[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Uma diferença na temperatura ambiente poderia explicar isso. Aqui eu notei um menor consumo em idle. 👍🏻

Até cheguei a pensar nisso ontem, que foi um dia bem quente, mas hoje está 19 graus aqui em SP sendo que nos outros dias, chegou a bater mais de 30 graus hehehe. Mas as vezes mesmo fazendo 19 graus o meu quarto fica quente, demora pra trocar o calor, talvez seja isso. Coincidência ou não, percebi esses valores após ter formatado o PC e colocado o novo driver da AMD. Enfim, aproveitei também para atualizar a BIOS agora, vamos ver como o PC se comporta.

Até cheguei a pensar nisso ontem, que foi um dia bem quente, mas hoje está 19 graus aqui em SP sendo que nos outros dias, chegou a bater mais de 30 graus hehehe. Mas as vezes mesmo fazendo 19 graus o meu quarto fica quente, demora pra trocar o calor, talvez seja isso. Coincidência ou não, percebi esses valores após ter formatado o PC e colocado o novo driver da AMD. Enfim, aproveitei também para atualizar a BIOS agora, vamos ver como o PC se comporta.

Ta rodando com quais configs o seu 5800x? Fez under? Pbo2?

Ta rodando com quais configs o seu 5800x? Fez under? Pbo2?

Stock! Vou testar agora com PBO + CO, onde setei 125mhz e 12 ticks nos melhores núcleos e 18 nos demais.

Edit: Testei agora nessas configurações de pbo + co, minha temperatura se manteve ou abaixou cerca de 2 graus, e os clocks batem 4.96ghz em todos os nucleos jogando. Já cheguei a utilizar 200mhz no PBO também, pegando 5ghz e uns quebrados, mas nao vi muita vantagem. Meu single e multi no cpu-z aumentaram significavamente também. Vou testando mais durante a semana.

Última edição:
Essa parada do IF é um negócio bem esquisito.

To com dois 5800x aqui, eu estava usando umq ue fazia IF 1900 (que é o mínimo que se espera da série 5000, se não fizer nem isso ele é uma merda) mas não fazia IF 2000 nem com reza. Testei ele no CTR comc onfigs default + XMP e ele é silver.
Coloquei o outro, testei o CTR e tbm deu silver, mas ligeiramente melhor, beleza, já iria fazer o anúncio do outro e por desencardo fui colocar a RAM em 3800... não ia... fiquei louco, só faltava o CPU melhor não conseguir a merda o IF 1900. Fui no overclockers na página da placa mãe e lá tem uma galera que dependendo da BIOS não consegue fazer 1900 mas se vc subir pra 1933 ele vai... fudido por fudido fui tentar aqui... e o segundo faz 1933 e 1967 estáveis mas não faz 1900, loucura kkkk
Agora vou ter que retestar tudo do 0 só por desencargo de consciência, vai que o outro faz 1933 e 1967 tbm e isso muda algo nos testes...

Esse 5900x virou lenda né? Não vejo em lugar nenhum mais

To com dois 5800x aqui, eu estava usando umq ue fazia IF 1900 (que é o mínimo que se espera da série 5000, se não fizer nem isso ele é uma merda) mas não fazia IF 2000 nem com reza. Testei ele no CTR comc onfigs default + XMP e ele é silver.
Coloquei o outro, testei o CTR e tbm deu silver, mas ligeiramente melhor, beleza, já iria fazer o anúncio do outro e por desencardo fui colocar a RAM em 3800... não ia... fiquei louco, só faltava o CPU melhor não conseguir a merda o IF 1900. Fui no overclockers na página da placa mãe e lá tem uma galera que dependendo da BIOS não consegue fazer 1900 mas se vc subir pra 1933 ele vai... fudido por fudido fui tentar aqui... e o segundo faz 1933 e 1967 estáveis mas não faz 1900, loucura kkkk
Agora vou ter que retestar tudo do 0 só por desencargo de consciência, vai que o outro faz 1933 e 1967 tbm e isso muda algo nos testes...
Que viagem...kkkkkk

Faz 1967 mas 1900 não!?!?!?!?kkkkk

Tente colocar cl 15 ou 16 no primeiro timing... Aqui sobe cl 16 4200mhz mas não sobe cl 18 3800mhz... Tá uma loucura essas bios 🤣🤣🤣

Cara só rodar esse 1usmus_v3 de 9 minutos de duração não quer dizer mta coisa, tem que rodar HCI MemTest no mínimo 800% coverage, RAMTest no mínimo 4h e o TM5 Anta Extreme1, GSAT é bom tbm, TM5 com config Anta Extreme1 é mto mais confiável que essa forma que vc roda pra checar estabilidade de RAM.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E ainda tem um teste melhor ainda que recomendo rodar após passar em todos esses que citei, Prime95 Custom FFTs in-place 112k-112k com AVX desabilitado, checar por WHEA Errors no HWiNFO64, meu OC de RAM apresentou erros lá e tinha passado em todos esses que citei, a solução foi subir o VCCSA em 0.2250 (não sei qual o equivalente na BIOS do Ryzen).

E o vídeo do BFV que ficou de fazer?
desculpa mas MemTest, Ram test e HCI todos rodam por horas e falham miseralvelmente em achar erros que o TM5 acha em minutos ou segundos.

Que viagem...kkkkkk

Faz 1967 mas 1900 não!?!?!?!?kkkkk
aqui faz 2133 mas 1900 nem da boot kkkk acho q esse agesa 1.1.2.0 ai ta bugado no 1900

Galera uma dúvida....

Estou usando o CTR no meu 3700x, consegui criar o perfil e salvar ele, minha dúvida é a seguinte, como que faço o CTR iniciar junto com o Windows e já aplicar o perfil?

Valeu.

Cara só rodar esse 1usmus_v3 de 9 minutos de duração não quer dizer mta coisa, tem que rodar HCI MemTest no mínimo 800% coverage, RAMTest no mínimo 4h e o TM5 Anta Extreme1, GSAT é bom tbm, TM5 com config Anta Extreme1 é mto mais confiável que essa forma que vc roda pra checar estabilidade de RAM.

TM5 com a Config do 1usmus_v3 é simplesmente perfeito: confiável e rápido.

Se passar sem erros é estável.

E sempre foi assim desde a primeira geração; passou nele? Pode usar 24/7 sem problemas.
Deu erro nele? Eventualmente irá ter algum problema em algum aplicativo.

E essa apuração é oferecida em 10 min médios.

Última edição:
Galera uma dúvida....

Estou usando o CTR no meu 3700x, consegui criar o perfil e salvar ele, minha dúvida é a seguinte, como que faço o CTR iniciar junto com o Windows e já aplicar o perfil?

Valeu.
Não tem um “Autoload profile with Os” aí? Marca ele.

desculpa mas MemTest, Ram test e HCI todos rodam por horas e falham miseralvelmente em achar erros que o TM5 acha em minutos ou segundos.
TM5 com a Config do 1usmus_v3 é simplesmente perfeito: confiável e rápido.

Se passar sem erros é estável.

E sempre foi assim desde a primeira geração; passou nele? Pode usar 24/7 sem problemas.
Deu erro nele? Eventualmente irá ter algum problema em algum aplicativo.

E essa apuração é oferecida em 10 min médios.
Discordo pois eu já passei no TM5 e falhei nesses outros várias vezes tive que fazer reajustes, e a melhor config pra se usar no TM5 é o Anta Extreme1 e não essa aí

Fora que 9 minutos mal da tempo de esquentar os pentes e as vezes vc tem erro por temperatura, por isso é importante monitorar tbm temperatura dos pentes pelo HWiNFO64, mas nem todos pentes tem sensor.

Galera, tenho um R5 1600 ligado em uma Asus A320MK. Entretanto essa placa mãe só tem um conector 4 pinos pro processador. Isso pode ser um problema?

Esse r5 1600 era pra chegar com o boost a 3.6ghz, mas não passa de 3.4ghz de jeito nenhum (acho que estou tendo algumas quedas em games por conta disso). Será que tem a ver com isso? To querendo pegar uma B450 já com os 8 pinos e VRM melhor (já fico preparado pra um futuro up), porque to achando que pegar essa A320 pra esse processador foi furada... Minha fonte é uma CX450

Última edição:
Galera, tenho um R5 1600 ligado em uma Asus A320MK. Entretanto essa placa mãe só tem um conector 4 pinos pro processador. Isso pode ser um problema?

Esse r5 1600 era pra chegar com o boost a 3.6ghz, mas não passa de 3.4ghz de jeito nenhum. Será que tem a ver com isso? To querendo pegar uma B450 já com os 8 pinos e VRM melhor (já fico preparado pra um futuro up), porque to achando que pegar essa A320 pra esse processador foi furada...
Provavelmente seja mesmo a placa mãe limitando o processador. Esse conector de 4 pinos tem em um pc meu antigão com core 2 duo, faz tempo q não vejo uma placa mãe com conector 4 pinos para processador. Te recomendo a pegar uma gigabyte b450 DS3H, ela aguenta até um r7 5800x em stock se seu gabinete tiver uma boa ventilação.

Provavelmente seja mesmo a placa mãe limitando o processador. Esse conector de 4 pinos tem em um pc meu antigão com core 2 duo, faz tempo q não vejo uma placa mãe com conector 4 pinos para processador. Te recomendo a pegar uma gigabyte b450 DS3H, ela aguenta até um r7 5800x em stock se seu gabinete tiver uma boa ventilação.
Muito obrigado! Estava de olho em uma da MSI, a Pro m2, por conta da garantia de 3 anos.

Só mais uma dúvida: essa questão do processador estar sendo limitado por esse conector, pode afetar outras coisas como a GPU? No sentido de que se falta 'estrutura' pro processador trabalhar, ele acaba descendo o clock/uso e isso pode descer o clock/uso da gpu tambem, gerando travadas?

E ainda tem um teste melhor ainda que recomendo rodar após passar em todos esses que citei, Prime95 Custom FFTs in-place 112k-112k com AVX desabilitado, checar por WHEA Errors no HWiNFO64, meu OC de RAM apresentou erros lá e tinha passado em todos esses que citei, a solução foi subir o VCCSA em 0.2250 (não sei qual o equivalente na BIOS do Ryzen).

E o vídeo do BFV que ficou de fazer?
como te falei no post #50214 , ta sem base pra mim , nem fiz os ajustes de OC , pq ficou longe pra mim.
encomendei as Viper 4400@18. Não acredito que chegarei nos seus fps , mas deve chegar bem proximo... Eu nunca havia visto um 9900ks ter todo esse potencial. ( SIM , eu acho ele muito bom , mas com esses fps no BFV foi a 1x ).

4600mhz cpu
3533@16
gpu stock.

segue print de agora..
mapa = devastacao , BR , 32x32 , so jogo de infantaria , onde ta as treta intensa.
essa Min149 eh quando dá aquela camera de respawn... as minimas jogando foram na casa de 170-175.
DX11 FULL LOW + Qualidade e Filtragem de Texturas ULTRA ; Quantia de objetos ( ultima opcao ) ultra tbm.

como te falei no post #50214 , ta sem base pra mim , nem fiz os ajustes de OC , pq ficou longe pra mim.
encomendei as Viper 4400@18. Não acredito que chegarei nos seus fps , mas deve chegar bem proximo... Eu nunca havia visto um 9900ks ter todo esse potencial. ( SIM , eu acho ele muito bom , mas com esses fps no BFV foi a 1x ).

4600mhz cpu
3533@16
gpu stock.

segue print de agora..
mapa = devastacao , BR , 32x32 , so jogo de infantaria , onde ta as treta intensa.
essa Min149 eh quando dá aquela camera de respawn... as minimas jogando foram na casa de 170-175.
DX11 FULL LOW + Qualidade e Filtragem de Texturas ULTRA ; Quantia de objetos ( ultima opcao ) ultra tbm.
Entendi, meu amigo de 5800x e 3080 e memória B-Die tem menos FPS que eu no Warzone tbm, uso de GPU dele não fica 99% o tempo todo, as vezes rola uns gargalos (isso em 1440p com tudo no máximo) e aí ele tem menos FPS do que eu, aqui não rola isso. Por isso que falo, um Intel 9 ou 10 bem afinado com RAM e talz costuma ser melhor que Ryzen 5000 em alguns jogos mesmo.

Não tem um “Autoload profile with Os” aí? Marca ele.

Outra coisa que notei também é que quando clico em Tune, ele dá um aviso "Recommended to reduce voltage compensation" será que é porque deixei o LLC na Bios da minha Mobo que é gigabyte em Turbo?

Valeu.

Outra coisa que notei também é que quando clico em Tune, ele dá um aviso "Recommended to reduce voltage compensation" será que é porque deixei o LLC na Bios da minha Mobo que é gigabyte em Turbo?

Valeu.

É isso mesmo. E se desativar o LLC ele dá um aviso durante a fase de diagnóstico: "Recommended to increase the voltage compensation!". Aqui tive melhores resultados com o LLC ativo.

Alguém atualizou a placa mãe asus strix x570-e/f para a versão bios 3405?
Se sim, poderia dizer se teve alguma melhora, piora e afins?

É isso mesmo. E se desativar o LLC ele dá um aviso durante a fase de diagnóstico: "Recommended to increase the voltage compensation!". Aqui tive melhores resultados com o LLC ativo.

Show, vou realizar os testes, o que tá me deixando mais P da vida é ele não iniciar junto com o Windows.

Discordo pois eu já passei no TM5 e falhei nesses outros várias vezes tive que fazer reajustes, e a melhor config pra se usar no TM5 é o Anta Extreme1 e não essa aí

Fora que 9 minutos mal da tempo de esquentar os pentes e as vezes vc tem erro por temperatura, por isso é importante monitorar tbm temperatura dos pentes pelo HWiNFO64, mas nem todos pentes tem sensor.
Aqui não tive problemas e sempre usei ele com um 1700, 2700X, 3600 e agora o R5 5600X , mas deve-se ter a malicia de levar em consideração que o TM5 testa literalmente apenas a estabilidade da memória. Ele usa o processador durante o teste, mas não o coloca sobre carga pesada. Assim, ele é muito eficiente para testar a estabilidade da memória ram, mas não do sistema como um todo. (A Memória estressa sua temperatura semelhante a um teste em estresse).

Se seu sistema: Processador + Memória Ram precisar de SOC com 1.125v para estabilidade, por exemplo.
Você pode muito bem ter um teste sem erros no TM5 com SOC em 1.10v e depois tela azul ou desarme de CPU por está faltando sustentabilidade do SOC.

Por isso que geralmente faço overclock no meu sistema da seguinte forma:

Descubro o OC estável no CPU sem OC na Ram. (Uso Cinebench, Intel Burn, AIDA 64).
Descoberto... Retiro o OC do CPU e faço o da Ram usando o TM5 para descobrir se a Ram é estável até os erros sumirem.
TM5 me dando a Ram Estável, já sei que nos seus timmings e frequência não preciso modificar mais nada, após; coloco junto ao OC do processador e rodo um teste do AIDA 64 que já é o suficiente.
Se der tela azul ou desarmar, já sei que preciso aumentar o SOC ou fazer algum ajuste complementar.

Se o teste ficar 20 min sem erros no AIDA 64 como desarmes, tela azul, etc... Já tenho meu sistema absolutamente estável para qualquer coisa. (Sem Crash, sem nada, por meses e meses...)

No caso dos Ryzen 5000 e o PBO + CO, é bom fazer um testes específicos do núcleo por causa da carga leve e o boost para garantir.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar