[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
A Asus quer uma placa mais cara que a Aorus Extreme da Gigabyte ( U$ 700,00 ) ,,,
É uma porta intel 2.5Gb/s e uma porta Marvell/aquantia de 10Gb/s.
Eu uso uma Aorus Extreme com Threadripper 2990WX para trabalho e na época que comprei essa mobo já tinha custado R$ 4500,00.

Fico imaginando quanto essa da Asus não será.

Sim cara, to segurando até demais... Acho que a melhor opção pra mim, seria "importar" um 3600.. Esse vídeo matou a pau, todas as minhas dúvidas (o preço do 3600 está ridiculo no Brasil) :

Mas se for pensar a longo prazo, a série 3 não tem suporte a PciEx 4.0, se for pensar a longo prazo.

Segura e quando for trocar o processor, troca a mobo tambem.

Sim cara, to segurando até demais... Acho que a melhor opção pra mim, seria "importar" um 3600.. Esse vídeo matou a pau, todas as minhas dúvidas (o preço do 3600 está ridiculo no Brasil) :

cara, eu tenho um 3600 e tava pegando um 5600x, porem, acho que não é vantagem. Ja comprei um monitor 2k e a diferença é mt nula nessa resolução.

Mas se for pensar a longo prazo, a série 3 não tem suporte a PciEx 4.0, se for pensar a longo prazo.

Segura e quando for trocar o processor, troca a mobo tambem.

Esse segurar mais um pouco, vai ser daqui 2 anos pelo jeito, até ficar acessível preços e disponibilidade.

Se eu for fazer o upgrade hoje, vai sair 2.400 processador e placa mãe. Agora os novos processadores, memórias e mob, só deus sabe.

Oque me motiva comprar um 5600x, é que eu vou ficar tranquilo por pelo menos 2 anos. Visto que é um dos processadores mais rapidos (para jogos), no momento. É uma escolha dificil.

Esse segurar mais um pouco, vai ser daqui 2 anos pelo jeito, até ficar acessível preços e disponibilidade.

Se eu for fazer o upgrade hoje, vai sair 2.400 processador e placa mãe. Agora os novos processadores, memórias e mob, só deus sabe.

Oque me motiva comprar um 5600x, é que eu vou ficar tranquilo por pelo menos 2 anos. Visto que é um dos processadores mais rapidos (para jogos), no momento. É uma escolha dificil.

ahhh manda ver ... passa vontade não ... até pq não se sabe como vão vir essas memos ddr5 para jogos ... latências lá no alto ..

Segundo um vazador que costuma acertar as previsões, soquete AM5 será mesmo LGA, meu ❤️ agradece. Acho que era a única característica que eu considero superior na Intel, pois tirar o cooler e o processador sair junto, não desejo a sensação ao meu pior inimigo.

E7e1a8DWQAA3lh3

DUVIDA: Pessoal, meu 3900x está meio maluco...recentemente troquei a pasta térmica dele e coloquei fans melhores no meu water cooler e diminuiu MUITO as temperaturas dele... em carga ele mal está passando dos 50º... e em relação aos relógios, bom eles enlouqueceram... está dando picos assustadores, eu sempre deixo o hw monitor no inicializar, pois no final do dia gosto de dar uma olhada, e ontem me apareceu um 4.9ghz... isso é normal? devo me preocupar?

Alterações na BIOS:
Offset Negativo de -0.1V (Voltagem raramente chega nos 1.3v, fica na maior parte do tempo em 1.21v, e o mínimo que pegou foi 0.8v)
DOCP: 3200 CL 16 (RipJaws V)
* O resto está tudo Auto

PS: Estou usando o W11.

DUVIDA: Pessoal, meu 3900x está meio maluco...recentemente troquei a pasta térmica dele e coloquei fans melhores no meu water cooler e diminuiu MUITO as temperaturas dele... em carga ele mal está passando dos 50º... e em relação aos relógios, bom eles enlouqueceram... está dando picos assustadores, eu sempre deixo o hw monitor no inicializar, pois no final do dia gosto de dar uma olhada, e ontem me apareceu um 4.9ghz... isso é normal? devo me preocupar?

Alterações na BIOS:
Offset Negativo de -0.1V (Voltagem raramente chega nos 1.3v, fica na maior parte do tempo em 1.21v, e o mínimo que pegou foi 0.8v)
DOCP: 3200 CL 16 (RipJaws V)
* O resto está tudo Auto

PS: Estou usando o W11.
Acho que é característica do processador subirem pouco mais se a temperatura e consumo permitirem. Querendo tirar a dúvida, põe tudo em auto e vê se chega nos mesmos picos de clock.

Acho que é característica do processador subirem pouco mais se a temperatura e consumo permitirem. Querendo tirar a dúvida, põe tudo em auto e vê se chega nos mesmos picos de clock.
Deu um pico de 4.75 (4.749 Ghz para ser mais exato), com tudo no Auto... Porém agora as voltagens aumentaram, porque por algum motivo, que desconheço, em Auto as voltagens ficam bem elevadas, ficou 1.38v...

Deu um pico de 4.75 (4.749 Ghz para ser mais exato), com tudo no Auto... Porém agora as voltagens aumentaram, porque por algum motivo, que desconheço, em Auto as voltagens ficam bem elevadas, ficou 1.38v...
Sim, em auto costuma dar picos maiores. O esquema do processador é subir até onde a temperatura e consumo permitirem, mantendo a estabilidade. Pode ser que o offset negativo permitiu subir mais o clock. Se o desempenho não caiu e a estabilidade se manteve não há com o que se preocupar. Faz uns testes de estabilidade com suas configurações. Se não ocorrerem erros ou resets é sucesso.

Sim, em auto costuma dar picos maiores. O esquema do processador é subir até onde a temperatura e consumo permitirem, mantendo a estabilidade. Pode ser que o offset negativo permitiu subir mais o clock. Se o desempenho não caiu e a estabilidade se manteve não há com o que se preocupar. Faz uns testes de estabilidade com suas configurações. Se não ocorrerem erros ou resets é sucesso.
Hmmm... entendi... achei estranho, até mandei um pm pro @maur0, porque nunca tinha acontecido isso antes, mais a temperatura está bem baixa e as voltagens estão ok também...

Vou atualizar a BIOS e ver como vai ficar...

O sistema parece estar bem estável, rodando jogos fluido, porém eu noto que em alguns momentos dá umas travadas, e não acho que seja a 1080TI, pois ando jogando apenas VALORANT ultimamente e fica com uma taxa de quadros bem elevada, acima dos 280FPS com tudo no máximo... Acho que deve ser o W11, ou as configurações de energia dele... Não sei o que está acontecendo... e é isso que me preocupa... Vou atualizar a BIOS se não resolver vou voltar para o W10...

Já enviaram minha B550M Mortar Wi-Fi. Veremos como será a parte alfandegária no Brasil.
Enviaram a minha B550-A gaming Rog strix também, esperando pra vê se vou pagar alguma coisa!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou quase batendo o martelo. Estou em dúvida entre essas 3 (esqueça o valor).

Por favor me ajude, qual seria melhor?
eu iria na última opção!

Já li e reli o tópico, a discussão virou uma guerrinha em certo momento, AMD x Intel. Mas alguns pontos são relevantes e são fatos, outros são mera casualidade, de uma mobo ruim, um CPU ruim. Pra ambos os lados. Gente que quer tirar leite de pedra, no caso das CPUs. Mas não deixa de ser um tópico interesse. Parei de seguir a alguns dias.

Concordo plenamente com o fato não termos reviewers de qualidade no BR. Nunca vi nenhum canal em português que acrescentasse algo que saísse do puramente superficial. Só falam coisa que qualquer pessoa que faz uma pesquisa de 1h no google poderia falar (é o que acontece hoje, qualquer um vira reviewer se quiser, não há filtro de qualidade). Outro dia até vi um reviewer se gabando que tava com 20k reais de placas de vídeo na época (que hoje valeria uns 80k) apenas pra falar basicamente que plugou elas e funcionou. Seguido de material de marketing e baboseiras de iniciante.

As respostas para o tópico são apenas um reflexo de nossa cultura mesmo: um bando de gente ignorante que se preocupa mais com adjetivos do que com dados concretos. Esse tipo de gente tá impregnada pelo fórum em outros tópicos também, infelizmente, principalmente falando mal de coisas que não entendem e baseadas apenas em achismos (marca A contra marca B).

As críticas naquele tópico parecem ter fundamento. Não li o desdobramento do tópico, mas quanto ao problema, acho que tem que acompanhar e testar até chegar a uma conclusão de fato (que talvez até já exista e esteja lá no meio do circo), merece atenção.

review br é tudo coisa requentada ... e gringo, eu mesmo só levo a sério Gamers Nexus e a anandtech e alguns fóruns (overclock.net etc etc) ... mas mesmo assim, teimei com a intel, achando q tinha a glória de outrora, e agora tou voltando com o rabo no meio das pernas para a amd kkkkkk

O tópico começou bem, as queixas do OP eram perfeitamente válidas, mas aí virou guerra de fanboys, principalmente da AMD que tentaram desmerecer as críticas, aí desgringolou completamente. Embora eu esteja plenamente satisfeito com ecossistema AMD, Se eu tivesse passado tudo o que ele passou, também teria trocado de plataforma sem pensar duas vezes.

O tópico começou bem, as queixas do OP eram perfeitamente válidas, mas aí virou guerra de fanboys, principalmente da AMD que tentaram desmerecer as críticas, aí desgringolou completamente. Embora eu esteja plenamente satisfeito com ecossistema AMD, Se eu tivesse passado tudo o que ele passou, também teria trocado de plataforma sem pensar duas vezes.
No fim me dá a impressão que tem gente mordida com o vitoss porque acho que desde o ryzen 1XXX ele "pisa" (atenção vitoss, veja as aspas ali :cereal:) nos usuários da AMD em jogos. Aí agora que tá equiparado, tem gente que quer achar um jeito impossível de dizer que a AMD é superior em jogos (e sinceramente, pra mim tão caminhando juntos, qualquer lado vai levar os jogos de boa).
But hey... E-penis stuff.

No fim me dá a impressão que tem gente mordida com o vitoss porque acho que desde o ryzen 1XXX ele "pisa" (atenção vitoss, veja as aspas ali :cereal:) nos usuários da AMD em jogos. Aí agora que tá equiparado, tem gente que quer achar um jeito impossível de dizer que a AMD é superior em jogos (e sinceramente, pra mim tão caminhando juntos, qualquer lado vai levar os jogos de boa).
Não falei nada demais, aliás tudo que falei eu provei com reviews, relatos e experiências, o próprio criador do tópico deixou claro que testou 3 CPUs, 5950x, 5900x e 10900k e em todos jogos o 10900k rodou melhor exceto CSGO e Valorant e ainda postou um bench do TD2 o 10900k ganhando... Tem uma galera que não aceita que os Ryzen 5000 não ganham em todos jogos, se vc falar os fatos te taxam de fanboy, a AMD ganha na maioria dos jogos, mas existem jogos que Intel ainda ganha e eu desconfio que é quase puramente pela latência entre CPU/RAM menor que apresentam em relação aos Ryzen 5000, especialmente em OC de RAM que abaixa mais ainda. Apesar que ao que tudo indica agora Intel vai ter algo meio parecido com isso, vendo o RKL com Gear 1 e Gear 2 e imagino que o Alderlake vai ter isso tbm.

Cara, vamos ser sinceros, 11900k ou 5900x.... tudo igual.

Quem compra essas CPUs via de regra não joga em 1080p que é onde poderia ter alguma diferença mensurável.

Compra o que agradar seu gosto e seu bolso (e sua conta de luz, hue!).

Tem críticas válidas na AMD sim, se eu conheço um leigo e me pede recomendação, eu recomendo Intel pois não quero ter dor de cabeça.

Aqui no fórum eu recomendo AMD em alguns casos, pois entendo que se o cara tem interesse de pesquisar e entrar num fórum (old school), ele tem interesse em aprender, não tem preguiça.

Fala galera,
Estou com um 5600x e uma Biostar B450GT mas venho tendo alguns problemas de travamentos no PC, basicamente stutterings de 1~2s durante toda utilização do PC de 10 em 10min +-
acontece direto, abrindo somente chrome, jogando, movendo pastas e tudo mais. Qualquer uso.

Não sei se tem alguma informação que faça alguma diferença para encontrar o problema mas ela veio com uma bios não compatível com os ryzen 5000 e eu instalei diretamente a última. Com estes problemas, resolvi instalar a penúltima e nada de resolver. então instalei a última novamente e nada.
Além disso ainda tem problemas na bios que ela basicamente deixa apenas eu mexer no xmp da memória e no hardware de boot. Tentei mexer nos timings da memória e não iniciou, só tirando a pilha. Tentei ativar o resizable bar e a mesma coisa, só tirando a pilha pra ele iniciar.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser, se é algo a ver com BIOS, CPU, mobo ou até outro componente?

Fala galera,
Estou com um 5600x e uma Biostar B450GT mas venho tendo alguns problemas de travamentos no PC, basicamente stutterings de 1~2s durante toda utilização do PC de 10 em 10min +-
acontece direto, abrindo somente chrome, jogando, movendo pastas e tudo mais. Qualquer uso.

Não sei se tem alguma informação que faça alguma diferença para encontrar o problema mas ela veio com uma bios não compatível com os ryzen 5000 e eu instalei diretamente a última. Com estes problemas, resolvi instalar a penúltima e nada de resolver. então instalei a última novamente e nada.
Além disso ainda tem problemas na bios que ela basicamente deixa apenas eu mexer no xmp da memória e no hardware de boot. Tentei mexer nos timings da memória e não iniciou, só tirando a pilha. Tentei ativar o resizable bar e a mesma coisa, só tirando a pilha pra ele iniciar.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser, se é algo a ver com BIOS, CPU, mobo ou até outro componente?
Biostar é toda cagada, tive uma A520M-H que mesmo com o VRM frio, o pc dava umas travadas aleatórias simulando clock baixo de uns 1~2 segs msm, fora que eu tinha que aumentar o limite de 82 graus para 100 por ai, ou ilimitar o VRM para não haver cpu throttling, pq esquentava muito rápido para 82 graus jogando ou executando algo pesado, e havia esses bugs msm só navegando na net, em jogo não percebi, até pensei que fosse algo do processador ou a BIOS, mas comprei essa placa mãe da assinatura e montei a A520 no pc do meu pai com um 3500x, e continua o mesmo problema de stutterings aleatórios, é raro, mas é algo chato, fora outros problemas que a Biostar tem que CPU e Sys_fan bugados que não aumentam a rotação de acordo a temperatura que setei para o processador

Users who are viewing this thread

Voltar