[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Galera, dúvida rápida, possuo o setup da assinatura e estou com 2 memórias 2x8gb 2666mhz aqui em casa.
Caso eu utilize essas memórias de 3200mhz(são iguais) atuais com as de 2666mhz(são iguais, mas diferentes das outras 2), ficarei com todas em 32gb em 2666mhz, obviamente.

É possível que o PC funcione ao ativar xmp com as 4 ao mesmo tempo, deixando todas em 3000mhz ? Isso causaria algum dano ?

Galera, dúvida rápida, possuo o setup da assinatura e estou com 2 memórias 2x8gb 2666mhz aqui em casa.
Caso eu utilize essas memórias de 3200mhz(são iguais) atuais com as de 2666mhz(são iguais, mas diferentes das outras 2), ficarei com todas em 32gb em 2666mhz, obviamente.

É possível que o PC funcione ao ativar xmp com as 4 ao mesmo tempo, deixando todas em 3000mhz ? Isso causaria algum dano ?

4 slots preenchidos forçam mais o controlador de memória do processador. Mas 3000mhz creio que não seja um grande problema, vejo pessoal usando 4x8 a 3200mhz como um "limite" para quem usa os 4 slots, até porque na maioria dos casos não da pra subir mais que isso mesmo utilizando 4x8. Agora você precisa ver se suas memórias 2666 consegue subir pra 3000mhz com timmings decentes. Baixa o taiphoon e o dram calculator e ve como ficariam suas memórias 2666 a 3000mhz. Acho que se você fizer direitinho da pra conseguir algo decente sim.

4 slots preenchidos forçam mais o controlador de memória do processador. Mas 3000mhz creio que não seja um grande problema, vejo pessoal usando 4x8 a 3200mhz como um "limite" para quem usa os 4 slots, até porque na maioria dos casos não da pra subir mais que isso mesmo utilizando 4x8. Agora você precisa ver se suas memórias 2666 consegue subir pra 3000mhz com timmings decentes. Baixa o taiphoon e o dram calculator e ve como ficariam suas memórias 2666 a 3000mhz. Acho que se você fizer direitinho da pra conseguir algo decente sim.
No caso seria mais tranquilo pegar outras 2 iguais as minhs de 3200mhz ? Aí no caso seriam 4 iguais de 3200mhz, todos com o mesmo perfil xmp.

No caso seria mais tranquilo pegar outras 2 iguais as minhs de 3200mhz ? Aí no caso seriam 4 iguais de 3200mhz, todos com o mesmo perfil xmp.

É o ideal é sempre pegar pentes iguais. Mas acho que com esses 2666 você deve conseguir subir a 3000mhz com timmings decentes a depender do chip da memória, e reduzir o de 3200mhz a 3000mhz com os mesmos timmings sem problemas.

como te falei no post #50214 , ta sem base pra mim , nem fiz os ajustes de OC , pq ficou longe pra mim.
encomendei as Viper 4400@18. Não acredito que chegarei nos seus fps , mas deve chegar bem proximo... Eu nunca havia visto um 9900ks ter todo esse potencial. ( SIM , eu acho ele muito bom , mas com esses fps no BFV foi a 1x ).

4600mhz cpu
3533@16
gpu stock.

segue print de agora..
mapa = devastacao , BR , 32x32 , so jogo de infantaria , onde ta as treta intensa.
essa Min149 eh quando dá aquela camera de respawn... as minimas jogando foram na casa de 170-175.
DX11 FULL LOW + Qualidade e Filtragem de Texturas ULTRA ; Quantia de objetos ( ultima opcao ) ultra tbm.
@ViTosS1
a caminho... devo receber quinta ou sexta.
não acredito que vá fazer a diferença que existe entre nós.. mas talvez aproxime algo rsrsrs..
ps : modelo da gringa... 4400@18... PVB416G440C8K
modelo que tem na kabum e alguns poucos outros sites que vi é o PVB416G440C9K que seria a 4400@19

farei inumeros testes.. não sei o que a minha MB vai tankar.. pq ela so aceita 1.4V e esse xmp 4400@18 é 1.45..
claro que vou tentar espremer e tentar rodar os 4400@18.
mas sonho com algo em torno de 4266@16.

Então, hoje peguei o processador e instalei. Fui ativar o XMP da AMD, mas o PC fica sem querer dá boot. :fanboys:

A configuracao é essa da assinatura. :bat:

Voltando das merecidas férias :D

Então, hoje peguei o processador e instalei. Fui ativar o XMP da AMD, mas o PC fica sem querer dá boot. :fanboys:

A configuracao é essa da assinatura. :bat:

Ativa o XMP mas antes de sair da BIOS aumenta um pouco a tensão da memória, além do que o XMP configura, para fins de testes (0.03v é o suficiente).

Dessa forma funciona?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O pente mais fraco vai limitar o clock/timings dos outros três pentes.

4 pentes de baixa/média densidade (até 16gb) consegue até 3600mhz sem problemas mesmo em placas mãe mais simples.

No seu caso o limitador será a memória ram.

Não haverá limitação por parte do controlador (CPU) ou placa mãe (pcb mais fino / trilhas com isolamento inferior), esses dois parâmetros começam a fazer diferença em configurações com clock maior ou configurações de maior densidade (64gb+).

Última edição:
Voltando das merecidas férias :D

Ativa o XMP mas antes de sair da BIOS aumenta um pouco a tensão da memória, além do que o XMP configura, para fins de testes (0.03v é o suficiente).

Dessa forma funciona?

O pente mais fraco vai limitar o clock/timings dos outros três pentes.

4 pentes de baixa/média densidade (até 16gb) consegue até 3600mhz sem problemas mesmo em placas mãe mais simples.

No seu caso o limitador será a memória ram.

Não haverá limitação por parte do controlador (CPU) ou placa mãe (pcb mais fino / trilhas com isolamento inferior), esses dois parâmetros começam a fazer diferença em configurações com clock maior ou configurações de maior densidade (64gb+).
O XMP já põe 1.35v que é o padrão dessa memória. Vou atualizar a bios aqui, pois ainda não está com a mais nova. Já reporto pra você se agora dará certo ou não.

Testei aqui. O PC desliga, depois liga e desliga duas vezes, ligando uma terceira vez, passando todos os leds de checagem mas não dá vídeo. :confused:

Pelo o que eu vejo, parece que o sistema joga o flck pra 1800. Tem que mexer na voltagem dele também?

Última edição:
O XMP já põe 1.35v que é o padrão dessa memória. Vou atualizar a bios aqui, pois ainda não está com a mais nova. Já reporto pra você se agora dará certo ou não.

Testei aqui. O PC desliga, depois liga e desliga duas vezes, ligando uma terceira vez, passando todos os leds de checagem mas não dá vídeo. :confused:

Pelo o que eu vejo, parece que o sistema joga o flck pra 1800. Tem que mexer na voltagem dele também?

Sua memória é 3000MHz pela assinatura, seu FLCK deveria estar em 1500MHz.

FLCK até 1600MHz não deveria, em teoria, precisar de ajustes manuais de tensões.

Pode seguir as tensões sugeridas pelo DRAM Ryzen calculator, teu kit deve ser 2X8GB Micron E Die (2 módulos com 1 rank cada).

O kit é novo ou já foi usado em outro conjunto?

Última edição:
Sua memória é 3000MHz pela assinatura, seu FLCK deveria estar em 1500MHz.

FLCK até 1600MHz não deveria, em teoria, precisar de ajustes manuais de tensões.

Pode seguir as tensões sugeridas pelo DRAM Ryzen calculator, teu kit deve ser 2X8GB Micron E Die (2 módulos com 1 rank cada).

O kit é novo ou já foi usado em outro conjunto?

O kit é novo. Vou colocar o flck em 1500 pra ver se funciona.

Nunca tive plataforma desktop AMD, por isso tô apanhando um pouco. :haha:

Valeu pelo help!

Botei o flck em 1500. O PC não desliga, mas também não dá boot. :chan:

Ou essas memos estão bichadas ou é essa placa mãe. Isso era pra funcionar de forma simples.

Boa, os outros timmings do fast ficaram instáveis, acho que subindo um pouquinho um e outro ali eu conseguiria estabilidade, mas deu preguiça! Voltei pro meu perfil que te passei que é 100% estável e desempenho muito bom.

Jogando tarkov reiniciou de novo, pior que não sei qual timming mexer.
Tarkov eleva a memória sempre ao máximo, sempre fica em 15-16gb de uso.

Alguma ideia de qual timming ou PROCODT eu possa mexer?

Jogando tarkov reiniciou de novo, pior que não sei qual timming mexer.
Tarkov eleva a memória sempre ao máximo, sempre fica em 15-16gb de uso.

Alguma ideia de qual timming ou PROCODT eu possa mexer?

Você já chegou a utilizar o dram e exportar o perfil da sua memória no taiphoon e ver quais timmings ele te sugere?

Os times que eu mais tive dificuldade de ajustar foram o tRC e tRFC. Mas tenta ver exportando o seu perfil no taiphoon e jogando dentro do dram o que ele sugere.

O kit é novo. Vou colocar o flck em 1500 pra ver se funciona.

Nunca tive plataforma desktop AMD, por isso tô apanhando um pouco. :haha:

Valeu pelo help!

Botei o flck em 1500. O PC não desliga, mas também não dá boot. :chan:

Ou essas memos estão bichadas ou é essa placa mãe. Isso era pra funcionar de forma simples.

Já tentou configurar manualmente sem xmp? (flck, frequência, timings e tensões).

Você já chegou a utilizar o dram e exportar o perfil da sua memória no taiphoon e ver quais timmings ele te sugere?

Os times que eu mais tive dificuldade de ajustar foram o tRC e tRFC. Mas tenta ver exportando o seu perfil no taiphoon e jogando dentro do dram o que ele sugere.

Sim, tudo baseado no perfil do thaiphoon.
Outra coisa, a minha é REV A2.

eqUC5ah.jpg

Tenho 2 pentes de memória ballistix micron e-die...
Das antigas. Esses modelos novos vem com micron e-die também? posso comprar mais 2 pentes?

A ultima bios da asus fez com que a pontuação no cinebench diminui-se ?aqui aconteceu isso mais alguém?

Tenho 2 pentes de memória ballistix micron e-die...
Das antigas. Esses modelos novos vem com micron e-die também? posso comprar mais 2 pentes?

Se for o mesmo chip as chances de problemas diminuem, mas ainda podem existir diferenças no PCB, então se fazer OC os resultados podem variar entre os 2 kits separados e juntos.

O ideal é que você busque o mesmo perfil XMP para ter chips de qualidade similar.

Problema resolvido! Só fiz usar as voltagens recomendadas lá pelo programa de calcular os timings e problema resolvido! :mr:
aida.png

Tentei 3200MHz praticamente com as mesmas configurações e só mudando o FCLK pra 1600 e não foi. :rolleyes:

Se for o mesmo chip as chances de problemas diminuem, mas ainda podem existir diferenças no PCB, então se fazer OC os resultados podem variar entre os 2 kits separados e juntos.

O ideal é que você busque o mesmo perfil XMP para ter chips de qualidade similar.

Deixo elas aqui em @3600. Problema que não tou achando mais do modelo antigo.
Essa novas vem com chip micron e-die também?
Sabe(m) dizer?

@dayllann sabe dizer se a expectativa do Zen3 refresh ainda está firme no AM4? Eu li este artigo aqui e reparei o seguinte

However, the most interesting thing to me is that Zen 3+ on desktop may be the first AM5 CPU. I was told that the IO die for Zen 3+ desktop is using “Not quite [the same] IOD as Zen 4 but uses Zen 4 IP” which I take to mean that it will be using DDR5 and it will be on the same node as Zen 4’s IOD. That’s all I have on Zen 3+, so now on to Zen 4.

Se azedar esse refresh pra AM4 eu vou me planejar pra correr atrás de um Vermeer mesmo

Tu é doido, rapaz! Esse processador é uma fornalha!

Deixei as configurações de voltagem na bios em automático e nem consigo executar os testes do CTR.

vtr.png

@dayllann sabe dizer se a expectativa do Zen3 refresh ainda está firme no AM4? Eu li este artigo aqui e reparei o seguinte

Se azedar esse refresh pra AM4 eu vou me planejar pra correr atrás de um Vermeer mesmo
To meio assim também com wharhol alguns sites tão até lacrando que chega meio junto com rocketlake que duvido muito não tivemos quase nada sobre esse CPU, se fosse sair acredito que já teríamos mais informações , fora que AMD não costuma lançar CPU um em cima do outro ryzen 5000 tem pouco tempo de vida mau tem estoque ,

noticia traduzida no portal adrenaline , mas varios sites falam disso
"Os rumores apontam que os CPUs Rocket Lake deverão chegar no final de março de 2021, o que estaria bastante perto do próximo lançamento da AMD"

Eu apostaria em um leve corte de preço nos ryzen 5000 após rocket lake .

Tentei 3200MHz praticamente com as mesmas configurações e só mudando o FCLK pra 1600 e não foi. :rolleyes:
Aqui tenho 2 pentes Crucial Ballistix Sport LT 8gb 2666Mhz rodando à 3200Mhz tranquilamente, sem problema algum. Vc precisa ajustar as config na bios de acordo com o Ryzen DRAM Calculator.

Users who are viewing this thread

Voltar