[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Usava o 3800X com memórias @2133 e upou para o 5800X com memórias @3800? É a única possibilidade de ganhar 40 frames em um upgrade de CPU que nem são tão diferentes.
3800x + 3533@16-19-21-36-64
5800x + 3600@16-18-20-34-58 com a mesma memoria e mb - ( dps troquei de memorias e mb, para as atuais da assinatura )

são totalmente diferentes..

ps : volto repetir. meu unico game é BFV..
se em outros game , x , y , z teve esse crescimento de 5 , 10 , 15 frames ou não.. Eu não posso responder , pois não uso o pc pra nada fora BFV , YT , TWITCH e redes sociais.
não tenho nem pct office instalado no pc.

pelo que li no post , ela joga BFV e não cita sobre frames rsrsrs..

BFV é a minha "unica" praia.. ali eu entendo e fiz todos os upgrades foram em virtudes deste game.
fazendo uma conta burra no swap do 3800x para 5800x , sem considerar o outros HW trocados , devo ter ganho facilmente uns 30-40 frames (isso é 20 a 30% de ganho)... Esse ganho pra hardware é um numero absurdo , se tratando de apenas um pulo de geração.

Pela assinatura, Full HD 144Hz.

3700x tá suficiente para isso.

Pela assinatura, Full HD 144Hz.

3700x tá suficiente para isso.
eu tenho assinatura fhd144hz e ja era atendido no kit antigo rsrsrs.
entendo seu ponto de vista , que ela já esta atendida no momento.
mas discordo do ponto que a diferença é pouca.
diferença pouca é 5600x p/ 5800x. Assim como 5800x p/ 5900x

qnd usava 3800x , e uma outra memoria , tbm me aventurei bastante em tests , provavelmente seu kit não irá conseguir rodar estável 3800@16 , e isso é uma limitação da serie 3000.
eu recomendo vc partir do principio CL16.. Com o 3800x eu consegui no máximo 3533@16 , mas tem gente que chegou a conseguiu 3600 e 3733.

CL18 é bem ruim para os ryzen. Inclusive para os 5000.
CL16 eu consegui easy nas minha memos, setei em 3800 pra ver o quanto essas memos são boa (e aparentemente são). Ainda vou refinar pra deixar em 3800 msm que eu não consiga chegar no CL16. Consegui uma tabela comparativo de over em memórias e um fdp gringo alcançou os 3800 em CL15 com timings mto baixos na msm placa que a minha (só que não tem Wi-Fi) e com um 3600X:

HbZhtqS.jpeg

Obviamente tentei replicar com tudo ali, mas não deu boot. Vou ver se consigo fazer com algumas coisas no auto como fiz agora no CL20 e tentar novamente no final de semana. Over em memórias eu gostei mto, apesar de ser bem chato quando dá caca. Tentei fazer over via Ryzen Master, mas ali é mto estranho.

PS: Pesquisei o código da minhas memos antes de sair replicando qlqr config e a dele bate com a minha.

Seria interessante verificar se o OC dele realmente ficou estável. Ademais, existe a boa e velha loteria do silício - overclocking não é uma ciência exata.
Tô ligado beeeeem nisso, mas se eu conseguir ao menos refinar esses meus 3800MHz já estaria de bom tamanho pra mim.

CL16 eu consegui easy nas minha memos, setei em 3800 pra ver o quanto essas memos são boa (e aparentemente são). Ainda vou refinar pra deixar em 3800 msm que eu não consiga chegar no CL16. Consegui uma tabela comparativo de over em memórias e um fdp gringo alcançou os 3800 em CL15 com timings mto baixos na msm placa que a minha (só que não tem Wi-Fi) e com um 3600X:

HbZhtqS.jpeg

Obviamente tentei replicar com tudo ali, mas não deu boot. Vou ver se consigo fazer com algumas coisas no auto como fiz agora no CL20 e tentar novamente no final de semana. Over em memórias eu gostei mto, apesar de ser bem chato quando dá caca. Tentei fazer over via Ryzen Master, mas ali é mto estranho.

PS: Pesquisei o código da minhas memos antes de sair replicando qlqr config e a dele bate com a minha.
rodar é uma cosia , estável é outra.

eu consigo rodar com 4133@16.
mas com 30 segundos de tm5 já começa os erros.
se for jogar vai crashar , se testar vai crashar..

não me pergunte o PQ , mas os 3600x que tive contato ( de amigos ) , pareciam ser melhores que meu 3800x para subir memorias.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tô ligado beeeeem nisso, mas se eu conseguir ao menos refinar esses meus 3800MHz já estaria de bom tamanho pra mim.
dica de quem ja brincou e testou tudo que é possivel para ryzen 3000 e 5000 em relação a OVER de memorias.. ( Não , não sou nenhum Expert ou Overclocker profissa , apenas Hobby )

3800@16 ou qualquer cosia aqui no meio 4066@16
desde que todas latências primárias e secundárias estejam bem afinadas , o resultado é o mesmo.
3600@16 já percebe queda em algumas coisas.

o que testa estabilidade é isso aqui :

Ciclo completo( por volta de 1hora ) do tm5 em modo EXTREME , sem erros.

Última edição:
rodar é uma cosia , estável é outra.

eu consigo rodar com 4133@16.
mas com 30 segundos de tm5 já começa os erros.
se for jogar vai crashar , se testar vai crashar..

não me pergunte o PQ , mas os 3600x que tive contato ( de amigos ) , pareciam ser melhores que meu 3800x para subir memorias.

dica de quem ja brincou e testou tudo que é possivel para ryzen 3000 e 5000 em relação a OVER de memorias.. ( Não , não sou nenhum Expert ou Overclocker profissa , apenas Hobby )

3800@16 ou qualquer cosia aqui no meio 4066@16
desde que todas latências primárias e secundárias estejam bem afinadas , o resultado é o mesmo.
3600@16 já percebe queda em algumas coisas.

o que testa estabilidade é isso aqui :

Ciclo completo( por volta de 1hora ) do tm5 em modo EXTREME , sem erros.
Ótimos resultados colega, aqui por enquanto estou rodando minha máquina, fiz algumas baterias de testes e etá tudo ok. É como eu falei, preciso refinar o meu over aqui pq se vc perceber meu tRFC está altíssimo e é nele que eu encontro dificuldades pra encontrar um valor decente. No DRAM que eu uso ele não detalha mais todo os tRFC, somente o primeiro e o alt. Final de semana eu volto a mexer, por enquanto está rodando aqui tranquilo.

Galera, ontem sem querer eu coloquei um cabo USB TIPO C em uma entrada USB normal. O PC desligou na hora... tudo está funcionando, inclusive a USB que coloquei o outro cabo. Devo me preocupar?
A placa mãe é uma ASUS TUF B550

Galera, ontem sem querer eu coloquei um cabo USB TIPO C em uma entrada USB normal. O PC desligou na hora... tudo está funcionando, inclusive a USB que coloquei o outro cabo. Devo me preocupar?
A placa mãe é uma ASUS TUF B550

Quando o PC desligou, foi necessário desligar e ligar a fonte pelo botão ou remover e conectar o cabo de força para que o computador ligasse?

Se sim, com certeza você acionou uma proteção da placa mãe (que salvou o PC).

Provavelmente foi o ESD Protection (proteção contra surto de eletricidade estática) se houve contato do "metal externo" do cabo usb tipo C na porta USB tipo A.

Estou fazendo alguns teste aqui no meu pc. Pois chegou o Ryzen 5 3600 da china, a principio começou dar vários bugs, de demora de carregamento, não passava da bios e reiniciava do nada sozinho. Mas no momento, ele não está travando e consegue rodar os jogos normalmente, mas pode travar a qualquer momemnto. Como vou saber se o problema é com o processador? Sendo que o meu ryzen 1800x, nunca dava problema... Até hoje não sei identificar problemas no "processador"....
Poderia ser algum problema de incopatibilidade do S.O ou placa mãe?

Bios está na versão p.50
Temperatura entre 60 ~ 74 max
Memórias em 2666

"Pelo que eu sei, processador com defeito funcionar até em jogos e ficar um bom tempo sem travar, é raro.

Estou fazendo alguns teste aqui no meu pc. Pois chegou o Ryzen 5 3600 da china, a principio começou dar vários bugs, de demora de carregamento, não passava da bios e reiniciava do nada sozinho. Mas no momento, ele não está travando e consegue rodar os jogos normalmente, mas pode travar a qualquer momemnto. Como vou saber se o problema é com o processador? Sendo que o meu ryzen 1800x, nunca dava problema... Até hoje não sei identificar problemas no "processador"....

Bios está na versão p.50
Memórias em 2666

"Pelo que eu sei, processador com defeito funcionar até em jogos e ficar um bom tempo sem travar, é raro.

Acho provável ser alguma incompatibilidade do SO, você chegou a formatar a maquina depois da troca? Eu começaria por ai, depois tentaria atualizar a BIOS se não estiver na versão mais recente, processador com problema é algo raro mas pode acontecer.

Também testaria uma instalação limpa do windows com um refresh com Bios mais recente se tiver.

Bios está na versão p.50
Memórias em 2666

Começa pelo driver do chipset AMD. Desinstala, reinicia, instala e reinicia. Continuando os "bugs" atualiza pra ultima BIOS da placa mãe e por último, aí sim tenta a instalação limpa do Windows.

Saudações colegas, tenho um CPU amd ryzen 7 1700 e gostaria de arriscar em um ryzen 5 3600 (aquele produtos com embalagem aberta da loja que explode), a placa de vídeo que uso é a GTX 1660 ti, haveria muito ganho de FPS (se é que o r 1700 da algum gargalo né) ? Acham que vale apena este pequeno up ou seria melhor trocar todo kit e pular para um ryzen 5 5600+?
Outra questão é, um Ryzen 3600 empurra uma RTX 3060 ti num futuro up de video?

Saudações colegas, tenho um CPU amd ryzen 7 1700 e gostaria de arriscar em um ryzen 5 3600 (aquele produtos com embalagem aberta da loja que explode), a placa de vídeo que uso é a GTX 1660 ti, haveria muito ganho de FPS (se é que o r 1700 da algum gargalo né) ? Acham que vale apena este pequeno up ou seria melhor trocar todo kit e pular para um ryzen 5 5600+?
Outra questão é, um Ryzen 3600 empurra uma RTX 3060 ti num futuro up de video?
Se for pra ir em um novo 6/12 pule direto pro 5600X e, se não se importa em importar, pegue um no Ali.

Você sugere pegar todo kit novo certo? Pois só o processador 5600x teria que trocar a placa mãe.
Tem vários kit prontos no Ali, os vendedores colocam ele já encaixado no slot. Eu comprei separado pq encontrei mais barato o 3700X que eu queria pq senão seria tudo junto.

Mobo vc pode pegar uma B550M ou a TuF da Asus ou a Mortar da MSI se não se importa por elas serem microATX, agora ATX pode ser uma B550 TuF ou Strix da Asus, MEG ou Tomahawk da MSI, Phantom Gaming da AsRock e por aí vai. Depende do seu orçamento e do quanto quer gastar numa mobo.

caraca mano.. vc falando isso eu levo até um SUSTO kkkk.

Vale , e vale muito a pena o upgrade... eu sai do 3800x para o 5800x , e não me arrependo 1 centavo.. Teria gasto até mais se fosse necessário , pelo up que ganhei.

vc pode usar apenas 8pin para uso casual ( maioria dos casos )
minha mb anterior só tinha o 8pin , e eu usava o 5800x sem problemas porem :

o 4pin extra é para aplicações em CPU com tdp maior ( não que o 8pin não supra ) , para OCs altos e tbm para UNDERVOLTS extremos.
eu uso o 5800x com vcore em 1.14v , porem para tal fato , preciso usar os 8+4.
com apenas o 8pin , eu preciso usar 1.18V para ficar estável.

qnd usava 3800x , e uma outra memoria , tbm me aventurei bastante em tests , provavelmente seu kit não irá conseguir rodar estável 3800@16 , e isso é uma limitação da serie 3000.
eu recomendo vc partir do principio CL16.. Com o 3800x eu consegui no máximo 3533@16 , mas tem gente que chegou a conseguiu 3600 e 3733.

CL18 é bem ruim para os ryzen. Inclusive para os 5000.
Bom minha fonte comporta colocar os 8+4.. A duvida é, vale a pena deixar logo conectado 8+4? gasta mais energia mesmo q eu não faça over, exceto o over automatico do cpu?

3700X pro 5800X não vale a pena.
Valeria a pena se fosse pra um 5900X.

Mas claro que vale a pena !!!

Troquei meu 3700x por um 5800X e pelo menos nos flight simulators que tenho aqui (MS FS 2020, DCS 2.7, IL2 Sturmovik) o ganho foi bem significativo, cheguei a ganhar entre 20 a 30% de FPS dependendo do cenário, e isso com setup gráfico todo no ultra e monitor ultra-wide (3440x1440) em uma 2080 TI.

Dependendo do jogo, resolução e setup gráfico, focando em competitivo, o ganho pode ser até bem maior que isso, vide exemplos tirados do vídeo abaixo:

I46zuxM.png

Ganho médio de 35%

NDbuGil.png

Ganho médio de mais de 50% (!!!!)

HNfnB0G.png

Ganho médio de 36%

Mas claro que vale a pena !!!

Troquei meu 3700x por um 5800X e pelo menos nos flight simulators que tenho aqui (MS FS 2020, DCS 2.7, IL2 Sturmovik) o ganho foi bem significativo, cheguei a ganhar entre 20 a 30% de FPS dependendo do cenário, e isso com setup gráfico todo no ultra e monitor ultra-wide (3440x1440) em uma 2080 TI.

Dependendo do jogo, resolução e setup gráfico, focando em competitivo, o ganho pode ser até bem maior que isso, vide exemplos tirados do vídeo abaixo:

I46zuxM.png

Ganho médio de 35%

NDbuGil.png

Ganho médio de mais de 50% (!!!!)

HNfnB0G.png

Ganho médio de 36%

Qual placa de vídeo você tem?

Troquei meu 3600 por um 5600x pra usar com uma 2060s
Só troquei porque valeu, 200 reais a mais só

Será que vou ter um bom ganho de frametime e fps?

Mas mesmo assim é mais negócio aguardar AM5.

Considerando que gastei apenas R$320 para trocar meu 3700X pelo 5800X, não vejo motivo para não fazer o upgrade, mesmo que esteja pensando no AM5, ainda mais que este vai demorar um pouco ainda e quando chegar, certamente terá um preço bem salgado por muito tempo.

Ou seja, um kit AM5 vai sair bem salgado (MB + RAM + CPU) e vai demorar algum tempo para ser bom custo-benefício, ainda mais considerando que o 5800X é um p***ta processador que não vai arregar em nada por muito tempo ainda.

Ah, consegui este valor irrisório no upgrade vendendo meu 3700X no Brasil (ML) e comprando o 5800X na China, simples assim.

Aliás, já tinha feito a mesma coisa vendendo meu 2700X (também comprado na China) no ML e comprando o 3700X na China, e neste caso a diferença foi ainda menor.

No fim das contas, saí de um 2700X para um 5800X, em um prazo de pouco mais de 6 meses, gastando menos de R$500. Super-negócio da China!!!! :joia:

A GPU tá no meu post...

O ganho vai depender do jogo e do setup gráfico, procure por benchs destas duas CPUs, é a melhor forma de saber.

R$200 com certeza vale o upgrade, de qualquer forma.

Já testaram isso aqui?

Fiz alguns testes em modo CPU bound no Superposition e tive uns ganhos consideráveis no 3800X

PBO Auto:
9LybOTB.png

PBO seguindo a dica do vídeo:
wFWfhbO.png

Bom minha fonte comporta colocar os 8+4.. A duvida é, vale a pena deixar logo conectado 8+4? gasta mais energia mesmo q eu não faça over, exceto o over automatico do cpu?
usar o conetor a mais ou nao , nao quer dizer que vá gastar mais ou menos.
eh apenas um distribuição melhor otimizada.
Claro que para um over alto , eh necessário a utilização , mas mesmo que use stock , undervolt , oc auto , eh muito mais "garantido" uma estabilidade de voltagem.

com todas as letras.

SIM , SIM e Sim.. ja te falei isso diversas vezes.

Já testaram isso aqui?

Fiz alguns testes em modo CPU bound no Superposition e tive uns ganhos consideráveis no 3800X

Bom vídeo para introduzir o tema PBO, mas ele não fala absolutamente nada do TDC e EDC, que são importantes para manter a temperatura baixa.

E juro que não entendi quando ele diz que é "vantagem limitar a temperatura da CPU na BIOS para um valor abaixo do suportado com relação a jogos". Ele inclusive diz que isso permite picos de frequência acima do limite máximo, e isso de fato acontece no vídeo (com o 5800X batendo até mais de 5Ghz por frações de segundo)... mas... qual a vantagem real, se na maior parte do tempo a CPU vai fazer MAIS termal throotle (pois o limite colocado é menor que o limite determinado pelo fabricante da CPU), ou seja, vai ficar em geral com um clock menor, quando muito exigida?

Para mim, baixar o limite de temperatura só tem sentido para economizar energia ou para evitar muito ruído dos fans, que pode incomodar dependendo do ambiente, causando pouca perda de performance dependendo das configs do PPT, TDC e ECD. Mas NÃO no contexto dos jogos, aí pra mim não tem sentido. Não vejo vantagem em colocar limite de 75 ou 80C, permitindo picos muito breves de 5Ghz mas no geral ficar abaixo dos 4,8Ghz por conta de mais thermal throotle.

E a temperatura baixa é apenas um bônus extra, pois desde que não passe do limite determinado pelo fabricante (e nunca passará, o chip não permite), não há nenhum problema nisso.

Aqui tem uma discussão sobre o thermal limit:

Eu deixo no limite da AMD mesmo (90C no 5800X) e uso PPT=125 (um pouco abaixo do limite default para o 5800X, 142W), TDC=80 e EDC=110. Nunca me preocupei em fazer muitos stress test com isso, mas consigo 625 no CPU-Z e bons resultados nos vários testes do AIDA64, um pouco melhores que sem usar o PBO, e boas temps.

Aqui um debate sobre isso:

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar