[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, vendo agora a pouco o site do adrena, tem a postagem de uma nova versão dos drivers de chipset da amd e é aqui minha dúvida.

Pra nós que já estamos com o driver de chipset instalado, quando sai uma versão nova, o que se faz? Remove a anterior, pra instalar a mais nova ou faz apenas a instalação da mais nova por cima da atual?

Só acredito com ibagens, ainda mais com série 3000, no overclockers inteiro não tem ninguém com 2100 IF estáveis, uma minúscula minoria consegue 2000, alias, acho que deve ter um ou dois que conseguiram IF 2000 com série 3000.
Não tá estável... Consigo subir até 4200mhz as memórias com 2 pentes... É série 5000 meu processador....

Não tá estável... Consigo subir até 4200mhz as memórias com 2 pentes... É série 5000 meu processador....

Mas você chegou a setar o IF em 2100mhz na bios?

Mas você chegou a setar o IF em 2100mhz na bios?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só acredito com ibagens, ainda mais com série 3000, no overclockers inteiro não tem ninguém com 2100 IF estáveis, uma minúscula minoria consegue 2000, alias, acho que deve ter um ou dois que conseguiram IF 2000 com série 3000.
Meu antigo 3700x pegava if 1933 foi o máximo que consegui 60nn de latência no Aida ele fazia

Pessoal, vendo agora a pouco o site do adrena, tem a postagem de uma nova versão dos drivers de chipset da amd e é aqui minha dúvida.

Pra nós que já estamos com o driver de chipset instalado, quando sai uma versão nova, o que se faz? Remove a anterior, pra instalar a mais nova ou faz apenas a instalação da mais nova por cima da atual?

Acredito que ele desinstale os drivers antigos para instalar o novo, não? Mas acho que não tem problema você remover os antigos, reiniciar e instalar os novos. Vou até fazer isso aqui.

Pessoal, uma dúvida com relação a Undervolt.
Eu tenho um R5 1600AF com uma GA AB350 DS3H V2 REV 1.1 + 2X8 GB MEMORIA ADATA XPG 3000 MHZ + FONTE CORSAIR CX 600 + RX 580

Monitorando pelo programa HW info, verifiquei que com o boost ligado e o VCORE em auto a placa estava mandando alguns picos de 1.4 no VCORE, e o processador tava esquentando muito em jogos como BFV, estava batendo 70°c fácil, com o coler padrão. E sim o cooler estava bem instalado eu conferi.

Fiz os seguintes procedimentos via BIOS: Desabilitei o Boost Automático, Coloquei o Vcore para 1.24 e Deixei a frequência travada em 3.6ghz. Que é como se fosse apenas os boost, até porque não tenho necessidade de um over no momento. Ahhh e realmente foi preciso colocar 1.24 no vcore, menos que isso ele desligava sozinho no teste de stress do AIDA 64. Só com esse processo eu já tinha conseguido baixar essa temperatura para uns 63°c, isso jogando o BFV.

Mas mesmo assim eu comprei o coller GAMAXX 400 V2 e agora o processador chega no máximo até 49°c jogando o BFV. Gostei dessa solução de refrigeração.

Lá no hw info diz que o processador está dissipando 57W mas o TDP dele é de 65, não manjo nada disso. Tb é uma dúvida que tenho.

A dúvida é que mesmo com o BOOST desligado e o processador travado em 3.6 ghz e o Vcore tb travado em 1,24 v . Estou verificando alguns picos de 1,26v e algumas frequências de até 4.25ghz. Isso deveria acontecer? Ou preciso me preocupar? Tipo como eu travei na bios ele não deveria ir somente até aquele limite imposto?

Alguém que manje do assunto pode me ajudar?
É estranho, tinha que ficar travado em 3.6 mesmo, o pico de 1.26v é normal.

Qto a esse clock de 4.25, acredito que seja erro de leitura, está muito acima da especificação do 1600.

Se a temperatura está dentro do aceitável, relaxa e vai jogar.

Eu instalei por cima mesmo. Sempre fiz isso com drivers de vídeo e nunca tive problemas.

Acredito que ele desinstale os drivers antigos para instalar o novo, não? Mas acho que não tem problema você remover os antigos, reiniciar e instalar os novos. Vou até fazer isso aqui.
Essa será a primeira vez que preciso atualizar drivers de chipset amd, não conhecia o procedimento nela, pois quando eu estava com intel, tanto faz se eu instalasse por cima ou removesse o antigo, a instalação do mais novo funcionava sem problemas.

Farei isso, removerei o antigo, reinicio e instalo o novo, espero que ele não dê nenhum bug, pois o atual está funcionando bem.

Essa será a primeira vez que preciso atualizar drivers de chipset amd, não conhecia o procedimento nela, pois quando eu estava com intel, tanto faz se eu instalasse por cima ou removesse o antigo, a instalação do mais novo funcionava sem problemas.

Farei isso, removerei o antigo, reinicio e instalo o novo, espero que ele não dê nenhum bug, pois o atual está funcionando bem.

Acabei de fazer esse procedimento aqui e tudo certo. Acho que não tem problema em instalar por cima, ele deve substituir os arquivos... Na nvidia que de vez em quando marco a opção "personalizada" e marco a caixinha lá embaixo para fazer uma instalação limpa, ai ele automaticamente desinstala o antigo e posteriormente instala a nova versão.

Acabei de fazer esse procedimento aqui e tudo certo. Acho que não tem problema em instalar por cima, ele deve substituir os arquivos... Na nvidia que de vez em quando marco a opção "personalizada" e marco a caixinha lá embaixo para fazer uma instalação limpa, ai ele automaticamente desinstala o antigo e posteriormente instala a nova versão.
Vou fazer igual vc, remover mesmo o antigo e instalar o mais novo, não vou arriscar, no momento o pc tá bem estável. Espero que dê tudo certo.

Vou fazer igual vc, remover mesmo o antigo e instalar o mais novo, não vou arriscar, no momento o pc tá bem estável. Espero que dê tudo certo.

Aqui no site da minha placa Asus, recomenda desinstalar o antigo.

AMD Chipset Driver V2.11.26.106 For Windows 10 64-bit.
NOTICE:
Due to the different structure for drivers, suggest you remove the old driver first before install this version driver.

Eu nem instalei ainda, sai de Intel tmb e não tinha muito isso de ficar mudando driver de chipset.

Aqui no site da minha placa Asus, recomenda desinstalar o antigo.

AMD Chipset Driver V2.11.26.106 For Windows 10 64-bit.
NOTICE:
Due to the different structure for drivers, suggest you remove the old driver first before install this version driver.

Eu nem instalei ainda, sai de Intel tmb e não tinha muito isso de ficar mudando driver de chipset.

No que a att do chipset poderia trazer de melhoria?
Também sai de intel para AMD e não manjo das atts de chipset

Driver pro Chipset instalado depois de remover o anterior e reiniciar. Notei que o consumo em idle diminuiu :)

A voltagem cai até 0,88 e o clock 3,3Ghz. Picos de 5Ghz podem ser vistos nos melhores cores.

No que a att do chipset poderia trazer de melhoria?
Também sai de intel para AMD e não manjo das atts de chipset
As melhorias estão no release note, cabe a vc escolher se atualiza ou não. O @McBacker diz que o consumo em idle diminuiu por isso eu acho que vale a pena fazer o update no meu caso.

As melhorias estão no release note, cabe a vc escolher se atualiza ou não. O @McBacker diz que o consumo em idle diminuiu por isso eu acho que vale a pena fazer o update no meu caso.
Atualizei aqui, esse negócio do consumo não adianta muito pra mim, deixo no clock fixo e desempenho máximo no windows

Atualizei aqui, esse negócio do consumo não adianta muito pra mim, deixo no clock fixo e desempenho máximo no windows

Eu também usei assim por um tempo com clock e voltagem fixos, mas não tem sentido. Desperdício de energia, desgaste da Mobo, Fonte e da própria CPU, mais calor gerado...

Eu também usei assim por um tempo com clock e voltagem fixos, mas não tem sentido. Desperdício de energia, desgaste da Mobo, Fonte e da própria CPU, mais calor gerado...

Pior que se deixar em automático as tensões ficam muito altas e o clock raramente pega 4100
Isso stock+pbo on

Apesar que não jogo o tempo inteiro, somente a noite.

Deixaria stock+pbo on e qual esquema de energia no windows?

Pior que se deixar em automático as tensões ficam muito altas e o clock raramente pega 4100
Isso stock+pbo on

Apesar que não jogo o tempo inteiro, somente a noite.

Deixaria stock+pbo on e qual esquema de energia no windows?

Aplica um offset negativo. Eu uso -0,09.

A diferença entre os perfis é muito sutil, mas notei menos 10W de consumo entre High Performance e Power Saver durante um determinado jogo.

Fui mexer agora pela primeira vez no PBO2 e cara que surpresa

No cinebench tava tendo score de 5400 do jeito que tava e as temps beiravam 90c

Agora com o PBO2 negativo e ajuste de 30 to pegando 6000 de score e as temps não passaram de 80c

bizarro, recomendo o vídeo do cara ai

Aplica um offset negativo. Eu uso -0,09.

A diferença entre os perfis é muito sutil, mas notei menos 10W de consumo entre High Performance e Power Saver durante um determinado jogo.

Acho que dá para usar o ryzen balanced também

Se eu setar o offset negativo ele vai ficar com a tensão fixa ou ainda vai variar?
E o LLC deixa em auto?

Acho que dá para usar o ryzen balanced também

Se eu setar o offset negativo ele vai ficar com a tensão fixa ou ainda vai variar?
E o LLC deixa em auto?

Vai oscilar conforme a demanda. Eu uso o LLC em 3.

Os perfis Ryzen * foram removidos já tem um tempo.

Vou testar aqui, é sempre bom economizar um pouco de energia e não torar o vrm da placa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Meu LLC ta em level 3, offset ta -100 que é o máximo que a mobo dá e ainda fica em vermelho

Edit: em 4200 fico com 1.22mv em fixo

auuRrHI.jpg

Última edição:
Saiu versão nova do Chipset ontem no site da AMD.

Vale a pena trocar um 3600X pelo 5600X, em maior parte voltado para jogos ?

Vale a pena trocar um 3600X pelo 5600X, em maior parte voltado para jogos ?
ao meu ver , SIMMM e muito..
vc provavelmente tem as "MINIMAS" abaixo dos 144hz do monitor.. Isso era o que me incomodava no 3800x.
hj é 170min , médias na casa de 200.

Users who are viewing this thread

Voltar