[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, acabei de adquirir um 5800X. Baixei a versão mais recente do CTR pra rodar um diagnóstico e ter uma ideia se o cpu é bom de over ou undervolt. Clicando em "Diagnostic", ele logo ao abrir o Cinebench porque estava batendo 90ºC. Então desmarquei a opção "CB20 testing" e rodei o diagnóstico de novo. Rodou até o fim e o resultado deu Golden. É confiável isto?
Dá pra confiar sim, o meu foi silver! vai fazer o PBO2 +CO? eu fiz no meu tá bem frio e estável! até agora!

Dá pra confiar sim, o meu foi silver! vai fazer o PBO2 +CO? eu fiz no meu tá bem frio e estável! até agora!
Sim, tô querendo fazer isso, achei bem interessante! Tentando aprender essas coisas pois nunca tweakei um Ryzen antes.

Vi no cpuz que o multiplicador está por 39 o tempo todo e também no gerenciador do windows. Uma coisa que percebi também e que estou com stuttering em jogos 'leves' como league of legends, coisa que nunca tive antes ..

CPUz é o TaskManager são bugados nisso, mostra o clock máximo ou quase isso o tempo todo.

Usa o Ryzen Master, da própria AMD.

Fazia tempo que não fazia teste de latência, depois de um up na BIOS e reinstalação do Windows resolvi fazer... acho que foi meu melhor resultado até hoje, se fosse só 2x8GB acho que seria um pouco melhor, nunca testei 4.5GHz aqui

Captura-de-Tela-317.png

Pessoal que tem ryzen 3000 , venho notado principalmente após atualizar ultima versão do drive chip7 que meu 3600 vem aplicando boost em situações em que ele deveria estar em iddle , aumentando o consumo e ruído quando não tem carga significativas de uso , temperatura esta baixa com sempre porem notei esse boost em situações desnecessárias no momento estou mudando manualmente para modo energia economia , usava ryzen balanced, como uso durante o dia pra trabalho o pc home office , não preciso de potencia mas notei que foi após atualizações recentes de drive, estou pensando em colocar uma curva custom de fans porque ele fica acelerando e diminuindo tempo todo sem motivo.

Pessoal que tem ryzen 3000 , venho notado principalmente após atualizar ultima versão do drive chip7 que meu 3600 vem aplicando boost em situações em que ele deveria estar em iddle , aumentando o consumo e ruído quando não tem carga significativas de uso , temperatura esta baixa com sempre porem notei esse boost em situações desnecessárias no momento estou mudando manualmente para modo energia economia , usava ryzen balanced, como uso durante o dia pra trabalho o pc home office , não preciso de potencia mas notei que foi após atualizações recentes de drive, estou pensando em colocar uma curva custom de fans porque ele fica acelerando e diminuindo tempo todo sem motivo.
Não uso windows, mas se serve de algo, o meu tá bem normal, só subindo clocks quando tem alguma coisa mais pesada mesmo, e com temperaturas e velocidades da fan bem previsíveis (uso aquele gammaxx 400 barato com uma fan fuleira sem led):

Estou com o kit no carrinho pensando muito se realmente vale a pena.

aCvCKV8.png

Eu tenho um i7 6700k + DDr4 2400 CL14 (havia falado que era CL16, mas nem lembrava que era CL14). Não sei se da para ir levando com essas memórias. E tenho uma fonte Corsair HX850i lacrada pra vender. Não terei como comprar um PC na Next Gen, por isso estou pensando se este AMD vai durar mais (para programas e jogos) do que este i7 6700k. Sem falar que, se colocar uma RTX nesse i7 6700k vai dar gargalo, já o AMD acho que segura melhor.

Vale a paulada nesse kit ?

aCvCKV8.png

Eu tenho um i7 6700k + DDr4 2400 CL14 (havia falado que era CL16, mas nem lembrava que era CL14). Não sei se da para ir levando com essas memórias. E tenho uma fonte Corsair HX850i lacrada pra vender. Não terei como comprar um PC na Next Gen, por isso estou pensando se este AMD vai durar mais (para programas e jogos) do que este i7 6700k. Sem falar que, se colocar uma RTX nesse i7 6700k vai dar gargalo, já o AMD acho que segura melhor.

eu trocaria a mobo por uma asus tuf b550 - soh ai ja economiza uns 700 reais

A B550M não serve pra mim, uso placa de som offboard entre outras coisas. E o preço desta Asus B550 é praticamente o mesmo preço desta Gigabyte.
qual a diferenca da b550 para b550m ? alem de uma ser atx e outra mini?

Porque não cabe as placas que uso. E mesmo se couber, irá ficar encostadas umas nas outras e isso não é legal, já que essas placas esquentam bem.
ah sim... verdade, tem um 1x e outro 16x

viu a x570 por 1519? nao eh mais negocio que essa b550?

ah sim... verdade, tem um 1x e outro 16x

viu a x570 por 1519? nao eh mais negocio que essa b550?

Acho que a B550 é melhor porque é mais atual, mas no final é praticamente a mesma coisa. Irei ver o que faço, está tudo muito caro para no final continuar na antiga geração com rendimento praticamente igual por conta da placa de vídeo (GTX 1070) e terei que (de qualquer forma) trocar as memórias. As vezes penso que é melhor segurar a grana, ir levando este setup atual e depois pegar a nova geração. Mudança de geração, ainda mais de memórias e fonte é bem difícil de saber como será o mercado.

aCvCKV8.png

Tô achando essa mobo muito cara pra uma B550, paguei menos que isso numa X570 (Asus TUF X570 BR)

Se o 5600 for 70% mais rápido que o 3600 que tá na casa dos mil reais, vale. Senão, não vale.

Acho que a B550 é melhor porque é mais atual, mas no final é praticamente a mesma coisa. Irei ver o que faço, está tudo muito caro para no final continuar na antiga geração com rendimento praticamente igual por conta da placa de vídeo (GTX 1070) e terei que (de qualquer forma) trocar as memórias. As vezes penso que é melhor segurar a grana, ir levando este setup atual e depois pegar a nova geração. Mudança de geração, ainda mais de memórias e fonte é bem difícil de saber como será o mercado.

Errado, mesmo o chipset b550 sendo mais novo, o x570 é mais completo.

Além disso, já considerou em pegar o cpu no aliexpress? Peguei o meu por pouco mais de 1100 em uma flash sale em uma loja pequena e chegou em 26 dias corridos.

apagado

Última edição:
Fazia tempo que não fazia teste de latência, depois de um up na BIOS e reinstalação do Windows resolvi fazer... acho que foi meu melhor resultado até hoje, se fosse só 2x8GB acho que seria um pouco melhor, nunca testei 4.5GHz aqui

Captura-de-Tela-317.png
Meu sonho é fazer isso nas minhas memos. Por enquanto o que eu consegui foi 3800 CL18.
Deixa eu fazer um relato aqui proces
Comprei um 5600x que chegou ontem e tudo certo
demorei 2 dias pra instalar ele e quando fui trocar meu 3600 fiz uma serie de burrices interruptas :fire:

Pra começar, instalei na cama num espaço horrivel ( o gabinete é um lian li mesh 2 gigante ainda por cima )
mas fiquei com muita preguiça de tirar vga, meter na mesa e etc só pra trocar um cpu
Ai blz, tirei o 3600, limpei, tirei o galahad 360mm ne
botei o 5600x fechei o socket. De cara ja achei que não tava bem preso não sei por qual motivo, tirei e coloquei de novo umas 3x testei, forcei e nada, então estava bem seguro.
Quando fui colocar o WC com aquelas presilhas HORRIVEIS começou o aperreio que n tava conseguindo por estar na cama, de noite, escuro, simplesmente horrivel
Depois de algumas insistências, cansei e fui levar o pc pra mesa. Quando eu retiro o WC vejo que o simplesmente o 5600x ta preso nele :que: Não sei por qual motivo ele desprendeu do socket super seguro da amd e a pasta termica COLOU no WC, chega tive que por força pra descolar dele.
Quando viro o CPU que olho pra ele... bom, vejam vcs mesmo

awLzHyY.jpg

:scare::crycat::therip::blaur:

Consegui a proeza de empenar vários pinos
Agora amanha vou atrás de uma agulha, lupa e um estilete pra tentar ajeitar essa cagada
Meu amigo o que cê fez, hein! Deixo uma dica, tente desentortá-los bem devagar pra não colocar pressão e um dos pinos simplesmente quebrar. Quando é coisas assim pra se fazer em plataformas AMD nunca se mexe no escuro e mtos menos na CAMA!

apagado

Última edição:
Deixa eu fazer um relato aqui proces
Comprei um 5600x que chegou ontem e tudo certo
demorei 2 dias pra instalar ele e quando fui trocar meu 3600 fiz uma serie de burrices interruptas :fire:

Pra começar, instalei na cama num espaço horrivel ( o gabinete é um lian li mesh 2 gigante ainda por cima )
mas fiquei com muita preguiça de tirar vga, meter na mesa e etc só pra trocar um cpu
Ai blz, tirei o 3600, limpei, tirei o galahad 360mm ne
botei o 5600x fechei o socket. De cara ja achei que não tava bem preso não sei por qual motivo, tirei e coloquei de novo umas 3x testei, forcei e nada, então estava bem seguro.
Quando fui colocar o WC com aquelas presilhas HORRIVEIS começou o aperreio que n tava conseguindo por estar na cama, de noite, escuro, simplesmente horrivel
Depois de algumas insistências, cansei e fui levar o pc pra mesa. Quando eu retiro o WC vejo que o simplesmente o 5600x ta preso nele :que: Não sei por qual motivo ele desprendeu do socket super seguro da amd e a pasta termica COLOU no WC, chega tive que por força pra descolar dele.
Quando viro o CPU que olho pra ele... bom, vejam vcs mesmo

awLzHyY.jpg

:scare::crycat::therip::blaur:

Consegui a proeza de empenar vários pinos
Agora amanha vou atrás de uma agulha, lupa e um estilete pra tentar ajeitar essa cagada
A preguiça leva a ruína!

A preguiça leva a ruína!
pior que eu tava saturado de mexer no pc mesmo. Junte isso com um dia cheio e o resultado é mais cabeça quente.
Em menos de 1 mes foi aperrei com troca de gabinete, WC, gpus, mineração, memorias, fonte
Some cada item desse instalados individualmente em intervalos de tempo, cada um consumindo um belo de um tempo kkk
Queria só trocar o cpu rapidão e pronto, n encostar no pc por dias ai sqn ne

As vezes fico pensando se um 5900X levaria por muio tempo em alta performance em games, aplicações etc ... Comparando com a next gen cpus ddr5 que virão. Pois, os preços de agora em diante vai ser um inferno e ainda mais next gen superfaturada.
Eu vivo com ddr3~4 cores até agora e poderia viver melhor com ddr4~12 cores , até o final de ddr5 ...

Acho que a B550 é melhor porque é mais atual, mas no final é praticamente a mesma coisa.

A princípio o X570 é mais parrudo, mesmo o B550 sendo mais novo, pelo próprio conceito dos chipsets conforme a AMD, exceto alguma prova/benchmark em contrário.

No fim das contas, tem que comparar de forma bem objetiva o VRM, dissipação, quantidade de PCI-e, USB, áudio, etc para ter parâmetro.

Enfim, eu só pagaria isso em um chipset B caso realmente se provasse que ele vale isso e iguala/supera um X570.

No meu caso, comprei especificamente a Asus X570 TUF BR pela quantidade abundante de portas SATA, USB, PCI-e, além de duas portas M2 pois uso muitos dispositivos SATA e USB, e claro, pela estabilidade bem mais garantida de um chipset mais parrudo, pois eu trampo com o PC home office.

Última edição:
A princípio o X570 é mais parrudo, mesmo o B550 sendo mais novo, pelo próprio conceito dos chipsets conforme a AMD, exceto alguma prova/benchmark em contrário.

No fim das contas, tem que comparar de forma bem objetiva o VRM, dissipação, quantidade de PCI-e, USB, áudio, etc para ter parâmetro.

Enfim, eu só pagaria isso em um chipset B caso realmente se provasse que ele vale isso e iguala/supera um X570.

No meu caso, comprei especificamente a Asus X570 TUF BR pela quantidade abundante de portas SATA, USB, PCI-e, além de duas portas M2 pois uso muitos dispositivos SATA e USB, e claro, pela estabilidade bem mais garantida de um chipset mais parrudo, pois eu trampo com o PC home office.

Isso é verdade, eu esqueci deste detalhe que, não adianta ter muitas USBs, entradas, saídas se o chipset pode abrir o bico como aconteceu com várias outras placas. Neste caso, o X570 deve aguentar mais e segurar a estabilidade delas. Mas em todo caso, acho que vou segurar a grana um pouco. Vou ver como será os novos processadores e analisar melhor tudo isso. Está tudo muito caro. Sem falar que terei que colocar 1.5k a mais pelas memórias. Eu demorei muito para upar este setup atual, sem falar que depois veio a pandemia e do dolar absurdo. Este foi o meu maior erro.

Users who are viewing this thread

Voltar