• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Pessoal, quais as melhorias do AGESA 1.2.0.0?
 
Depende da CPU. Quanto mais ela se mostrar estável com baixa voltagem, mais tempo o programa vai rodar buscando o limite (pra baixo)...

O meu deu como Silver Sample, infelizmente não dei sorte como o amigo de cima rsrsrs... Vou fazer outro depois, mas o resultado deve ser sempre o mesmo né?
 
O meu deu como Silver Sample, infelizmente não dei sorte como o amigo de cima rsrsrs... Vou fazer outro depois, mas o resultado deve ser sempre o mesmo né?

" Eu quero comentar; a categoria pode variar dependendo de vários fatores: estabilidade DRAM, versão AGESA, configurações UEFI, temperatura do processador ou temperatura VRM. Isso significa que é possível que, ao executar o segundo diagnóstico, você obtenha bronze ou ouro em vez de prata. Não entre em pânico; isto é normal; lembre-se do que escrevi na frase anterior. Assim que estivermos familiarizados com os resultados do diagnóstico, podemos começar a ajustar. Na maioria dos casos, basta pressionar apenas um botão - TUNE. Se você for um usuário experiente, nada o impede de ajustar os valores iniciais de acordo com sua preferência. O processo de ajuste pode ser muito longo, na ordem de 20-40 minutos, então seja paciente e pipoca :) "

Fonte: https://www.guru3d.com/articles-pages/clocktuner-2-for-ryzen-(ctr)-guide,1.html
 
O meu deu como Silver Sample, infelizmente não dei sorte como o amigo de cima rsrsrs... Vou fazer outro depois, mas o resultado deve ser sempre o mesmo né?
Tem algum software pra falar se é silver ou gold?
 
<iframe width="316" height="178" src="https://www.youtube.com/embed/rMvq8PrGjMg" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
Meu 3700x afinadinho tinha um desempenho bacana... Esse 9900ks vai ficar no história cpu muito forte
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pesquisa sobre pentes que seja bdie... As minhas são 3000mhz CL14... Fazem 4000mhz CL14... É muita sorte uso 4x8
a minha bdie é 3200mhz cl14 e o máximo que consigo é 3800mhz cl16 com 1.37v, pode subir pra até 1.50v que não faz diferença, não consigo cl15 de jeito nenhum, sei lá se pode ser agesa tb já que ainda estou no 1.1.8.0
 
DigiTimes Before Going to Press: "AMD improvável que transfira pedidos da TSMC"

AMD improvável de transferir pedidos da TSMC

“É improvável que a AMD transfira seus pedidos de chips de 5nm e 3nm da TSMC para a Samsung Electronics, acreditam os observadores da indústria. Além disso, o atual fornecimento restrito de processadores AMD se deve principalmente à escassez de substrato ABF, de acordo com os observadores”.

 
No site da minha placa mãe, saiu um chipset driver novo. Vale a pena atualizar? Ou melhor esperar sair no próprio site amd ?
 
IF em 2000mhz :mr:
unknown.png
unknown.png
 
IF em 2000mhz fica legal só com memorias em 4000mhz ou tenho algum ganhou de usar memórias 3800mhz com o IF em 2000mhz? Será que consigo subir minhas memorias hynix c die pra 4000mhz? Elas são xmp 3000mhz cl15 e estou usando elas em 3800mhz cl 16 a 1.4v.
 
Falando em Memória Ram, depois que afinei meu OC no PBO + CO no R5 5600X e coloque as memórias em 3800Mhz estáveis, estava bastante satisfeito; mas pensei: vamos continuar a brincadeira para ver o limite... e fui surpreendido muito positivamente.

aumentei um pouquinho a frequência e o Inf e tudo se manteve estável, mais um pouquinho... estável; e atualmente parei em 3933Mhz/1966mhz Inf - estáveis.

O mais curioso é que vi bastante relatos sobre a dificuldade enorme em estabilizar memórias acima de 3800Mhz por causa dos limites do Zen 3, mas aqui não precisei mudar quase nada em relação a 3800Mhz, a config se manteve 95% igual, e ainda consegui estabilidade muito fácil até essa frequência e com timmings bem baixos.

Não precisei aumentar voltagem da memória (1.44v), nem PLL (1.8), nem SOC(1.125v)... e continua 100% estável.

Fui fazer um teste rápido no Inf em 2000Mhz e 4000Mhz na memória e já obtive alguns poucos erros, provavelmente terei que fazer algum ajuste com mais calma, mas sinto que será possível com boa razoabilidade.

Estou extremamente satisfeito com esses Ryzen 5000, que avanço gigantesco em relação aos 3000, e olha considero estes muito bom.

4.7Ghz-4.85Ghz em jogos, 4.6-4.65Ghz em carga pesada e memórias com clock extremamente alto e timmings baixos... nada mal.

o CTR 2.0 deu Silver com o meu chip em três diagnósticos.

xqx2XTi.png
 
Última edição:
b550 Aorus Pro AC 1.0
5600x

Ontem tive 1h pra brincar, subi a bios para 13a beta, AGESA 1.2.0.0

Memórias 3800 cl16 frouxos, 57ns latência, IF 1900 - 100% estáveis, 0 WHEA.

Rodei o CTR 2.0 com tudo no automático, sugeriu 4.5Ghz, CPU Bronze, subi de 4054 pontos no Cinebench R20 pra 4480.

Acho que vai mais. Quando tiver mais tempo vou tentar afinar, mas dá pra ver ganhos perceptíveis com a mesma temperatura (60ºC máxima), FPS mínimo do benchmark do Horizon Zero Dawn foi de 52 para 67.
 
 
Falando em Memória Ram, depois que afinei meu OC no PBO + CO no R5 5600X e coloque as memórias em 3800Mhz estáveis, estava bastante satisfeito; mas pensei: vamos continuar a brincadeira para ver o limite... e fui surpreendido muito positivamente.

aumentei um pouquinho a frequência e o Inf e tudo se manteve estável, mais um pouquinho... estável; e atualmente parei em 3933Mhz/1966mhz Inf - estáveis.

O mais curioso é que vi bastante relatos sobre a dificuldade enorme em estabilizar memórias acima de 3800Mhz por causa dos limites do Zen 3, mas aqui não precisei mudar quase nada em relação a 3800Mhz, a config se manteve 95% igual, e ainda consegui estabilidade muito fácil até essa frequência e com timmings bem baixos.

Não precisei aumentar voltagem da memória (1.44v), nem PLL (1.8), nem SOC(1.125v)... e continua 100% estável.

Fui fazer um teste rápido no Inf em 2000Mhz e 4000Mhz na memória e já obtive alguns poucos erros, provavelmente terei que fazer algum ajuste com mais calma, mas sinto que será possível com boa razoabilidade.

Estou extremamente satisfeito com esses Ryzen 5000, que avanço gigantesco em relação aos 3000, e olha considero estes muito bom.

4.7Ghz-4.85Ghz em jogos, 4.6-4.65Ghz em carga pesada e memórias com clock extremamente alto e timmings baixos... nada mal.

o CTR 2.0 deu Silver com o meu chip em três diagnósticos.

xqx2XTi.png
2x8? Eu consigo if 2100 memórias a 4200mhz.... Agora 4x8 tá difícil estabilizar em 4000mhz... Pois pede 1.7 de voltagem... Pois somente sobe cl 16 ou abaixo... Qualquer valor que colocar acima de 16 não dá boot... Queria deixar cl 17 ou cl18 pra relaxar a voltagem... Quem numa agesa nova..
 
Falando em Memória Ram, depois que afinei meu OC no PBO + CO no R5 5600X e coloque as memórias em 3800Mhz estáveis, estava bastante satisfeito; mas pensei: vamos continuar a brincadeira para ver o limite... e fui surpreendido muito positivamente.

aumentei um pouquinho a frequência e o Inf e tudo se manteve estável, mais um pouquinho... estável; e atualmente parei em 3933Mhz/1966mhz Inf - estáveis.

O mais curioso é que vi bastante relatos sobre a dificuldade enorme em estabilizar memórias acima de 3800Mhz por causa dos limites do Zen 3, mas aqui não precisei mudar quase nada em relação a 3800Mhz, a config se manteve 95% igual, e ainda consegui estabilidade muito fácil até essa frequência e com timmings bem baixos.

Não precisei aumentar voltagem da memória (1.44v), nem PLL (1.8), nem SOC(1.125v)... e continua 100% estável.

Fui fazer um teste rápido no Inf em 2000Mhz e 4000Mhz na memória e já obtive alguns poucos erros, provavelmente terei que fazer algum ajuste com mais calma, mas sinto que será possível com boa razoabilidade.

Estou extremamente satisfeito com esses Ryzen 5000, que avanço gigantesco em relação aos 3000, e olha considero estes muito bom.

4.7Ghz-4.85Ghz em jogos, 4.6-4.65Ghz em carga pesada e memórias com clock extremamente alto e timmings baixos... nada mal.

o CTR 2.0 deu Silver com o meu chip em três diagnósticos.

xqx2XTi.png
Aqui eu nem testei a estabilidade ainda(foi só na curiosidade), o maior problema é que idle aumentou em quase 10W o consumo então resolvi deixar como estava antes até parar de usar a placa de picareta :haha:
 
Pronto chegou a minha aorus x570 ultra

To MUITO feliz com ela.

Tive um total de 0 problemas. Atualizei a bios sem CPU usando o q-flash.
Primeira vez que tenho uma mobo com bluetooth e wifi, não sabia a praticidade que estava perdendo kkkkkk

Rodei o Aida64 por 30 minutos sem nenhum problema, ou seja, realmente a minha TUF tava zuadassa... Com menos de 1:30 min de teste já dava hardware failure.
Sem falar a temp do chipset que chegava fácil em 80-85c... agora com a aorus não passou de 65

Infelizmente peguei birra da asus e não vou mais recomendar placa mãe deles, a não ser que seja as crosshair e rog pica da vida
 
Pessoal, uma dúvida com relação a Undervolt.
Eu tenho um R5 1600AF com uma GA AB350 DS3H V2 REV 1.1 + 2X8 GB MEMORIA ADATA XPG 3000 MHZ + FONTE CORSAIR CX 600 + RX 580

Monitorando pelo programa HW info, verifiquei que com o boost ligado e o VCORE em auto a placa estava mandando alguns picos de 1.4 no VCORE, e o processador tava esquentando muito em jogos como BFV, estava batendo 70°c fácil, com o coler padrão. E sim o cooler estava bem instalado eu conferi.

Fiz os seguintes procedimentos via BIOS: Desabilitei o Boost Automático, Coloquei o Vcore para 1.24 e Deixei a frequência travada em 3.6ghz. Que é como se fosse apenas os boost, até porque não tenho necessidade de um over no momento. Ahhh e realmente foi preciso colocar 1.24 no vcore, menos que isso ele desligava sozinho no teste de stress do AIDA 64. Só com esse processo eu já tinha conseguido baixar essa temperatura para uns 63°c, isso jogando o BFV.

Mas mesmo assim eu comprei o coller GAMAXX 400 V2 e agora o processador chega no máximo até 49°c jogando o BFV. Gostei dessa solução de refrigeração.

Lá no hw info diz que o processador está dissipando 57W mas o TDP dele é de 65, não manjo nada disso. Tb é uma dúvida que tenho.

A dúvida é que mesmo com o BOOST desligado e o processador travado em 3.6 ghz e o Vcore tb travado em 1,24 v . Estou verificando alguns picos de 1,26v e algumas frequências de até 4.25ghz. Isso deveria acontecer? Ou preciso me preocupar? Tipo como eu travei na bios ele não deveria ir somente até aquele limite imposto?

Alguém que manje do assunto pode me ajudar?
 
só uma coisa, se está de olho em comprar placa que pegue a próxima geração da AMD, n vai achar nenhuma. O rumor é que a próxima geração vai passar pra DDR5 e consequentemente, mudar o socket. depois da troca sim, volta a mesma situação que foi desde 2017: suporte por mtos anos. Mas agora, não me parece que vai ter nenhuma "próxima geração" no mesmo socket AM4.
Sobre placas mãe, se quer o mais atual, vá de placas B550 ou X570. Se pretende fazer OC, pegue placas com VRM mais parrudos: com mais fases e dissipadores. essas que citou ai parecem boas opções. Com relação ao processador, entre os dois que mencionou eu escolheria o 5900x. Nem sei te falar o quanto ele é melhor em performance, mas o 5800x tem fama de esquentar bastante.
to mto na duvida se dou o upgrade ou nao... pq se eu vender meu kit e comprar é um investimento de uns 1600 reais.... mas porra pra streamar esse processador deve ser melhor que o i9 com certeza, sei la muita duvida :|
Fps usa o cpu tbm e tal
 
Fala galera, bom dia!
To querendo trocar meu i9 9900k por um ryzen 9 5900x ou 5800x.
Acham a troca valida? Em vista que streamo e jogo fps profissionalmente...
E que placa mãe vocês indicariam? Eu já li muito sobre mas tem muitas indicações diversas, pensei em alguma rog strix ou tuf que já aceite a próxima geração devido a algum update de pc futuramente...

Quem puder me ajudar, agradeço! vlw
Eu não trocaria.

Em jogos, o 5800x/5900x deve dar pouco a mais que o 9900k, você ainda migraria pra uma plataforma que está no fim do ciclo de vida.
 
Pretendo pegar em breve um R5 5600x e possivelmente vou usar nele meu WC EVGA CLC120, será que dá conta em um overzinho? Ou vou ter que pegar um WC com 2 fans?
 
2x8? Eu consigo if 2100 memórias a 4200mhz.... Agora 4x8 tá difícil estabilizar em 4000mhz... Pois pede 1.7 de voltagem... Pois somente sobe cl 16 ou abaixo... Qualquer valor que colocar acima de 16 não dá boot... Queria deixar cl 17 ou cl18 pra relaxar a voltagem... Quem numa agesa nova..
Sim, é em 2x8. Você conseguiu if 2100 com 4200mhz na frequência, estáveis? Qual a latência no AIDA64? Teve que relaxar demais os timmings?
Vou te falar que vc deve ser a exceção da exceção, pessoal tem muita dificuldade acima de 3800Mhz/1900if, sendo que 4000Mhz/2000if seria o meta hard que é possível só em algumas maquinas com muita configuração e muito de acordo a qualidade dos componentes.
O meu resultado, em tese, é fora da curva também.

As memórias possuem um limite físico da sua própria construção, eu mesmo, não consigo usar CL14.
Só até 3466Mhz, e já faz muito tempo que usei. Isso não é apenas do perfil AGESA, mas também um limite do componente.
Agora para 4x8GB pode ser que falte alguma otimização ou tenha limitação física do chipset também.

Teria como você passar os seus timmings para 4200Mhz?

Seria ótimo uma referência.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui eu nem testei a estabilidade ainda(foi só na curiosidade), o maior problema é que idle aumentou em quase 10W o consumo então resolvi deixar como estava antes até parar de usar a placa de picareta :haha:

Consegui esse resultado aí em 20 min após descobrir a estabilidade para 3800Mhz, que é muito semelhante a 3733mhz estáveis que usava no Zen2.
No caso das B-Die, parece que é bem moleza conseguir esses resultados, principalmente quando você já sabe o que suas memórias gostam. (Timmings).

Agora vou começar a brincar em 4000Mhz e ver se terei algum ganho com o resultado final e estável.
 
2x8? Eu consigo if 2100 memórias a 4200mhz.... Agora 4x8 tá difícil estabilizar em 4000mhz... Pois pede 1.7 de voltagem... Pois somente sobe cl 16 ou abaixo... Qualquer valor que colocar acima de 16 não dá boot... Queria deixar cl 17 ou cl18 pra relaxar a voltagem... Quem numa agesa nova..
Só acredito com ibagens, ainda mais com série 3000, no overclockers inteiro não tem ninguém com 2100 IF estáveis, uma minúscula minoria consegue 2000, alias, acho que deve ter um ou dois que conseguiram IF 2000 com série 3000.
 
Só acredito com ibagens, ainda mais com série 3000, no overclockers inteiro não tem ninguém com 2100 IF estáveis, uma minúscula minoria consegue 2000, alias, acho que deve ter um ou dois que conseguiram IF 2000 com série 3000.
Ele é série 3000? Ah, também não acredito... acho que já é extremamente difícil nos Ryzen 5000, imagina 3000.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo