive, pois não vou ter como de outra forma.
QUal seria a mobo mais barata que aguenta ok

Slot NVME top é o que para você?

As B550 tem somente 1 slot NVME PCIE 4.0, slots adicionais serão sempre NVME PCIE 3.0.

Só as X570 tem todos slots NMVE como PCIE 4.0.
 
Excelente placa eu também ia escolher ela, fui com a Crosshair pelos botões adicionais (reset no painel traseiro por exemplo) e porque alguns relatos de altas temperaturas no chipset (80 a 90ºC) que me deixaram preocupado.

Parece que o thermal shield do chipset é feito de plástico e tem poucos "furos" para passagem de ar até o ventilador do chipset.

A Crosshair tem o thermal shield de metal (melhor condutor de calor) e mais furos para passagem de ar até o ventilador do chipset.
Acredito pro meu caso de uso, esta B550 que comprei vai atender perfeitamente, visto que não planejo fazer OC em nenhum recurso tirando o XMP pra rodar as memórias @ 3600
Levando em conta que peguei um gabinete com ótimo airflow (lian li lancool ii mesh), acredito que não terei de certa forma algum problema com temperaturas
 
Acredito pro meu caso de uso, esta B550 que comprei vai atender perfeitamente, visto que não planejo fazer OC em nenhum recurso tirando o XMP pra rodar as memórias @ 3600
Levando em conta que peguei um gabinete com ótimo airflow (lian li lancool ii mesh), acredito que não terei de certa forma algum problema com temperaturas

Desculpa confundi a sua B550-E com a X570-E.

B550 não tem fan no chipset, pode ficar tranquilo.

O VRM dessa B550-E tem componentes novos/desconhecidos mas nos testes que vi teve um desempenho muito bom, mesmo com alta corrente o stress no VRM não gerou aumento significativo na temperatura do mesmo.

A ASUS não usa duplicadores de fase, apenas dobrou fisicamente as fases, isso em teoria aumenta o consumo (não é possível controlar cada fase individualmente), os dois componentes da mesma fase sempre trabalham igual. Mas em contra partida de acordo com a ASUS isso melhora a resposta transitória do VRM.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo