[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Biostar é toda cagada, tive uma A520M-H que mesmo com o VRM frio, o pc dava umas travadas aleatórias simulando clock baixo de uns 1~2 segs msm, fora que eu tinha que aumentar o limite de 82 graus para 100 por ai, ou ilimitar o VRM para não haver cpu throttling, pq esquentava muito rápido para 82 graus jogando ou executando algo pesado, e havia esses bugs msm só navegando na net, em jogo não percebi, até pensei que fosse algo do processador ou a BIOS, mas comprei essa placa mãe da assinatura e montei a A520 no pc do meu pai com um 3500x, e continua o mesmo problema de stutterings aleatórios, é raro, mas é algo chato, fora outros problemas que a Biostar tem que CPU e Sys_fan bugados que não aumentam a rotação de acordo a temperatura que setei para o processador
Aí é complicado. Já começo a pensar em enviar pra terabyteshop. Aqui é irritante, da no mínimo de hora em hora. As vezes de 10 em 10 min.
Pelo menos em questão de temp aqui ta suave. Só fiquei meio assim principalmente por conta da BIOS, qualquer coisa que muda o PC não inicia mais.

Aí é complicado. Já começo a pensar em enviar pra terabyteshop. Aqui é irritante, da no mínimo de hora em hora. As vezes de 10 em 10 min.
Pelo menos em questão de temp aqui ta suave. Só fiquei meio assim principalmente por conta da BIOS, qualquer coisa que muda o PC não inicia mais.
Eu devolveria fácil, infelizmente eu fui obrigado a pegar essa A520 pq a loja que explode ficou me enrolando por 2 meses na entrega de uma Gigabyte B350 na época e peguei essa pra adiantar meu lado, vi que até uma A320 suporta fácil uma 3600 ou o 3600x, imaginei que a A520 fosse tranquila, mas o VRM é horroroso, como disse em cima, tinha sempre que aumentar o limite do VRM, e até a B550 é assim tbm da Biostar pelo que eu vi, lamentável, eu pelo menos consigo resolver essa questão, mas meu pai nem vai saber, caso por ventura o pc resete do nada e buga a BIOS, ai tenho que ficar lá setando td de novo

Fala galera,
Estou com um 5600x e uma Biostar B450GT mas venho tendo alguns problemas de travamentos no PC, basicamente stutterings de 1~2s durante toda utilização do PC de 10 em 10min +-
acontece direto, abrindo somente chrome, jogando, movendo pastas e tudo mais. Qualquer uso.

Não sei se tem alguma informação que faça alguma diferença para encontrar o problema mas ela veio com uma bios não compatível com os ryzen 5000 e eu instalei diretamente a última. Com estes problemas, resolvi instalar a penúltima e nada de resolver. então instalei a última novamente e nada.
Além disso ainda tem problemas na bios que ela basicamente deixa apenas eu mexer no xmp da memória e no hardware de boot. Tentei mexer nos timings da memória e não iniciou, só tirando a pilha. Tentei ativar o resizable bar e a mesma coisa, só tirando a pilha pra ele iniciar.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser, se é algo a ver com BIOS, CPU, mobo ou até outro componente?

Vai no menu iniciar, digite "background apps". Desmarque a opção de deixar apps rodando em background e reinicie o PC.

Isso não afetar apps que rodam em background, como Discord, GeForce Experience, etc e sim os apps do Windows, como calculadora, clima, email, contatos, etc. Eles ficam pré carregados em background para iniciarem rápido. Não faz sentido deixar isso ligado, pois são apps que quase ninguém usa e qualquer SSD abre um app mais rápido.

Isso fez com que os stutterings que eu tinha até navegando na internet, desaparecessem.

Windows-10-Creators-Update-background-apps-1.png

Vai no menu iniciar, digite "background apps". Desmarque a opção de deixar apps rodando em background e reinicie o PC.

Isso não afetar apps que rodam em background, como Discord, GeForce Experience, etc e sim os apps do Windows, como calculadora, clima, email, contatos, etc. Eles ficam pré carregados em background para iniciarem rápido. Não faz sentido deixar isso ligado, pois são apps que quase ninguém usa e qualquer SSD abre um app mais rápido.

Isso fez com que os stutterings que eu tinha até navegando na internet, desaparecessem.

Vou testar brother, valeu!

• Curtir
Reações: Zyt

Se isso ai afeta a performance do PC de alguém, tem algo muito errado com o PC, se isso ai alterar 1% na performance, é um milagre

Se isso ai afeta a performance do PC de alguém, tem algo muito errado com o PC, se isso ai alterar 1% na performance, é um milagre
Acho que você não leu o que o user mandou acima. Em nenhum momento ele falou em alterar performance, apenas para acabar com stutterings que ele tinha e me recomendou, pois eu também tinha. E olha que até o momento não senti mais os stutterings.

a perfomance não vai aumentar nada, mas vai evitar stutter na hora q vc tiver trocando aquele x1 maroto ...

Se alguém interessar, eu recomendo esse cara para otimizações do windows:

https://www.youtube.com/channel/UCzBPlB3pl9FvNfP1Uk4RKaw
Acho que você não leu o que o user mandou acima. Em nenhum momento ele falou em alterar performance, apenas para acabar com stutterings que ele tinha e me recomendou, pois eu também tinha. E olha que até o momento não senti mais os stutterings.

Minha mensagem continua a mesma, dia que isso afetar em qualquer um PC moderno, o problema é outro, pleno 2021 cara cai no conto de otimizar windows... pqp

Minha mensagem continua a mesma, dia que isso afetar em qualquer um PC moderno, o problema é outro, pleno 2021 cara cai no conto de otimizar windows... pqp
É, mas aí é windows que carrega bloatware desnecessários ao fundo, a EVGA que carrega junto seus crapware, nvidia/AMD, o software de controle de RGB de num sei o que, a logitech, adobe, skype, office, e a lista continua que não acaba mais.

Fica tudo isso rodando no fundo ao mesmo tempo que você pode ter a CPU que for, vai ser burrice deixar sendo que com um botão vc consegue desligar (e que na verdade deveria vir desabilitado por padrão, e só habilitar quem quisesse).

Última edição:

Cara, não é conto porque eu fiz isso e simplesmente os stutterings bizarros que eu tinha sumiram. Questão de resultado prático.

Esses aplicativos em execução em segundo plano não servem a nenhum propósito útil, mas tem algumas desvantagens sérias:

1 - Cada aplicativo em execução em segundo plano usa uma parte dos recursos do seu sistema (RAM, ciclos de CPU, etc.), e isso faz com que sua máquina execute um pouco mais lento do que faria se esses aplicativos não estivessem em execução.

2 - Alguns aplicativos em segundo plano checam o servidor regularmente para verificar se há atualizações disponíveis e/ou enviar informações de uso de volta à Microsoft ou às empresas que forneceram os aplicativos. Então há algum uso do sistema e da rede.

Então, eliminar sua execução faz uma boa diferença. Pode parecer que esses aplicativos consomem pouco, mas imagine 30 deles rodando.

1- Pessoal poderiam me recomendar qual é a placa-mãe melhor CxB para o Ryzen 5 5600X? Faz 10 anos que eu montei meu último pc estou por fora.

Gosto da Asus mas se tiver algo melhor hoje em dia de boa. A idéia é montar um RTX3070 /monitor QHD /SSD Nvme

2- Eu preciso me preocupar com refrigeração de chipset hoje em dia? Vi umas mobos com uma mini ventoinha fiquei na dúvida.

3- Essas placas já estão vindo com bluetooth ou preciso comprar aquele doongle usb ainda?

4- Tem algum modelo/marca mal falados hoje que eu deva evitar?

Última edição:
Mas faz sim, principalmente quem roda Aida64 vai notar a aumento de latência em um Windows todo cheio de bloatware pra um otimizado igual esse cara do vídeo ensina, inclusive ele prova que faz diferença ao fazer os ajustes e ir rodando os benchs e os resultados sendo impactados com as mudanças. Inclusive existem builds de Windows antigas que apresentaram os melhores desempenhos em relação as de hj.

Mas faz sim, principalmente quem roda Aida64 vai notar a aumento de latência em um Windows todo cheio de bloatware pra um otimizado igual esse cara do vídeo ensina, inclusive ele prova que faz diferença ao fazer os ajustes e ir rodando os benchs e os resultados sendo impactados com as mudanças. Inclusive existem builds de Windows antigas que apresentaram os melhores desempenhos em relação as de hj.
Só pra dar mais contexto do pq disso: por mais rápido que sua CPU seja, no momento que ela tem de parar de executar uma tarefa (tipo seu jogo) para rodar algo em background (discord, por exemplo), há uma troca de contexto, onde ela deve pegar todos os "dados" que estão salvos nela agora, carregar os dados da outra aplicação, e assim executar.
Quando terminar de processar oq deveria no discord, tem de fazer tudo de novo pra voltar pra sua aplicação principal. Lembrando que a performance de troca de contexto sofreu algumas penalidades desde os escândalos do spectre/meltdown, visto que durante essa troca as vezes ficavam "resquícios" de dados que poderiam comprometer a segurança.

Pra quem tiver mais interesse em ver esse overhead e quiser monitorar, pode dar uma olhada aqui em como fazer: https://serverfault.com/a/720970/343881

Galera, tô tentando ligar HDMI direito na placa mãe e não está dando imagem, já tentei de tudo, alguém pode me ajudar

Galera, tô tentando ligar HDMI direito na placa mãe e não está dando imagem, já tentei de tudo, alguém pode me ajudar
Qual sua CPU e placa mãe? A grande maioria dos Ryzen não tem vídeo integrado, precisa de uma GPU dedicada. Somente os terminados em G que possuem.

Pessoal, alguma chance ou indícios de que um 5600x possa rodar numa b350?

5900x + x570 Asus tuf
Então não vai dar vídeo, não existe sinal de vídeo que vai sair da placa mãe com essa CPU. Precisa conectar o cabo de vídeo na saída da placa de vídeo.

Acabei de ver que a Gigabyte lançou atualização de BIOS (F61) para minha mobo, que adiciona suporte a série Ryzen 5000G :yeah: Aliás, essa placa tá 599 na Terabyte, preço excelente pra quem não liga pra overclock extremo.

Pra mim o B450 está para chipset como o lendário LGA 775 está para soquete, suporte a uma enorme quantidade de processadores. O usuário consegue usar 6 gerações de Ryzen (1000, 2000(G), 3000(G), 4000G, 5000 e 5000G) sem gastar muito mas ainda leva uma placa com muitos recursos.

Nem reclamo se não tiver suporte aos chips "Zen 3+" com V-Cache 3D, que provavelmente não terá por motivos técnicos, tem que justificar o maior investimento em placas da série 500.

Galera, o cooler stock do 5600X dá conta do recado ou é melhor comprar outro?
Pensando em fazer um up no 1600.

Galera, o cooler stock do 5600X dá conta do recado ou é melhor comprar outro?
Pensando em fazer um up no 1600.
Eu investiria num cooler melhor, o Wraith Stealth que acompanha o 5600X é bem pé de boi e um senhor downgrade comparado ao Spire, vejo muita reclamação que ele mal segura o 3600 em stock no calorzão do Nordeste. IMHO a AMD devia parar de mesquinhez e voltar com o Spire.

Só pra ter ideia, com o Stealth meu 1600 AF não ficava estável a 3.7GHz com 1,25V, poucos minutos já reiniciava. Hoje com o Gammaxx 400 V2, fica 100% estável a 3,8GHZ com 1,2V, mas em geral eu deixo em 3.7GHz@1,1V. O estranho é a temperatura com o cooler stock não passava de 65°C, mas reiniciava com poucos minutos após estressá-lo.

Não sei a causa de não ficar estável com o cooler stock, mas enfim, valeu cada centavo o investimento em num cooler mais parrudo.

Como que um processador mais barato (5600G x 5600X) chega aqui mais caro? quero me livrar do pc2 mas desse jeito ai ta impossível kkk

Users who are viewing this thread

Voltar