[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Vale a pena atualizar a bios para essa nova que saiu 1.2.0.3c ???
Aqui na minha placa mãe pulo da 1.2.0.2 direto para essa...
ta valendo?

Tão dizendo que o vídeo é fake.
Baixou temperatura de processador e GPU ?!?

Última edição:

Meu pensamento, pagar quase o dobro para ter 10 a 20fps a mais, compensa ?

E nos Assassins Creed, dependendo...

Perdoe a minha ignorância, mas como é possível o framerate ser mais alto no i9 12900k, se em ambos os casos a utilização da gpu tá quase no máximo, e em algumas cenas até mais alto com o r7 5800x?

Para quem tem grana e quer o melhor do melhor, compensa. De qualquer maneira, esses canais de benchmark que soltam comparativos antes mesmo do lançamento são quase todos fake.

Fora isso, Intel i7 de oitava geração já tem o desempenho só 10% inferior do que isso aí em jogos e, seguindo nessa linha de raciocínio, não tem valido à pena upgrade desde então. No caso da AMD essa afirmativa não é verdade porque o salto de desempenho em gerações tem sido realmente grande e, só agora, nos Ryzen 5000 a AMD alcançou a Intel no desempenho em jogos. Se você pegar um i7 de oitava geração e um Ryzen 7 1000 ou 2000 vai ver que a diferença de desempenho entregue é muito grande a favor do primeiro.

Vale a pena atualizar a bios para essa nova que saiu 1.2.0.3c ???
Aqui na minha placa mãe pulo da 1.2.0.2 direto para essa...
ta valendo?

Tão dizendo que o vídeo é fake.
Baixou temperatura de processador e GPU ?!?

o q eh esse drive? placa de video onboard da amd?

Perdoe a minha ignorância, mas como é possível o framerate ser mais alto no i9 12900k, se em ambos os casos a utilização da gpu tá quase no máximo, e em algumas cenas até mais alto com o r7 5800x?

Isso é possível sim, embora nesse caso eu acredito que seja fake.

No caso, o que influencia é o IPS ou seja, a eficiência da CPU em rodar mais instruções por segundo.

Porém, só vamos saber os benchmarks reais após lançamento, por enquanto deixo a dúvida de ser fake.

E preciso instalar esse AGESA aqui? uso o 5900x com placamae Strix x570 gaming-e. ainda to viajando o que é essa AGESA update

AGESA é o nome da firmware da BIOS do AMD, podemos dizer assim.
AI de tempos em tempos tem a atualização da BIOS. Consequentemente uma nova versão da "AGESA".

E preciso instalar esse AGESA aqui? uso o 5900x com placamae Strix x570 gaming-e. ainda to viajando o que é essa AGESA update
Só se tiver necessidade. Se achar que está tudo bem, não tem pra que mexer.

No caso, o que influencia é o IPS ou seja, a eficiência da CPU em rodar mais instruções por segundo.

Porém, só vamos saber os benchmarks reais após lançamento, por enquanto deixo a dúvida de ser fake.
O correto é IPC (instructions per cycle). Usar tempo assim não é válido já que isso depende da frequência da cpu.
E eu acho que isso não é relacionado diretamente com a pergunta do colega em cima (FPS maior com mesmo uso de GPU), mas também não sei explicar melhor, então vou parar por aqui.

AI de tempos em tempos tem a atualização da BIOS. Consequentemente uma nova versão da "AGESA".

Cara, tem que separar um pouco as coisas...

Tem update de BIOS que não mexe do AGESA.

O fabricante pode mexer em outras coisas (portas USB, SATA igual deu problema em algumas ASUS) e manter o mesmo AGESA.

AGESA é um conjunto de microcodes que podem influenciar bastante na performance e permite usar os novos processadores em algumas mobos.

No começo do AM4, no Ryzen 1, só depois de uma certa versão do AGESA que as memo 3200mhz podem ser aproveitadas totalmente.

Cara, tem que separar um pouco as coisas...

Tem update de BIOS que não mexe do AGESA.

O fabricante pode mexer em outras coisas (portas USB, SATA igual deu problema em algumas ASUS) e manter o mesmo AGESA.

AGESA é um conjunto de microcodes que podem influenciar bastante na performance e permite usar os novos processadores em algumas mobos.

No começo do AM4, no Ryzen 1, só depois de uma certa versão do AGESA que as memo 3200mhz podem ser aproveitadas totalmente.

Tem? Não sabia... porque pelo menos na minha placa mãe todo update de bios mudou a versão do agesa, só da uma olhada no site.
De 2019 pra cá :coolface:

Desculpa se to sendo burro mas é muito tempo longe das novidades kkk

Entao, mas aquela versão la é diferente do q a asus aponta.. no site da asus a versão da bios ta em 4021.. essa seria esse AGESA mais atual?

Desculpa se to sendo burro mas é muito tempo longe das novidades kkk

Entao, mas aquela versão la é diferente do q a asus aponta.. no site da asus a versão da bios ta em 4021.. essa seria esse AGESA mais atual?

Não, aquilo seria a versão da BIOS da sua placa mãe.
AGESA é como o amigo acima falou, é um conjunto de instruções que vem contido na bios da sua placa mãe. E geralmente tem lá a versão da AGESA.

como exemplo versão da bios 1302. Que contem instruções AGESA 1.0.0.4

O correto é IPC (instructions per cycle). Usar tempo assim não é válido já que isso depende da frequência da cpu.
E eu acho que isso não é relacionado diretamente com a pergunta do colega em cima (FPS maior com mesmo uso de GPU), mas também não sei explicar melhor, então vou parar por aqui.
Amigo,

IPS = IPC * frequência = performance de CPU.

E está ligado diretamente a performance em FPS de um jogo e em todo cálculo matemático que o processador computa.
Assim como a GPU também influencia no FPS final.

Amigo,

IPS = IPC * frequência = performance de CPU.

E está ligado diretamente a performance em FPS de um jogo e em todo cálculo matemático que o processador computa.
Assim como a GPU também influencia no FPS final.
Recomendo vc ler sobre IPS então, pq essa métrica não é válida pra quase nada em tempos modernos, visto que cada instrução leva uma quantidade de clocks diferentes para ser executada e clocks são extremamente voláteis: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Instructions_per_second

Talvez nos tempos antigos onde vc tinha CPUs que levavam ciclos pra executar uma única instrução ou onde todas as instruções levavam o mesmo tempo isso fosse algo válido, mas hoje em dia vc não vê nada sendo expresso em termos de MIPS.

Recomendo vc ler sobre IPS então, pq essa métrica não é válida pra quase nada em tempos modernos, visto que cada instrução leva uma quantidade de clocks diferentes para ser executada e clocks são extremamente voláteis: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Instructions_per_second

Talvez nos tempos antigos onde vc tinha CPUs que levavam ciclos pra executar uma única instrução ou onde todas as instruções levavam o mesmo tempo isso fosse algo válido, mas hoje em dia vc não vê nada sendo expresso em termos de MIPS.

Talvez me expressei mal, não foi nesse sentido.
O que eu quiz dizer é que com um clock maior pode compensar ou favorecer, mesmo tendo um IPC menor que o concorrente.

É o que vinha acontecendo com a Intel x AMD por muitos anos.

Alder Lake, a Intel diz ter uma melhoria de 19% no IPC e com um boost clock de 5.3Ghz, com certeza dará um salto significativo frente a 11Gen e também como parece nos leaks, uma supremacia a frente da linha 5000 da AMD.

Agora só esperar o troco da AMD, a briga vai ser forte.

Última edição:
O que eu quiz dizer é que com um clock maior pode compensar ou favorecer, mesmo tendo um IPC menor que o concorrente.

Alder Lake, a Intel diz ter uma melhoria de 19% no IPC e com um boost clock de 5.3Ghz, com certeza dará um salto significativo frente a 11Gen e também como parece nos leaks, uma supremacia a frente da linha 5000 da AMD.

Mas nem sempre o ganho de 19% de IPC, significa 19% de ganho em jogos...
Vamos esperar pra ver...

Vamos esperar pra ver...
O 10900k tem um ganho de IPC de 8,5% perante o 8700k, por exemplo. Nos jogos esse ganho é menor do que 2% em 1080p. Em resoluções acima disso ambos entregam o mesmo resultado.
Entretanto, não deixa de ser impressionante o salto de 19% em uma única geração.

Ah, agora entendi. Talvez eu que tenha interpretado errado antes então, desculpas por isso.

De toda forma, é realmente esperar pra ver mesmo, essa melhoria de 19% pode ser em benchmarks bem seletos, oq não seria nada surpreendente vindo da Intel ultimamente.

O 10900k tem um ganho de IPC de 8,5% perante o 8700k, por exemplo. Nos jogos esse ganho é menor do que 2% em 1080p. Em resoluções acima disso ambos entregam o mesmo resultado.
Veja bem, não acho que seja só 2% em 1080p, alguns exemplos:

Death Stranding
10900k = 184fps
8700K = 158fps

RDR2
10900k = 158fps
8700K = 139fps

BF5
10900k = 211fps
8700K = 186fps

Tomb Raider
10900k = 169fps
8700K = 143fps

Witcher 3
10900k = 177fps
8700K = 151fps

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vamos esperar pra ver...
Não significa, pode para mais ou para menos.

IPC é um dos fatores que influencia a performance final, assim como cache, latência, cores, clock, etc...

Última edição:
Não, aquilo seria a versão da BIOS da sua placa mãe.
AGESA é como o amigo acima falou, é um conjunto de instruções que vem contido na bios da sua placa mãe. E geralmente tem lá a versão da AGESA.

como exemplo versão da bios 1302. Que contem instruções AGESA 1.0.0.4
abri aqui o cpu-z e o meu nao aparece a versao do AGESA igual o de vcs.. é algo q precisa instalar por fora ou vem junto com o update da bios da placamae? se for por fora, qual procedimento?

outro ponto, eu nao faço over, apenas o normal automatico dele... mas ainda assim to achando quente.. media de 60 em idle, com WC selado.. como tá as temps de vcs? fizeram undervolt ou algo pra melhorar?

Uma curiosidade, um gammaxx 400 ou um hyper 212 da vida dariam conta de um 3950x/5950x de boas em stock?

é algo q precisa instalar por fora ou vem junto com o update da bios da placamae?
Vem junto.

Users who are viewing this thread

Voltar