[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Eu tentei subir muito as memórias, mas é ilusão demais.
Consegui 3800 com C18, C17 não passa no teste e em C16 nem liga isso colocando 1.4v de tensão nas memórias.
Vai ficar assim msm. Memorias lançadas a mto tempo não conseguem bom over é a impressão que tenho.

Em alguns casos o resultado é bastante positivo pelo que andei vendo, mas acho que cada caso é um caso.

Bora fazer um over nessas memórias, minha filha! 😆

:scare:

Ok, está feito...

giphy.gif
 
Em alguns casos o resultado é bastante positivo pelo que andei vendo, mas acho que cada caso é um caso.
Usei o Thayphon + Ryzen Master... ficou bom o resultado.
Os subtimming não foi uma boa, utilizei apenas o tRC.
Utilizei os dados de tCL - tRCDWR - rRCDD -tRP - tRAS - tRC que retirei do ryzen mastes depois de adicionar os subtimming, mas os valores pequenos não funcionou eu adicionar no setup do BIOS, fiquei sem post.

utilizei esse video como guia.
 

AMD confirma que CPUs 3D V-Cache Zen3 chegarão no início do próximo ano e Zen4 no final de 2022​

AMD comemora 5 anos da marca Ryzen, confirma novos CPUs em 2022, desmascara rumores de Zen4 PCIe Gen4​

A AMD lançou um vídeo apresentando Jonh Taylor e Robert Hallock, que se sentaram para comemorar o aniversário de 5 anos da marca AMD Ryzen.


A história da arquitetura Zen da AMD começou em 2016, quando a empresa divulgou os primeiros detalhes de sua nova arquitetura. No final de 2016, a empresa anunciou sua marca Ryzen CPU, que pegou o mercado de surpresa e continua a empurrar o mercado para mais núcleos, melhor eficiência e mais competição.

AMD-Ryzen-Hero-Banner-1600x431.jpg


Rober Hallock confirmou que a AMD mudará para uma nova plataforma no próximo ano apresentando um novo soquete com suporte para memória DDR5. Ele também confirmou que a nova plataforma terá compatibilidade com os cooler's AM4 existentes. Embora não tenha sido mencionado diretamente, Hallock está falando aqui sobre o soquete AM5 e os processadores Zen4.

Curiosamente, Hallock também respondeu aos rumores de que o AMD Zen4 “Raphael” suportaria apenas PCIe Gen4. Esta é uma continuação dos diagramas de chipset que vazaram e que listavam apenas o suporte Gen4. Ele confirmou que a plataforma AM5 realmente suportará PCIe Gen5 , assim como a série Intel 12th Gen Core codinome “Alder Lake” que será lançada no próximo mês. Vale a pena dizer, porém, que ele não disse Zen4 “Raphael” ou Ryzen 6000/7000 especificamente.

Hallock revelou que no início de 2022 a AMD também apresentará uma nova série de notebooks com melhor eficiência de energia. A AMD implementará vários novos algoritmos que determinarão o estado e a carga de trabalho e aplicará a configuração da CPU de acordo. Esse recurso agora é denominado “Power Management Framework”, que não é um nome de marketing.

Em 2022, a AMD lançará suas CPUs 3D V-Cache Ryzen. Infelizmente, ainda não está confirmado se estes serão os Ryzen 5000 ou 6000, mas foi dito que estes serão processadores AM4, possivelmente o último para este soquete.

AMD-3D-V-Cache.jpg

AMD Ryzen com 3D V-Cache, Fonte: AMD

John Taylor é Diretor de Marketing da
AMD Robert Hallock é Diretor de Marketing Técnico da AMD

Fonte:

 
Usei o Thayphon + Ryzen Master... ficou bom o resultado.
Os subtimming não foi uma boa, utilizei apenas o tRC.
Utilizei os dados de tCL - tRCDWR - rRCDD -tRP - tRAS - tRC que retirei do ryzen mastes depois de adicionar os subtimming, mas os valores pequenos não funcionou eu adicionar no setup do BIOS, fiquei sem post.

utilizei esse video como guia.


Usei esse tutorial ai e consegui reduzir um pouco os timmings aqui, vamos ver se consegue ficar estável.

Valeu!
 
Usei o Thayphon + Ryzen Master... ficou bom o resultado.
Os subtimming não foi uma boa, utilizei apenas o tRC.
Utilizei os dados de tCL - tRCDWR - rRCDD -tRP - tRAS - tRC que retirei do ryzen mastes depois de adicionar os subtimming, mas os valores pequenos não funcionou eu adicionar no setup do BIOS, fiquei sem post.

utilizei esse video como guia.

 

AMD confirma que CPUs 3D V-Cache Zen3 chegarão no início do próximo ano e Zen4 no final de 2022​

AMD comemora 5 anos da marca Ryzen, confirma novos CPUs em 2022, desmascara rumores de Zen4 PCIe Gen4​

A AMD lançou um vídeo apresentando Jonh Taylor e Robert Hallock, que se sentaram para comemorar o aniversário de 5 anos da marca AMD Ryzen.


A história da arquitetura Zen da AMD começou em 2016, quando a empresa divulgou os primeiros detalhes de sua nova arquitetura. No final de 2016, a empresa anunciou sua marca Ryzen CPU, que pegou o mercado de surpresa e continua a empurrar o mercado para mais núcleos, melhor eficiência e mais competição.

AMD-Ryzen-Hero-Banner-1600x431.jpg


Rober Hallock confirmou que a AMD mudará para uma nova plataforma no próximo ano apresentando um novo soquete com suporte para memória DDR5. Ele também confirmou que a nova plataforma terá compatibilidade com os cooler's AM4 existentes. Embora não tenha sido mencionado diretamente, Hallock está falando aqui sobre o soquete AM5 e os processadores Zen4.

Curiosamente, Hallock também respondeu aos rumores de que o AMD Zen4 “Raphael” suportaria apenas PCIe Gen4. Esta é uma continuação dos diagramas de chipset que vazaram e que listavam apenas o suporte Gen4. Ele confirmou que a plataforma AM5 realmente suportará PCIe Gen5 , assim como a série Intel 12th Gen Core codinome “Alder Lake” que será lançada no próximo mês. Vale a pena dizer, porém, que ele não disse Zen4 “Raphael” ou Ryzen 6000/7000 especificamente.

Hallock revelou que no início de 2022 a AMD também apresentará uma nova série de notebooks com melhor eficiência de energia. A AMD implementará vários novos algoritmos que determinarão o estado e a carga de trabalho e aplicará a configuração da CPU de acordo. Esse recurso agora é denominado “Power Management Framework”, que não é um nome de marketing.

Em 2022, a AMD lançará suas CPUs 3D V-Cache Ryzen. Infelizmente, ainda não está confirmado se estes serão os Ryzen 5000 ou 6000, mas foi dito que estes serão processadores AM4, possivelmente o último para este soquete.

AMD-3D-V-Cache.jpg

AMD Ryzen com 3D V-Cache, Fonte: AMD

John Taylor é Diretor de Marketing da
AMD Robert Hallock é Diretor de Marketing Técnico da AMD

Fonte:



Pra mim, excelente noticia...

Fim de 2022 se continuar com problemas em chips talvez até atrasem e seja começo de 2023.

Razoavelmente falando, vou poder comprar o Ryzen 3D e segurar tranquilamente até 2024 sem ter nada extraordinariamente melhor no mercado... Claro, os Ryzen 3D vão durar muito mais do que só isso, mas digo topo de performance mesmo
 

A série móvel AMD Ryzen 7000 pode incluir chips Zen4 “Raphael-H” de 16 núcleos​

Há rumores de que a AMD lançará chips Raphael-H com 16 núcleos, uma resposta ao Alder Lake-S móvel?​

Quase 3 meses antes do lançamento da série AMD Rembrandt baseada na arquitetura Zen3, estamos aprendendo mais detalhes sobre seu sucessor: Raphael e Phoenix, ambos baseados no Zen4.


De acordo com @NNNiceMing , que compartilhou informações confidenciais antes, a AMD pode lançar processadores para laptop Zen4 de 16 núcleos. Este boato é então estendido por @ greymon55 de que a série pode ter o codinome Raphael-H , fornecendo uma visão sobre o que pode acontecer com a série de processadores de laptop no próximo ano.


Reivindicações sobre CPUs de laptop AMD de 16 núcleos, Fonte: Twitter

AMD Raphael é a próxima geração de silício para desktop com núcleos baseados na microarquitetura Zen4. Ainda não houve uma confirmação sobre a contagem de núcleos de desktop, mas parece que agora estamos aprendendo quantos núcleos a variante móvel tem. A série deve ser oferecida junto com a série APU de codinome Phoenix , para ser posicionada para designs de laptop de nível básico a avançado.

Os rumores sugerem que a AMD pode querer entrar em um segmento móvel entusiasta com ainda mais desempenho do que o Phoenix, também conhecido como Raphael-H . No entanto, antes de desvendarmos esse boato, há algumas coisas a considerar, como o fato de que Raphael será o primeiro CPU topo de linha de 'desktop' a apresentar gráficos integrados (RDNA2).

Inicialmente, foi considerado como uma jogada da AMD contra a série Intel Core, que oferece iGPUs por padrão, mas uma introdução de GPUs integradas ao segmento 95W + pode ter um pano de fundo completamente diferente. A AMD pode realmente querer redirecionar sua CPU de desktop para o mercado móvel, oferecendo desempenho de entusiasta para laptops. Isso pode realmente ser uma resposta direta aos planos da Intel que é Alder Lake-S móvel , um chip de 16 núcleos com 45-55W TDP, que vazou no ano passado como um novo segmento de desempenho conhecido como Alder Lake-S (H55) .


Intel Alder Lake-M, Alder Lake-P e Alder Lake-S séries MOBILE, Fonte: Intel

Na verdade, a possibilidade de a AMD usar chips Raphael para o segmento móvel não é inteiramente nova. Quase 1,5 anos atrás, os Gamers Nexus compartilharam as primeiras informações sobre a série Rapahel de notebooks para jogos de última geração com uma faixa de TDP entre 35 e 65W:


AMD Raphael-H Mobile, fonte: Gamers Nexus

Com tudo isso em mente, o silício Raphael seria oferecido junto com o Phoenix para os laptops da série Ryzen 7000H. Os detalhes como as configurações principais ainda são desconhecidos, mas sabemos que ambos apresentarão gráficos RDNA2 e suportarão a tecnologia de memória DDR5. A série iria competir contra a Intel Raptor Lake Mobile, o que provavelmente não era esperado antes do final de 2022 / início de 2023, ou seja, um ano após Alder Lake Mobile.

EmhoAAu.png
 
Apenas uma dúvida ... onde o 3D - VCache se enquadra no roadmap da AMD ? nos chips mobile ? a única opção seria o Warhol, mas foi desmentido ... Ou simplesmente teremos modelos novos de ryzen 5000 com o triplo de cache ?
 
Apenas uma dúvida ... onde o 3D - VCache se enquadra no roadmap da AMD ? nos chips mobile ? a única opção seria o Warhol, mas foi desmentido ... Ou simplesmente teremos modelos novos de ryzen 5000 com o triplo de cache ?
O que eu acredito que será uma atualização do Ryzen 5000 + 3D Vcache ( e se tiver uma GPU integrada ao processador será ótimo )
 
Achei que falaram no evento oficial da AMD, que estaria disponível no fim de 2021.
Se não me engano, esse seria só o anúncio oficial, venda mesmo só começo de 2022
 

Eu cheguei a ler isto antes, mas é a ferramenta mais pratica que encontrei.
E até então estou sem erros. Entendo que ligar o XMP e ser feliz é melhor escolha, mas pra mim em uma APU o ganho é mto bom, acho que valeu a pena o uso.
 
Aí galera, cês viram os novos CPUs ARM da Apple? Pqp, aquilo ali num mundo Windows seria foda. M1 Max em GPU sendo comparado com uma 3080 de laptop é mto bizarro!
 
Aí galera, cês viram os novos CPUs ARM da Apple? Pqp, aquilo ali num mundo Windows seria foda. M1 Max em GPU sendo comparado com uma 3080 de laptop é mto bizarro!
Só falta a Apple realmente incentivar as empresas de jogos a lançar na plataforma Mac OS. Imagina se isso acontecer? Com a otimização, jogar AAA em 60fps 4K? Eu migraria de boa.
 
Se não me engano, esse seria só o anúncio oficial, venda mesmo só começo de 2022
Meio por ai , lisa confirmou no evento que foi mostrado que no fim do ano teríamos o primeiro produto com esse cache 3d, ai ficou a duvida se estaria disponivel ou seria um anuncio , agora sabemos que se ocorrer mesmo será o anuncio e disponibilidade inicio de 2022 acredito que la por Fevereiro no pior dos casos março.
nao sabemos se será um ryzen 5000 xt , ou será uma nova serie ,
se sera implementado "apenas o cache " ou se teremos um refresh no nucleo zen quem sabe um processo levemente aprimorado 6nm
mais clock etc
 
Aí galera, cês viram os novos CPUs ARM da Apple? Pqp, aquilo ali num mundo Windows seria foda. M1 Max em GPU sendo comparado com uma 3080 de laptop é mto bizarro!
Em desempenho as estimativas são que a GPU do M1 Max performe similarmente a uma 3060 mobile, oq é algo bem expressivo visto que ela deve consumir 1/2~1/3 da energia da nvidia (40~50w do m1 max x 80~115w da 3060 mobile).

A CPU em si só ganhou mais cores, e agora não teve ser tão capada pela velocidade de memória (mas ainda vai ser bem limitada), nenhuma CPU x86 tem toda essa largura de memória disponível pra uso (um epyc com os 8 canais em uso chega no máximo a 190GB/s), e o fato de ser unificada é algo muito prático pra GPU.
 
m desempenho as estimativas são que a GPU do M1 Max performe similarmente a uma 3060 mobile, oq é algo bem expressivo visto que ela deve consumir 1/2~1/3 da energia da nvidia (40~50w do m1 max x 80~115w da 3060 mobile).
Falaram do Max um desempenho próximo de uma 3080 de laptop. Mas msm sendo de uma 3060 mobile é de se impressionar por ser uma GPU integrada.
 
É meio complicado fazer uma comparação com as GPUs nvidia mobile, pois elas variam demais o TDP.
A 3060 vai de 60W a 115W, enquanto a 3080 vai de 80W a 150W. E a performance muda bastante, ao ponto de uma 3060 full se aproximar da 3080 mais capada.

De qualquer forma, essa GPU do M1 Max parece sensacional.
 
Pessoal, estou com uma dúvida aqui quanto a compatibilidade dos CPU para AM4. Recentemente, comprei um AsRock Deskmini X300 da china. Enquanto ele não chega, estava em busca de um processador Athlon 200, 220 ou 240GE por um preço bom. Até que um dia fiz uma busca por estas APUs no google e não sei por que cargas d'água cai num anuncio do Pichau que estava vendendo um 320GE por um preço compatível com o que eu queria pagar. Comprei, o processador chegou há um tempinho e só depois fui olhar a lista de compatibilidade do Deskmini e vi que o 320GE (YD32GEC6FHMPK) não está na lista. Dos processadores oficialmente suportados estes abaixo tem especificações bem semelhantes ao que eu comprei, porém pensei talvez como o 320GE é um processador mais recente, ele ainda não tenha sido adicionado a lista. Estou na dúvida se tem alguma chance deste processador funcionar com a placa, mesmo não estando na lista de compatibilidade ou será que vou ter que conseguir outro processador?


AM4Athlon3000G (YD3000C6M2OFH)35WPicasso3.5GHz1MBB1All
AM4Athlon3000G(YD3000C6M2OFB)35WRaven Ridge3.5GHz1MBB0P1.70
AM4AthlonAthlon 240GE (YD240GC6M2OFB)35WRaven Ridge3.5GHz1MBB0All
AM4AthlonAthlon 220GE (YD220GC6M2OFB)35WRaven Ridge3.4GHz1MBB0All
AM4AthlonAthlon PRO 200GE (YD200BC6M2OFB)35WRaven Ridge3.2GHz1MBB0All
AM4AthlonAthlon 200GE (YD200GC6M2OFB)35WRaven Ridge3.2GHz1MBB0All
AM4AthlonAthlon 200GE(YD20GGC6M2OFB)35WRaven Ridge3.2GHz1MBB0All
 
Pessoal, estou com uma dúvida aqui quanto a compatibilidade dos CPU para AM4. Recentemente, comprei um AsRock Deskmini X300 da china. Enquanto ele não chega, estava em busca de um processador Athlon 200, 220 ou 240GE por um preço bom. Até que um dia fiz uma busca por estas APUs no google e não sei por que cargas d'água cai num anuncio do Pichau que estava vendendo um 320GE por um preço compatível com o que eu queria pagar. Comprei, o processador chegou há um tempinho e só depois fui olhar a lista de compatibilidade do Deskmini e vi que o 320GE (YD32GEC6FHMPK) não está na lista. Dos processadores oficialmente suportados estes abaixo tem especificações bem semelhantes ao que eu comprei, porém pensei talvez como o 320GE é um processador mais recente, ele ainda não tenha sido adicionado a lista. Estou na dúvida se tem alguma chance deste processador funcionar com a placa, mesmo não estando na lista de compatibilidade ou será que vou ter que conseguir outro processador?


AM4Athlon3000G (YD3000C6M2OFH)35WPicasso3.5GHz1MBB1All
AM4Athlon3000G(YD3000C6M2OFB)35WRaven Ridge3.5GHz1MBB0P1.70
AM4AthlonAthlon 240GE (YD240GC6M2OFB)35WRaven Ridge3.5GHz1MBB0All
AM4AthlonAthlon 220GE (YD220GC6M2OFB)35WRaven Ridge3.4GHz1MBB0All
AM4AthlonAthlon PRO 200GE (YD200BC6M2OFB)35WRaven Ridge3.2GHz1MBB0All
AM4AthlonAthlon 200GE (YD200GC6M2OFB)35WRaven Ridge3.2GHz1MBB0All
AM4AthlonAthlon 200GE(YD20GGC6M2OFB)35WRaven Ridge3.2GHz1MBB0All

O 320GE parece esse 3000G de primeira geração, tem o mesmo clock no processador e 100mhz a mais no gráfico. Acredito que funcione normalmente.
 
Eu nem atualizei ainda. Win 10 tá sussa demais aqui.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo