[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Meninos,

Estou avaliando a possibilidade de trocar meu 3700X em um 5800X.

Uso meu PC para trabalho, multitarefa, jogos e edição de fotos, enfim, meu computador é um pouco pra cada coisa

Em jogos, gosto muito de simuladores de vôo (X-Plane 11 e Flight Simulator, bem como alguns jogos de FPS tipo BFV)
Edição de fotos, uso muito Lightroom e Photoshop.

Compensa fazer o upgrade de CPU?

Estava pensando em guardar meu dinheirinho para ir direto pro AM5/DDR5

3700X pro 5800X não vale a pena.

Valeria a pena se fosse pra um 5900X.

Mas mesmo assim é mais negócio aguardar AM5.

Pessoal mais uma duvida. Vou comprar a asus x570 com 5900x. Só que vou trazer de fora.. Minha preocupação é a BIOS não vim atualizada para os novos Ryzen 5900x. Tem como atualizar, caso esteja desatualizada, sem ter q comprar um processador mais antigo?

Pessoal mais uma duvida. Vou comprar a asus x570 com 5900x. Só que vou trazer de fora.. Minha preocupação é a BIOS não vim atualizada para os novos Ryzen 5900x. Tem como atualizar, caso esteja desatualizada, sem ter q comprar um processador mais antigo?
Dependendo do lote, já vem com a mais atual da data de fabricação. Se a X570 tiver bios flashback pode ficar tranquilo, só colocar o arquivo em pendrive e atualizar direto na placa mãe, sem necessidade do processador.

Numa avaliação de CPU 6 core premium, considere:
- 5600G = 1950,00
- 11600K = 1660,00
- 5600X = 1570,00

Opção1: 5600G ou 11600K sem usar VGA externa ?
ou
Opção2: 5600X com qual sua opção de VGA mais barata ? 1650 4Gb?

Alguma sugestão ?

Dependendo do lote, já vem com a mais atual da data de fabricação. Se a X570 tiver bios flashback pode ficar tranquilo, só colocar o arquivo em pendrive e atualizar direto na placa mãe, sem necessidade do processador.
no caso estou avaliando pegar ou a ASUS ROG STRIX X570-E Gaming ou a TUF GAMING X570-PRO (WI-FI). Sei que a strix é melhor mas to tentando ver o q tem nela q compensaria pagar mais, a principio a TUF me atenderia em tudo (quantidade de portas sata, usb e 2 nvme pcie 4). No caso dessas duas teriam suporte a atualização do jeito q vc falou?

Sim ambas possuem o bios flashback.
Valeu pela resposta.. Mais uma só pra não fazer caca. vi que essa placa q vc usa, a strix x570-e e a tuf ambas tem o conector de 8 pinos + um de 4 pinos.. Precisa conectar os "12 pinos"? a minha atual só tem esse de 8 pinos..é questão de dar mais segurança ou somente em cpu mais pesados q precisa?

Valeu pela resposta.. Mais uma só pra não fazer caca. vi que essa placa q vc usa, a strix x570-e e a tuf ambas tem o conector de 8 pinos + um de 4 pinos.. Precisa conectar os "12 pinos"? a minha atual só tem esse de 8 pinos..é questão de dar mais segurança ou somente em cpu mais pesados q precisa?
Só CPUs mais exigentes ou caso vá fazer um OC extremo.

Uso apenas 8pinos aqui.

Como o colega a cima disse, 12 pin é luxo para OC extremo apenas. Eu uso 8 pin.

Alguém comprou recentemente o 5600G ou 5700G ?

Fico pensando se compensa indicar essa compra, para se jogar no 1080p low res ou pegar um 5600X + RX550/RX560/1050TI...

5600G = 1950,00
5700G = 2470,00
5600X = 1570,00
Onde o 5600x por 1570 ?

Para eu instalar o 5600X na b450m steel legend eu preciso atualizar a bios até a versão 3.60 correto? Hoje estou com o ryzen 1600 bios 2.60, eu consgio instalar, com esse processador, até a bios 3.60? Outra duvida é se posso instalar a 3.60 diretamente ou preciso ir instalando uma a uma

Pessoal, sei que pra as plataformas 3000 e 5000 dos ryzen foram lançadas bios pra resolver o problema do infame bug da usb. No início cheguei a pensar que essa mobo da assinatura que tivesse problema, mas infelizmente fui só mais um infeliz premiado com esse bug maldito, pra piorar, nunca mais a droga da gigabyte lançou update de bios pra esse modelo.

Pelo menos tem algum tweak para tentar diminuir esse bug das usb nas B350? É foda tentar usar qualquer porta USB3.0, dá pau na hora, até erro de hardware elas provocam, tá difícil continuar assim. Vou é terminar vendendo esse kit e partir pra outra, decepção total com o mesmo, não era o que eu imaginava.

Amigos, esse 5600g está bonzinho pra jogos ou ainda é muito parecido com aquela primeira geração 2200g e 2500g?

Tive um 2200g e pro meu cs go (low settings 720p, jogo assim mesmo até quando eu tinha uma 2060) ele ficava bem mairromeno, e estou querendo voltar a ter um PC gamer com o objetivo de segurar até fim de 2022 ou 2023 pra fazer o pulo pra nova geração com DDR5 e GPU por preços decentes.

A build que estou montando é mini ITX:

Ryzen 5 5600g
X570 Mini ITX Aorus Pro Wifi
Fonte Corsair SF750 Platinum
16gb 2400mhz (vou pegar de um PC da minha empresa que não está em uso)
SSD que já tenho
Cooler Noctua L-12S

Vou investir cerca de 6 mil, sendo que não estou pagando pela RAM e pelo SSD, porém com aquele objetivo de manter essa build e só atualizar o kit placa mãe, processador e memória lá em 2023 e colocar uma GPU parruda se os mineradores permitirem

O que acham?

Pessoal, alguem poderia me indicar benchmarks de memória RAM? Estou usando por enquanto o memTest e o Benchmark do DRAM Calculator. Por enquanto estou setando minha memos em 3200 querendo subir devagar até 3600. Dps de alguns crashs e pc não iniciando, me parece que agora está indo bem. Por enquanto 650% sem erros no memTest.

Amigos, esse 5600g está bonzinho pra jogos ou ainda é muito parecido com aquela primeira geração 2200g e 2500g?

Tive um 2200g e pro meu cs go (low settings 720p, jogo assim mesmo até quando eu tinha uma 2060) ele ficava bem mairromeno, e estou querendo voltar a ter um PC gamer com o objetivo de segurar até fim de 2022 ou 2023 pra fazer o pulo pra nova geração com DDR5 e GPU por preços decentes.

A build que estou montando é mini ITX:

Ryzen 5 5600g
X570 Mini ITX Aorus Pro Wifi
Fonte Corsair SF750 Platinum
16gb 2400mhz (vou pegar de um PC da minha empresa que não está em uso)
SSD que já tenho
Cooler Noctua L-12S

Vou investir cerca de 6 mil, sendo que não estou pagando pela RAM e pelo SSD, porém com aquele objetivo de manter essa build e só atualizar o kit placa mãe, processador e memória lá em 2023 e colocar uma GPU parruda se os mineradores permitirem

O que acham?
Eu estava avaliando uma possibilidade bem parecida, em montar um 5600G.
Pelo que vi, dependendo do jogo em 1080p/900p low settings, roda em 60fps+(GTA V, Fortnite, RE8), outros no 30~40fps (Assassin´s Valhalla, Control, Days Gone, Far Cry, Tomb Raider, Watch Dogs)) e tem alguns que fica no máx em 25fps (RDR2, Death Strading, Doom, Horizon Zero Dawn, Cyberpunk, MS Flight Simulator).
A grande maioria fica na casa dos 40fps, é jogável, mas visual tosco.

Em vez de pagar R$ 2mil só no processador, preferi pegar um combo bem barato (Intel Xeon 8/16 Core + mobo + 16Gb ram), paguei R$ 1 mil da China.
Com a grana que sobrou, preferi pegar uma VGA mediana usada (GTX 1650 - R$ 1700) que dê para jogar com qualidade no médio ou melhor e acima de 40fps.

O 5600G não compensa, na minha opinião, se tivesse vindo com RDNA2, aí seria outra estória, mas é APU antiga no corpinho de Zen3.

Última edição:
Pessoal, sei que pra as plataformas 3000 e 5000 dos ryzen foram lançadas bios pra resolver o problema do infame bug da usb. No início cheguei a pensar que essa mobo da assinatura que tivesse problema, mas infelizmente fui só mais um infeliz premiado com esse bug maldito, pra piorar, nunca mais a droga da gigabyte lançou update de bios pra esse modelo.

Pelo menos tem algum tweak para tentar diminuir esse bug das usb nas B350? É foda tentar usar qualquer porta USB3.0, dá pau na hora, até erro de hardware elas provocam, tá difícil continuar assim. Vou é terminar vendendo esse kit e partir pra outra, decepção total com o mesmo, não era o que eu imaginava.
Usei essa mesma placa-mãe por cerca de 8 meses, primeiro com um ryzen 5 3500x e depois com um ryzen 5 3600 e não tive problemas, pelo menos com usb. Utilizo mouse, teclado e headset usb. Pelo que sei, esse problema de usb é comum em chipset b550 e x570, ainda não tinha visto ninguém com b350 reclamar dele.

Usei essa mesma placa-mãe por cerca de 8 meses, primeiro com um ryzen 5 3500x e depois com um ryzen 5 3600 e não tive problemas, pelo menos com usb. Utilizo mouse, teclado e headset usb. Pelo que sei, esse problema de usb é comum em chipset b550 e x570, ainda não tinha visto ninguém com b350 reclamar dele.
Aqui desde a compra desse kit, ele possui esse comportamento problemático nas usb 3.0. Cheguei a pensar que a placa estava com problemas, mas depois dos relatos de bugs das usb na amd, fui pesquisar mais sobre isso, vi que no tópico do reddit oficial da amd, tem muitas reclamações do mesmo problema de usuários com placa mãe B350, foi aí que notei que dei azar. Pior que nem update de bios pra essa placa sai mais, pelo visto virou uma plataforma abandonada.

Realizei hj um dia somente para over nas memórias. Mto cansado, vários reboots, mas cheguei aos 3800MHz, porém certamente com os timings não otimizados (usei o DRAM Calculator). Se algum de vcs puder me ajudar nessa eu agradeço, lembrando que algumas confs eu não fiz baseado no DRAM pq não conseguia nem bootar, então deixei em "auto".

N7pJO4P.png

dLTPqL6.png

Alguém aqui já teve problem com USB desconectando com chipset X570? Tenho um drive NVMe conectado via USB-C usando um Rog Strix Orion, o drive funciona para uso leve mas se instalo jogos nele o drive desconecta enquanto o jogo está carregando, provavelmente quando está com carga alta de I/O durante a leitura dos arquivos do jogo. Esse mesmo adaptador funcionava normalmente numa Z390 com 9900K, os jogos carregavam normalmente. No Event Viewer tem erros mencionando o problema - ex. "Disk 4 has been surprise removed."

Atualizei a BIOS para a última versão oficial da MSI, existe uma versão beta mas segundo relatos ela não resolve o problema de desconexões de USB.
Caso alguém tenha o mesmo problema, no meu caso resolvi atualizando os drivers do chipset da AMD. A BIOS já estava atualizada mas os drivers, não. Depois que atualizei os drivers, o drive externo parou de desconectar quando em uso pesado.

3700X pro 5800X não vale a pena.

Valeria a pena se fosse pra um 5900X.

Mas mesmo assim é mais negócio aguardar AM5.
caraca mano.. vc falando isso eu levo até um SUSTO kkkk.

Vale , e vale muito a pena o upgrade... eu sai do 3800x para o 5800x , e não me arrependo 1 centavo.. Teria gasto até mais se fosse necessário , pelo up que ganhei.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vc pode usar apenas 8pin para uso casual ( maioria dos casos )
minha mb anterior só tinha o 8pin , e eu usava o 5800x sem problemas porem :

o 4pin extra é para aplicações em CPU com tdp maior ( não que o 8pin não supra ) , para OCs altos e tbm para UNDERVOLTS extremos.
eu uso o 5800x com vcore em 1.14v , porem para tal fato , preciso usar os 8+4.
com apenas o 8pin , eu preciso usar 1.18V para ficar estável.

Realizei hj um dia somente para over nas memórias. Mto cansado, vários reboots, mas cheguei aos 3800MHz, porém certamente com os timings não otimizados (usei o DRAM Calculator). Se algum de vcs puder me ajudar nessa eu agradeço, lembrando que algumas confs eu não fiz baseado no DRAM pq não conseguia nem bootar, então deixei em "auto".

N7pJO4P.png

dLTPqL6.png
qnd usava 3800x , e uma outra memoria , tbm me aventurei bastante em tests , provavelmente seu kit não irá conseguir rodar estável 3800@16 , e isso é uma limitação da serie 3000.
eu recomendo vc partir do principio CL16.. Com o 3800x eu consegui no máximo 3533@16 , mas tem gente que chegou a conseguiu 3600 e 3733.

CL18 é bem ruim para os ryzen. Inclusive para os 5000.

Última edição:
caraca mano.. vc falando isso eu levo até um SUSTO kkkk.

Vale , e vale muito a pena o upgrade... eu sai do 3800x para o 5800x , e não me arrependo 1 centavo.. Teria gasto até mais se fosse necessário , pelo up que ganhei.

vc pode usar apenas 8pin para uso casual ( maioria dos casos )
minha mb anterior só tinha o 8pin , e eu usava o 5800x sem problemas porem :

o 4pin extra é para aplicações em CPU com tdp maior ( não que o 8pin não supra ) , para OCs altos e tbm para UNDERVOLTS extremos.
eu uso o 5800x com vcore em 1.14v , porem para tal fato , preciso usar os 8+4.
com apenas o 8pin , eu preciso usar 1.18V para ficar estável.

qnd usava 3800x , e uma outra memoria , tbm me aventurei bastante em tests , provavelmente seu kit não irá conseguir rodar estável 3800@16 , e isso é uma limitação da serie 3000.
eu recomendo vc partir do principio CL16.. Com o 3800x eu consegui no máximo 3533@16 , mas tem gente que chegou a conseguiu 3600 e 3733.

CL18 é bem ruim para os ryzen. Inclusive para os 5000.

Ela usa o PC pra trabalho e jogos (não usa framerate alta) por isso está bem servida com Zen 2.

Melhor aguardar neste caso.

Ela usa o PC pra trabalho e jogos (não usa framerate alta) por isso está bem servida com Zen 2.

Melhor aguardar neste caso.
pelo que li no post , ela joga BFV e não cita sobre frames rsrsrs..

BFV é a minha "unica" praia.. ali eu entendo e fiz todos os upgrades foram em virtudes deste game.
fazendo uma conta burra no swap do 3800x para 5800x , sem considerar o outros HW trocados , devo ter ganho facilmente uns 30-40 frames (isso é 20 a 30% de ganho)... Esse ganho pra hardware é um numero absurdo , se tratando de apenas um pulo de geração.

pelo que li no post , ela joga BFV e não cita sobre frames rsrsrs..

BFV é a minha "unica" praia.. ali eu entendo e fiz todos os upgrades foram em virtudes deste game.
fazendo uma conta burra no swap do 3800x para 5800x , sem considerar o outros HW trocados , devo ter ganho facilmente uns 30-40 frames (isso é 20 a 30% de ganho)... Esse ganho pra hardware é um numero absurdo , se tratando de apenas um pulo de geração.
Usava o 3800X com memórias @2133 e upou para o 5800X com memórias @3800? É a única possibilidade de ganhar 40 frames em um upgrade de CPU que nem são tão diferentes.

Users who are viewing this thread

Voltar