[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
usar o conetor a mais ou nao , nao quer dizer que vá gastar mais ou menos.
eh apenas um distribuição melhor otimizada.
Claro que para um over alto , eh necessário a utilização , mas mesmo que use stock , undervolt , oc auto , eh muito mais "garantido" uma estabilidade de voltagem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

com todas as letras.

SIM , SIM e Sim.. ja te falei isso diversas vezes.
To ansioso para chegada do processador, fiquei sabendo por um primo que ta fechado por casos de covid na unidade

Pessoal estava dando uma olhada no mey Ryzen 2600 e vejo que com o pc praticamente parado o clock está em torno de 3.7/3.8Ghz, nunca fiz undervolting e nem nada.

Isso seria normal ou seria bom fazer? Troquei a pasta térmica não te 1 ano.

Pessoal estava dando uma olhada no mey Ryzen 2600 e vejo que com o pc praticamente parado o clock está em torno de 3.7/3.8Ghz, nunca fiz undervolting e nem nada.

Isso seria normal ou seria bom fazer? Troquei a pasta térmica não te 1 ano.

mas vc viu isso onde?

Alguém já reparou que habilitar a virtualização da CPU (na BIOS) faz o teste CPU AES do Aida64 despencar absurdamente? (somente este teste, todos os outros não são afetados).

Eu uso Hyper-V, então sou obrigado a habilitar a virtualização na BIOS. Mas olhem os resultados com a virtualização desabilitada e habilitada, diferença absurda:

Desabilitado:

xLCC7dI.jpg

Habilitado, fica mais lento que um Ryzen 2700X e empatado com um 1800X:

tftXTGL.jpg

Alguém já reparou que habilitar a virtualização da CPU (na BIOS) faz o teste CPU AES do Aida64 despencar absurdamente? (somente este teste, todos os outros não são afetados).

Eu uso Hyper-V, então sou obrigado a habilitar a virtualização na BIOS. Mas olhem os resultados com a virtualização desabilitada e habilitada, diferença absurda:

Desabilitado:

xLCC7dI.jpg

tftXTGL.jpg
Não uso Hyper-V, virtualização está desativada na BIOS e rodei aqui pra ver qual o score. Achei estranho o resultado ser 2x o de um 3950X :hmm:

bO4t4u0.png

Desabilitado:

xLCC7dI.jpg

tftXTGL.jpg

O resultado cai com virtualização habilitada devido a uma feature de segurança do Windows que usa a virtualização para isolar os núcleos e proteger contra softwares maliciosos.

Pesquisa "segurança do dispositivo" na barra de busca e dá uma lida...

O resultado cai com virtualização habilitada devido a uma feature de segurança do Windows que usa a virtualização para isolar os núcleos e proteger contra softwares maliciosos.

Normalmente essa função não é habilitada automaticamente só por se habilitar a virtualização na BIOS. Aqui nunca aconteceu. Talvez o Hyper-V faça isso?

Aqui na minha humilde config com a virtualização desativada o resultado ficou ligeiramente inferior, mas na prática foi a mesma coisa:

Virtualização ativada

V9yk5m2.png

Virtualização desativada

Bl9flFy.png

Tenho uma b450 tomahawk e quero trocar por uma microATX, estou quase pegando a B550M Tuf, estou na dúvida se contínuo com meu R5 3600 e espero os novos 3D ou já pego um 5600X ou se sossego e espero pra ver se vão lançar B550 max p ter melhor suporte p ryzen 3D…
Uso computador apenas para jogos, tenho uma RTX 2060.

AMD Ryzen 6000 (3D V-Cache) será compatível com B550 ou X570 e já terá APU RDNA2 ?

Creio que só os 3D V-cache da série 5000 que a amd disse que iria lançar.

Galera, ontem sem querer eu coloquei um cabo USB TIPO C em uma entrada USB normal. O PC desligou na hora... tudo está funcionando, inclusive a USB que coloquei o outro cabo. Devo me preocupar?
A placa mãe é uma ASUS TUF B550
Comigo aconteceu a mesma coisa e nossa placa mãe é igual, que coincidencia. https://forum.adrenaline.com.br/threads/liguei-usb-c-em-usb-normal.688283/
Quando o PC desligou, foi necessário desligar e ligar a fonte pelo botão ou remover e conectar o cabo de força para que o computador ligasse?

Se sim, com certeza você acionou uma proteção da placa mãe (que salvou o PC).

Provavelmente foi o ESD Protection (proteção contra surto de eletricidade estática) se houve contato do "metal externo" do cabo usb tipo C na porta USB tipo A.
o meu aconteceu igual você descreveu, reiniciou e ficou travado, tive que desligar pelo botão da fonte, quando aciona essa ESD Protection, o PC volta ao normal ou pode haver alguma avaria? falo isso porque não sei se é psicológico, mas o pc está funcionando perfeitamente, mas estou sentindo uma pequena instabilidade, ontem mesmo assistindo uma série eu sentia que quando eu pulava a cena pra frente dava um pequeno delay, e antes não tinha reparado se fazia isso, as usb está tudo funcionando. só queria tirar isso da cabeça e continuar usando o PC normal.

Normalmente essa função não é habilitada automaticamente só por se habilitar a virtualização na BIOS. Aqui nunca aconteceu. Talvez o Hyper-V faça isso?

Aqui na minha humilde config com a virtualização desativada o resultado ficou ligeiramente inferior, mas na prática foi a mesma coisa:
asa

No meu caso, mesmo com o serviço do Hyper-V desabilitado/parado no Windows, o efeito no teste ainda acontece, basta estar ativado na BIOS.

Mas não testei com o Hyper-V desinstalado, e nem vou testar, pois preciso dele.

Não sabia disso, valeu! :joia:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não uso Hyper-V, virtualização está desativada na BIOS e rodei aqui pra ver qual o score. Achei estranho o resultado ser 2x o de um 3950X

Reamente, é mucho loko ficar acima até de uma CPU de 32 cores!!! :eek:

mas vc viu isso onde?

Vi no cpuz que o multiplicador está por 39 o tempo todo e também no gerenciador do windows. Uma coisa que percebi também e que estou com stuttering em jogos 'leves' como league of legends, coisa que nunca tive antes ..

O que eu poderia verificar?

Virtualização ativada

V9yk5m2.png

Virtualização desativada

Bl9flFy.png

Não sei o comportamento nas CPUs com 1 CCD, mas sei que nos Ryzen 9 existe perda de performance com a virtualização (tenho o 5900X), possui 2 CCDs.

Comigo aconteceu a mesma coisa e nossa placa mãe é igual, que coincidencia. https://forum.adrenaline.com.br/threads/liguei-usb-c-em-usb-normal.688283/

o meu aconteceu igual você descreveu, reiniciou e ficou travado, tive que desligar pelo botão da fonte, quando aciona essa ESD Protection, o PC volta ao normal ou pode haver alguma avaria? falo isso porque não sei se é psicológico, mas o pc está funcionando perfeitamente, mas estou sentindo uma pequena instabilidade, ontem mesmo assistindo uma série eu sentia que quando eu pulava a cena pra frente dava um pequeno delay, e antes não tinha reparado se fazia isso, as usb está tudo funcionando. só queria tirar isso da cabeça e continuar usando o PC normal.

Se a proteção foi acionada, ela provavelmente fez o trabalho dela que é prevenir danos.

Pessoal, to meio desatualizado do mercado de CPU, sei que o 5900x tem muito mais cores e threads, mas vou ganhar muito mudando de um i7 6700k para o Ryzen 5900x? ou nem tanto? Computador para uso geral mesmo, trabalho e alguns alguma edição de imagem, vídeo, programação etc ... valeu !!!!

Pessoal, to meio desatualizado do mercado de CPU, sei que o 5900x tem muito mais cores e threads, mas vou ganhar muito mudando de um i7 6700k para o Ryzen 5900x? ou nem tanto? Computador para uso geral mesmo, trabalho e alguns alguma edição de imagem, vídeo, programação etc ... valeu !!!!
Olha, amigo, se o 6700K estava suprindo as suas necessidades até então, dificilmente você precisará de um 5900X. Quando peguei um 3900X anos atrás (coincidentemente saindo de um 6700K também), fiquei com a clara sensação de que havia pagado muito por algo que estava usando muito pouco. Hoje o processador mais potente que tenho em um dos meus PCs é o 5800X.

A menos que as atividades que faz exijam um processador de 12 núcleos, particularmente não vejo sentido em gastar mais de 3000 reais em processador. Eu iria no máximo num 5800X e pegar um NMVe ultra veloz com a diferença. Pra ser franco, se seu objetivo for só jogos, um 5600X já atende muito bem, tenho um e é um monstrinho, na minha opinião é o melhor produto da série 5000.

Enfim, se ainda quiser um 5900X e estiver disposto em gastar mais de 3000 reais num processador, particularmente eu aguardaria os Zen3D.

EDIT: Nossa, viajei aqui quanto aos valores. De qualquer forma, a opinião continua a mesma.

Última edição:
eu tenho um pc com o intel 6700k e uso pra trabalhar inclusive, supri perfeitamente, a não ser que você realmente queira mudar não vejo porque, principalmente com o valor atual do hardware já que trocar de processador Intel para processador AMD implica ter que trocar de placa mãe também.

eu tenho um pc com o intel 6700k e uso pra trabalhar inclusive, supri perfeitamente, a não ser que você realmente queira mudar não vejo porque, principalmente com o valor atual do hardware já que trocar de processador Intel para processador AMD implica ter que trocar de placa mãe também.
Se trocar pra Intel, também implica na troca da placa mãe. Eu tenho um i7 6700k e comprei agora um Ryzen 5600x. Peguei esse processador por ser mais barato que o 11700k da intel,gosto de jogar emulador (principalmente do Nintendo switch) e também quero deixar meu sistema mais equilibrado, pois eu tenho uma RTX 2070 super. Eu vou ver se realmente valeu a troca e falo pra vocês.

Para quem tem um i7 6700k + 2x8GB 2400mhz (16CL) , vale a pena trocar por um Ryzen 5600X pensando a médio prazo ? Justamente por estar vindo as DDRs 5 e novos processadores, que irão ficar ainda mais caro por um bom tempo, e essas CPUs e placas mãe irão sumir. Para ir para a nova geração eu teria que esperar mais uns 3 anos com essa configuração atual.

Caso valha a pena, da para usar essas memórias ou é melhor trocar também? Não sei são fracas para o Ryzen. O uso seria mais para jogos e programas comuns.

Última edição:
Para quem tem um i7 6700k + 2x8GB 2400mhz (16CL) , vale a pena trocar por um Ryzen 5600X pensando a médio prazo ? Justamente por estar vindo as DDRs 5 e novos processadores, que irão ficar ainda mais caro por um bom tempo, e essas CPUs e placas mãe irão sumir. Para ir para a nova geração eu teria que esperar mais uns 3 anos com essa configuração atual.

Caso valha a pena, da para usar essas memórias ou é melhor trocar também? Não sei são fracas para o Ryzen. O uso seria mais para jogos e programas comuns.
Pois é, estou querendo saber também. Eu comprei um Ryzen 5600x com a placa mãe TUF b550 plus wi-fi da asus. Eu fiquei na duvida de pegar memoria a 3200 mhz ou um SSD m2 1tb, optei pro pegar o ssd m2. Por enquanto vou ficar com as memorias (2133 mhz).

Sim, vale. Saí tem cerca de 1 mês e meio de um 6700k + rams 3000mhz para um 5600x + rams 3600mhz e a experiência é totalmente diferente

Última edição:
Pois é, estou querendo saber também. Eu comprei um Ryzen 5600x com a placa mãe TUF b550 plus wi-fi da asus. Eu fiquei na duvida de pegar memoria a 3200 mhz ou um SSD m2 1tb, optei pro pegar o ssd m2. Por enquanto vou ficar com as memorias (2133 mhz).
Pra FPS com certeza memórias 3000+.

Pessoal, acabei de adquirir um 5800X. Baixei a versão mais recente do CTR pra rodar um diagnóstico e ter uma ideia se o cpu é bom de over ou undervolt. Clicando em "Diagnostic", ele logo ao abrir o Cinebench porque estava batendo 90ºC. Então desmarquei a opção "CB20 testing" e rodei o diagnóstico de novo. Rodou até o fim e o resultado deu Golden. É confiável isto?

Users who are viewing this thread

Voltar