• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Para trabalho uso aqui um Threadripper 2990WX com 128gb, o que vier pela frente tem que superar muito para pensar num upgrade dessa máquina.

Já no PC Gamer, depois de tantas idas e vindas, 8400->11400F->10700F e tantos pulos de VGA desde a última Black Fraude 1060->3070->6700XT->3060TI, vou sussegar por hora.
 
Então, mas o problema não é a fluidez do sistema, a questão é que ao fazer benchmark no AIDA64, os números do cache L3 estão muito aquém do normal, houve uma redução gigantesca do W10 para W11 nesse sentido, acredito que com o novo patch teremos estes valores normalizados.

Aparentemente, a atualização de hoje, a KB5006746, resolve isso...

cachemem.png



Agora falta resolver o CPPC, que não está direito no W11...
 
Última edição:
Eu fico bastante feliz com a sobrevida do am4, devo pegar um com 12 ou 8 núcleos e só me preocupar com upgrade geral lá pra 2025...
 
Mano na boa, esse papo ai não cola, AMD da pau na Intel hoje em qualquer cenário.
O pessoal procura pelo em ovo.
essa é uma discussão interminável e não é tão simples assim ... eu prefiro intel por ser mais fácil fazer over e, mas tenho amd hoje ... o problema da amd é que é um saco e achar curvas boas para o pbo .... porém, a intel vai vir com o seu próprio pbo ... então a coisa vai ficar trabalhosa em ambas as plataformas ....
 
essa é uma discussão interminável e não é tão simples assim ... eu prefiro intel por ser mais fácil fazer over e, mas tenho amd hoje ... o problema da amd é que é um saco e achar curvas boas para o pbo .... porém, a intel vai vir com o seu próprio pbo ... então a coisa vai ficar trabalhosa em ambas as plataformas ....

Exatamente. Eu tenho AMD hoje em dia porque, na faixa que é do meu interesse, a Intel não tem absolutamente nada que sequer chegue perto da AMD. Mas, se tivesse, e pelo mesmo preço, eu certamente teria ido de Intel.
O 5900x, o 5950x e os Threadripper simplesmente atropelam qualquer coisa que a Intel possua. Porém, quando falamos ali daquele meio onde tem o 5600x, o 11600k, etc, o assunto muda totalmente. E, pior, se pegarmos as gerações anteriores então dos Ryzen, principalmente das duas primeiras, é meio que suicídio optar por AMD.
 
Aparentemente, a atualização de hoje, a KB5006746, resolve isso...

cachemem.png



Agora falta resolver o CPPC, que não está direito no W11...

Meu computador atualizou e eu nem tinha visto essa KB, obrigada por notificar!

Refiz os testes no AIDA64 e agora os resultados foram estes:

qLMyEuz.png


Melhorou a leitura e a latência, mas ainda estou achando a escrita e a cópia muito baixa.
 
Meu computador atualizou e eu nem tinha visto essa KB, obrigada por notificar!

Refiz os testes no AIDA64 e agora os resultados foram estes:

qLMyEuz.png


Melhorou a leitura e a latência, mas ainda estou achando a escrita e a cópia muito baixa.
moça, a latência tá bem ruim hein ....
 
moça, a latência tá bem ruim hein ....

O L3 está normal.

Agora a latência das minhas memórias realmente não é grandes coisas 🤭 tem alguma configuração que pode ser feita para melhorar?
 
Eu tô com 2x32gb 3200mhz rodando tranquilo aqui no 3700x (mas não sobem nem um pelinho a mais), e acho que até final desse ano pego outro kit 2x32gb pra fechar os 128gb e segurar por uns 3~4 anos tranquilo do meu lado.

Além de ram, acho que ainda dá pra fazer upgrade de CPU pra algum com mais cores, se aparecer por preço bom.
128 GB é bruto demais ...
Eu mesmo editando videos percebi que só os 32GB já dão conta do recado ...
Mas depende bem da aplicação
e na boa ? 128 GB acho que guentam bem mais do que 4 anos ... vai durar muito.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Exatamente. Eu tenho AMD hoje em dia porque, na faixa que é do meu interesse, a Intel não tem absolutamente nada que sequer chegue perto da AMD. Mas, se tivesse, e pelo mesmo preço, eu certamente teria ido de Intel.
O 5900x, o 5950x e os Threadripper simplesmente atropelam qualquer coisa que a Intel possua. Porém, quando falamos ali daquele meio onde tem o 5600x, o 11600k, etc, o assunto muda totalmente. E, pior, se pegarmos as gerações anteriores então dos Ryzen, principalmente das duas primeiras, é meio que suicídio optar por AMD.
concordo. Migrei do 7700K na época pra o primeiro Ryzen, na épora era o R7 1700 e penei com um monte de coisas... Hoje ainda estou de AMD, pq realmente está bom e foi mais acessível pra mim, mas pelo mesmo preço e se tiver ok de eficiência energética, consumo e desempenho, vou de Intel. Acho que é inegável que a Intel "reinou" por uns 10 anos e o desenvolvimento de software praticamente foi focado nos Intel, ainda acredito ser uma plataforma mais madura... mas vai da opinião de cada um.
 
Última edição:
meter um over nelas ... pelo thayphoon e pelo rysen calculator, tem vários vídeos ensinando no YT

Eu já vi alguns vídeos, mas não entendi muito bem e tenho medo de atrapalhar alguma coisa 😅

Atualmente está rodando com o XMP na BIOS.
 
128 GB é bruto demais ...
Eu mesmo editando videos percebi que só os 32GB já dão conta do recado ...
Mas depende bem da aplicação
e na boa ? 128 GB acho que guentam bem mais do que 4 anos ... vai durar muito.
Como vc disse, depende da aplicação, trabalho com dados e quando faço coisas locais esses 64gb vão embora rapidinho :bem:

128gb eu sei que não aguenta muitos anos pra mim pq já tenho um servidor em nuvem com quase isso de ram, e tenho de capar muita coisa pra rodar oq preciso:
image.thumb.png.6bd1cbdee431165a4aa174ccac916d93.png


No meu uso do dia a dia já passo dos 32gb fácil:
gMqLfmK.png

moça, a latência tá bem ruim hein ....
:haha:
hATOH2P.png

Antes tava mais de 100ns, não sei como do nada baixou.
 
O L3 está normal.

Agora a latência das minhas memórias realmente não é grandes coisas 🤭 tem alguma configuração que pode ser feita para melhorar?
win 11 isso?largura de banda do cache L3 esta horrível quase 4x mais lenta que o meu, olha que desfiz o over e estou usando 3200 sem mudar muita coisa
win10.png
 
win 11 isso?largura de banda do cache L3 esta horrível quase 4x mais lenta que o meu, olha que desfiz o over e estou usando 3200 sem mudar muita coisa
win10.png

Sim, Windows 11.
 
Por isso que eu nunca sou beta tester
 
Voltei pro Windows 10. Só vou pro 11 quando tiver certeza que o problema for resolvido!
 
Última edição:
UOL4Ocm.png
 
Aqui no Windows 10

Já sofri muito tentando melhorar o overclock dessa memória...

zK99SvP.png
 
Eu já vi alguns vídeos, mas não entendi muito bem e tenho medo de atrapalhar alguma coisa 😅

Atualmente está rodando com o XMP na BIOS.
Eu tentei subir muito as memórias, mas é ilusão demais.
Consegui 3800 com C18, C17 não passa no teste e em C16 nem liga isso colocando 1.4v de tensão nas memórias.
Vai ficar assim msm. Memorias lançadas a mto tempo não conseguem bom over é a impressão que tenho.
 
Pessoal, boa tarde. Sinceramente desconheço a fundo essa parte de latência, mas mesmo com todas as atualizações de ontem, o meu W11 continua dando uns lags bem estranhos. às vezes ouço até um BIP com uma leve travada. Vou colocar a imagem do meu AIDA64, podem esclarecer por favor se tá OK ou se realmente tá zoado ainda? Muito obrigado.

 
Pessoal o Ryzen 5 3500 é compatível com o Win 11?
 
Pessoal o Ryzen 5 3500 é compatível com o Win 11?
É sim. Você precisa habilitar o TPM 2.0 e o boot seguro. Mas espera a Microsoft lançar o próximo patch que vai melhorar o acesso ao cache L3 do processador. Deve sair até o final de outubro.

Lista de processadores com suporte: https://docs.microsoft.com/en-us/wi...supported/windows-11-supported-amd-processors

Como habilitar o secure boot e o TPM 2.0: https://winaero.com/how-to-enable-s...therboard,,Enable and AMD fTPM - AMD CPU fTPM.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo