• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
aqui tambem da erro mesmo com undervolt
se quer testa estabilidade da um boot em live no linux se o kernel não travar e por que ta estável
Eu tenho o Linux instalado, que na verdade é meu sistema principal. Em relação ao erro em questão, dá o mesmo erro tanto no Linux quanto no Windows, com o mesmo programa (prime95 no Windows, mprime no Linux).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Atualizando, voltei as configurações dos timming de memoria para trocar, já que tenho que colocar a memoria de 3000Mhz na outra máquina. Só de colocar em auto já deu erro na bios e tive que ressetar. Já com as memórias 2666Mhz colocadas, com a bios resetada e tal, a SOC voltagem que antes ficava em 1.08 em auto, agora ficou em 1.02 :oops:. Deixei em auto, e diminui só um pouco a voltagem do processador em 0.01875 e mantive as demais configurações. Em menos de 1 minuto já deu erro n prime95. Voltei para a bios e coloquei VDDG CCD voltagem em 0.95, VDDG IOL voltagem em 0.95 e CLDO VDDP voltagem em 0.89. Ficou mais estável, mas deu erro em 17 minutos no prime95.
 
Última edição:
Pessoal, qual a diferença entre a b450 e b450m steel legends? Apenas o tamanho ou tem mais algum diferencial em relação a desempenho? Sabem informar se ela está apta para receber a série Ryzen 5000?
 

AMD Ryzen 7000 “Raphael” deve trazer a arquitetura Zen4, 5nm e gráficos integrados Navi2​

Geração deve estrear o novo socket AM5 e chegará ao mercado em 2022




AMD Ryzen 7000 “Raphael” com núcleo Zen4 de 5 nm e placa de vídeo Navi2?​

CPUs AMD Ryzen com codinome Raphael para apresentar núcleos Zen4 e GPU Navi​

Uma peça que faltava no quebra-cabeça do roteiro da AMD foi revelada.


Em agosto de 2020, um mapa misterioso foi postado por um vazador conhecido como MebiuW. O roteiro que foi compartilhado apresentava novos codinomes dos quais ninguém tinha ouvido falar na época, como Warhol ou Dragon Crest. A imagem que foi compartilhada não apresentava todo o roteiro, faltavam algumas partes porque MebiuW não estava pronto para revelar tudo até que outras fontes confirmaram o que já foi compartilhado.

Parece que outro pedaço do mesmo roteiro foi compartilhado por @sepeuwmjh recentemente. Aparentemente, uma série de produtos Zen4 com o codinome Raphael foi confirmada. A versão anterior deste roteiro apresentava apenas 'Ra', que presumimos ser Raphael, mas não confirma Zen4 ou Navi2 iGPU, enquanto a nova peça sim.

Falando da parte Navi2, esta peça sugere que a futura série de desktops Ryzen contará com gráficos integrados. Isso significaria que os proprietários de futuros processadores Ryzen não terão mais que usar gráficos discretos. Isso abre novas possibilidades para construções de fator de forma ITX, que não exigirão GPUs potentes. Isso também pode explicar por que a AMD está tão relutante em lançar seu 4700G / 4750G para o mercado faça você mesmo. Eventualmente, eles serão substituídos por CPUs de alto desempenho com GPUs integradas.


AMD Raphael, fonte: @sepeuwmjh

A peça que faltava se encaixa perfeitamente no antigo roteiro (é até mesmo do mesmo tamanho em termos de pixels). Portanto, a origem desse roteiro é provavelmente a mesma.



Roteiro da AMD montado, Fonte: MebiuW, VideoCardz

O roteiro completo está sendo lentamente montado. Ainda existem algumas questões em relação ao nó de fabricação Zen3. É um nó refinado de 7nm ou um novo nó de 6nm. Recentemente, @ kopite7kimi, um vazador mais conhecido de coisas relacionadas à NVIDIA, disse que um dos roteiros com Zen3 + em 6nm pode estar correto.

Os processadores baseados em Zen3 + (nome não oficial) devem ser lançados ainda este ano. Ouvimos alguns rumores de que tanto Threadripper de última geração quanto Ryzen 5000 Refresh (ou Ryzen 6000) podem usar este novo nó. Isso pode explicar o atraso do novo Threadripper.

Dz13qrc.png


Um roteiro mais detalhado foi compilado por @ Olrak29_, que se baseia no roteiro original do MebiuW com as informações que, desde então, são compartilhadas por outras fontes:

EyI4NrIU4AAdlky


Os acionistas da AMD e da Xilinx aprovam de forma esmagadora a aquisição da Xilinx pela AMD​






Vendas trimestrais da TSMC aumentam 17% após aumento na demanda de chips​





APU de varejo AMD Ryzen 7 5700G retratada e testada​

Versão final do APU AMD Ryzen 7 5700G retratada e testada pela primeira vez​

AMD Cezanne para soquete AM4 em breve.


d3SUZsn.png


@RHBH @dayllann
 
Última edição:
Pessoal, qual a diferença entre a b450 e b450m steel legends? Apenas o tamanho ou tem mais algum diferencial em relação a desempenho? Sabem informar se ela está apta para receber a série Ryzen 5000?
VRM de ambas é idêntico, se for usar em stock não vai fazer diferença alguma, a diferença fica só no tamanho e PCIe extra mesmo.
Se não pretender fazer OC na série 5000, vai tranquillo. OC rola mas vai bater certos limites em algum momento.
 
VRM de ambas é idêntico, se for usar em stock não vai fazer diferença alguma, a diferença fica só no tamanho e PCIe extra mesmo.
Se não pretender fazer OC na série 5000, vai tranquillo. OC rola mas vai bater certos limites em algum momento.
Meu pc tá com um problema hoje em que desliga do nada e comprei uma fonte nova, mas pelos testes também pode ser a placa mãe. Meu processador atual é o ryzen 5 2600 e gostaria de pegar uma b450 que fosse compatível com ele e com o 5600x. Teria algum modelo melhor que a steel legend?
 
Eu tenho o Linux instalado, que na verdade é meu sistema principal. Em relação ao erro em questão, dá o mesmo erro tanto no Linux quanto no Windows, com o mesmo programa (prime95 no Windows, mprime no Linux).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Atualizando, voltei as configurações dos timming de memoria para trocar, já que tenho que colocar a memoria de 3000Mhz na outra máquina. Só de colocar em auto já deu erro na bios e tive que ressetar. Já com as memórias 2666Mhz colocadas, com a bios resetada e tal, a SOC voltagem que antes ficava em 1.08 em auto, agora ficou em 1.02 :oops:. Deixei em auto, e diminui só um pouco a voltagem do processador em 0.01875 e mantive as demais configurações. Em menos de 1 minuto já deu erro n prime95. Voltei para a bios e coloquei VDDG CCD voltagem em 0.95, VDDG IOL voltagem em 0.95 e CLDO VDDP voltagem em 0.89. Ficou mais estável, mas deu erro em 17 minutos no prime95.
cara prime95 não e parametro pra nada esquece isso
e como vc usa linux se fez over e o kernel não caiu ou so a interface gráfica ta estável
 
Tenho dois pentes de 16gb Crucial, CL15, 3000mhz

Tentei colocar elas em 3400, mas, da tela azul antes mesmo de aparecer a tela do windows.
3200 deu tela azul no Battlefield 5.
Em qualquer outro jogo, ia normal.

3600 nem da vídeo

Tentei por voltagem em 1.3700 e em nada ajudou

Primeira vez que tento mexer nisso. Sou bem leigo.
Será que devo já colocar 1.4v?

Placa mãe é uma b550-f strix e processador 5600x
Tenho os mesmos pentes, pentes micron tem várias "manhas", principalmente o tRCDWR que não escala com voltagem, no caso aqui tive de subir bastante essa voltagem pra fazer pelo menos bootar, o resto foi fácil, está na minha assinatura os resultados.

Overclock de memória RAM é o mais complicado de todos, pois tem bem mais variáveis que um over de cpu, recomendo os seguintes links:
- https://github.com/integralfx/MemTestHelper/blob/master/DDR4 OC Guide.md
-
-
 
Comprei um 5900x e as temperaturas com pc ocioso bate 60 graus, jogando BFV bateu 90 graus. Antes eu tinha um 3900x que jogando não batia 60 graus. Uso um cougar helor 240 o mesmo que usei no 3900x. Estou no período de devolução de 7 dias do processador. Estou na duvida se é assim mesmo ou se devo devolver e comprar outra? Placa mãe é asus x570. Novamente desculpas pelo incomodo é que estava vendo o tópico que você criou.

60 graus ocioso é alto para uma CPU em stock.

Aqui fica 40 graus ocioso em dias normais (25~30 graus ambiente).

Precisa ver se realmente tá tudo em stock, tensão e os limites de operação do PBO.
 
cara prime95 não e parametro pra nada esquece isso
e como vc usa linux se fez over e o kernel não caiu ou so a interface gráfica ta estável
Não é assim que funciona, o sistema pode dar kernel panic (mesma coisa que um bsod) quando ele for fazer algo que exija mais da CPU e mostre a instabilidade.
 
cara prime95 não e parametro pra nada esquece isso
e como vc usa linux se fez over e o kernel não caiu ou so a interface gráfica ta estável
Então, ficou com receio de devido à instabilidade dar algum problema de corrupção de arquivos, já que a máquina é usada também para trabalho, backup, etc. Tenho partição ZFS, com snapshot, e mais de meio milhão de arquivos, e não posso perder nenhum. Na própria página sobre o assunto no site do Arch Linux fala que não se deve considerar a máquina estável antes de 24 horas de programa de stress, inclusive prime95 (que para Linux chama mprime). O que assusta é o fato de que o erro aparece rodando o prime95 com apenas uma thread, o que faz usar apenas um núcleo do processador e a meu ver acaba simulando situações bem próximas à real. Se o erro fosse rodando o prime95 com todos os núcleos, aí sim acho que não teria tanto motivo pra preocupação pois nessa modalidade o programa cria uma situação irreal de demanda da máquina.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não é assim que funciona, o sistema pode dar kernel panic (mesma coisa que um bsod) quando ele for fazer algo que exija mais da CPU e mostre a instabilidade.
Na prática é meio raro dar kernel panic pelo fato da máquina estar instável, pois se a instabilidade for muito grande vai parar no carregamento da bios. Se chegou até a fase de carregamento do kernel, a máquina costuma ligar, mas se estiver muito instável, vai dar kernel panic ou mesmo congelar no momento da demanda. A propósito, como eu disse acima peguei uma memória de 3000Mhz que estava em outra máquina. Fui colocar de volta agora a pouco, e quando entrei na bios vi que estava configurada para trabalhar a 1.2v na memória, quando essa memória pede pelo XMP 1.35 volts. Possivelmente já estava assim há meses, mesmo estando setado para usar XMP. Antes de tirar a memória dessa máquina tentei rodar o mprime eu deu erro na hora, possivelmente devido à instabilidade da memória rodando a 1.2v. E a máquina está assim há meses, funcionando. Rodei o prime agora a pouco, com a memória já recolocada e setada para 1.35 volts, e agora está rodando normal, aparentemente sem erros.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Atualizando novamente, subi o SOC voltagem e agora está operando a 1.05v a 1.06v. Rodei o prime95 denovo e deu estável por 1 horas e 15 minutos. Parece que agora está estável, finalmente.

De qualquer forma, eu acho que como recomendação geral pra todo mundo, mesmo pra quem não faz over, é rodar o prime95 em diferentes situações, inclusive do jeito que fiz, ou seja, com uma só thread, com duas, etc., pois do jeito que estão lançando essas bios deve estar cheio de computador instável por aí, mesmo rodando em stock, como ocorreu com o meu.
 
Última edição:
Tenho os mesmos pentes, pentes micron tem várias "manhas", principalmente o tRCDWR que não escala com voltagem, no caso aqui tive de subir bastante essa voltagem pra fazer pelo menos bootar, o resto foi fácil, está na minha assinatura os resultados.

Overclock de memória RAM é o mais complicado de todos, pois tem bem mais variáveis que um over de cpu, recomendo os seguintes links:
- https://github.com/integralfx/MemTestHelper/blob/master/DDR4 OC Guide.md
-
-


Cara, meu kit Micron rev.E 2x16GB (dual rank) deve ser god roll.... Só pode...

To rodando isso aqui com 1.35v.

Sem erro WHEA, memtest ok, prime95 ok.... Horas de jogatina Ok...

3FADHHJ.png
 
Então, ficou com receio de devido à instabilidade dar algum problema de corrupção de arquivos, já que a máquina é usada também para trabalho, backup, etc. Tenho partição ZFS, com snapshot, e mais de meio milhão de arquivos, e não posso perder nenhum. Na própria página sobre o assunto no site do Arch Linux fala que não se deve considerar a máquina estável antes de 24 horas de programa de stress, inclusive prime95 (que para Linux chama mprime). O que assusta é o fato de que o erro aparece rodando o prime95 com apenas uma thread, o que faz usar apenas um núcleo do processador e a meu ver acaba simulando situações bem próximas à real. Se o erro fosse rodando o prime95 com todos os núcleos, aí sim acho que não teria tanto motivo pra preocupação pois nessa modalidade o programa cria uma situação irreal de demanda da máquina.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Na prática é meio raro dar kernel panic pelo fato da máquina estar instável, pois se a instabilidade for muito grande vai parar no carregamento da bios. Se chegou até a fase de carregamento do kernel, a máquina costuma ligar, mas se estiver muito instável, vai dar kernel panic ou mesmo congelar no momento da demanda. A propósito, como eu disse acima peguei uma memória de 3000Mhz que estava em outra máquina. Fui colocar de volta agora a pouco, e quando entrei na bios vi que estava configurada para trabalhar a 1.2v na memória, quando essa memória pede pelo XMP 1.35 volts. Possivelmente já estava assim há meses, mesmo estando setado para usar XMP. Antes de tirar a memória dessa máquina tentei rodar o mprime eu deu erro na hora, possivelmente devido à instabilidade da memória rodando a 1.2v. E a máquina está assim há meses, funcionando. Rodei o prime agora a pouco, com a memória já recolocada e setada para 1.35 volts, e agora está rodando normal, aparentemente sem erros.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Atualizando novamente, subi o SOC voltagem e agora está operando a 1.05v a 1.06v. Rodei o prime95 denovo e deu estável por 1 horas e 15 minutos. Parece que agora está estável, finalmente.

De qualquer forma, eu acho que como recomendação geral pra todo mundo, mesmo pra quem não faz over, é rodar o prime95 em diferentes situações, inclusive do jeito que fiz, ou seja, com uma só thread, com duas, etc., pois do jeito que estão lançando essas bios deve estar cheio de computador instável por aí, mesmo rodando em stock, como ocorreu com o meu.
mais suas memos não são ECC ne ?
fo fosse vc não estaria fazendo over nelas e outra o erro grave mata o sistema e como esta no linux ele certamente deve gravar um arquivo novo verificar e so depois apagar o antigo ja que vc ta usando snapshot
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não é assim que funciona, o sistema pode dar kernel panic (mesma coisa que um bsod) quando ele for fazer algo que exija mais da CPU e mostre a instabilidade.
linux costuma ser fresco com memoria ainda mais se for live
e so usar um knoppix to ram e pronto
se não travar ta pronto prime95 nunca rodou 100% aqui e meu pc não da tela azul faz messes ja quase 1 ano (ta não posso subir mais que 2800mhz na memo mais meus pentes são o pior senário) e a memo também não ajuda
 
Na prática é meio raro dar kernel panic pelo fato da máquina estar instável, pois se a instabilidade for muito grande vai parar no carregamento da bios. Se chegou até a fase de carregamento do kernel, a máquina costuma ligar, mas se estiver muito instável, vai dar kernel panic ou mesmo congelar no momento da demanda
Comigo já aconteceu de kernel panics tanto quando tentei fazer OC de GPU, quanto ao tentar mexer nas memórias e clocks da CPU, não é tão raro assim.
 
Já temos alguma informação de possível ganho de desempenho do Zen3+ caso realmente seja em 6nm?

.
 
Já temos alguma informação de possível ganho de desempenho do Zen3+ caso realmente seja em 6nm?

.

Até agora de novidade com benchmark só RYZEN 5000 APU, vulgo ZEN 3

 
Já temos alguma informação de possível ganho de desempenho do Zen3+ caso realmente seja em 6nm?

.

Especula-se algum ganho marginal de +5% a +8% por conta dos clocks.

Será um upgrade incremental, as novidades interessantes na arquitetura vem no Zen 4.
 
Especula-se algum ganho marginal de +5% a +8% por conta dos clocks.

Será um upgrade incremental, as novidades interessantes na arquitetura vem no Zen 4.

A AMD nem deveria lançar essa variação do Zen3 e focar em produção larga escala do Zen 4, para evitar novos fiascos de lançamento e disponibilidade, ainda mais considerando que deverá ter um aumento de preço entre US$ 50 à 100 das CPUs.
 
A AMD nem deveria lançar essa variação do Zen3 e focar em produção larga escala do Zen 4, para evitar novos fiascos de lançamento e disponibilidade, ainda mais considerando que deverá ter um aumento de preço entre US$ 50 à 100 das CPUs.
Não acho que a AMD tenha muito oq fazer nesse caso já que depende da TSMC. Enquanto o pessoal de negócios lida com isso, o de engenharia não pode ficar parado, né.
 
Não acho que a AMD tenha muito oq fazer nesse caso já que depende da TSMC. Enquanto o pessoal de negócios lida com isso, o de engenharia não pode ficar parado, né.
Aí que está, para que lançar uma linha agora, já que TSMC está entupida de pedidos. Só vai atrapalhar a fila de produção das CPUs atuais, de consoles e vgas.
AMD deveria focar no refinamento do Zen4.
 
Aí que está, para que lançar uma linha agora, já que TSMC está entupida de pedidos. Só vai atrapalhar a fila de produção das CPUs atuais, de consoles e vgas.
AMD deveria focar no refinamento do Zen4.
Mas 6nm seria uma linha a parte, não impede em nada a produção atual dos 7nm. Não fazer uso disso é deixar de vender mais produtos e limitar a própria quantidade total de chips.
 
Mas 6nm seria uma linha a parte, não impede em nada a produção atual dos 7nm. Não fazer uso disso é deixar de vender mais produtos e limitar a própria quantidade total de chips.

O meu ponto como consumidor é que não faz sentido ter mais opções para 2021, se em 2022 teremos uma real evolução na linha. O Zen 3 lançado em final de 2020 já está de bom tamanho.

Se sairem essas Zen3+, só aumentará o preço de CPU e em Zen4 teremos outro aumento. Bom para AMD, não para nós.
 
O meu ponto como consumidor é que não faz sentido ter mais opções para 2021, se em 2022 teremos uma real evolução na linha. O Zen 3 lançado em final de 2020 já está de bom tamanho.

Se sairem essas Zen3+, só aumentará o preço de CPU e em Zen4 teremos outro aumento. Bom para AMD, não para nós.
Bom pra investidores também, e adivinha com quem a empresa se importa mais :shrug:

Vai ser algo similar com oq foi a 11th gen da intel: meio desnecessário, não agrega muito valor como upgrade mesmo, mas deixa investidores felizes.
 
Cara, meu kit Micron rev.E 2x16GB (dual rank) deve ser god roll.... Só pode...

To rodando isso aqui com 1.35v.

Sem erro WHEA, memtest ok, prime95 ok.... Horas de jogatina Ok...

3FADHHJ.png
esse seu tRFC está altisssimo... já tentou abaixa-lo? algo na casa de 290 a 320 ??
 
Não seria interessante criar um tópico fixo para overclock de memória? Assim como fixaram um de PBO + CO / Undervolt, a quantidade de dúvidas de como subir as memórias é muito maior e se alguém fizesse um tutorial bem explicado e concentrasse as dúvidas ali ia facilitar bastante para quem busca as informações.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo