[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Aqui não tive problemas e sempre usei ele com um 1700, 2700X, 3600 e agora o R5 5600X , mas deve-se ter a malicia de levar em consideração que o TM5 testa literalmente apenas a estabilidade da memória. Ele usa o processador durante o teste, mas não o coloca sobre carga pesada. Assim, ele é muito eficiente para testar a estabilidade da memória ram, mas não do sistema como um todo. (A Memória estressa sua temperatura semelhante a um teste em estresse).

Se seu sistema: Processador + Memória Ram precisar de SOC com 1.125v para estabilidade, por exemplo.
Você pode muito bem ter um teste sem erros no TM5 com SOC em 1.10v e depois tela azul ou desarme de CPU por está faltando sustentabilidade do SOC.

Por isso que geralmente faço overclock no meu sistema da seguinte forma:

Descubro o OC estável no CPU sem OC na Ram. (Uso Cinebench, Intel Burn, AIDA 64).
Descoberto... Retiro o OC do CPU e faço o da Ram usando o TM5 para descobrir se a Ram é estável até os erros sumirem.
TM5 me dando a Ram Estável, já sei que nos seus timmings e frequência não preciso modificar mais nada, após; coloco junto ao OC do processador e rodo um teste do AIDA 64 que já é o suficiente.
Se der tela azul ou desarmar, já sei que preciso aumentar o SOC ou fazer algum ajuste complementar.

Se o teste ficar 20 min sem erros no AIDA 64 como desarmes, tela azul, etc... Já tenho meu sistema absolutamente estável para qualquer coisa. (Sem Crash, sem nada, por meses e meses...)

No caso dos Ryzen 5000 e o PBO + CO, é bom fazer um testes específicos do núcleo por causa da carga leve e o boost para garantir.
Mas o jeito certo é esse mesmo, fazer OC na CPU separado, checar estabilidade e depois partir pra RAM, mas acontece que 1 teste apenas pra RAM não é suficiente, ainda mais esse que como disse mal aquece a RAM no seu limite durante 9 minutos, aposto que muita gente que se diz ''estável'' nesse teste falharia nesses que relatei.

Mas o jeito certo é esse mesmo, fazer OC na CPU separado, checar estabilidade e depois partir pra RAM, mas acontece que 1 teste apenas pra RAM não é suficiente, ainda mais esse que como disse mal aquece a RAM no seu limite durante 9 minutos, aposto que muita gente que se diz ''estável'' nesse teste falharia nesses que relatei.
Sim, isso é só pra demonstrar o quão rápido você pode acelerar um processo de checagem de estabilidade com os meios apropriados e informação adequada.

No caso do TM5, gosto de usar pelo menos duas vezes para ter 100% de certeza, mas uma vez é o bastante no caso dele. É só por ceticismo mesmo.

Na verdade, até o 2700X usava o HCI para confirmar o TM5, depois descobri que os resultados eram sempre compatíveis.

Alem disso, o aquecimento do TM5 é o suficiente para determinar a estabilidade.
Nenhum aplicativo em uso comum estressou como, então nos demais cenários de uso do dia a dia é tranquilo.

Enfim, fica minha dica aos usuários.

Muito obrigado! Estava de olho em uma da MSI, a Pro m2, por conta da garantia de 3 anos.

Só mais uma dúvida: essa questão do processador estar sendo limitado por esse conector, pode afetar outras coisas como a GPU? No sentido de que se falta 'estrutura' pro processador trabalhar, ele acaba descendo o clock/uso e isso pode descer o clock/uso da gpu tambem, gerando travadas?
Se o processador não funciona bem, não dá 100% do desempenho, é muito fraco(não é seu caso), gera um gargalo de processador. A placa de vídeo só gargala quando você coloca um processador q empurre ela 100%, ex: i7 10700K com uma GTX 1650, vai dar gargalo de FPS se você colocar tudo no ultra, mas é bem mais fácil de contornar, só diminuir os gráficos do jogo. Quando o processador gargala você vê o jogo travando ou dando FPS muito baixo, infelizmente não é possível contornar sem ser trocando o processador ou no seu caso, a placa mãe.

Sim, isso é só pra demonstrar o quão rápido você pode acelerar um processo de checagem de estabilidade com os meios apropriados e informação adequada.

No caso do TM5, gosto de usar pelo menos duas vezes para ter 100% de certeza, mas uma vez é o bastante no caso dele. É só por ceticismo mesmo.

Na verdade, até o 2700X usava o HCI para confirmar o TM5, depois descobri que os resultados eram sempre compatíveis.

Alem disso, o aquecimento do TM5 é o suficiente para determinar a estabilidade.
Nenhum aplicativo em uso comum estressou como, então nos demais cenários de uso do dia a dia é tranquilo.

Enfim, fica minha dica aos usuários.
Só lembrando que quando vc joga o calor da placa de vídeo sobe e esquenta as memórias até mais que estressando que só aquece um pouco a CPU, a RAM e nada da GPU, nos meus testes com TM5 Anta Extreme1 minha temperatura de pico que se estabilizava na RAM era em cerca de 15 minutos em estresse e muitas vezes eu passava os 3 ciclos e falhava em outros como o RAMTest ou HCI, por isso prefiro usar esses que relatei pois só o TM5 em Anta Extreme1 não era confiável (que durava 1h30min), então jamais usaria apenas esse aí de 9 minutos, mas enfim, cada um faz o que quiser, só dei uma dica e acho que não é suficiente por experiência própria. Quem não usa fan pra memórias dependendo pode falhar em certas temperaturas tbm, num dia muito quente e jogando com a placa de vídeo aquecendo mais ainda, etc.

Saiu 3405 oficial na Asus x570 PLUS /BR
Alguém já testou? D:

Só lembrando que quando vc joga o calor da placa de vídeo sobe e esquenta as memórias até mais que estressando que só aquece um pouco a CPU, a RAM e nada da GPU, nos meus testes com TM5 Anta Extreme1 minha temperatura de pico que se estabilizava na RAM era em cerca de 15 minutos em estresse e muitas vezes eu passava os 3 ciclos e falhava em outros como o RAMTest ou HCI, por isso prefiro usar esses que relatei pois só o TM5 em Anta Extreme1 não era confiável (que durava 1h30min), então jamais usaria apenas esse aí de 9 minutos, mas enfim, cada um faz o que quiser, só dei uma dica e acho que não é suficiente por experiência própria. Quem não usa fan pra memórias dependendo pode falhar em certas temperaturas tbm, num dia muito quente e jogando com a placa de vídeo aquecendo mais ainda, etc.
Aqui o TM5 aquece mais do que quando estou jogando, isso porque ele realmente estressa muito mais que em jogo, por exemplo.
Minha memória chega em 50/51°C em estresse no TM5; jogando é 40/42°, em carga pesada 45/47° em média.

Enfim, aqui o TM5 se mostrou mais que suficiente para estabilidade de Memória Ram, mas é como você mesmo falou; cada um adota um critério.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Saiu 3405 oficial na Asus x570 PLUS /BR
Alguém já testou? D:
Testei, pra mim se mostrou idêntico a BIOS anterior que já funcionava muito bem pra mim tanto OC em CPU como em Ram.

Por falar nisso, meu avanço na frequência da ram de 3800Mhz para 3933Mhz melhorou o rendimento do sistema um pouco:

3800Mhz / Inf 1900Mhz:
YcimDHD.png

3933Mhz / Inf 1966Mhz:

uBJ5an1.png

U71WyPY.jpg

Agora não estou conseguindo estabilizar 4000Mhz sem tocar nos Timmings primários de 3933Mhz ou sem mexer nas voltagens.

Se eu tiver que deixar os timmings principais mais largos, ou aumentar a voltagem da Ram para tal, não sei se valerá a pena visto que praticamente encontrei o limite da latência em 3933Mhz. Enfim, vou continuar o trabalho mais um pouco e ver se terá diferença ainda maior.

Última edição:
Discordo pois eu já passei no TM5 e falhei nesses outros várias vezes tive que fazer reajustes, e a melhor config pra se usar no TM5 é o Anta Extreme1 e não essa aí

Fora que 9 minutos mal da tempo de esquentar os pentes e as vezes vc tem erro por temperatura, por isso é importante monitorar tbm temperatura dos pentes pelo HWiNFO64, mas nem todos pentes tem sensor.
falácia... memtest do Dram calculator nao pega erro nenhum. Anyway, sequer uso essas memórias em meu dia a dia.... aqui é 2x 16GB

Se o processador não funciona bem, não dá 100% do desempenho, é muito fraco(não é seu caso), gera um gargalo de processador. A placa de vídeo só gargala quando você coloca um processador q empurre ela 100%, ex: i7 10700K com uma GTX 1650, vai dar gargalo de FPS se você colocar tudo no ultra, mas é bem mais fácil de contornar, só diminuir os gráficos do jogo. Quando o processador gargala você vê o jogo travando ou dando FPS muito baixo, infelizmente não é possível contornar sem ser trocando o processador ou no seu caso, a placa mãe.
Entendo. Só fiquei na dúvida se essa parada da placa mae poderia realmente afetar o desempenho ao ponto de gerar uma queda brusca, no caso pra 0% de gpu. Nunca vi isso, mas talvez seja um conjunto de fatores aí.. obrigado!

Galera me tira uma dúvida.

A garantia dos Ryzen 5000 é somente um ano com a loja da compra ou tem garantia extendida tbm direto com a AMD?

falácia... memtest do Dram calculator nao pega erro nenhum. Anyway, sequer uso essas memórias em meu dia a dia.... aqui é 2x 16GB
Não é falácia amigo é experiência própria, eu já tive vários OCs de RAM que passaram no TM5 (Extreme Anta1 e não esse aí de 9 min que nem se compara) e não passaram depois nesses outros, eu tenho certa experiência com isso já. Os 4 melhores: TM5 Anta777 Extreme1, HCI MemTest, RAMTest Karhu e GSAT, passou nesses 4 tá estável, por fim o Prime95 com FFTs 112k que falei. As vezes o erro não acontece instantaneamente, já tive erros com mais de 2h rodando o HCI por exemplo e não era temperatura nem nada.

Me ajudem a resolver um problema de 1º mundo.

Atualmente eu tenho um Ryzen 3 3100 + GTX 1660 Super e estou muito feliz com essa dupla.

Mas ontem consegui boletar um Ryzen 5 2600 na Terabyte por R$ 599.

Minha dúvida agora é se vale a pena esse upgrade.
Utilizo o PC pra jogar e renderizar vídeos no Davinci Resolve.

Pelo que eu pesquisei o 2600 seria muito mais rápido nas renderizações mas perderia um pouco nos jogos.

Normalmente eu fico feliz com 60FPS nos jogos, então estou considerando fortemente essa mudança.

Aqui o TM5 aquece mais do que quando estou jogando, isso porque ele realmente estressa muito mais que em jogo, por exemplo.
Minha memória chega em 50/51°C em estresse no TM5; jogando é 40/42°, em carga pesada 45/47° em média.

Enfim, aqui o TM5 se mostrou mais que suficiente para estabilidade de Memória Ram, mas é como você mesmo falou; cada um adota um critério.

Testei, pra mim se mostrou idêntico a BIOS anterior que já funcionava muito bem pra mim tanto OC em CPU como em Ram. (O teste em 3933Mhz já é na BIOS nova).

Por falar nisso, meu avanço na frequência da ram de 3800Mhz para 3933Mhz melhorou o rendimento do sistema um pouco:

3800Mhz / Inf 1900Mhz:
YcimDHD.png

3933Mhz / Inf 1966Mhz:

uBJ5an1.png

U71WyPY.jpg

Agora não estou conseguindo estabilizar 4000Mhz sem tocar nos Timmings primários de 3933Mhz ou sem mexer nas voltagens.

Se eu tiver que deixar os timmings principais mais largos, ou aumentar a voltagem da Ram para tal, não sei se valerá a pena visto que praticamente encontrei o limite da latência em 3933Mhz. Enfim, vou continuar o trabalho mais um pouco e ver se terá diferença ainda maior.
tREFI nos Ryzen vai até quanto? Achei o seu bem baixo, não tentou colocar no máximo?

Sua RAM esquentaria bem mais se vc deixasse sua config no TM5 pra correr mais do que 3 ciclos, 9 minutos não esquenta o suficiente, aqui jogando jogos que fazem uso alto de RAM e tendem a usar mta CPU (como Warzone ou BFV) + o calor da GPU esquenta uns 2 graus a mais que o TM5 rodando sozinho.

'' When using usmus .cfg you want to change to 25 cycles. Takes like 3 hours. The default 3 cycles not near long enough ''

Última edição:
tREFI nos Ryzen vai até quanto? Achei o seu bem baixo, não tentou colocar no máximo?

Sua RAM esquentaria bem mais se vc deixasse sua config no TM5 pra correr mais do que 3 ciclos, 9 minutos não esquenta o suficiente, aqui jogando jogos que fazem uso alto de RAM e tendem a usar mta CPU (como Warzone ou BFV) + o calor da GPU esquenta uns 2 graus a mais que o TM5 rodando sozinho.

'' When using usmus .cfg you want to change to 25 cycles. Takes like 3 hours. The default 3 cycles not near long enough ''

Pior que não, eu comprei esse Kit de Memória bem no início quando comprei o R7 1700.
Já rodei tudo quanto é tipo de teste no início... ( Ryzen era complicado, memória era complicado... Só veio melhorar muito dos 3000 para cá; e a temperatura máxima que fiz desde então nós vários teste foi 50/51°C.

Em cenário normal sempre é mais baixo.

Com tempo e com o conteúdo da comunidade crescendo, e adquirindo experiência mais experiência da plataforma, percebi que apenas o TM5 era o bastante para avaliar a estabilidade da RAM em si.

O autor faz essa indicação, mas nem acho que é necessário.

Hoje, qualquer config que faço e passo pelo TM5 consigo jogar por meses sem qualquer instabilidade, mas claro... Desde que os demais componente estejam estáveis também.

Meu Gabinete é bem grande e super ventilado, boa refrigeração... GPU nunca interferiu aqui.

Em relação ao tREFI, essa Imagem aí foi a primeira Config estável que consegui, mas ainda estou ajustando os Timming, fazendo alguns aprimoramentos... Ainda não é a configuração final da frequência, mas como estou analisando 4000Mhz ainda, só vou começar a afinar mais a fundo mesmo quando descobrir a frequência que vou afinar de verdade.

Última edição:
Me ajudem a resolver um problema de 1º mundo.

Atualmente eu tenho um Ryzen 3 3100 + GTX 1660 Super e estou muito feliz com essa dupla.

Mas ontem consegui boletar um Ryzen 5 2600 na Terabyte por R$ 599.

Minha dúvida agora é se vale a pena esse upgrade.
Utilizo o PC pra jogar e renderizar vídeos no Davinci Resolve.

Pelo que eu pesquisei o 2600 seria muito mais rápido nas renderizações mas perderia um pouco nos jogos.

Normalmente eu fico feliz com 60FPS nos jogos, então estou considerando fortemente essa mudança.
Pra render vai melhorar sim, belo preço nesse 2600.

O 2600 vai levar de boa sua 1660.

Pensando em render eu trocaria, o 3100 vc vende fácil e quase paga o custo do 2600.

Pior que não, eu comprei esse Kit de Memória bem no início quando comprei o R7 1700.
Já rodei tudo quanto é tipo de teste no início... ( Ryzen era complicado, memória era complicado... Só veio melhorar muito dos 3000 para cá; e a temperatura máxima que fiz desde então nós vários teste foi 50/51°C.

Em cenário normal sempre é mais baixo.

Com tempo e com o conteúdo da comunidade crescendo, e adquirindo experiência mais experiência da plataforma, percebi que apenas o TM5 era o bastante para avaliar a estabilidade da RAM em si.

O autor faz essa indicação, mas nem acho que é necessário.

Hoje, qualquer config que faço e passo pelo TM5 consigo jogar por meses sem qualquer instabilidade, mas claro... Desde que os demais componente estejam estáveis também.

Meu Gabinete é bem grande e super ventilado, boa refrigeração... GPU nunca interferiu aqui.

Em relação ao tREFI, essa Imagem aí foi a primeira Config estável que consegui, mas ainda estou ajustando os Timming, fazendo alguns aprimoramentos... Ainda não é a configuração final da frequência, mas como estou analisando 4000Mhz ainda, só vou começar a afinar mais a fundo mesmo quando descobrir a frequência que vou afinar de verdade.
Eu consigo jogar sem nenhum problema tbm a 4600Mhz CL16 porém não é um OC que passa sem erros pelo TM5 (Anta777 Extreme1), as vezes vc joga gerando erros mínimos que não são o suficiente pra crashar o jogo ou dar tela azul e até mesmo passa nesses 9 minutos de TM5 com essa config que vc usa, por isso eu gosto de buscar estabilidade em tudo em testes mais profundos. Agora engraçado sua GPU não impactar na temperatura da sua RAM, pois ela fica bem próxima das RAM e o ar quente tende a subir e mesmo com fans frontais vc sente o calor em cima dela próximo as RAMs.

Eu consigo jogar sem nenhum problema tbm a 4600Mhz CL16 porém não é um OC que passa sem erros pelo TM5 (Anta777 Extreme1), as vezes vc joga gerando erros mínimos que não são o suficiente pra crashar o jogo ou dar tela azul e até mesmo passa nesses 9 minutos de TM5 com essa config que vc usa, por isso eu gosto de buscar estabilidade em tudo em testes mais profundos. Agora engraçado sua GPU não impactar na temperatura da sua RAM, pois ela fica bem próxima das RAM e o ar quente tende a subir e mesmo com fans frontais vc sente o calor em cima dela próximo as RAMs.

Será que não é porque você usa Intel? Inicialmente, ele é um app pensando na plataforma com os Ryzen, mas também não sei se isso é um fator para prejudicar sua avaliação por aí. Aqui se eu tentar qualquer overclock que dá erro no TM5, eventualmente me dará algum problema em algum aplicativo. (Não tem segredo - sempre acontece).

Quando passa no TM5 o overclock, realmente fica estável em qualquer aplicação (Jogo, Render, Stream, etc...), mas claro, o SOC precisa ser estável, a CPU precisa ser estável, entre outros fatores que hoje já consigo lidar bem.

Foi como eu te disse, não adianta nada ter a Ram estável e o CPU desarma por falta de voltagem, ou até mesmo o SOC, entre outros... ( O usuário inicial geralmente confundi as avaliações por Isso).

E quanto a temperatura, talvez a temperatura da GPU afete levemente, mas como o meu Gabinete tem boa circulação e em qualquer cenário a temperatura fica menor que no TM5, isso realmente não é um problema aqui.

Enfim, talvez o TM5 do usmus não cai bem por aí (Mas não posso dizer algo porque já não uso processador Intel há algum tempo e não tenho tanta experiência na plataforma mais), mas nos Ryzen recomendo demais.

No fim, talvez seja mais útil continuar no seu método mesmo já que serve bem, mas super recomendo para os usuários do Ryzen o TM5, ele é uma excelente avaliação de Ram em tempo ágil.

O do Dram Calculator é péssimo mesmo.

Última edição:
Chipmaker Xilinx diz que crise no fornecimento de automóveis vai além de semicondutores
A escassez de outros insumos também gera incerteza para perspectivas otimistas de crescimento em 2021

Matéria completa no link:

A fabricante de chips norte-americana Xilinx alertou que a crise de oferta que afeta a indústria automobilística não será resolvida rapidamente, dizendo que os problemas vão além da fabricação de semicondutores para o fornecimento de outros materiais e componentes.

Victor Peng, presidente e CEO da Xilinx, disse à Nikkei Asia em uma entrevista que esperava que uma séria escassez não se prolongasse, mas apontou para restrições em outras partes da cadeia de suprimentos.

"[Não] são apenas wafers nas fundições. Substratos de embalagem com chip também são um desafio. Está [também] chegando ao ponto que outros tipos de componentes discretos são um desafio", disse Peng. Xilinx é um fornecedor chave para muitas montadoras, incluindo Subaru e Daimler.

Peng disse esperar que a escassez não dure o ano todo
e que a Xilinx está fazendo o melhor para atender às necessidades dos clientes.

A produção de chips envolve uma longa cadeia de suprimentos - desde o projeto e fabricação, passando pelo empacotamento e teste, até o envio para uso na montagem do carro.

Embora a indústria tenha reconhecido a escassez de chips, outros gargalos estão surgindo.

Materiais de substrato, como o filme de construção de ajinomoto, conhecido como ABF, também são escassos. Eles são essenciais para o empacotamento de chips de alta tecnologia usados em carros, servidores e estações base.

Os prazos de entrega para substratos ABF aumentaram para mais de 30 semanas, de acordo com várias fontes da indústria familiarizadas com a situação.

"Chips usados para inteligência artificial e conectividade 5G consomem muito ABF, e a demanda nessas áreas já é muito forte. A recuperação da demanda por chips automotivos apenas torna o fornecimento de ABF ainda mais restrito", uma fonte de nível executivo no cadeia de suprimentos de chips disse ao Nikkei Ásia. "Os fornecedores da ABF já estão expandindo suas capacidades, mas ainda não conseguem acompanhar a demanda."

Como o maior desenvolvedor mundial de chips de array programável em campo, ou FPGA, as soluções de chip da Xilinx são a chave para futuros carros conectados e autônomos e sistemas avançados de assistência à direção. Seus chips programáveis também são amplamente utilizados em satélites, design de chips, aeroespacial, servidores de data center, estações base 4G e 5G, bem como computação de inteligência artificial e caças F-35 avançados.

Todos os chips avançados da Xilinx são feitos pela TSMC, a maior fabricante de chips contratada do mundo, Peng disse ao Nikkei Asia. Sua empresa ficaria com a fabricante de chips taiwanesa para a produção de chips enquanto a TSMC permanecer a líder da indústria, disse ele.

Peng disse que a indústria geral de semicondutores provavelmente terá um crescimento melhor em 2021 do que em 2020, mas o ressurgimento do COVID-19 e a escassez de componentes estão gerando incertezas para as perspectivas gerais.

A Xilinx está sendo adquirida pela Advanced Micro Devices, fornecedora de chips de microprocessador de computador dos Estados Unidos, em um negócio de US $ 35 bilhões anunciado em outubro. A AMD disse recentemente que o negócio deve ser concluído no final deste ano.

Reporta isso aqui:

Depois de reiniciar o PC duas vezes, agora ele tá carregando junto com o Windows. Bom menos mal, ele informou que o meu 3700x é um Silver, e colocou 4175Mhz em um CCX e 4150 em outro.

Pelos testes que fiz no Cinebench deu 4990 pontos e no CPU-Z o Single Thread ficou em 509. Acho que está bom.

Não é falácia amigo é experiência própria, eu já tive vários OCs de RAM que passaram no TM5 (Extreme Anta1 e não esse aí de 9 min que nem se compara) e não passaram depois nesses outros, eu tenho certa experiência com isso já. Os 4 melhores: TM5 Anta777 Extreme1, HCI MemTest, RAMTest Karhu e GSAT, passou nesses 4 tá estável, por fim o Prime95 com FFTs 112k que falei. As vezes o erro não acontece instantaneamente, já tive erros com mais de 2h rodando o HCI por exemplo e não era temperatura nem nada.
Ahh intel é assim mesmo hj está estável amanha nao está mais, se bobear da erro até se rodar em stock. Por isso fugi da marca desde os Sandy Bridge e não olhei mais para trás. Os chips da RAM esquentam praticamente instantaneamente com o inicio do teste, existem variacoes dos tipos de testes no TM5 que esquentam mais e outras menos, o dissipador em si nao demora nem 1 minuto para atingir o equilibrio termico tb, a nao ser que seja uma OCZ ou XPG antiga com heat pipe e dissipador rs... Mas concordo sim, 3 ciclos nao sao suficientes para um PC de render, geralmente rodo com 9 ciclos, mas 3 ciclos ja conseguem dar uma ideia monstruosa de quanto está proximo da estabilidade ou nao.

Mesma coisa com o CPU, Y-Cruncher pega em 15 minutos erros que PRime e AIDA falham em detectar rodando por horas

Será que não é porque você usa Intel? Inicialmente, ele é um app pensando na plataforma com os Ryzen, mas também não sei se isso é um fator para prejudicar sua avaliação por aí. Aqui se eu tentar qualquer overclock que dá erro no TM5, eventualmente me dará algum problema em algum aplicativo. (Não tem segredo - sempre acontece).
Mas o que tem a ver ser Intel com isso que eu falei? O TM5 é usado pra ambas plataformas, e cada pessoa usa sua config, nos meus testes e a mais recomendada pela galera do OCnet no tópico de OC de RAM e a que mais pesa é a Anta777 Extreme1 que em 3 ciclos dura aqui em média 1h30min pra completar. Dei um exemplo que eu consigo jogar sem problema nenhum a 4600Mhz@CL16 mas não passa no TM5 (Anta777 Extreme1) mas jogo sem dar nenhum problema, mesmo sabendo que gera erros mínimos, o que eu quis dizer é que talvez vc pode achar que esteja estável por rodar esse usmus de 3 ciclos em 9 minutos, mas se rodar outro preset no TM5 ou até mesmo o mesmo usmus mas com mais tempo vc possa eventualmente vir a ter erros, pois já aconteceu de eu estar estável no TM5 e ter erros nos outros citados.
Ahh intel é assim mesmo hj está estável amanha nao está mais, se bobear da erro até se rodar em stock. Por isso fugi da marca desde os Sandy Bridge e não olhei mais para trás. Os chips da RAM esquentam praticamente instantaneamente com o inicio do teste, existem variacoes dos tipos de testes no TM5 que esquentam mais e outras menos, o dissipador em si nao demora nem 1 minuto para atingir o equilibrio termico tb, a nao ser que seja uma OCZ ou XPG antiga com heat pipe e dissipador rs... Mas concordo sim, 3 ciclos nao sao suficientes para um PC de render, geralmente rodo com 9 ciclos, mas 3 ciclos ja conseguem dar uma ideia monstruosa de quanto está proximo da estabilidade ou nao.

Mesma coisa com o CPU, Y-Cruncher pega em 15 minutos erros que PRime e AIDA falham em detectar rodando por horas
Nada a ver, que eu saiba sempre foi AMD que foi complicado com suas BIOS e OC de RAM desde o de primeira geração e conforme falei aqui meus pentes só atingem temp máxima e mantém após uns 15 minutos rodando, não é instantâneo vai subindo bem devagar.

Enfim, acho que o assunto já rendeu demais, só queria falar que eu não confio estabilidade 100% só por passar nesse usmus de 9 minutos e provavelmente se for um OC próximo do limite que passasse nesse, iria falhar no TM5 Anta777 Extreme1 e nos outros citados.

Mas o que tem a ver ser Intel com isso que eu falei? O TM5 é usado pra ambas plataformas, e cada pessoa usa sua config, nos meus testes e a mais recomendada pela galera do OCnet no tópico de OC de RAM e a que mais pesa é a Anta777 Extreme1 que em 3 ciclos dura aqui em média 1h30min pra completar. Dei um exemplo que eu consigo jogar sem problema nenhum a 4600Mhz@CL16 mas não passa no TM5 (Anta777 Extreme1) mas jogo sem dar nenhum problema, mesmo sabendo que gera erros mínimos, o que eu quis dizer é que talvez vc pode achar que esteja estável por rodar esse usmus de 3 ciclos em 9 minutos, mas se rodar outro preset no TM5 ou até mesmo o mesmo usmus mas com mais tempo vc possa eventualmente vir a ter erros, pois já aconteceu de eu estar estável no TM5 e ter erros nos outros citados.

Nada a ver, que eu saiba sempre foi AMD que foi complicado com suas BIOS e OC de RAM desde o de primeira geração e conforme falei aqui meus pentes só atingem temp máxima e mantém após uns 15 minutos rodando, não é instantâneo vai subindo bem devagar.

Enfim, acho que o assunto já rendeu demais, só queria falar que eu não confio estabilidade 100% só por passar nesse usmus de 9 minutos e provavelmente se for um OC próximo do limite que passasse nesse, iria falhar no TM5 Anta777 Extreme1 e nos outros citados.
Eu não sei, o que estou comentando é que sempre usei o TM5 com o perfil do usmus e foi confiável para verificar a estabilidade nos Ryzen, e você comentando que não, não é confiável aí.

Essa questão de temperatura de Memória Ram e sistema já comentei aqui em mais de um post: Meu uso comum que uso por horas não estressa mais que 9/10 min de TM5 com perfil usmus.

Então te pergunto: Como algo pode funcionar aqui, e não aí?

Única diferença que eu vejo entre a gente é que vc usa processador Intel e eu um Ryzen, mas como eu disse no post anterior, não sei se é motivo para tal diferença.

Ontem mesmo joguei por horas na madruga CP2077 e Warzone e ainda renderizei um trabalho a tarde...

Mas enfim, sinceramente? Cada uma faz o que quer.
Aqui o TM5 é confiável e sempre foi, não preciso usar outro software para ver a estabilidade de RAM ( preciso para outros componentes) e todo mundo entendeu isso, assim como vc disse que não acha confiável e todo mundo entendeu seu ponto também.

Tá ótimo, cada um faz o que quer. Cansado dessa conversa também que não me agrega nada. Vamos deixar os usuários fazer suas avaliações.

Minha dica foi dada, segue quem quer.

Última edição:
Eu não sei, o que estou comentando é que sempre usei o TM5 e foi confiável para verificar a estabilidade nos Ryzen, e você comentando que não, não é confiável aí.

Então eu te pergunto: Como algo pode funcionar aqui, e não aí?

Única diferença que eu vejo entre a gente é que uso processador Intel e vc um Ryzen, mas como eu disse, não sei se é motivo para tal diferença, mas mesmo vc agora tá falando que não é...

Mas enfim, sinceramente? Cada uma faz o que quer.
Aqui o TM5 é confiável e sempre foi, não preciso usar outro software para ver a estabilidade de RAM e todo mundo entendeu isso, assim como vc disse que não acha confiável.

Tá ótimo, cada um faz o que quer. Cansado dessa conversa também.

Minha dica foi dada, segue quem quer.
Amigo eu não estou não recomendando o TM5, vc não entendeu, o que eu não recomendo é usar o TM5 com a config do usmus que vc usa, o TM5 é o aplicativo e o que difere são as configs usadas e conforme falei o Anta777 Extreme1 é muito melhor que o usmus de 9 minutos, a não ser que vc altere a quantidade de ciclos, somente isso.

Amigo eu não estou não recomendando o TM5, vc não entendeu, o que eu não recomendo é usar o TM5 com a config do usmus que vc usa, o TM5 é o aplicativo e o que difere são as configs usadas e conforme falei o Anta777 Extreme1 é muito melhor que o usmus de 9 minutos, a não ser que vc altere a quantidade de ciclos, somente isso.

Como disse... Passou no TM5 do Usmus, passou em 20 min de Aida 64... Passou no CTR 2.0, Passou no Prime com troca de Núcleo...

Está ótimo, aqui sempre foi o bastante para saber se é estável ou não.

Joguei CP 2077 e Warzone ontem umas 4 horas seguida na madruga, renderizei Projeto a tarde...
Joguei durante a semana e renderizei outros projetos...

0 Problemas - Estável.

Meu uso só confirmou o que eu visualizei.

Sinceramente, não vou recomendar um teste ( que até pode ser efetivo), sendo que tem um mais rápido que se mostrou efetivo tbm.

Como falei, deixa os usuários fazerem suas avaliações.
Nossas sugestões foram dadas.

Última edição:
Como disse... Passou no TM5 do Usmus, passou em 20 min de Aida 64... Passou no CTR 2.0, Passou no Prime com troca de Núcleo...

Está ótimo, aqui sempre foi o bastante para saber se é estável ou não.

Joguei CP 2077 e Warzone ontem umas 4 horas seguida na madruga, renderizei Projeto a tarde...
Joguei durante a semana e renderizei outros projetos...

0 Problemas - Estável.

Meu uso só confirmou o que eu visualizei.

Sinceramente, não vou recomendar um teste ( que até pode ser efetivo), sendo que tem um mais rápido que se mostrou efetivo tbm.

Como falei, deixa os usuários fazerem suas avaliações.
Nossas sugestões foram dadas.
Pois eu tenho certeza que muitos OC de RAM ''estáveis'' nesse usmus de 9 min falhariam nesses que recomendei, mas enfim, cada um faz o que acha melhor.

Pois eu tenho certeza que muitos OC de RAM ''estáveis'' nesse usmus de 9 min falhariam nesses que recomendei, mas enfim, cada um faz o que acha melhor.
Legal. Vamos deixar os usuários acharem o melhor meio deles alcançarem sua estabilidade.
Informações foram dadas, o pessoal pode testar agora e tirar suas próprias conclusões.

Minha parte de informar foi feita.

Users who are viewing this thread

Voltar