[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Não sei se já postaram, disponível bios F60h com Agesa 1.2.0.0 para quem tem B450 da Gigabyte! Pior que atualizei a minha ontem pra versão anterior e vi essa hoje, lá vamos nós! kkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acabei de atualizar aqui e já to rodando. Refiz minha configuração na BIOS, só fui um pouquinho mais "agressivo" no CO, onde mudei de 12 pra 15ticks os meus dois melhores núcleos e 20 nos demais. Vamos ver como vai rodar!

Última edição:
Se o processador não funciona bem, não dá 100% do desempenho, é muito fraco(não é seu caso), gera um gargalo de processador. A placa de vídeo só gargala quando você coloca um processador q empurre ela 100%, ex: i7 10700K com uma GTX 1650, vai dar gargalo de FPS se você colocar tudo no ultra, mas é bem mais fácil de contornar, só diminuir os gráficos do jogo. Quando o processador gargala você vê o jogo travando ou dando FPS muito baixo, infelizmente não é possível contornar sem ser trocando o processador ou no seu caso, a placa mãe.
Amigo, será que se eu aumentar a voltagem da CPU isso pode melhorar alguma coisa? Se sim, qual o limite do 1600 com uma A320mk? Lembrando que só é possível fazer isso por +offset nessa placa mãe.

Pergunto isso porque pelo que entendi, minha cpu é forte o suficiente para empurrar essa rx570, entretanto alguma coisa na placa mãe (vrms fracos, voltagem baixa, ou sei la mais o que...) pode estar limitando a cpu trabalhar como devia, e no que isso acontece, a cpu tem algum 'corte' de desempenho que reflete na queda do uso da minha gpu para 0%. Ou seja, a cpu tem um corte tão grande que a situação é a mesma que se eu estivesse usando uma cpu muito fraca.

Isso é possível? Faz sentido? Pergunto, pois estou cogitando em comprar a mobo hoje a noite, e como dinheiro não está fácil eu queria saber se era possível eu fazer alguma coisa nas configs. da bios da mobo atual para permitir a cpu trabalhar como deveria, mesmo que isso gastasse mais energia, esquentasse mais, etc...

Amigo, será que se eu aumentar a voltagem da CPU isso pode melhorar alguma coisa? Se sim, qual o limite do 1600 com uma A320mk? Lembrando que só é possível fazer isso por +offset nessa placa mãe.

Pergunto isso porque pelo que entendi, minha cpu é forte o suficiente para empurrar essa rx570, entretanto alguma coisa na placa mãe (vrms fracos, voltagem baixa, ou sei la mais o que...) pode estar limitando a cpu trabalhar como devia, e no que isso acontece, a cpu tem algum 'corte' de desempenho que reflete na queda do uso da minha gpu para 0%. Ou seja, a cpu tem um corte tão grande que a situação é a mesma que se eu estivesse usando uma cpu muito fraca.

Isso é possível? Faz sentido? Pergunto, pois estou cogitando em comprar a mobo hoje a noite, e como dinheiro não está fácil eu queria saber se era possível eu fazer alguma coisa nas configs. da bios da mobo atual para permitir a cpu trabalhar como deveria, mesmo que isso gastasse mais energia, esquentasse mais, etc...
Eu não aumentaria de jeito nenhum a voltagem do processador com essa placa mãe, os VRMs podem esquentar bastante e dar mais throttling.
Acredito que você pode tentar fazer um undervolt, talvez possa melhorar a temperatura e fazer com que o clock do processador aumente. Dependendo do jogo, por exemplo, no cs, é mais interessante você fazer undervolt no processador q o boost vai subir mais em um núcleo, deixando o FPS mais alto. Se tu comprar a placa mãe e continuar o problema, pode ser que seja a fonte, você tem até 7 dias p testar e pedir o dinheiro de volta, caso ainda ocorra o problema.
Vídeo sobre undervolt:

Eu não aumentaria de jeito nenhum a voltagem do processador com essa placa mãe, os VRMs podem esquentar bastante e dar mais throttling.
Acredito que você pode tentar fazer um undervolt, talvez possa melhorar a temperatura e fazer com que o clock do processador aumente. Dependendo do jogo, por exemplo, no cs, é mais interessante você fazer undervolt no processador q o boost vai subir mais em um núcleo, deixando o FPS mais alto. Se tu comprar a placa mãe e continuar o problema, pode ser que seja a fonte, você tem até 7 dias p testar e pedir o dinheiro de volta, caso ainda ocorra o problema.
Vídeo sobre undervolt:

É... aumentar não resolveu aqui. Vou tentar o udnervolt.

Sobre a fonte acho difícil, porque nao tenho problema nenhum de desligamento/reinicialização do pc. Inclusive hoje após eu reiniciar para testar uma coisa a mobo não reconheceu o USB, reiniciei e voltou ao normal. Não testei ainda em outra porta usb, mas achei esquisito, pois foi a 2a vez que isso aconteceu, acho...

Valeu!

Trazendo um pouco mais de dados e informações sobre estabilidade conforme tinha mencionado, fiz um teste no TM5 e um no AIDA 64 com uma hora e trinta minutos.

100% estável.

Maior temperatura na memória foi durante o teste do TM5, que ficou entre 50 a 52°C de temperatura e a média durante o teste do AIDA 64 é ficou entre 46 a 48°C, conforme já tinha mencionado e vocês podem ver em fotos.
Também coloquei o Zen Timming para vocês verem como estou usando a RAM e as voltagens auxiliares que ajudam na estabilidade dela nessa condição.

É sólida e estável esta configuração, posso salvar com carinho e testar outras que essa aí já não me dará mais nenhum problema. (Crash, tela azul, etc...).

Recomendo usar o AIDA por 20/30 min só para ver se o SOC está estável para o OC de Ram e também é útil para a CPU. Uma hora e trinta minutos não é necessário, se tiver que ter erros, será mais rápido...

O TM5 com a config do usmus é excelente; rápido e só nele já é possível saber se os timmings e a frequência da Ram que são boas restando apenas a equalização com o SOC e CPU.

Em jogos e demais aplicações gerais, a temperatura sempre será menor do que em um teste destes, sendo que em carga pesada será semelhante ao Aida 64. (Geralmente mais leve um tanto).

JCLYw0f.png

Última edição:
Galera, seguinte, resolvi postar aqui pra vocês analisarem o que acham que pode ser melhor. Um print no DRAM Calculator, importei meu perfil do Taiphoon pra dentro do Dram. Os times da direita são os que estou usando, e os da esquerda são os que o Dram me deu no no "perfil FAST". Segue o print:

H4RDF2.jpg

E também na aba "advanced" do Dram ele diz que minha memória tem uma "qualidade" de 102% e tem potencial para chegar até 4030mhz CL16, mas não consigo adicionar 4000mhz para ver os times que ele me sugere. Será que conseguiria aumentar pra 4000 só aumentando a tensão? Atualmente estou usando em 1.40v. Segue o print:

bDRAjp.jpg

Galera, seguinte, resolvi postar aqui pra vocês analisarem o que acham que pode ser melhor. Um print no DRAM Calculator, importei meu perfil do Taiphoon pra dentro do Dram. Os times da direita são os que estou usando, e os da esquerda são os que o Dram me deu no no "perfil FAST". Segue o print:

H4RDF2.jpg

E também na aba "advanced" do Dram ele diz que minha memória tem uma "qualidade" de 102% e tem potencial para chegar até 4030mhz CL16, mas não consigo adicionar 4000mhz para ver os times que ele me sugere. Será que conseguiria aumentar pra 4000 só aumentando a tensão? Atualmente estou usando em 1.40v. Segue o print:

bDRAjp.jpg
Acho bem difícil chegar em @4000Mhz com esse chip... Dá para tentar com 1.45V e relaxando o tRFC, mas se tiver que relaxar mais coisa eu prefiro ficar com @3800 com timings mais apertados.

Eu falei lááááá no começo, pouco tempo depois de ter migrado para o Ryzen, que o H100 não estava fazendo grandes diferenças na temperatura dele.

Falei errado.

Ontem, jogando BFV, fiz alguns testes: no modo silencioso, a CPU estava chegando a 73º e eventualmente nos 75º. Gabinete fechado e aquele calor típico de janeiro. Mudei para o modo balanceado e, depois, extremo: 60º. Boa diferença.

Claro que esses modos não são lá tão legais, sobretudo pelo ruído. Como o iCue atualizou no começo de janeiro para uma versão que enfim lê o package nos novos Ryzen, comecei a trabalhar em curvas personalizadas que vão desde zero RPM (nas fans) até o quase extremo, e agora me parece mais sensato a oscilação na casa dos 65º. Vou trabalhar um pouco mais.jpg para ficar num equilíbrio perfeito, mas gostei dos resultados.

Como a RTX aqui também achei "fria", as temperaturas internas ficaram boas e sem grandes ruídos.

Meio off: coloquei 32 GB pra ficar tranquilo com Ram, sobretudo por jogar Cities: Skylines que, com mods, é um senhor papa Ram (e Vram). Que delícia ontem ver 23 Gb alocados e sem engasgo algum. :mondie:

Talvez os próximos ZEN tenha o PCI EXPRESS 5.0 para SSD

SSDs com até 16.000MB/s - Silicon Motion já desenvolve controlador PCIe 5.0
O controlador é responsável pelo suporte das principais tecnologias do SSD

pcie-specs-table.jpg

bom dia pessoal,

to animando a fazer um upgrade no meu sistema, hj atualmente um ryzen 1700 - 16 gb 2400mhz - gigabyte ba350m - over basico de 3700 via ryzenmaster

estou pensando no seguinte

5600x
memoria ja peguei 16 gb 3000mhz da ballistix
mobo - estou pensando na steel legend b550m (uso um ssd m2 da adata gp6000) essa mobo por acaso capa o acesso as portas sata se vc usar o m2, a minha atual sim, se usar o m2 os sata 1 e 2 ja era...

qualquer ajuda é bem vinda.
uso mais em jogos mesmo (jogos velhos), para trabalho o 1700 ja da e sobra...
na real o 1700 tem me atendido muito bem, mas ja viu ne, 6 anos com o mesmo pc, a gente vai enjoando... :)

Eu falei lááááá no começo, pouco tempo depois de ter migrado para o Ryzen, que o H100 não estava fazendo grandes diferenças na temperatura dele.

Falei errado.

Ontem, jogando BFV, fiz alguns testes: no modo silencioso, a CPU estava chegando a 73º e eventualmente nos 75º. Gabinete fechado e aquele calor típico de janeiro. Mudei para o modo balanceado e, depois, extremo: 60º. Boa diferença.

Claro que esses modos não são lá tão legais, sobretudo pelo ruído. Como o iCue atualizou no começo de janeiro para uma versão que enfim lê o package nos novos Ryzen, comecei a trabalhar em curvas personalizadas que vão desde zero RPM (nas fans) até o quase extremo, e agora me parece mais sensato a oscilação na casa dos 65º. Vou trabalhar um pouco mais.jpg para ficar num equilíbrio perfeito, mas gostei dos resultados.

Como a RTX aqui também achei "fria", as temperaturas internas ficaram boas e sem grandes ruídos.

Meio off: coloquei 32 GB pra ficar tranquilo com Ram, sobretudo por jogar Cities: Skylines que, com mods, é um senhor papa Ram (e Vram). Que delícia ontem ver 23 Gb alocados e sem engasgo algum. :mondie:
qnto mais RAM vc tiver , mas o "conjunto" irá usar..
Se vc jogar BFV com 2x8 , seu consumo será entre 8800 a 11k
Se vc jogar BFV com 2x16 , seu consumo será entre 12 a 15k
Se vc "jogar" MFSimulator com 2x8 , ele irá consumir os 16gb
Se vc "jogar" MFSimulator com 2x16 , ele irá consumir os 32gb

porem em ambas situações , seus FPS serão os mesmos.

qnto mais RAM vc tiver , mas o "conjunto" irá usar..
Se vc jogar BFV com 2x8 , seu consumo será entre 8800 a 11k
Se vc jogar BFV com 2x16 , seu consumo será entre 12 a 15k
Se vc "jogar" MFSimulator com 2x8 , ele irá consumir os 16gb
Se vc "jogar" MFSimulator com 2x16 , ele irá consumir os 32gb

porem em ambas situações , seus FPS serão os mesmos.

De fato, mas Cities é um caso à parte que, se você for limitado pela Ram, sua experiência no jogo será muito afetada. Default não, é super de boa, mas com mods, é quase uma exigência pensar em 32 GB ou mais.

Acho bem difícil chegar em @4000Mhz com esse chip... Dá para tentar com 1.45V e relaxando o tRFC, mas se tiver que relaxar mais coisa eu prefiro ficar com @3800 com timings mais apertados.

Saquei, bom irei testar quando tiver paciência. E quanto aos times, você acha que devo tentar os times do fast preset ou os que estão agora são melhores?

Saquei, bom irei testar quando tiver paciência. E quanto aos times, você acha que devo tentar os times do fast preset ou os que estão agora são melhores?
Os timings do Fast Preset são mais razoáveis, são parecidos com os da E-Die. O tWR e o tRTP são meio chatos, e devem ser reduzidos aos poucos. O tFAW e o tRRDS estão amarrados. Os 3 timings ali 6 / 8 / 24 são o conjunto "relaxado", 4 / 6 / 16 é o conjunto "apertado", aí é questão de testar pra ver se aceita.

Os timings do Fast Preset são mais razoáveis, são parecidos com os da E-Die. O tWR e o tRTP são meio chatos, e devem ser reduzidos aos poucos. O tFAW e o tRRDS estão amarrados. Os 3 timings ali 6 / 8 / 24 são o conjunto "relaxado", 4 / 6 / 16 é o conjunto "apertado", aí é questão de testar pra ver se aceita.

Testarei aqui assim que tiver tempo, agora com os timming que estou utilizando tenho 55.5ns de latência no Aida! Vamos ver se consigo melhorar.

H4RDF2.jpg

bDRAjp.jpg

Como estão as tensões de SOC, VDDP, CCD, IOD, PROCODT, CAS_BUS E RTT?

Aqui eu tenho uma t-force hynix cjr também, só que minha placa mae me trava a 1.4v e to tentando estabilizar 3800-3733 com essa tensão

Como estão as tensões de SOC, VDDP, CCD, IOD, PROCODT, CAS_BUS E RTT?

Aqui eu tenho uma t-force hynix cjr também, só que minha placa mae me trava a 1.4v e to tentando estabilizar 3800-3733 com essa tensão

Cara o que eu mexi foi no soc, que estou tendo que utilizar em 1.2v pois nessa atualização de bios que fiz atualmente nao estou conseguindo mexer manualmente, só por offset, mas 1.1/1.15v ja estabiliza, VDDG os dois em 1050mV e VDDP em 900mV. O resto eu nao mexi, mas se quiser chegando em casa posso tentar ver quais valores minha placa mãe está jogando nesses parâmetros.

Cara o que eu mexi foi no soc, que estou tendo que utilizar em 1.2v pois nessa atualização de bios que fiz atualmente nao estou conseguindo mexer manualmente, só por offset, mas 1.1/1.15v ja estabiliza, VDDG os dois em 1050mV e VDDP em 900mV. O resto eu nao mexi, mas se quiser chegando em casa posso tentar ver quais valores minha placa mãe está jogando nesses parâmetros.

Show, pode ser
pensei que tivesse colocado todos os valores do dram calculator!
Tanto o PROCODT e os cas_bus.
Vou tentar deixar em automático e mexer somente nos timmings e tensões

Fiz aqui, passei o TM5 com o perfil do 1mus e ta estável com seus mesmos timmings, só o VDDP que deixei em 1mv.
procODT em automático ficou em 36.9 e cas_bus em 24 24 24 24

Última edição:
Show, pode ser
pensei que tivesse colocado todos os valores do dram calculator!
Tanto o PROCODT e os cas_bus.
Vou tentar deixar em automático e mexer somente nos timmings e tensões

Fiz aqui, passei o TM5 com o perfil do 1mus e ta estável com seus mesmos timmings, só o VDDP que deixei em 1mv.
procODT em automático ficou em 36.9 e cas_bus em 24 24 24 24

Maravilha, isso com 3800mhz? Teve algum ganho no Aida?

Aqui prints do ZenTimmings e Ryzen Master pra você dar uma olhada, mas ainda vou testar os timmings do perfil "fast" do Dram pra ver se estabiliza e tenho algum ganho.

KpNuoH.png

E4KJP6.jpg

Maravilha, isso com 3800mhz? Teve algum ganho no Aida?

Aqui prints do ZenTimmings e Ryzen Master pra você dar uma olhada, mas ainda vou testar os timmings do perfil "fast" do Dram pra ver se estabiliza e tenho algum ganho.

KpNuoH.png

E4KJP6.jpg

Aqui to com 65ns no aida64 com os timmings, antes eu tava com 3733 e 3600, alternando porque as vezes alguma aba do chrome dava erro não sei porque.

Passei o perfil do 1mus em 3800 e está totalmente estável até agora, vamos ver com o passar dos dias usando

Edit: se eu colocar os timmings exatamente como estão no DRAM o pc nem boota, com os seus ja ligou instantaneamente

qU9phzf.jpg

caraca , pra que inflar tanto assim man ?? rsrsrs
nem sempre o que agrada um , agrada todos.. as tecnologias são tops , mas não impende um % de pessoas não gostarem

Blz, vcs podem preferir jogar a 400fps sem vsync, freesync, g sync ou qualquer outra coisa que limite o desempenho. Vcs podem achar legal extrair o máximo de um hardware de linha mais top.
Só acho que não faz sentido vcs falarem ou darem a entender que as tecnologias da nVidia e AMD não funcionam. A não ser que de fato exista um problema que ninguém tenha percebido, o que creio não ser o caso.

Blz, vcs podem preferir jogar a 400fps sem vsync, freesync, g sync ou qualquer outra coisa que limite o desempenho. Vcs podem achar legal extrair o máximo de um hardware de linha mais top.
Só acho que não faz sentido vcs falarem ou darem a entender que as tecnologias da nVidia e AMD não funcionam. A não ser que de fato exista um problema que ninguém tenha percebido, o que creio não ser o caso.

Eu aqui tenho monitor FREESYNC, se eu ativar o free prontamente abre o gsync no driver só que, se eu deixar isso ativado quando vou jogar escape from tarkov, quando o fps cai parece que to com 60hz no monitor quando giro o mouse, como eu tenho movimentação rápida isso acaba limitando demais.
Lembrando que escape from tarkov usa a UNIT como engine e o fps nunca atinge 144, no melhor dos cenários 120fps e no pior 75-80. Então acaba atrapalhando.
Pode ser placebo também, tenho que fazer mais testes

Eu aqui tenho monitor FREESYNC, se eu ativar o free prontamente abre o gsync no driver só que, se eu deixar isso ativado quando vou jogar escape from tarkov, quando o fps cai parece que to com 60hz no monitor quando giro o mouse, como eu tenho movimentação rápida isso acaba limitando demais.
Lembrando que escape from tarkov usa a UNIT como engine e o fps nunca atinge 144, no melhor dos cenários 120fps e no pior 75-80. Então acaba atrapalhando.
Pode ser placebo também, tenho que fazer mais testes

Então, eu não coloco como regra. Certamente não deve funcionar bem em todas as engines e em todos os jogos.
Mas acho muito difícil os caras de AMD e nVidia terem "se matado" por anos pra criarem uma tecnologia de sincronização vertical que não tenham os efeitos colaterais da tecnologia que já existia (vsync) e terem falhado miseravelmente nisso.
Posso estar errado, mas não é o que eu vejo o pessoal mais especializado dizer. No geral, eu creio que essas 2 tecnologias devem funcionar como dizem que funcionam.

Aliás, eu não só acho como torço pra isso porque pretendo adquirir um bom monitor e a única razão pra eu voltar a ter um monitor é poder ter a opção de rodar com maior taxa de atualização sem problema, já que TVs não são tão boas e as opções são mais escassas. Fora que te obrigam a pular pra resolução 4K o que mata o desempenho.

eu não falei , e nem dei a entender que a tecnologia não funciona. No painel da NV eu deixo o Gsync ativado ( meu monitor é freesync ) , porem não sinto diferença ativado ou desativo.
Já desativo Vsync no driver, e é sempre a primeira coisa que faço qnd abro um game pela 1x.
simplesmente eu não me adequo a elas, enxergo cortes, "tremidos" e etc..
se tu gosta , que ótimo.. Não estou menosprezando o usuário que gosta ou dando a entender que os devs fizeram coisas "falhas"..

Galera, uma MSI B450M Pro-M2 Max segura um R5 5600 com/sem OC futuramente (2/3 anos)?

Users who are viewing this thread

Voltar