[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, entre uma Asus Strix b550-E gaming e a Gigabyte X570 Aorus Ultra, qual vcs ficaram e pq? o preço das duas está bem parecido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já que vai ter que comprar tudo, eu esperaria um pouco pelos Ryzen 5xxx com v-cache... diz a lenda que vai ser produzido esse ano ainda.

To esperando eles pra fazer o ultimo up nessa plataforma AM4 hue

Foi pra 2022, ai não vale esperar huehue
esses 5xxx nao sao esses 5900x por exemplo? qual a diferença?

Sempre tem desses... A gente precisa da máquina pra hoje e um alienado vem falar pra esperar.

Quantas portas sata você precisa?
Rapaz, hoje uso as 6 portas traseiras e mais um hub usb 3.0 com 4 portas.

Pessoal, entre uma Asus Strix b550-E gaming e a Gigabyte X570 Aorus Ultra, qual vcs ficaram e pq? o preço das duas está bem parecido.

esses 5xxx nao sao esses 5900x por exemplo? qual a diferença?

Rapaz, hoje uso as 6 portas traseiras e mais um hub usb 3.0 com 4 portas.

Se a Aorus for revisão 1.0, corre dela tem defeito de projeto, se tu sofrer de bug do cold boot ou wifi/bt sem funcionar quando voltar do sleep, não tem solução.

Vai sair o Zen 3D na virada do ano. o 5900X é Zen 3 (sem cache 3D). O Zen 3D vai entregar até +15% performance em jogos pela apresentação da AMD.

A minha Crosshair VIII Hero tem 8 portas sata, não sei se é o suficiente pra você.

Última edição:
Eu iria de Asus, a minha X570-E me convenceu, placa mãe agora só Asus. Já tive Asrock e Gigabyte, não foram boas experiências.

Se a Aorus for revisão 1.0, corre dela tem defeito de projeto, se tu sofrer de bug do cold boot ou wifi/bt sem funcionar quando voltar do sleep, não tem solução.

Vai sair o Zen 3D na virada do ano. o 5900X é Zen 3 (sem cache 3D). O Zen 3D vai entregar até +15% performance em jogos pela apresentação da AMD.

A minha Crosshair VIII Hero tem 8 portas sata, não sei se é o suficiente pra você.
entao será q compensa pegar o 5600x e esperar esse cache 3d sair pra comprar o 5900x?

Eu iria de Asus, a minha X570-E me convenceu, placa mãe agora só Asus. Já tive Asrock e Gigabyte, não foram boas experiências.
e entre a strix b550-e e x570-e qual vc iria se fosse comprar hoje? pelo que pesquisei a b550 é chipset mais novo, e como pretendo usar 2 ssd nvme pcie e a placa de video, seria interessante esse chipset ne?

entao será q compensa pegar o 5600x e esperar esse cache 3d sair pra comprar o 5900x?

e entre a strix b550-e e x570-e qual vc iria se fosse comprar hoje? pelo que pesquisei a b550 é chipset mais novo, e como pretendo usar 2 ssd nvme pcie e a placa de video, seria interessante esse chipset ne?

Quem muito espera, acaba nunca comprando nada. Se for esperar algo, daqui a pouco lançam os Alder Lake com ddr-5 custando cinco rins e a plataforma AM5 também custando alguns rins. Até o momento, o ganho de desempenho dos Zen 3D são teóricos, só deus sabe o preço que eles terão no lançamento e talvez o valor do 5900x nem mude nada.

Além disso, mesmo o chipset b550 sendo mais novo, ele é mais simples que o x570 (e algumas vezes muito mais caro também)

Eu fiz isso.

Eu montei meu PC em outubro com o Ryzen 3 3300X temporário e fiz upgrade pro Ryzen 9 5900X quando ele saiu.

Já vendi o 3300X (por 100 reais a mais que comprei porque ele sumiu das lojas)

Eu comprei meu kit logo quando lançou as X570, não havia lançado as B550. Bom, eu uso meu PC basicamente para jogos, então uma B550 seria suficiente, além da minha ter fan na dissipação do chipset, as B550 salvo engano não tem.

Eu tenho a B550-E, é uma poota placa, mas vale ressaltar que só póssui 1x nvme 4.0 e 1x nvme 3.0... as X570 você encontra com até 2x nvme 4.0 + 1x 3.0.

Se precisar mais slot de expansão nvme e sata, tem a ROG Strix X570-E Gaming e ROG Crosshair VIII Hero (WI-FI)

Alguém aqui já teve problem com USB desconectando com chipset X570? Tenho um drive NVMe conectado via USB-C usando um Rog Strix Orion, o drive funciona para uso leve mas se instalo jogos nele o drive desconecta enquanto o jogo está carregando, provavelmente quando está com carga alta de I/O durante a leitura dos arquivos do jogo. Esse mesmo adaptador funcionava normalmente numa Z390 com 9900K, os jogos carregavam normalmente. No Event Viewer tem erros mencionando o problema - ex. "Disk 4 has been surprise removed."

Atualizei a BIOS para a última versão oficial da MSI, existe uma versão beta mas segundo relatos ela não resolve o problema de desconexões de USB.

APUs AMD Ryzen 6000 “Rembrandt” estão supostamente em produção em massa​

AMD Rembrandt, Zen3 + Navi2​

Um novo boato alega que a AMD pode já estar produzindo em massa seus chips Rembrand.

A série APU da AMD baseada na arquitetura Zen3 atualizada (Zen3 +) pode já estar em produção em massa, afirma Greymon55. O vazador afirma ainda que as fábricas de embalagens da AMD na China terão mais seis produtos prontos para lançamento no primeiro semestre de 2022.

Há rumores de que o silício Rembrandt da AMD será lançado como série Ryzen 6000 para plataformas móveis e de desktop. As séries 6000U e 6000H substituirão o Ryzen 5000, codinome Cezanne, assim como a AMD apresentará suas CPUs 3D para desktop baseadas em V-Cache.

AMD Rembrandt já havia aparecido em roadmaps vazados antes, tanto com a microarquitetura Zen3 quanto Zen3 +. As APUs provavelmente serão os primeiros produtos a oferecer suporte à memória DDR5, antes mesmo das CPUs Raphael de última geração para desktops, que agora devem ser lançadas no final do ano que vem.

A maior atualização para o Rembrandt, porém, são os gráficos integrados do Navi2, os mesmos gráficos que estarão presentes no Van Gogh APU usado pelo console de jogos portátil Steam Deck. Rembrandt, sendo um APU de maior potência, mais do que provavelmente apresentará mais núcleos de GPU e oferecerá maior desempenho.

AMD-Rembrandt-Roadmap-1200x854.jpg

AMD-Rembrandt-Hero-1200x711.jpg

Há rumores de que os roteiros da AMD são constantemente atualizados porque a AMD não confirmou seus produtos após 2022. Nenhum dos codinomes a seguir: Rapahel, Phoenix, Granite Ride ou Strix Point jamais apareceu na comunicação oficial do fabricante.

AMD Rembrandt pode ser anunciado na CES 2022. Esta exposição é onde a AMD apresentou suas séries Ryzen 4000 Renoir e Ryzen 5000 Cezanne. Este último foi introduzido junto com as GPUs GeForce RTX 30 da NVIDIA. Um ano depois, é provável que a NVIDIA atualize sua linha móvel com a série SUPER baseada em GA103 também. Parece ser o momento perfeito para apresentar Rembrandt. No entanto, outros vazadores estão tão convencidos sobre o possível anúncio do CES 2022. Tanto o último trimestre de 2021 quanto o primeiro trimestre / segundo trimestre de 2022 são mencionados.

9hdqw8s.png

0zq5LBe.png

CPU AMD Ryzen Threadripper PRO 5995WX de 64 núcleos aparece ao lado da placa-mãe AMD Sharkstooth-CGL​

AMD Ryzen Threadripper PRO 5995WX é o principal processador de próxima geração para estações de trabalho​

Parece que o vazamento que surgiu quatro dias atrás era de fato real, à medida que novos traços sobre a existência da próxima série Thredripper começam a aparecer em outros sites de referência.

O codinome Chagall da AMD Ryzen Threadripper 5000 Series será lançado este ano. A evidência de que a AMD já está validando a plataforma existe em sites de benchmarking.

Os tempos de renderização registrados são para quatro testes no Agisoft Metashape 10, um software de fotogrametria que permite criar objetos 3D a partir de fotos. O 5995WX exigiu 8601 segundos para o Park Map, 2250 segundos para o School Model, 156 segundos para o Rock Model e 608 segundos para o School Map, todos sendo cenários de renderização predefinidos da Puget Systems.

O que esse vazamento revelou, porém, é o codinome da plataforma de referência da AMD para Chagall, que é “ Sharkstooth-CGL “. Esta é uma placa-mãe WRX80 de validação para a série PRO e não está claro se o mesmo codinome é usado para a série não PRO, que surpreendentemente não apareceu em nenhum vazamento ainda.

AMD-Chagall-e1625900021809.jpg

AMD Ryzen Threadripper 5000 “Chagall”, Fonte: MOEPC

Embora a AMD Chagall não introduza SKUs de contagem de núcleos mais alta do que a série Castle Peak, ela se concentrará em uma atualização de microarquitetura para o Zen3. A série Threadripper 5000 deve ser compatível com as placas-mãe TRX80 e WRX80 existentes. No momento, parece que a AMD tem como meta o quarto trimestre de 2021 para o lançamento.

2TcTra0.png

Alguém comprou recentemente o 5600G ou 5700G ?

Fico pensando se compensa indicar essa compra, para se jogar no 1080p low res ou pegar um 5600X + RX550/RX560/1050TI...

5600G = 1950,00
5700G = 2470,00
5600X = 1570,00

Fico pensando se compensa indicar essa compra, para se jogar no 1080p low res ou pegar um 5600X + RX550/RX560/1050TI...

5600G = 1950,00
5700G = 2470,00
5600X = 1570,00
Seria melhor pegar algo mais balanceado. Por que não um i5 10400F que custa bem menos, e investe a diferença na placa de vídeo?

5600G = 1950,00
5700G = 2470,00
5600X = 1570,00
Indiquei o 5700g para um amigo meu, ele tá super satisfeito e sem pressa até comprar uma GPU dedicada, mas ele tb não é nada exigente.

Indiquei o 5700g para um amigo meu, ele tá super satisfeito e sem pressa até comprar uma GPU dedicada, mas ele tb não é nada exigente.
A placa de vídeo fica aquela sensação de se pegar uma RX560 por R$ 1450,00 se sente um assalto pelo que a placa é e seu valor.

Se pensar somente no processador, o 5800X está R$ 2650,00...então um 5700G por "2500,00" com igpu e 8/16 parece um bom negócio.

VGA só vejo vantagem na 6600XT atualmente, mas não se encontra mais e nem por 3500,00...as lojas estão vendendo por 4500,00 e nem tem estoque...o lance é esperar mesmo.

Fico na dúvida 5600G x 5700G.

Galero, dá uma ideia por favor

Sair do ryzen 3xxx para o 5xxx é necessário formatar, ou não?
Recentemente eu troquei meu 3600 por um 5800 e formatei, sempre que troco CPU ou VGA faço formatação pra eliminar qualquer "problema".

Meninos,

Estou avaliando a possibilidade de trocar meu 3700X em um 5800X.

Uso meu PC para trabalho, multitarefa, jogos e edição de fotos, enfim, meu computador é um pouco pra cada coisa

Em jogos, gosto muito de simuladores de vôo (X-Plane 11 e Flight Simulator, bem como alguns jogos de FPS tipo BFV)
Edição de fotos, uso muito Lightroom e Photoshop.

Compensa fazer o upgrade de CPU?

Estava pensando em guardar meu dinheirinho para ir direto pro AM5/DDR5

Meninos,

Uso meu PC para trabalho, multitarefa, jogos e edição de fotos, enfim, meu computador é um pouco pra cada coisa

Em jogos, gosto muito de simuladores de vôo (X-Plane 11 e Flight Simulator, bem como alguns jogos de FPS tipo BFV)

Sinceramente? Seguraria, não vejo tantos motivos assim. Se o PC está te atendendo bem, mantenha-o.

Sinceramente? Seguraria, não vejo tantos motivos assim. Se o PC está te atendendo bem, mantenha-o.

Sim, me atende bem, não tenho o que reclamar, é mais pelo prazer de estar com o hardware atualizado e também de saber se há diferenças impactantes que resulte em números expressivos de desempenho.

Obrigada.

A placa de vídeo fica aquela sensação de se pegar uma RX560 por R$ 1450,00 se sente um assalto pelo que a placa é e seu valor.

Se pensar somente no processador, o 5800X está R$ 2650,00...então um 5700G por "2500,00" com igpu e 8/16 parece um bom negócio.

VGA só vejo vantagem na 6600XT atualmente, mas não se encontra mais e nem por 3500,00...as lojas estão vendendo por 4500,00 e nem tem estoque...o lance é esperar mesmo.

Fico na dúvida 5600G x 5700G.
Como meu amigo tb é dev, o 5700g é bem mais negócio sem dúvidas, e ainda é melhor que o meu atual 3700x (que ele já tinha usado remoto e gostou bastante).

Meninos,

Ao meu ver não. Eu estou com um 2700 com OC (basicamente um 2700X), e não estou achando que vale a pena fazer upgrade agora... Pode ser que os Zen 3D venham bons também. No seu lugar eu esperaria.

Ao meu ver não. Eu estou com um 2700 com OC (basicamente um 2700X), e não estou achando que vale a pena fazer upgrade agora... Pode ser que os Zen 3D venham bons também. No seu lugar eu esperaria.
Eu tô segurando a tentação de pegar um 3950x do ali só pra ver como vão sair os Zen 3D.
Mas, no pior dos casos, o 5950x já vai tá mais em conta também, então no meu caso vale a pena esperar

Sentiu muita diferença de desempenho do 3600 para o 5800x com essa 5700xt?
Sim, foi nítido. Eu jogo PUBG que não serve como parâmetro de otimização, mas o FPS ficou bem mais alto e estável na resolução que jogo.

Users who are viewing this thread

Voltar