[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Como que um processador mais barato (5600G x 5600X) chega aqui mais caro? quero me livrar do pc2 mas desse jeito ai ta impossível kkk

As coisas são precificadas pelo desempenho e placa de vídeo está custando muito.

Naturalmente a cadeia de distribuidor e loja vai meter a faca pois o cara que quer CxB não tem outra opção a não ser comprar uma off board por preços mais absurdos que a APU.

Como que um processador mais barato (5600G x 5600X) chega aqui mais caro? quero me livrar do pc2 mas desse jeito ai ta impossível kkk
Porque os lojistas brasileiros são malandros e vendem processador e placa de vídeo de acordo o desempenho, não com o preço sugerido em dólar. Aí como não tem concorrência, as três grandes quem ditam os preços.

Porque os lojistas brasileiros são malandros e vendem processador e placa de vídeo de acordo o desempenho, não com o preço sugerido em dólar. Aí como não tem concorrência, as três grandes quem ditam os preços.
Acho que o problema é mais o importador que o lojista, sinceramente. Até porque no ramo de importação de VGAs a competição é pequena.

Acho que o problema é mais o importador que o lojista, sinceramente. Até porque no ramo de importação de VGAs a competição é pequena.

A Kabum eu sei que algumas peças ela importa diretamente do fabricante, a loja tem até uma filial nos EUA para negociar com as empresas. Pro Terabyte e a Pichau também seja assim. Mas no final das contas, a causa da distorção de preços é a mesma, pouca concorrência.

A Kabum eu sei que algumas peças ela importa diretamente do fabricante, a loja tem até uma filial nos EUA para negociar com as empresas. Pro Terabyte e a Pichau também seja assim. Mas no final das contas, a causa da distorção de preços é a mesma, pouca concorrência.
Sei de CPUs que são feitos nos EUA, fora isso não sei não. Só li que são feitas negociações diretas pontualmente, não é algo recorrente. Mas é aquele negócio, li por aí, sem base nenhuma pra sustentar o que estou escrevendo. :haha:

Sei de CPUs que são feitos nos EUA, fora isso não sei não. Só li que são feitas negociações diretas pontualmente, não é algo recorrente. Mas é aquele negócio, li por aí, sem base nenhuma pra sustentar o que estou escrevendo. :haha:
Eu acho que muita coisa é importada diretamente sim, não é à toa que a Kabum tem os melhores preços em geral. Já vi até quem dissesse que desconfia que a loja sonega pra conseguir alguns preços kkkk mas acho que é história do povo.

Olá, pessoal.

Eu comprei esse primeiro kit Ryzen da assinatura e não me atentei que a placa mãe só suporte memórias, oficialmente, até 3.200mhz (vi agora no site da biostar).

Então, eu gostaria de saber se é possível subir as memórias até 3.600mhz de alguma forma?
Caso não seja possível, é possível mudar os timing da memória CL18 para CL16? (Vi que 3.200mhz CL16 tem desempenho tão bom quanto 3.600mhz CL18)

O meu kit de memória está rodando em 3.200mhz CL18 via XMP 1.1.

Olá, pessoal.

Eu comprei esse primeiro kit Ryzen da assinatura e não me atentei que a placa mãe só suporte memórias, oficialmente, até 3.200mhz (vi agora no site da biostar).

Então, eu gostaria de saber se é possível subir as memórias até 3.600mhz de alguma forma?
Caso não seja possível, é possível mudar os timing da memória CL18 para CL16? (Vi que 3.200mhz CL16 tem desempenho tão bom quanto 3.600mhz CL18)

O meu kit de memória está rodando em 3.200mhz CL18 via XMP 1.1.

É improvável que consiga.

XMP 3200CL18 é indicativo de chips que não escalam bem com tensão, com margem muito pequena para overclock.

Teu primeiro passo é descobrir qual chip suas memórias usam (o software Thaipoon Burner pode ajudar nisso).

É improvável que consiga.

XMP 3200CL18 é indicativo de chips que não escalam bem com tensão, com margem muito pequena para overclock.

Teu primeiro passo é descobrir qual chip suas memórias usam (o software Thaipoon Burner pode ajudar nisso).
Baixei esse programa e infelizmente não é samsaung B-Die que tanto o pessoal aqui do fórum fala :(

memoria.png

Apesar de aparecer XMP 1.1 3600 mhz 18-22-22-42 na opção da bios, ao escolher a opção o PC inicia com os 3200mhz suportados oficialmente.

Baixei esse programa e infelizmente não é samsaung B-Die que tanto o pessoal aqui do fórum fala :(

memoria.png

Apesar de aparecer XMP 1.1 3600 mhz 18-22-22-42 na opção da bios, ao escolher a opção o PC inicia com os 3200mhz suportados oficialmente.

Qual sua cpu e placa mãe?

Você tem quantos pentes de memória? 2 ou 4?

Qual sua cpu e placa mãe?

Você tem quantos pentes de memória? 2 ou 4?
O PC é o primeiro da assinatura, composto por um Ryzen 7 1700 + mobo Biostar Racing b350 gt3 + 2x 8GB Corsair Vengeance LPX 3600mhz CL18 (16gb no total)

Última edição:
Bom dia povo.

Gostaria de uma opinião de vocês.

Essa semana estava rolando promoção da MSI b550m bazooka por R$ 699 e eu não pensei 2x em comprá-la, pelo fato de sempre elogiarem as placas da MSI e por ter 3 anos de garantia. Eu usava a b450m steel legend comprada no inicio de 2020 e vendi essa semana por R$ 550 e acrescentei R$ 150 a mais na MSI, achei válido essa troca. Eu pesquisei muito aqui no tópico e vi bastante recomendação dela e tal.. só que vi 1 pessoa dizendo que devolveu ela por instabilidades no sistema... e vi alguns relatos desse tipo nos comentarios da placa no site da amazon EUA.

Alguém saberia informar se ela tem algum problema crônico deste tipo? Pois o rapaz que devolveu ela disse que MSI reconheceu no modelo bazooka.. só que não consegui achar algo mais completo na internet.

Fiquei com receio de talvez não ter sido uma troca boa em função disso, mas aqui, ao menos por enquanto está funcionando normalmente.. e futuramente devo pegar o ryzen 5600x e vender o 3600.

Existe algum tópico aqui na comunidade de placa mãe MSI? ou placa mãe em geral?

As coisas são precificadas pelo desempenho e placa de vídeo está custando muito.

Naturalmente a cadeia de distribuidor e loja vai meter a faca pois o cara que quer CxB não tem outra opção a não ser comprar uma off board por preços mais absurdos que a APU.
e temos o 11400 com desempenho melhor que o 5600g mas custando mais de 500 bonoros a menos... ai fica complicado.

pra mim esses 5000g tem que cair de preço bastante pra n ser flop

O PC é o primeiro da assinatura, composto por um Ryzen 7 1700 + mobo Biostar Racing b350 gt3 + 2x 8GB Corsair Vengeance LPX 3600mhz CL18 (16gb no total)

Eu acredito que o controlador de memória do seu processador não consiga rodar memórias a 3600MHz e por isso o XMP não funciona.

Os controladores de memória do Zen 1 são "mais fracos".

Deixei no tópico dos ITX mas vou deixar aqui também para reflexão geral. Vídeo com uma observação interessante: é viável para o fabricante entregar um console inteiro com case, fonte, controle, placa mãe, armazenamento interno, RAM, placa mãe, um processador Zen 2 octa core e uma GPU RDNA 2 com 20 cores por 300 US$, mas a AMD vende um six core Zen 3 + Vega 7 sozinho praticamente pelo mesmo preço.

Pra vcs verem como a AMD tá fazendo dinheiro igual água sai do chão em nascente... Comentei isso num vídeo e o passa pano patrocinado do Ruaninho me vem defender a empresa ainda, esses caras que se vendem pra criar uma boiada de seguidores acéfalos que levam os preços aos patamares que estão.

Deixei no tópico dos ITX mas vou deixar aqui também para reflexão geral. Vídeo com uma observação interessante: é viável para o fabricante entregar um console inteiro com case, fonte, controle, placa mãe, armazenamento interno, RAM, placa mãe, um processador Zen 2 octa core e uma GPU RDNA 2 com 20 cores por 300 US$, mas a AMD vende um six core Zen 3 + Vega 7 sozinho praticamente pelo mesmo preço.

Pra vcs verem como a AMD tá fazendo dinheiro igual água sai do chão em nascente... Comentei isso num vídeo e o passa pano patrocinado do Ruaninho me vem defender a empresa ainda, esses caras que se vendem pra criar uma boiada de seguidores acéfalos que levam os preços aos patamares que estão.

Os preços dos consoles são subsidiados pelas fabricantes

Os preços dos consoles são subsidiados pelas fabricantes

São, e isso já é sabido há um bom tempo, mas e daí? Se o que eles ganham com venda de jogos e Game Pass compensa o subsídio, significa que não é um subsídio enorme.

1- Pessoal poderiam me recomendar qual é a placa-mãe melhor CxB para o Ryzen 5 5600X? Faz 10 anos que eu montei meu último pc estou por fora.

Gosto da Asus mas se tiver algo melhor hoje em dia de boa. A idéia é montar um RTX3070 /monitor QHD /SSD Nvme

2- Eu preciso me preocupar com refrigeração de chipset hoje em dia? Vi umas mobos com uma mini ventoinha fiquei na dúvida.

3- Essas placas já estão vindo com bluetooth ou preciso comprar aquele doongle usb ainda?

4- Tem algum modelo/marca mal falados hoje que eu deva evitar?

Depende do que pode gastar.

Refrigeração de chipset só pode ser 'problema' nos X570. Algumas placas tem a ventoinha bem onde sai o ar quente da VGA.

Algumas placas vem sim com BT e/ou WiFi. Minha Strix B550-F tem, mas tem um modelo sem, também.

------------

5600X por 1689 parcelado...

Bom preço

São, e isso já é sabido há um bom tempo, mas e daí? Se o que eles ganham com venda de jogos e Game Pass compensa o subsídio, significa que não é um subsídio enorme.

O PlayStation 5 é o mais subsidiado de todos

Xbox Series X

Ao final de nossa jornada, o mais perto que conseguimos chegar da máquina criada pela Microsoft fica assim:

- AMD Ryzen 7 3800X (desabilitado o SMT, clock cravado em 3.8GHz) - tabela de especificações - R$ 2.170 - US$ 350
- Placa-mãe Gigabyte X570 Aorus Master - análise completa - site oficial - R$ 1.399 - US$ 200
- 2x8GB DDR4 @3000MHz TeamGroup Pichau Gaming - link de compra - R$ 460 - US$ 65
- Nvidia GeForce RTX 2080 Super - análise completa - R$ 4.200 - US$ 750
- SSD NVMe PCI 4.0 2TB - análise completa - R$ 999 - US$ 250

Total: R$ 9.228

Xbox Series S

Considerando o mercado nacional, uma máquina com uma RX 5600 XT e um bom processador para alcançar altas taxas de quadros fica acima dos R$ 5 mil, então colocando na conta todas as modificações para incluir um SSD NVMe PCIe 4.0 (o SSD em si, uma mainboard compatível e um processador Zen2) temos um custo que pode girar na casa dos R$ 8 mil.

PlayStation 5

Ao final de nossa jornada, o mais perto que conseguimos chegar da máquina criada pela Sony fica assim:

- AMD Ryzen 7 3700X (desabilitado o SMT, clock cravado em 3.8GHz) - tabela de especificações - R$ 2.170
- Placa-mãe ASUS TUF Gaming X570 PLUS/BR - site oficial - R$ 1.499
- 2x8GB DDR4 @3200MHz TeamGroup Pichau Gaming - link de compra - R$ 800
- Galax GeForce RTX 2070 Super EX 1-Click OC - análise completa - R$ 4.200
- SSD NVMe PCI 4.0 1TB - análise completa - R$ 2.499

Total: R$ 11.169

O PlayStation 5 é o mais subsidiado de todos

Xbox Series X

Ao final de nossa jornada, o mais perto que conseguimos chegar da máquina criada pela Microsoft fica assim:

- AMD Ryzen 7 3800X (desabilitado o SMT, clock cravado em 3.8GHz) - tabela de especificações - R$ 2.170 - US$ 350
- Placa-mãe Gigabyte X570 Aorus Master - análise completa - site oficial - R$ 1.399 - US$ 200
- 2x8GB DDR4 @3000MHz TeamGroup Pichau Gaming - link de compra - R$ 460 - US$ 65
- Nvidia GeForce RTX 2080 Super - análise completa - R$ 4.200 - US$ 750
- SSD NVMe PCI 4.0 2TB - análise completa - R$ 999 - US$ 250

Total: R$ 9.228

Xbox Series S

Considerando o mercado nacional, uma máquina com uma RX 5600 XT e um bom processador para alcançar altas taxas de quadros fica acima dos R$ 5 mil, então colocando na conta todas as modificações para incluir um SSD NVMe PCIe 4.0 (o SSD em si, uma mainboard compatível e um processador Zen2) temos um custo que pode girar na casa dos R$ 8 mil.

PlayStation 5

Ao final de nossa jornada, o mais perto que conseguimos chegar da máquina criada pela Sony fica assim:

- AMD Ryzen 7 3700X (desabilitado o SMT, clock cravado em 3.8GHz) - tabela de especificações - R$ 2.170
- Placa-mãe ASUS TUF Gaming X570 PLUS/BR - site oficial - R$ 1.499
- 2x8GB DDR4 @3200MHz TeamGroup Pichau Gaming - link de compra - R$ 800
- Galax GeForce RTX 2070 Super EX 1-Click OC - análise completa - R$ 4.200
- SSD NVMe PCI 4.0 1TB - análise completa - R$ 2.499

Total: R$ 11.169
Mas X da questão é a APU e não o PC inteiro.

A AMD tem plena condição de colocar um APU nível console tranquilamente, mesmo que capada pela memoria. Espero que nas DDR5 isso seja possível ou muito melhor, mas duvido que a AMD vai "matar" o Xbox.

Mas X da questão é a APU e não o PC inteiro.

A AMD tem plena condição de colocar um APU nível console tranquilamente, mesmo que capada pela memoria. Espero que nas DDR5 isso seja possível ou muito melhor, mas duvido que a AMD vai "matar" o Xbox.

O mundo vive uma escassez de semicondutores, os preços não vão cair.

Galera, gostaria da ajuda de vocês.

Quando ativo o XMP das memórias na bios da placa mãe, ela joga automaticamente 1.35v. Isso não seria muito pra ficar apenas em 3200mhz? Eu nunca fiz over em memórias/cpu. Acha válido tentar fazer over na memória para 3600mhz e tentar reduzir esta voltagem? o time delas são 16-18-18-36

Última edição:
Galera, gostaria da ajuda de vocês.

Quando ativo o XMP das memórias na bios da placa mãe, ela joga automaticamente 1.35v. Isso não seria muito pra ficar apenas em 3200mhz? Eu nunca fiz over em memórias/cpu. Acha válido tentar fazer over na memória para 3600mhz e tentar reduzir esta voltagem? o time delas são 16-18-18-36
Padrão 1,35V para XMP 3200.

edit

Users who are viewing this thread

Voltar